Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Setembro de 2005
 

Polêmica na Shots

ShotsPortugal também tem suas polêmicas. A da vez começou com uma matéria sobre o país na última Shots Magazine que causou desconforto nos portugueses e brasileiros deste mercado.
A reportagem poderia ter dado espaço ao que país tem de bacana: a recuperação gradual, a boa capacidade de produção. O lado bom de ser novo e ter profissionais de países diferentes.
Passou longe disso. Publicou críticas à economia, ao mercado e que puseram em causa a quantidade de brasileiros que trabalham aqui, usando números desatualizados. Se prendeu em detalhes como o porquê dos brasileiros virem para cá ou porque ganhamos mais, algo longe da verdade.
O criativo José Cabaço, moçambicano, 15 anos de serviços à publicidade lusa, atual Wieden+Kennedy EUA, foi entrevistado e colocou pimenta na conversa. Disse que o país é provinciano, que não existem criativos portugueses famosos e que sempre tem brasileiro nas equipes premiadas.
O semanário especializado Briefing rebateu através do editor Rui Camarinha e do colunista Frederico Saldanha, português, atual Grey Portugal e ex-DM9. Camarinha disse que "os melhores criativos do Brasil não estão em Portugal" e ressaltou a importância do país ter raízes. Saldanha acusou Cabaço de arrogante e ridicularizou a importância dada à questão da "fama".
Então vamos lá. É verdade: Lisboa tem muitos estrangeiros. Mas Madrid, Paris, Amsterdã e Londres (terra da Shots) também. E são ótimos mercados.
Outro fato: destes estrangeiros, alguns são bons, outros nem tanto. Assim como há nativos que enganam e outros com talento. No mundo todo é assim.
Portugal está longe de ser a Inglaterra, claro. Mas na opinião deste recém-chegado, tem um potencial que ninguém tem: além da identidade própria, consegue catalisar a rica cultura latina e brasileira (publicitária e não só) para a realidade européia.
E mais: essa discussão toda não vai servir pra muita coisa. Eqüivaleria a dizer que as agências paulistas são o que são por causa dos cariocas. Ou dos gaúchos. Não é verdade. Mesmo que alguém achasse que é...E daí?
É normal ter problemas. Mas a Shots não é a lavanderia da roupa suja local. E como disse no artigo o brasileiro Alexandre Okada, da Leo Burnett América Latina, o "patriotismo criativo" já era. Aqui e no resto do mundo.

BIENAL DE DESIGN REPENSA A COMUNICAÇÃO

Está rolando em Lisboa a ExperimentaDesign, Bienal de Design que vai até o fim de Outubro com 10 exposições em diferentes locais da cidade.
Bem produzida, com um bom conceito e palestras disputadas. As com Phillip Starck e a turma da fonthouse Emigré esgotaram os ingressos com dias de antecedência (e Starck, curiosamente, se recusou a falar de design e preferiu palestrar sobre a sua experiência de vida).
A Estufa Fria, um Jardim Botânico indoor, foi o cenário para a festa de lançamento e abriga a mostra "New Crafts, New House" inspirada na vida caseira. Mais arte do que design, mas bem humorada.
Tem peças como um despertador com joystick, para lutarmos contra o tempo. Um relógio tipo cuco que informa as notícias da hora. Um livro com uma tela oculta que passa pornografia, para quem quer manter as aparências.
No CCB, espécie de CCBB lisboeta, está a mostra principal e mais "publicitária". "Catalysts!" é dividida em 4 temas: Acredite, Seduza, Informe e Comprometa-se. Cada um questiona a atitude da comunicação visual.
Entram de sola, literalmente, ao fazerem as pessoas limparem os pés num tapete escrito "Globalização" e alertam, na entrada: "Designers, fiquem longe das corporações que querem vocês para mintam por eles."
Ícones publicitários como a campanha do iPod (veja a foto) foram subvertidos para questionar a guerra no Iraque. Campanhas da Diesel e da Benetton são mostradas como exemplos de engajamento.
E no final, a mostra alerta: "o design e a publicidade só se preocupam em encantar e ignoram o espírito critico." Ponto para se pensar.
Saiba mais em: www.experimentadesign.pt e www.catalysts.org

MARKETING "OFF-SHOW"

