| Barba, cabelo 
              e, claro, bigode em Portugal 
              O Brasil levou todos os 5 Grandes Prêmios concedidos pelo júri 
            do 7º Festival Internacional de Publicidade em Língua 
            Portuguesa, realizado na semana passada em Cascais, a Barra da Tijuca 
            portuguesa e que contou ainda com inscrições de Portugal, 
            Angola, Moçambique e Cabo Verde. 
                |  Celso Loducca (Loducca) e Álvaro 
                  Rodrigues (Agência3) na mesa com João Espírito 
                  Santo, Dir. de Criação da S,C,P,F... Portugal 
                  e Presidente do Júri.
 |  Os "Gritos", de Carameeeeelo, Chocolaaaaaate....da AlmapBBDO 
            para Twix, levou em TV.
 A série de anúncios "Marca registrada", que 
            a Loducca criou para MTV (um deles está na ilustração 
            abaixo e à esquerda), substituindo as marcas registradas em 
            cima das palavras por ícones da música como Jim Morrison 
            e Jimii Hendrix, ganhou em Mídia Impressa.
 O "Golzinho", que a Duda colocou nos mictórios para 
            a ESPN Brasil faturou em Outdoor, "zZzZzzZzZ", da DM9DDB 
            para Telefônica, o de Cyber; e o convite para a Exposição 
            "Futebol ", da Leo Burnett para a própria agência 
            o de Design.
 
  E a Loducca terminou como agência mais premiada. É importante 
            se registrar que este ano, infelizmente, o festival não contou 
            com a participação de várias das principais agências 
            portuguesas. Na categoria Filmes, por exemplo, muitas das peças 
            foram inscritas pelas produtoras. A ausência dos times da casa pode ter duas explicações.
 
 
              Um ano menos bom em termos financeiros ou simplesmente a conseqüência 
            de, nos últimos anos, o evento ter acontecido em pleno inverno 
            no balneário de Espinho, norte do país e longe da capital. 
            Quando começou, o evento era realizado na praiana Figueira 
            da Foz, também longe de Lisboa mas era no verão. A vinda 
            para Cascais pode ser o recomeço do festival que tem uma proposta 
            muito bacana. 
                |  Tico Moraes (atual diretor de criação da 
                    Y&R Portugal) e Alvinho, os dois trabalharam juntos na 
                    Doctor e VS.
 |  Conversei com o Álvaro Rodrigues, presidente e diretor de criação 
            da Agência3, que foi jurado no festival e aproveitou o evento 
            para rever os amigos cariocas que estão no mercado português:
 
