Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Novembro de 2006
 

Barba, cabelo e, claro, bigode em Portugal


Celso Loducca (Loducca) e Álvaro Rodrigues (Agência3) na mesa com João Espírito Santo, Dir. de Criação da S,C,P,F... Portugal e Presidente do Júri.

O Brasil levou todos os 5 Grandes Prêmios concedidos pelo júri do 7º Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, realizado na semana passada em Cascais, a Barra da Tijuca portuguesa e que contou ainda com inscrições de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Os "Gritos", de Carameeeeelo, Chocolaaaaaate....da AlmapBBDO para Twix, levou em TV.
A série de anúncios "Marca registrada", que a Loducca criou para MTV (um deles está na ilustração abaixo e à esquerda), substituindo as marcas registradas em cima das palavras por ícones da música como Jim Morrison e Jimii Hendrix, ganhou em Mídia Impressa.
O "Golzinho", que a Duda colocou nos mictórios para a ESPN Brasil faturou em Outdoor, "zZzZzzZzZ", da DM9DDB para Telefônica, o de Cyber; e o convite para a Exposição "Futebol ", da Leo Burnett para a própria agência o de Design.
E a Loducca terminou como agência mais premiada. É importante se registrar que este ano, infelizmente, o festival não contou com a participação de várias das principais agências portuguesas. Na categoria Filmes, por exemplo, muitas das peças foram inscritas pelas produtoras.
A ausência dos times da casa pode ter duas explicações.


Tico Moraes (atual diretor de criação da Y&R Portugal) e Alvinho, os dois trabalharam juntos na Doctor e VS.

Um ano menos bom em termos financeiros ou simplesmente a conseqüência de, nos últimos anos, o evento ter acontecido em pleno inverno no balneário de Espinho, norte do país e longe da capital. Quando começou, o evento era realizado na praiana Figueira da Foz, também longe de Lisboa mas era no verão. A vinda para Cascais pode ser o recomeço do festival que tem uma proposta muito bacana.
Conversei com o Álvaro Rodrigues, presidente e diretor de criação da Agência3, que foi jurado no festival e aproveitou o evento para rever os amigos cariocas que estão no mercado português:

Mobilário Urbano que envia filmes para celulares Bluetooth. Prêmio Especial para a Euro RSCG Portugal.

-- "Acho ótima a idéia de um festival em língua portuguesa e tomara que a participação das agências aumente. Fiquei bem impressionado com a qualidade da produção de filmes em Portugal. E, como redator, foi interessante observar as diferenças que a língua portuguesa tem em cada país. O português, na verdade, são várias línguas diferentes."
Quem teve a oportunidade de ver as peças inscritas no salão do Hotel Miragem, confirmou o que o Alvinho disse. Realmente, algumas peças inscritas por países africanos e pelo Brasil acabam não fazendo muito sentido no português tradicional, mas o júri foi formado por pessoas de diferentes países, o que garantiu que nada ficasse "Lost in Translation".
O ponto mais curioso e que foi comentado na noite de entrega dos prêmios é que o GP de mídia impressa do Festival da Língua Portuguesa foi concedido a uma campanha que foi criada, veiculada e inscrita em inglês, pela Loducca para a MTV. Particularmente, acho que isso só mostra que o festival priorizou as boas idéias acima de tudo e que os paises de língua portuguesa são globalizados.
No mais, só a cerimônia que poderia ter sido mais ágil. A festa começou com um coquetel marcado para às 18h30, ignorando o caótico trânsito para a região de Cascais e os prêmios só começaram a ser distribuídos perto das 23h, depois de um longo jantar para pouco mais de 150 pessoas.

FALANDO EM CASCAIS

Alguém me explica aí o que quer dizer esta placa, colocada em frente à praia de Cascais. Proibido atravessar não pode ser porque a placa está em pleno calçadão.
Proibido andar com os filhos? Proibido escola? Proibido namorar uma anã? Pedofilia Proibida? Surreal.

OS PUBLICITÁRIOS ADVERTEM: PROPAGANDA NÃO FAZ MAL A SAÚDE

A bomba do mês na Europa foi a decisão do governo britânico de proibir a comunicação de junk food (seja lá qual for a definição jurídica para "junk food"), gerando um prejuízo imediato de 75 milhões de Libras no mercado publicitário local.
Eu não sei não, mas acho que o consumo de hambúrgueres não vai diminuir.
Afinal, a demanda vai continuar. E este tipo de censura já aconteceu com os cigarros e não funcionou.
Acho óbvio que ninguém queira falar nesses dados, mas a indústria do cigarro, mais de uma década depois da proibição da sua publicidade, está crescendo como nunca e como nenhuma outra. Para ser mais específico, entre 15 e 17% ao ano, segundo o Yahoo Finance. Na Europa, segundo a pesquisa que Financial Times publicou em Setembro, nunca se fumou tanto, principalmente entre os jovens.
Só para deixar claro: sou anti-tabagista inveterado. Mas também sou contra a vilanização da publicidade. A gente que trabalha com isso sabe: propaganda é muito eficiente para influenciar na escolha de marcas, mas tem dificuldade em destruir certos hábitos e comportamentos. Então a pergunta é: eliminar a publicidade de produtos que estão ao alcance de qualquer consumidor não deu certo. E agora?

