Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Janela Internacional traz o que acontece na Europa, pelo redator Fabio Seidl.
Edição de Setembro de 2004
 

Vale a pena ver de novo?

Devido ao grande fracasso da coluna Fenêtre Publicitaire, em Cannes -- esse colunista só conseguiu ser credenciado como "Press B" --, vamos tentar de novo. A Janela Internacional é uma coluna que vai funcionar nos mesmos moldes da Janela ou seja, atualizada de vez em nunca.
Então, sempre que der, vocês terão notícias e casos pitorescos que acontecem na Europa. Sejam bem-vindos.

OS CARIOCAS POR AQUI
Já não são poucos os cariocas que trabalham em Lisboa. Além deste missivista na McCann, Tico Moraes (ex-Doctor) está na Leo Burnett, Fabiano Bomfim (também ex-Doctor e GR3) está na FCB e Diogo Mello (ex-Script) na BBDO.
Mais uns dois ou três e o Marcio manda um representante da ABRACOMP para organizar um festival aqui, quem quer apostar?

N.R.: Se o Medina pode fazer o Rock in Rio Lisboa por que eu não posso fazer o Colunistas Rio por aí também? (ME)

O SUCESSO DO COLUNISTAS
Aliás, chegou aqui na Europa o sucesso do Prémio Colunistas Rio. Para vocês terem uma idéia, até agora não escutei ninguém aqui falar mal.

LÁ E CÁ
Nem tudo que é bom para os estrangeiros é bom para o Brasil e vice-versa. Ou seja, se continuar tudo como está não faz a menor diferença. Mas para a coluna dar Ibope, vamos sempre trazer novidades e gerar discussão. Vejam o que anda funcionando aqui. Ou não:
- BUREAUS DE MÍDIA: Aqui é prática comum. E reclamar deles também. Algumas agências estão criando empresas especializadas em mídia, o que é bem diferente (e funciona).
Os contrários afirmam que o dinheiro muda de mão, enquanto a responsabilidade estratégica e – o que seria mais grave - criativa diminui.
Como não é a minha área, deixo uma imagem comum: outdoors repetidos. O mesmo acontece muito com filmes na TV, você vê um filme, passa outro e você vê novamente o que passou antes.
- SMS MANIA: 99% das promoções feitas em boa parte da Europa utilizam as mensagens de texto dos celulares. Você compra um produto qualquer e tem um código na embalagem. Manda o código pelo celular e sabe se ganhou um prêmio por SMS, na hora ou quando o anunciante quiser.
É uma boa idéia e ainda gera fluxo para as operadoras de telefonia, que podem subsidiar parte das ações.
Já criaram até o sexo por SMS. O usuário manda uma mensagem e recebe de volta uma foto de sacanagem. Uns malandros inventaram até o Kama Sutra por celular, sempre com posições diferentes para experimentar.
Tenho um amigo que resolveu experimentar o tal sexo pelo celular. Mandou uma mensagem para a esposa dizendo:
“Ai, mulher, gozei.”

JOTAÊNE
Uma das grandes alegrias da brasileirada que recebe na Europa o canal GNT (que não é o GNT daí), foi a estréia do Jornal Nacional ao vivo. Afinal, o canal da Globo costuma ocupar suas noites com sucessos “recentes” como a novela Tropicaliente (quando será que vão lançar Irmãos Coragem?).
Só que a TVI, canal com maior audiência em Portugal, também tem um “Jornal Nacional”. Dizem que o pau vai cantar na justiça portuguesa.

NÃO FUJA DA RAIA
Herman José é uma mistura de Jô Soares (entrevistador, humorista, gordinho) com Gugu Liberato (louro, com aquela alegria que a gente conhece). Só que mais sem noção. A Cláudia Raia e o Miguel Falabela, que estão com uma peça por aqui, foram no programa dele.
Herman: Quer dizer que a Cláudia Raia é mãe?
Cláudia: Fui de novo agora, meus filhos estão aqui comigo, o maridão também, estamos muito felizes...
Herman: E posso fazer só uma última pergunta?
Cláudia: Claro.
Herman: Como é ter sido casada com um ator pornô? (E voltou-se para o público). É, pessoal. A Cláudia Raia fez uma das maiores festas de casamento do Brasil quando casou com o Alexandre Frota, que hoje posa nu em revistas gays e é...ator pornôôôô!!!
Dona Raia, roxa, disse que essa não era uma pergunta que deveria ser feita.
Herman conhece a arte de se arrancar uma resposta sem que o outro precise falar.
E o que isso tem a ver com publicidade? É, nada.

EURO O QUÊ?
A agência Euro aqui tem o nome só um pouco menos complicado do que no Brasil. É que me lembro de ter ligado para a Carillo em São Paulo e a telefonista se sair com esta:
- “Carillo Pastore Euro RSCG Publicidade. Boa tarde e boas festas, fala Soraia, em que posso ajudar?”
Só podia ser para ajudar o cliente deles, a Embratel. Você ligava e gastava um minuto de interurbano só para a telefonista dizer de onde era.
Mas enfim, um rapaz ligou para a Euro RSCG aqui em Lisboa.
- Euro RSCG, bom dia.
- Tô (aqui “alô” é “tô”). De onde fala, faz favor?
- Euro RSCG...
- Pois. É que eu preciso mandar uma fatura para os senhores e...qual é mesmo o nome da empresa?
- Euro RSCG.
- Não percebi.
- Euro Erre...Ésse...Cê...
- Perdão?
- Olha, é Euro. R, de Rita...S, de Salgado. C, de Comboio e G...de Girafa!
- Ah, sim. Muito Obrigado.
Dias depois, chega a fatura, que o departamento financeiro até hoje está tentando entender.
- Ê, pá?! Quem são estes gajos que enviaram uma fatura para a Euro Rita Salgado Comboio Girafa?
Para quem não acredita, segue a prova.

A ÚLTIMA
A última que me contaram é que um dos clientes mais cariocas que existem, com um trabalho premiadíssimo feito por criativos cariocas, chamou agências de fora do Rio para uma concorrência. Mas não entendi, achei sem graça.

Agradecimentos ao Vasco Condessa.

Fábio Seidl é redator da McCann-Erickson Portugal- Setembro)