Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Maio de 2006
 

Rock in Rio, a Disneylândia Brasileira do Pop

A entrada do Rock in Rio(Fábio Seidl fez a cobertura do Rock In Rio Lisboa para a Janela credenciado pela organização) - Se a vida começasse agora, ia começar com um novo parâmetro de festivais de música, fazendo todo mundo repensar como potencializar os seus eventos.
Nunca houve nada como o Rock in Rio Lisboa, que terminou neste fim de semana. Nem sou eu que estou dizendo, foram alguns dos 700 jornalistas de vários países que estavam na sala de imprensa do evento e com quem troquei idéia.
Tal como já havia acontecido na primeira edição européia do evento, o Rock in Rio promoveu um espetáculo de marketing em torno dos shows, com dezenas de grandes marcas criando stands com atrações e entretenimento para o público, incluindo um shopping onde faziam sucesso as nossas Havaianas, com um modelo desenhado para o evento.
O show preparado pela Artplan e pela Dream Factory tinha tanta coisa para fazer que era impossível curtir tudo num dia só. Separei algumas ações que achei mais bacanas para colocar aqui na Janela.

VodafoneVODAFONE: A operadora de celular tinha dois stands bacanas. O primeiro era o Best Seat, que colocou participantes de uma promoção num camarote regado e melhor posicionado do que o VIP (sem atrapalhar o público). Para chegar lá, a rapaziada participou de uma corrida de sofás (!) no centro de Lisboa. Também se associou à marca O´Neil de roupas esportivas e criou uma pista de neve (mesmo!) em pleno caloreba lisboeta pra galera fazer snowboard, esqui e o famoso esquibunda, numa bóia.

AxeAXE: Em cima do conceito de que quem usa o desodorante passa o cerol fininho, criou um stand que oferecia o produto e tirava fotos da rapaziada com modelos-fetiche. O bonitão podia escolher entre garotas de biquíni num colchão inflável na piscina, camponesas deitadas numa toalha de picnic sobre a grama ou policiais femininas com algemas.

ToyotaTOYOTA: Tinha um jogo à lá Roletrando do Silvio Santos. Aí foi lá participar um moleque de uns 10 anos que ficou com a tarefa de "vender" um carro para o público. O guri, depois de falar das muitas vantagens do produto, finalizou: "Esta merda até anda, pá!".

ControlCONTROL: A marca de preservativos fez um jogo pra destravar a molecada. Quatro meninas do público escondiam as camisinhas nelas (não valia na calcinha) e um rapazinho, também do público, apalpava para encontrar e ganhar um brinde. Algumas "miúdas" escondiam no decote, mas os garotões não foram salientes a ponto de achar.

SagresSAGRES: O Brasil inspirou o stand da cerveja que criou uma "ilha" com areia, piscina, barzinho e mulheres de fechar o comércio dançando em roupas minúsculas. Tinha até uma brincadeira chamada "Solte o Carioca que há em você", com uma tal Professora Fernanda que ensinava o pessoal a sambar. Uma loucura.

EmbraturEMBRATUR: A promoção mais procurada com eles: dava viagens para o Brasil no stand da Embratur. Bastava tirar uma foto graçolas como esta minha aí e escrevia uma frase sobre o nosso país.

SumolSUMOL: A marca de sucos repetiu o sucesso com seu Slide. Uma travessia em que os incautos faziam por cima do público do festival durante os shows. Mais ou menos um bondinho do Pão de Açúcar, sem o bondinho. A fila para brincar chegou a quase 4 horas.

PlaystationPLAYSTATION: Um concurso de Karaokê para promover o jogo Singstar dava 8 PSPs por dia. No outro andar do stand, os últimos jogos liberados pra galera jogar.

 

SapoSAPO: O provedor de Internet colocou uma bola plástica em que você entrava, rodava feito um maluco por uma ladeira e tinha que acertar numa trave lá embaixo.

 

 

 

ROCK IN VIPS
A tenda Vip por foraO Banco Millennium, principal patrocinador do Rock in Rio, parece ter se concentrado no camarote VIP, onde estava com exclusividade.
Ok, você também questiona essa onda de VIPs que assola o Brasil e o mundo. Mas sua mãe, sua irmã, sua mulher, namorada ou amante lêem Caras? Pois é.
O camarote, que foi cuidadosamente colocado sem atrapalhar o povo era uma "ilha" dentro do evento. Dava para esquecer que se estava no Rock in Rio. E, com certeza, os patrocinadores, seus convidados e artistas passaram muito bem, num ambiente de altíssimo luxo e profissionalismo. Existia até uma área dos "mais VIPs que os VIPs", chamada Prestige.
A tenda Vip por dentroTalvez tenha tido um furo, que pode ter passado desapercebido: a marca do Millennium que estava sendo projetada dentro da tenda aparecia ao contrário para o público, como que dando-lhe as costas.
Bem, o jornal Meios e Publicidade divulgou ontem o resultado do recall do Rock in Rio e a marca mais lembrada pelo público foi a Vodafone. Pode ser. Mas o Millennium vai sair na Caras e em todas as revistas do tipo que falarem do RockinRio. E a audiência vai ser muito maior.

IVETE DEIXA OS OUTROS ARTISTAS COMENDO POEIRA
Platéia da Ivete SangaloMuita gente achou a escalação do festival foi conservadora. E foi. Sting, Santana, Guns N Roses (com o Axl errando Sweet Child O´Mine e Patience, seus maiores hits, mesmo usando um teleprompter)... só faltou o James Taylor, outro velho conhecido dos Rock in Rios. Mas o Rock in Rio é um evento família e não transgressor. Prova disso foi que no primeiro dia do evento tinham várias crianças ainda de chupeta, assistindo os shows com os pais. Aliás, até o dia que eu saí de lá, não havia registro de nenhuma ocorrência médica séria. E zero ocorrências policiais. Nota 10.
Mas no palco não teve pra ninguém. Até o Red Hot, que fez um showzaço, perdeu para a turbinada Ivete Sangalo. Foi ela quem mais lotou (90 mil pessoas) e sacudiu o RockinRio Lisboa. Chegou ao ponto de um avião da TAP, que passava por cima do show balançar as asas sobre a galera. Foi a primeira vez que vi um avião colocar outro para dançar.