 
              -- "Acho ótima a idéia de um festival em língua 
            portuguesa e tomara que a participação das agências 
            aumente. Fiquei bem impressionado com a qualidade da produção 
            de filmes em Portugal. E, como redator, foi interessante observar 
            as diferenças que a língua portuguesa tem em cada país. 
            O português, na verdade, são várias línguas 
            diferentes." 
                |  Mobilário Urbano que envia filmes 
                  para celulares Bluetooth. Prêmio Especial para a Euro 
                  RSCG Portugal.
 |  Quem teve a oportunidade de ver as peças inscritas no salão 
            do Hotel Miragem, confirmou o que o Alvinho disse. Realmente, algumas 
            peças inscritas por países africanos e pelo Brasil acabam 
            não fazendo muito sentido no português tradicional, mas 
            o júri foi formado por pessoas de diferentes países, 
            o que garantiu que nada ficasse "Lost in Translation".
 O ponto mais curioso e que foi comentado na noite de entrega dos prêmios 
            é que o GP de mídia impressa do Festival da Língua 
            Portuguesa foi concedido a uma campanha que foi criada, veiculada 
            e inscrita em inglês, pela Loducca para a MTV. Particularmente, 
            acho que isso só mostra que o festival priorizou as boas idéias 
            acima de tudo e que os paises de língua portuguesa são 
            globalizados.
 No mais, só a cerimônia que poderia ter sido mais ágil. 
            A festa começou com um coquetel marcado para às 18h30, 
            ignorando o caótico trânsito para a região de 
            Cascais e os prêmios só começaram a ser distribuídos 
            perto das 23h, depois de um longo jantar para pouco mais de 150 pessoas.
  FALANDO 
              EM CASCAIS
  Alguém me explica aí o que quer dizer esta placa, 
              colocada em frente à praia de Cascais. Proibido atravessar 
              não pode ser porque a placa está em pleno calçadão.Proibido andar com os filhos? Proibido escola? Proibido namorar 
              uma anã? Pedofilia Proibida? Surreal.
 OS PUBLICITÁRIOS ADVERTEM: PROPAGANDA NÃO 
              FAZ MAL A SAÚDE A bomba do mês na Europa foi a decisão do governo 
              britânico de proibir a comunicação de junk food 
              (seja lá qual for a definição jurídica 
              para "junk food"), gerando um prejuízo imediato 
              de 75 milhões de Libras no mercado publicitário local.Eu não sei não, mas acho que o consumo de hambúrgueres 
              não vai diminuir.
 Afinal, a demanda vai continuar. E este tipo de censura já 
              aconteceu com os cigarros e não funcionou.
 Acho óbvio que ninguém queira falar nesses dados, 
              mas a indústria do cigarro, mais de uma década depois 
              da proibição da sua publicidade, está crescendo 
              como nunca e como nenhuma outra. Para ser mais específico, 
              entre 15 e 17% ao ano, segundo o Yahoo Finance. Na Europa, segundo 
              a pesquisa que Financial Times publicou em Setembro, nunca se fumou 
              tanto, principalmente entre os jovens.
 Só para deixar claro: sou anti-tabagista inveterado. Mas 
              também sou contra a vilanização da publicidade. 
              A gente que trabalha com isso sabe: propaganda é muito eficiente 
              para influenciar na escolha de marcas, mas tem dificuldade em destruir 
              certos hábitos e comportamentos. Então a pergunta 
              é: eliminar a publicidade de produtos que estão ao 
              alcance de qualquer consumidor não deu certo. E agora?
 NEM A POLÍCIA PAROU A FISCHER PORTUGAL   No 
              Brasil, a gente diz que feijoada completa vem com ambulância 
              e festa boa é aquela que só termina quando chega a 
              polícia. Bem, no lançamento da Fischer Portugal apareceram 
              os GNR (não os Guns N’ Roses, mas Guarda Nacional Republicana). 
              Chegaram ao Convento do Carmo pouco depois da meia-noite para reclamar 
              da zoeira, mas isso não impediu que a festa entrasse pela 
              madrugada. Lá dentro, o DJ Theo Werneck (dos programas do Luciano Huck 
              e Adriane Galisteu), trazido de São Paulo especialmente para 
              o evento, até diminuiu um pouquinho o som em alguns momentos. 
              Mas como a galera estava cantando as músicas junto (e alto), 
              não adiantou grande coisa.
 
  Foi uma festa brasileira, com certeza. E puxada por Eduardo Fischer 
              com a disposição de quem anima um trio elétrico. Também como anfitriões estavam por lá Jader 
              Rosseto, diretor de criação da agência em São 
              Paulo, Daniela Ribeiro, ex-Fischer SP e agora oficialmente diretora 
              de criação em Lisboa e os portugueses Carlos Galamba, 
              CEO da Fischer Portugal, e João Miguel Frade, sócio 
              de Fischer na empreitada.
 Depois que a festa finalmente terminou (com alguns convidados jogando 
              capoeira na pista!), uma turma ainda levou a empolgação 
              para o Mercado, boite vizinha no boêmio Bairro Alto. Encheram 
              a casa.
 
  A agência não economizou para receber em grande estilo 
              um bom número de convidados: anunciantes, fornecedores e 
              publicitários do mercado português e até alguns 
              vindos do Brasil. Distribuíram sandálias havaianas, fitinhas do Senhor 
              do Bonfim e uma revista de apresentação da agência, 
              contando a história, os principais cases e o que já 
              vem fazendo e o que querem fazer na Europa.
 Marcaram bem a chegada. Agora só falta uma coisa, que é 
              o que todos os convidados estavam lá desejando: boa sorte.
     Muito bacana a exposição sobre a série Star Wars 
            que estreou este mês em Lisboa no excelente Museu da Eletricidade. QUE 
              A FORÇA ESTEJA CONTIGO, PÁ A turma que curte cinema, é fã da série ou simplesmente 
            é nerd tem adorado.A mostra é dividida pelos planetas 
            que serviram de cenário para a série e o percurso obedecem 
            a cronologia da saga.Em cada "planeta" tem as maquetes, 
            os figurinos e bonecos originais, naves em tamanho natural e storyboards. 
            Telas de plasma apresentam ao lado como foram feitas as cenas.
 
