Janela Publicitária    
 
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/AGO/2016
Marcio Ehrlich

 

Wide nasce no Rio unindo diretores de 3 agências cariocas

Ganhou o nome de Wide a agência que a Janela adiantou em junho que estaria surgindo no Rio com a associação dos ex-sócios da Kindle Eduardo Bastos e Eduardo Pedreira com as agências Fenícios e h1. O nome, explica Beto Werneck, que vem da Fenícios, remete ao conceito de "comunicação expandida", expressão que vai inclusive fazer parte da sua identidade.

Com 80 funcionários, a Wide apresenta na sua carteira clientes como Supermercado Zona Sul, Assim Saúde, Drogarias Venâncio, a rede MeggaMatte, Fórum de Ipanema e Grupo Technos. Além de outros da área imobiliária, como RJZ/Cyrela e João Fortes.

A previsão dos sócios é alcançar, já no segundo semestre desse ano, 20% de crescimento na receita, provenientes da expansão da carteira de clientes. A meta, dizem, é chegar entre as oito maiores agências do mercado carioca e abrir filial no mercado de São Paulo.

Em junho, a Janela noticiou que Pedreira e Bastos estavam deixando a sociedade na agência Kindle, que continuaria com os sócios Bruno Chamma e Bruno Magalhães. Estes se associaram, mantendo o nome Kindle, com a 55 Brasil, de Marcelo Maia e Ana Tavares.
Bruno Jacobsohn (VP Real State), Luciana Sant’Anna (VP Content MKT), Eduardo Bastos (VP Novos Negócios), Leonardo Silveira (VP Planejamento), Eduardo Pedreira (VP Atendimento e Negócios), Beto Werneck (VP Criação), José Emílio (VP de Mídia), Fábio Salles (VP de Tecnologia) e Fernando Gabriel (VP Financeiro e ADM).
Bruno Jacobsohn (VP Real State), Luciana Sant’Anna (VP Content MKT), Eduardo Bastos (VP Novos Negócios), Leonardo Silveira (VP Planejamento), Eduardo Pedreira (VP Atendimento e Negócios), Beto Werneck (VP Criação), José Emílio Pol Miguel (VP de Mídia), Fábio Salles (VP de Tecnologia) e Fernando Gabriel (VP Financeiro e ADM).

(Marcio Ehrlich - 31/07)

Ministério da Saúde retoma concorrência para 4 agências

A campanha de Doação de Sangue do Ministério da Saúde em 2015.
Depois de um ano suspensa, voltou a acontecer a licitação do Ministério da Saúde para dividir uma conta anual de R$ 205 milhões entre 4 agências de publicidade.

O Edital da Concorrência 02/2016 -- que já chegou até a sofrer um adiamento depois de lançado -- prevê a entrega de documentos para o dia 25 de agosto, às 10:00h, na Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, Ala A, Sala 423.

A disputa será do tipo Melhor Técnica e o briefing pede a criação de uma campanha, com a verba fictícia de R$ 30 milhões, para "Conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, ressaltando que trata-se de um ato de cidadania". A última campanha do gênero, lançada em 2015, tinha como tema "Doar sangue é compartilhar vida".

Até aquele ano de 2015, o Ministério da Saúde era atendido pelas agências Agnelo, Borghi/Lowe, Calia e Propeg, escolhidas em uma concorrência realizada em 2011. Em abril de 2015, quando aconteceu a prisão de Ricardo Hoffmann, diretor da Borghi em Brasília, durante uma das fases da Lava Jato, essa agência foi desligada do órgão. A nova disputa deveria ter acontecido até o final de 2015, já que o contrato do órgão com as demais agências se encerraria naquele ano. Aparentemente, como não houve qualquer registro na imprensa, conseguiram segurar um pouco mais quando melou o edital do final de 2015.

