Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional faz uma parada em Nova York, com Marcio Ehrlich.
Edição de Maio de 2005
 

Últimas lembranças de Nova York

BRASIL FASHION - Não é só na França que o Brasil está na ordem do dia. Em Nova York o Brasil está na moda. Várias grifes incluem palavras brasileiras em suas coleções. A badalada Diesel não só manteve uma coleção baseada em Brasília, a "Future City", como convidou o designer brasileiro Lobo para desenvolver uma imagem para sua nova série baseada em sonhos. É dele o pinkfloydiano sonho "Acid pigs fly over me" (http://www.youtube.com/watch?v=BX7iWUg7nKY).
Aliás, vale citar que é uma cadeira dos irmãos Campana que ilustra o catálogo da área de design do novo MOMA, o Museum of Modern Art. Sem falar que na área de fotografia do museu está exposto o brasileiro Vik Muniz e na de arte moderna os nossos Hélio Oiticica e Lygia Clark marcam a presença tupiniquim.
Mas o maior destaque do Brasil está na Nike, cuja loja Niketown (6 East 57th St.) está com toda a fachada decorada com a coleção de verão "Brasil. The Rhythm and Art of Movement". E Brasil com "S"!! Quem conhece o Brasil não identifica lá muito bem as locações das fotos e a camiseta fala na "Praia do Ipanema", mas é o Brasil sem ser capital da Argentina.

FARENHEIT 50 - O cara que levar para Manhattan aqueles relógios-termômetros de rua que temos no Rio vai ficar rico. Até aceito a tese de que todo novaiorquino tenha relógio, mas será que eles não se interessam em saber a temperatura? Numa cidade que faz 10ºC debaixo do sol na primavera, eu senti a maior falta dos termômetros de rua.

WASTE CITY - Nova York é a capital do desperdício, com toneladas de copos de isopor, guardanapos, talheres descartáveis e embalagens plásticas jogadas no lixo depois dos almoços comprados a peso nas delis espalhadas por toda a cidade. Não deixou de me chamar a atenção, por isso, a atitude econômico-ecológica da rede de cafés Starbucks de usar usar um invólucro térmico em seus quentíssimos copões de café que as pessoas realmente saem carregando pelas ruas para combater o frio trazido pelo vento gelado que corta as avenidas. O invólucro é feito, segundo informações nele impressas, de 60% de fibras recicladas de materiais já utilizados pelos clientes. E a rede garante que a peça usa 45% menos material que um segundo copo de papel, o que não deixa de ser um ótimo institucional com os ambientalistas.
Em tempo: segurar o copo por baixo para a foto não foi coisa de tapado. É que ele já estava vazio.

SAME OLD, SAME OLD - Lyle Shemer é um talentoso redator da DCA, a agência da japonesa Densu em Nova York. Leitor da Janela, viu na coluna que estaríamos no St.James e ligou para o hotel. Como já namorou uma brasileira, fala português flunte e adoraria vir trabalhar no Rio. Tanto que tem um classificado dele na seção de Profissionais Disponíveis da Janela. Acabamos visitando a agência e tendo um papo ótimo sobre as semelhanças e diferenças da atividade publicitária nos dois mercados. Uma coisa ficou clara que é exatamente igual: a dificuldade de relacionamento entre atendimento e criação. Lyle está desenvolvendo um decálogo -- que vai acrescentando à mão numa cartolina presa na parede de sua sala, com regras a serem seguidas pelos profissionais de atendimento que entrarem lá. Uma delas diz: Jamais comece uma frase com "O cliente quer...". :)
Quando o decálogo estiver pronto, ele prometeu mandar para a Janela.

GREAT BRANDS - Pra seguir a tradição criada pelo Fábio Seidl da "Marca do Mês", também trouxe duas de Nova York. A primeira é do Bar Fedora, na 4th St. West. Não seria um ótimo nome para um pé-sujo? Mas lá é mais uma casa típica do Greenwich Village. Cujo neon -- um clássico -- descobri que chegou a ser fotografado para fazer parte do banco de imagens vendidas pelo fotógrafo Ron Saari.
Mas a melhor marca que achei em Nova York foi numa prateleira da rede de farmácias Duane Reade: o Ben Gay, que promete aliviar dores nas costas com um calor profundo e penetrante. Imaginem o deve ser ter que criar uma campanha para esse produto. Nem me arrisco a pedir sugestões dos leitores...