Fim de verão e dos festivais de música que a rapaziada gosta. Fui ver alguns e fiquei bem impressionado em ver como o marketing entra nos eventos aqui.
Tinha ouvido muitas críticas negativas sobre a organização dos shows anteriores, como por exemplo, o Super Bock Super Rock. Ok, antes que venham as piadas sobre sexo oral, Super Bock é uma cerveja. E o que foi motivo de piada mesmo é que em 2004...faltou cerveja no festival!
Este ano, pós-Rock in Rio, os organizadores capricharam na estrutura e atraíram muitos patrocinadores (e o problema da cerveja foi resolvido com uma mega-área de alimentação em todo o espaço do evento).
As marcas parceiras tiveram liberdade total para criar estandes com atividades na área do evento, o que proporcionou muita diversão "off-show".
A MTV criou um lounge cercado de tendas indígenas (o tema era "tribos") com DJs e jogos. Os shampoos Organics ofereciam um trato no visual das meninas (e alguns malandros) com cabeleireiros e maquiadores.
A Kellog's colocou rampas para bike e skate. A companhia de trens CP, mini-futebol, churrasqueira, piscina...Mas o mais disputado era o estande do provedor Sapo, com carrinhos bate-bate. Tudo isto e muito mais, "di grátis".
No Sudoeste, festival patrocinado pelos celulares TMN, a marca investiu também na integração de seus produtos com o evento. Era possível, por exemplo, mandar SMS e fotos dos celulares direto para os telões. Quem cadastrava o celular podia participar de promos relâmpago, "blind dates" através do celular, quiz sobre as bandas que estavam tocando e concorria a vários prêmios e mais serviços para os celulares.
E quem não era da TMN? Aí estava o pulo do gato: eles DERAM chips, já com créditos, para a moçada não perder a farra. E depois, quem sabe, mudar de operadora...
Ano que vem tem Rock in Rio Lisboa . A briga por novidades promete.

Fabiano BonfimRISING STAR BRASILEIRO

O grupo FCB escolheu Lisboa para seu "Rising Star Program", evento de formação com jovens profissionais de destaque. Entre os 30 selecionados das agências da Europa e Oriente Médio está um carioca. É Fabiano Bonfim (ex-Doctor), diretor de arte e supervisor da FCB Lisboa.

PÁRA, PÁRA, PÁRA!

Como ele próprio diz: pááááára! João Kleber em Portugal?
Sim. E faz MUITO sucesso com o pra lá de mal armado Teste de Fidelidade, ou, na versão gravada aqui, "Fiel ou Infiel?" .
Inventou aqui (aí tem isso?) a "Oração da Bunda", versão calipígia do Pai Nosso, entoada toda vez que aparece a boazuda que seduz os rapazes desavisados. Já, já, a Igreja portuguesa manda o adorador de "rabos", como se diz aqui, para o inferno. E de volta para o Brasil.
O que eu não entendo é como eles esperam que a gente acredite que, num programa com tanta audiência, as "vítimas" não reconheçam a gostosa que dá em cima deles, uma morena na rua chama a atenção até dos ceguinhos.
Outra coisa curiosa: ninguém fica pelado, mesmo depois de 2 horas com de esfregação com a popozuda.
Peraí que tem mais. Alexandre Frota... is back. Que beleza. Agora todos os portugueses vão voltar a achar que todos os brasileiros falam igual a ele. E gritar "Show de bola, caaara!" sempre que nos virem. Da outra vez foi assim.
Depois de um reality show numa fazenda que terminou com ele beijando na boca do Clodovil local; depois de vender seus filmes no Salão Erótico de Lisboa; depois dos rumores que estava de nhémnhémnhém com a Roberta Close daqui (a travesti Filipa Gonçalves)...Frota, adivinha, está em outro reality show, agora, num quartel. E no mesmo canal do João Kléber.
É a TV fanfarrona brasileira, tipo exportação.

ARREPENDIMENTO PÚBLICO

Colaborador constante da coluna, "Vascão" Condessa, da FCB, ataca novamente. Manda este anúncio que um cidadão português colocou no jornal Público, um dos maiores do país, no dia 9 de setembro:
"Pedido de Desculpa: Rogério Guimarães, eleitor número 6823, situado em Caldas da Rainha, vem por este meio pedir desculpas a todos os democratas por ter contribuído com o seu voto para a eleição deste governo."
Se a moda pega no Brasil, os jornais vão faturar como nunca.

MARCA DO MÊS

Falando em política, os jornais aqui deram bastante destaque para as eleições na Alemanha, motor econômico da União Européia. E eis que eu descubro de que um dos partidos que mais se destacou por lá foi o...FDP!
Mas pensando bem, não foi só na eleição alemã que só deu FDP.

A ÚLTIMA

Do criativo para o cliente que insistia em meter suas idéias nas peças:
"O senhor, como criativo, é um marqueteiro bem mais ou menos."

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Setembro/2005)