O novo edital tem um ítem curioso, provavelmente ainda por efeito da Lava-Jato. Diz lá que "Não poderá participar desta concorrência a agência de propaganda que estiver cumprindo suspensão temporária do direito de participar de licitação ou estiver impedida de contratar com o Ministério da Saúde".

Mudança de ares?

Esta é a primeira grande concorrência de um órgão federal no governo interino de Michel Temer. Naturalmente, há uma gigantesca curiosidade do mercado se, por conta da mudança política, haverá alguma alterência -- independente do eventual bom serviço que possam haver prestado -- nas agências de publicidade que tradicionalmente vinham sendo vencedoras das disputas desde a subida do PT ao poder.

De qualquer modo, uma coisa a licitação do Ministério da Saúde esqueceu de mudar. Nas referências para download de arquivos, o edital remete ao Manual da Marca do Governo Federal que usa o logo da "Pátria Educadora" de Dilma Rousseff, e não o que tem o "Ordem e Progresso" de Temer. Será que alguma agência vai bobear e seguir o que manda o edital?

(Marcio Ehrlich - 02/08)

Flavio Medeiros deixa direção de criação da Heads Rio

Flávio Medeiros
Em 2010, Medeiros mostra o anuário do CCRJ que lançou quando era presidente do Clube de Criação.
EM PRIMEIRA MÃO - Depois de 8 anos e meio, o redator Flavio Medeiros está deixando a direção de criação do escritório carioca da agência curitibana Heads, função que ele dividia com Luis Christello. O corte, segundo avaliação de amigos da Janela, deveu-se à queda na receita da agência com a redução de negócios de seu principal cliente, a Petrobras.

Flavio, aliás, era um especialista na conta da estatal, tendo um reconhecido bom relacionamento com os dois últimos gerentes de comunicação da empresa, Santa Rosa e Luis Fernando Maia Nery, ambos, no entanto, afastados de suas funções na Petrobras. Ele participou da criação da premiada campanha dos 50 anos da empresa, quando trabalhava na agência Quê, do grupo PPR.

Antes da Quê, Medeiros havia trabalhado na Giovanni FCB e na Grey. Foi presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro entre 2006 e 2009. Em 2009 e 2012, foi escolhido o Profissional de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas Rio.

(Marcio Ehrlich - 03/08)

Geometry cria no Rio para pontos de venda da Coca-Cola em todo o mundo

Uma das peças mundiais criadas pela Geometry para a Coca-Cola
Quem pedir uma Coca-Cola em bares fora do Brasil, durante a Olimpíada 2016, poderá encontrar o mesmo cartaz criado para o nosso país pela Geometry Global Rio de Janeiro.

Com os Jogos Olímpicos como tema, a equipe do escritório carioca da agência criou todas as peças, incluindo embalagens e brindes, para pontos de venda que comercializam as marcas, além de cuidar das ativações digitais e in store. O toolkit foi distribuído pela Coca para todos os países que participam do evento.

Ricardo Leme Lopes
Ricardo Leme Lopes
O ponto principal, como Ricardo Leme Lopes, diretor de criação da Geometry, contou para a Janela Publicitária, era dar unidade global para a marca: "A Coca-Cola deve ter a mesma imagem em qualquer lugar do mundo, salvo por alguma característica cultural específica. Cada ponto de venda implementa a mesma peça de acordo com as suas necessidades, mas o produto é único e o mais importante."

Mirna Abaurre
O shopper marketing, tendência em alta há cinco anos no mercado publicitário, faz parte da estratégia de globalizar cada vez mais ambas as marcas, valorizando o comportamento dos clientes e buscando oferecer a melhor experiência possível para fidelizá-los.

"Os Jogos Olímpicos são a ocasião perfeita para engajar os shoppers e transformá-los em consumidores das duas marcas", afirma Leticia Arslanian, diretora-geral da Geometry.

Para Mirna Abaurre, responsável pela área de atendimento da agência, "Gerar a ação de compra, decorre principalmente das peças e ações desenvolvidas por nós para shoppers, pontos de venda e rotas por onde a tocha passou."