O ANO DE ROBERTA MEDINA
Roberta e Roberto MedinaRoberta Medina, presidente da DreamFactory (na foto com seu pai Roberto), se tornou uma referência no mundo dos negócios em Portugal. Está nas capas das revistas, apresentando entrega de prêmios na televisão, é jovem, bonita, bem-sucedida, educada, comunicativa e, acima de tudo, competente.
O Rock in Rio tem uma embaixadora com carisma e que está abrindo caminho para outros empresários brasileiros e que está fazendo um bem danado para uma marca que tem muito potencial, o Rio. É só chegar e fazer direito. Que venha o Rock in Rio Madrid 2007 (ainda não confirmado) e o Rock in Rio Lisboa 2008 (já certo). Eu vou.

CCP: FESTIVAL SEM POLÊMICA NÃO É FESTIVAL
Existe resultado de festival no mundo sem polêmica? Pois é, no CCP, Clube dos Criativos de Portugal, que acabou neste fim de semana, não foi diferente.
Tudo começou na votação, que usou um sistema que não funcionou. Mandaram um CD com as peças para que o shortlist fosse votado pelos jurados nas suas agências. E aí Murphy, sempre ele, se fez presente. O CD não abriu vários arquivos.
Alguns festivais, como o de NY e outros na Europa usam este sistema "virtual" mas sei lá, acho que anúncio e filme perdem muito quando são vistos no computador. Seja em aprovações para clientes, seja em festivais. No segundo caso, acho que também faz diferença o júri estar reunido. Mas enfim...
A festa do CCPPassado isso, a turma se reuniu para votar os troféus e ver o que não abriu no CD. E quando se achava que tudo estava votado e decidido, a agência Partners, anunciou sua retirada do festival, alegando desorganização. Com a decisão, a Partners acabou cedendo terceiro lugar entre as agências mais premiadas, lugar que passou a ser ocupado pela JWT. Na segunda posição ficou a McCann e, em primeiro, a BBDO.
Não bastasse a dor de cabeça que o Clube estava tendo, o Anuário atrasou.
Por sorte, o CCP já tinha tomado uma atitude. A presidente, Judite Mota (Red Cell) e um dos diretores, Pedro Magalhães (JWT) foram aos jornais se explicar. Assumiram os problemas, a falta de dinheiro, disseram que estavam fazendo o que dava e pediram ajuda. Se não conseguiram neutralizar todas as críticas, fizeram o que tinha que ser feito: foram transparentes.
A festa em si foi, mais uma vez, muito bacana, apesar da longa cerimônia de premiação. A Estufa Fria, um bonito jardim botânico indoor, recebeu um bom público com uma estrutura excelente, boa música, boa comida e boa bebida.

N.R.: Como diz o Ancelmo, deve ser terrível viver em um país onde o anuário do Clube de Criação atrasa e as festas de premiação são longas. (M.E.)

Mobiliário ubano de FriskiesDOIS BRAZUCAS ENTRE OS YOUNGS PORTUGUESES
A premiação do CCP deste ano ficou marcado pela falta de Ouros, que foi atribuído só a três agências.
- Leo Burnett, com o mobiliário urbano para Friskies para pássaros em que a agência abastecia a parte de cima do painel com a tal comida, atraindo pombos.
- McCann, com uma campanha que talvez não tenha o mesmo apelo para o Brasil, mas usa as marcas dos partidos políticos para anunciar uma exposição de arte na Assembléia da República.
- A BBDO levou ouros em rádio e para uma das minhas campanhas de mídia impressa preferida este ano, criados para a série de DVDs do Woody Allen vendidas com o jornal Público. O conceito é: "Só as legendas já valiam a pena." E mostra um fundo preto com diálogos geniais criados pelo cineasta.
Peça da BBDO para Woody Allen A idéia é de uma dupla de brasileiros que criou essas peças trabalha há algum tempo em Portugal: Juliano Bertolli e Hellington Vieira. Os dois também estarão na comitiva dos Young Creatives de Portugal em Cannes.

A ANTEPENÚLTIMA
Eu não podia terminar a coluna sem agradecer ao pessoal que me recebeu nas palestras que fiz mês passado no Rio. Obrigado Professores Hugo, Negreiros, galera da Estácio, UFRJ, PUC e ESPM, que não estava programada mas entrou na lista graças ao Prof. André Félix e aos alunos, inclusive um grupo de portugueses que está estudando por lá.
Isso e o seguinte: conversei com quase 600 estudantes por aí, e isto não é nem de perto o numero de gente que vai se formar este ano em Publicidade e procurar emprego no mercado. E que o mercado não vai conseguir absorver. E aí, dá para fazer alguma coisa?

A MARCA DO MÊS
Posto de Limpeza do RegoMeu amigo se você anda com as suas coisas sujas, não pense duas vezes. Vá ao Posto de Limpeza do Rego. Dizem que os caras limpam a fundo. Foto tirada na Praça de Espanha, em Lisboa.

A ÚLTIMA
A Janela Internacional só volta em Julho. No próximo mês, como já é tradição, eu estarei aqui com a Fenêtre Publicitaire, com notícias sobre Festival de Cannes e outras coisinhas mais. Esperem pelo pior.

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Maio/2006)