Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Julho de 2005
 

YDREAMS: UM PASSO À FRENTE

Um homem entra numa loja de sobretudo e óculos escuros e conversa com um vendedor.
Ele abre a roupa e uma tela de cristal líquido no seu peito transmite um vídeo de um certo Dr. Symbian que indaga ao vendedor algumas questões.
O comerciante responde as perguntas tocando na tela, é fotografado por um celular e surge uma impressora portátil. Ele recebe um cartão de identificação e um par de óculos escuros, para completar uma missão.
O misterioso personagem segue em frente. E passa por outra loja com uma enorme vitrine virtual com um touch screen em pleno centro da cidade, onde os clientes são atendidos por uma personagem holográfica.
Nem Matrix, nem Minority Report. Estas são algumas invenções da YDreams, empresa aqui de Portugal já presente na Espanha, EUA, China e, em breve, no Brasil.
O agente com os equipamentos era pra lançar um celular da Nokia. A vitrine digital (foto à direita), para a Vodafone, empresa de telefonia celular que já tinha um cubo de cristal líquido num espelho d´água (foto mais abaixo), em que os clientes podem jogar usando celulares.

Brasileiros e Parque Temático nos projetos
A Ydreams é uma multinacional de cabeças também. Na matriz portuguesa, um galpão hi-tech ao lado de uma universidade, pessoas de vários países desenvolvem ações e equipamentos inéditos para servirem como instrumentos de marketing, entretenimento e cultura.
É o caso da carioca Karina Israel (foto), diretora da divisão de advertising, ex-Ogilvy Interactive (SP) e MLab (RJ):
Karina Israel"Temos uma premissa simples: a interação e a fusão de ambientes virtuais e reais. Isso melhora a experiência do consumidor, a percepção dos produtos e o valor das marcas." Defende ela.
A PC Magazine americana disse que a empresa é "a Silicon Valley na Costa da Caparica". Mas vem mais por aí.
A divisão Cultural da empresa já está testando um "Miradouro Virtual". Por fora é um destes binóculos públicos que existem nos pontos turísticos. Quando se coloca os olhos, além da vista, pode-se acessar conteúdo sobre o local e visualizá-lo nas lentes. Tudo customizado.
Num castelo, por exemplo, podem aparecer soldados reconstruindo uma batalha. Gira-se a cabeça e o vídeo continua no novo cenário. Surreal.
YDreams - CuboMas o projeto mais ousado foi recentemente divulgado no jornal Expresso.
Está em estudos um parque temático interativo na Grande Lisboa que pode ter a assinatura de uma grande marca, como a Pixar. Tomara que esta matéria renda um convite no futuro...
Conheça melhor a YDreams e suas invenções em: www.ydreams.com

AINDA CANNES

O site Adlatina teve saco para fazer as contas e publicou um "ranking de efetividade" dos países em Cannes, ou seja, o inscrito X o que ganhou.
Se eu fosse melhorzinho em matemática, teria feito um desses para a Fenêtre... Mas o critério leva em conta o sistema de pontuação de Cannes, bem complicadinho. Não vale nada, mas é curioso.
O Brasil ficou mal: só 0,08% de aproveitamento e a 39ª colocação. Foram 2198 peças inscritas para 1 GP, 7 ouros, 8 pratas e 26 bronzes.
Abaixo disso, só a Noruega e a Itália. Esta última, inscreveu a portentosa cifra de 609 peças e voltou com um bronzezinho, um abraço amigo e olhe lá.
Os americanos e ingleses, países mais premiados, ficaram em 17º e 9º, respectivamente.
Confiram o "Top 10" e os retrospectos:
1º: Bielorússia: 17,5% de aproveitamento: 4 inscrições (0 GP, 1 ouro, 0 prata, 0 bronze)
2°: Colômbia: 2,53%: 83 (0, 3, 0, 0)
3°: Israel: 2,1%: 81 (1, 1, 0, 0)
4°: Tailândia: 1,81 %: 348 (0, 4, 4, 5)
5°: França: 1,65 %: 940 (1, 11, 7, 11)
6°: Singapura: 1,65 %: 424 (0, 3, 8, 3)
7°: Rússia: 1,55%: 45 (0, 1, 0, 0)
8°: Polônia: 1,46%: 89 (0, 1, 0, 2)
9°: Inglaterra: 1,43 %: 1699 (1, 11, 15, 27)
10°: África do Sul: 1,42 %: 612 (0, 6, 6, 5)

