Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Fevereiro de 2006
 

O "Animal" alemão

Jean-Remy von MattQuem lê a Janela sabe quem foi o Animal. Ok, para quem não sabe: Luciano "Animal" Gaberel, diretor de arte, faleceu há pouco mais de um ano. Tinha um senso de humor maior do que o seu tamanho (não era pouco). Perdia um churrasco mas não perdia uma piada. Pensando bem, não perdia churrasco, não. Mas, enfim, num belo dia, quis falar mal do resultado de um festival e escreveu um email para uma lista de amigos fazendo chacota dos jurados.
Só que o email "vazou", chegou aos personagens da piada e ficou esquisito pro cara. Ele pediu desculpas, mas muita gente nunca perdoou a galhofa.
Todo este preâmbulo para dizer que na Alemanha, Jean-Remy von Matt, uma das figuras mais influentes na publicidade da Europa, acaba de se meter numa confusão parecida.
Começou quando a agência dele, Jung von Matt, fez uma campanha contra o pessimismo, para que os alemães parassem de reclamar da vida.
Os anúncios traziam fotos que remetiam a celebridades, tipo uns moleques jogando bola para falar do Beckenbauer, e dizendo "Você é o Beckenbauer. Você é a Alemanha". Foi o suficiente para os blogs publicitários descerem a vara de bambu na campanha, dizendo que era nacionalista, que a frase já tinha sido usada por Hitler e o escambau.
Von Matt mandou um email para o pessoal da agência minimizando as críticas. Disse que os blogs eram as portas dos banheiros da publicidade, onde neguinho escreve o que bem entende, xinga os outros e não tá nem aí.
Só que o email "vazou" e enfureceu os blogueiros. Von Matt e sua agência foram pegos para Cristo. O homem já pediu desculpas publicamente, admitiu que generalizou, mas vai ser difícil largar a cruz.
De fato, existem blogs com credibilidade e existem os anônimos e destrutivos. Existem os que prestam serviço e os que publicam trabalhos de estudantes como se tivessem sido criados e veiculados por uma agência. Os que informam antes e os que só espalham fofoquitas.
Então, o caso von Matt traz uma certeza e uma dúvida. A certeza: os blogs têm muita força. A dúvida: será que virá dos próprios blogueiros a desvalorização deste novo espaço?

SHOW DE BOLA
Uma bola oficial da Copa, gigante, com um telão por dentro, passando detalhes de grandes jogos, entrevistas e, claro, publicidade. Esta é uma das maneiras que a Adidas vai usar para marcar território na Copa do Mundo, que este ano tem a vantagem de ser na sua casa.
A peça, apelidada de "Eyeball", faz mais: tem sensores de som e movimento para que o público possa interagir com ela. Tem jogos diferentes como um campeonato de gritos entre torcidas e um desafio de domínio de bola, com uma bola tela e os jogadores na calçada.
A novidade foi lançada na semana passada em Berlim e vai estar em todas as cidades-sedes do Mundial.

ECRÃ INTERACTIVO
A idéia da "Eyeball" é da empresa portuguesa de criação hi-tech YDreams. que também acaba de lançar um mobiliário urbano interativo para a Nokia.
A peça, criada para um novo modelo de celular, também aposta nos sensores. Cada vez que uma pessoa passa, um celular no mobiliário se vira, "chama" a pessoa e se afasta para "se mostrar".
Depois tira uma foto da pessoa e coloca no mobiliário. Tudo acontece numa tela finíssima. O novo brinquedo publicitário já pode ser visto no aeroporto de Lisboa.

FAZ O QUÊ?
Aconteceu com um diretor de arte brasileiro conhecido da galera aqui (e aí também). O cara foi chamado no Ministério das Finanças para explicar seus rendimentos.
- O senhor está com um rendimento maior do que o seu ordenado...
- Sim, mas é que eu faço uns bicos por fora...
- Desculpe lá, está a dizer que faz o quê?
- Uns bicos! Free-lancer, sabe?
- Não posso acreditar. Complementa o seu ordenado com bicos?
- Sim! Olha, tá aqui a minha esposa que não me deixa mentir.
Só esqueceram de avisar pro garotão que bico, em Portugal, é boquete.
Tem essas coisas. Logo que eu cheguei aqui, estava com um pessoal num café e vi que todo mundo estava pedindo um bolinho, só que em português de Portugal. Ouvi a galera falar e pedi pra moça:
- Pode ser uma queca?
Só que bolinho é queque. Queca é, como direi....nheco-nheco.

AXE LANÇA COMERCIAL NO CELULAR
A Axe lançou em Portugal um comercial criado exclusivamente para o celular.
O filme foi enviado por MMS para os usuários da operadora TMN que autorizam a marca a enviar este tipo de mensagens. Conta com o ator Ben Affleck e tem apenas 10 segundos. Mas já é o começo de uma nova mídia.
Este mês aconteceram aqui na Europa diversas feiras que lançaram a plataforma 3.5G em várias marcas de celular. O principal diferencial é que os aparelhinhos vão ter capacidade para receber sinais de TV. Não demora muito e vamos começar a ter briefing de filmes para telefones.
O filme da Axe está em www.axe.pt

A MARCA DO MÊS
O pessoal do metrô de Lisboa não podia ter escolhido melhor nome para esta estação: SENHOR ROUBADO. Dizem que realmente acontecem uns assaltos por lá. Ouvi dizer que o nome era para ser "Senhor Roubado, depois não diga que a gente avisou!" Mas não cabia no mapa. Conheça mais sobre este lugar super interessante.
Ganhou por pouco de um lugar nos arredores de Lisboa chamado BICO DA MAMA (sério, tem até no Google Earth).

VOLTANDO À COPA
Segundo o programa Imagens de Marca, do Canal SIC, o Festival de Cannes pretende organizar um campeonato de futebol de areia entre as delegações dos países, já que o evento coincide com a Copa do Mundo. Se o Brasil precisar de um centroavante artilheiro, conheço um.

A ÚLTIMA
Não importa para que lugar do mundo você vá. Clientes e atendimentos sempre vão dizer que ninguém lê o texto com o tamanho de fonte que a criação coloca nos anúncios. Eu fico com pena é dos jornais que não sabem disso e colocam as notícias em letrinha pequena. Pior é o público, que compra o jornal, mas não lê.

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Fevereiro2006)