  O 
            nível de detalhes é monstruoso. Chega a ter as anotações 
            de George Lucas reprovando um corte de cabelo da Princesa Leia e os 
            esboços reprovados para personagens como Yoda e os Stormtroopers. 
            O Han Solo (Harrison Ford) congelado também está lá. Star Wars: The Exhibition fica em Lisboa até Janeiro e depois 
            segue em tournée pelo mundo. O Brasil, dizem, pode ser um dos 
            destinos.
 
  O 
              RETORNO DO ZÉ RUELA
 O personagem adotado pelo pessoal da NBS para a campanha da Oi 
              parece ter se tornado um grande empreendedor, mas quer mudar de 
              imagem.Pelo menos é o que parece ter contado a Dona Maria Ruela 
              na semana passada ao site Meios&Publicidade aqui em Portugal.
  O CAFÉ  No 
              Amoreiras, shopping aqui perto da agência, abriu uma lojinha 
              de cafés cheia de frufru (chama-se Café The & 
              Chocolat Gourmet) e de vez em quando o pessoal vai lá tomar 
              um depois do almoço. Fui lá um dia desses e não pude crer no que meus olhos 
              estavam vendo.
 - Por favor, como é o nome daquele café ali do Panamá?
 - Boquete, senhor?
 - Cuma?
 - BO-QUE-TE!
 A atendente, só para tornar a situação mais 
              constrangedora, era brasileira. Boquete aqui não quer dizer 
              nada. Boquete aqui quer dizer "Bico". Não confundir 
              com "Bica" que aí, sim, quer dizer café. 
              Deixa eu continuar a história antes de ela ficar confusa.
 - Ok, eu quero um boquete por favor.
 - Pois não.
 O João Taveira, redator aqui da McCann não quis ser 
              tão exótico e pediu um cafezinho nacional.
 - Olha, me vê um café daquele ali... dos Açores.
 O Boquete estava ótimo. Quentinho e cremoso. O Açoriano 
              do Taveira, segundo ele, também. Na hora que ele resolveu 
              pagar é que a conta veio meio amarga.
 - Quanto dá isso aqui?
 - São Seis Euros, senhor!
 - Dois cafés por € 6? Que absurdo!
 - Não senhor, só o seu açoriano custa €6!
 Fiquei nervoso.
 - Se um café português custa €6, nem quero saber 
              quanto custa esse Boquete que veio do Panamá!
 - Não, não, o boquete do senhor custa só 90 
              centavos.
 É, o terceiro mundo tem seus problemas, mas na hora de pagar 
              por uma coisa dessas, tem suas vantagens.
  A MARCA DO MÊS  O 
              shopping Amoreiras continua em alta na coluna deste mês. Agora 
              é a vez da Manuel Boutiques. O nome da loja é esse 
              mesmo e essa não é a parte engraçada. O que 
              merece destaque é esta promoção do Preço 
              "Único" que o Seu Manuel inventou. Sensacional.
 A ÚLTIMA Pilhei o Marcio para começar a colocar uns vídeos 
              aqui na Janela. Me ferrei. Agora ele fica pedindo pra que eu mande 
              os vídeos. Por isso chamei o meu amigo Fernando Freitas, 
              diretor de arte da Quê Comunicação aí 
              no Rio, para me ajudar. Quem conhece o Fernando sabe que ele tem 
              um faro especial para coisas com um humor esquisito.Depois de ter lido as edições especiais da Janela 
              Internacional sobre a Ásia, ele me mandou um monte de filmes 
              publicitários tailandeses.
 Mas isso serviu para alguma coisa. Acabamos selecionando este fantástico 
              TOP 5 COMÉDIA: ESPECIAL TAILÂNDIA. Vai lá no 
              link da TV Janela (tá na área de Blogs da Janela) 
              para dar uma olhada. Só não liga para o critério. 
              A gente não se preocupou muito com isso. É só 
              diversão.
 Um abração e até mês que vem.
 Fábio 
              Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- 
              Novembro/2006) |