NO EMBALO

A TBWA\Paris, agência do ano em Cannes no meio de um processo de concorrência, acaba de arrancar das mãos da Y&R mundial apenas uma enorme fatia da conta global da Danone.
Para quem ainda duvidava da importância dos prêmios para os clientes...

TERRORISTAS

Eu não vi, o pessoal aqui da McCann que contou.
A TVI, canal lider audiência em Portugal, realizou uma empreitada impressionante: mandou uma repórter entrevistar uma organização terrorista no Oriente Médio.
Os casca-grossas, depois de muita negociação, toparam receber a corajosa jornalista em seu covil. A moça quis logo saber quem são os inimigos deles.
"Todos os países que patrocinam a guerra contra o nosso povo e invadem a nossa terra são nossos inimigos!" diz o assassino mascarado.
"E que países são esses?"
"Os Estados Unidos, a Inglaterra, a Espanha..."
"E...Portugal, não?" interrompe a intrépida repórter.
"Portugal?!!" responde o curioso fascínora
"É...Portugal também tem tropas por aqui!"
"Ah...nós nem sabíamos disso...."
"Pois tem!"
"Ok, tudo bem..."
Sei não, comecei a ficar meio preocupado...

BOMBA

Aliás, uma das bombas que explodiu em Londres estava a apenas 100 metros da McCann inglesa, em uma região onde ficam algumas outras agências.

A MARCA DO MÊS

O Anão TarecoFica aqui atrás do prédio onde eu trabalho.
"Tareco", diz o dicionário, significa: "traste velho", "indivíduo tolo" ou, na última e melhor das hipóteses, "irriquieto, traquinas". Ok, fiquemos com esta.
Já não bastasse os donos da escolinha acharem que "Anão Irriquieto" é um nome em que os pais podem confiar para deixarem seus filhotes, os empreendedores acharam que precisavam de um bom slogan.
E que tal: "Um lugar para CRESCER feliz."? É, faz todo sentido.

NA ESTRADA

Aconteceu com um publicitário brasileiro aqui em Portugal.
O cidadão estava dirigindo e é parado pelo Seu Puliça.
"O senhor me desculpe, mas estava fazendo ultrapassagens numa pista que tem a faixa contínua..."
"Como é que é, seu guarda?"
"Havia uma faixa contínua ali na pista, que indica que o senhor, naquele trecho, não pode fazer ultrapassagens..."
"FAIXA CONTÍNUA NA PISTA??? COMO ASSIM? NÃO TINHA NENHUMA PLACA INDICANDO QUE TINHA UMA FAIXA CONTÍNUA NA PISTA!!!!"
O policial fez o teste do bafômetro só para constatar.
O nosso colega perdeu a carteira na hora.

A ÚLTIMA

Falando em carteira de motorista, estou tentando tirar uma daqui.
Não é tarefa para gente sem perseverança.
Tem que ir a 5 lugares, pagar 3 taxas e completar 10 quesitos antes de entregar a carteira brasileira e pegar uma européia. É assim que funciona.
Algumas tarefas são bem estranhas. Por exemplo: ir a Junta de Freguesia (tipo de Sub-Prefeitura) e arranjar duas testemunhas que morem no bairro (não podem ser parentes) para comprovarem que eu moro lá.
Contas no meu nome? Não valem. Tem mais: dos meus vizinhos da rua de cima, só valem os que moram nos prédios pares. Na rua de baixo, só os que moram dos números 59 a 75, 321 a 459 ou 615 a 711. Os outros estão fora, são de outra "junta". Juro que não é exagero!
Mas a fase final da gincana é a mais difícil. Tenho um formulário em que tenho que escolher entre dois itens: TROCA ou SUBSTITUIÇÃO. E agora?

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Julho/2005)