NEM A POLÍCIA PAROU A FISCHER PORTUGAL

Convento do CarmoNo Brasil, a gente diz que feijoada completa vem com ambulância e festa boa é aquela que só termina quando chega a polícia. Bem, no lançamento da Fischer Portugal apareceram os GNR (não os Guns N’ Roses, mas Guarda Nacional Republicana). Chegaram ao Convento do Carmo pouco depois da meia-noite para reclamar da zoeira, mas isso não impediu que a festa entrasse pela madrugada.
Lá dentro, o DJ Theo Werneck (dos programas do Luciano Huck e Adriane Galisteu), trazido de São Paulo especialmente para o evento, até diminuiu um pouquinho o som em alguns momentos. Mas como a galera estava cantando as músicas junto (e alto), não adiantou grande coisa.
Foi uma festa brasileira, com certeza. E puxada por Eduardo Fischer com a disposição de quem anima um trio elétrico.
Também como anfitriões estavam por lá Jader Rosseto, diretor de criação da agência em São Paulo, Daniela Ribeiro, ex-Fischer SP e agora oficialmente diretora de criação em Lisboa e os portugueses Carlos Galamba, CEO da Fischer Portugal, e João Miguel Frade, sócio de Fischer na empreitada.
Depois que a festa finalmente terminou (com alguns convidados jogando capoeira na pista!), uma turma ainda levou a empolgação para o Mercado, boite vizinha no boêmio Bairro Alto. Encheram a casa.
A agência não economizou para receber em grande estilo um bom número de convidados: anunciantes, fornecedores e publicitários do mercado português e até alguns vindos do Brasil.
Distribuíram sandálias havaianas, fitinhas do Senhor do Bonfim e uma revista de apresentação da agência, contando a história, os principais cases e o que já vem fazendo e o que querem fazer na Europa.
Marcaram bem a chegada. Agora só falta uma coisa, que é o que todos os convidados estavam lá desejando: boa sorte.

 

QUE A FORÇA ESTEJA CONTIGO, PÁ

Muito bacana a exposição sobre a série Star Wars que estreou este mês em Lisboa no excelente Museu da Eletricidade.
A turma que curte cinema, é fã da série ou simplesmente é nerd tem adorado.A mostra é dividida pelos planetas que serviram de cenário para a série e o percurso obedecem a cronologia da saga.Em cada "planeta" tem as maquetes, os figurinos e bonecos originais, naves em tamanho natural e storyboards. Telas de plasma apresentam ao lado como foram feitas as cenas.
O nível de detalhes é monstruoso. Chega a ter as anotações de George Lucas reprovando um corte de cabelo da Princesa Leia e os esboços reprovados para personagens como Yoda e os Stormtroopers. O Han Solo (Harrison Ford) congelado também está lá.
Star Wars: The Exhibition fica em Lisboa até Janeiro e depois segue em tournée pelo mundo. O Brasil, dizem, pode ser um dos destinos.


O RETORNO DO ZÉ RUELA

O personagem adotado pelo pessoal da NBS para a campanha da Oi parece ter se tornado um grande empreendedor, mas quer mudar de imagem.
Pelo menos é o que parece ter contado a Dona Maria Ruela na semana passada ao site Meios&Publicidade aqui em Portugal.

O CAFÉ

No Amoreiras, shopping aqui perto da agência, abriu uma lojinha de cafés cheia de frufru (chama-se Café The & Chocolat Gourmet) e de vez em quando o pessoal vai lá tomar um depois do almoço.
Fui lá um dia desses e não pude crer no que meus olhos estavam vendo.
- Por favor, como é o nome daquele café ali do Panamá?
- Boquete, senhor?
- Cuma?
- BO-QUE-TE!
A atendente, só para tornar a situação mais constrangedora, era brasileira. Boquete aqui não quer dizer nada. Boquete aqui quer dizer "Bico". Não confundir com "Bica" que aí, sim, quer dizer café. Deixa eu continuar a história antes de ela ficar confusa.
- Ok, eu quero um boquete por favor.
- Pois não.
O João Taveira, redator aqui da McCann não quis ser tão exótico e pediu um cafezinho nacional.
- Olha, me vê um café daquele ali... dos Açores.
O Boquete estava ótimo. Quentinho e cremoso. O Açoriano do Taveira, segundo ele, também. Na hora que ele resolveu pagar é que a conta veio meio amarga.
- Quanto dá isso aqui?
- São Seis Euros, senhor!
- Dois cafés por € 6? Que absurdo!
- Não senhor, só o seu açoriano custa €6!
Fiquei nervoso.
- Se um café português custa €6, nem quero saber quanto custa esse Boquete que veio do Panamá!
- Não, não, o boquete do senhor custa só 90 centavos.
É, o terceiro mundo tem seus problemas, mas na hora de pagar por uma coisa dessas, tem suas vantagens.

A MARCA DO MÊS

O shopping Amoreiras continua em alta na coluna deste mês. Agora é a vez da Manuel Boutiques. O nome da loja é esse mesmo e essa não é a parte engraçada. O que merece destaque é esta promoção do Preço "Único" que o Seu Manuel inventou. Sensacional.

A ÚLTIMA

Pilhei o Marcio para começar a colocar uns vídeos aqui na Janela. Me ferrei. Agora ele fica pedindo pra que eu mande os vídeos. Por isso chamei o meu amigo Fernando Freitas, diretor de arte da Quê Comunicação aí no Rio, para me ajudar. Quem conhece o Fernando sabe que ele tem um faro especial para coisas com um humor esquisito.
Depois de ter lido as edições especiais da Janela Internacional sobre a Ásia, ele me mandou um monte de filmes publicitários tailandeses.
Mas isso serviu para alguma coisa. Acabamos selecionando este fantástico TOP 5 COMÉDIA: ESPECIAL TAILÂNDIA. Vai lá no link da TV Janela (tá na área de Blogs da Janela) para dar uma olhada. Só não liga para o critério. A gente não se preocupou muito com isso. É só diversão.
Um abração e até mês que vem.

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Novembro/2006)