O trabalho realizado pela agência foi implementado - e continuará sendo até o final dos Jogos Paralímpicos 2016.

"Estamos orgulhosos com o resultado alcançado até o momento e muito contentes pela parceria com a Coca-Cola", avalia Leticia Arslanian.
(Renata Suter - 03/08)

L'Oréal mostra as belezas do Rio em ação da Camisa10

As peças da Camisa 10 para a L'Oréal, divulgando as belezas do Rio de Janeiro.
De olho no movimento intenso que o Rio está vivendo, com milhares de pessoas circulando pela cidade, a Camisa 10 criou uma campanha para a L'Oréal para apresentar os principais pontos turísticos cariocas.

A equipe da agência imprimiu mapas ilustrados bilingues - que estarão disponíveis nos quiosques Visit.Rio espalhados pela cidade -, mostrando os hábitos de quem mora no Rio e alguns dos programas preferidos de seus moradores.

"O mapa é a principal peça dessa campanha. É um serviço de utilidade pública, que apresenta e explica o way of life dos cariocas, os pontos mais legais para quem ainda não conhece o Rio e quer conhecer como um local", conta para a Janela o diretor de criação e sócio da Camisa 10, Bruno Richter.

A campanha, que recebeu o slogan "Viva as belezas do Rio sem esquecer a sua", espalhou os mesmos mapas e ilustrações com ícones cariocas - como o Cristo Redentor, os arcos da Lapa e o Pão de Açúcar, entre outros - pelos pontos de venda, indicando os produtos La Roche-Posay, Vichy e Skinceuticals, marcas da L'Oréal, como a melhor maneira de cuidar da beleza pessoal, fazendo uma dobradinha com a beleza da cidade carioca.

O slogan recebeu ainda um subtítulo, apenas em inglês: "Let the beauty of Rio bring out the beauty in you" - "Deixe a beleza do Rio realçar a que existe em você."

Depois do sucesso da hashtag #Desafiodopregador, ação social criada pela mesma Camisa 10 - para conscientizar a população sobre a importância de respirar bem - e que bombou nas redes sociais, a agência lançou na mesma ação que promove os produtos L'Oréal, a #VivaAsBelezasdoRio.

Além do Visit.Rio, a campanha tem o apoio do aplicativo Menu for Tourist e das drogarias Venâncio.

Ficha técnica:

Cliente: L'Oréal - Divisão de Cosmética Ativa ( Vichy, La Roche-Posay e Skinceuticals )
Redatores: Igor Pontes e Priscila Neves
Direção de Arte: Carlos Mignot e Erica Huebra
Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Ilustração: Rafael Dória
Atendimento: Gabriela Sucasas
Aprovação: Juliana Valeriano.

(Renata Suter - 03/08)

Luis Christello é selecionado para expor na Bélgica e disputa prêmio no FB

Luis Christello e Van Grandt Cézasso
Luis Christello entre duas das peças que estarão expostas na Bélgica em setembro.
(Foto de Christello por Paulo Jabur)
O artista plástico e diretor de criação da Heads Rio, Luis Christello, é um dos 70 selecionados de todo o mundo para uma exposição de arte contemporânea -- a Acessible ART Fair -- que vai acontecer em setembro no Museu Judeu da Bélgica. Para se ter uma ideia do tamanho da mostra, esta edição foi lançada em evento do The New York Times. E no júri estavam nembros da Gagosian Gallery New York, uma das galerias mais famosas do mundo, e da Sotheby's.

Christello vai expor uma instalação que já apresentou no Brasil em 2012, com lombadas de capas de livros de arte que formam novos rostos. Em "Van Grandt Cézasso", por exemplo, unem-se em uma caixa de madeira pedaços de rostos pintados por Van Gogh, Rembrandt, Cézanne e Picasso.

Ainda como parte do evento, a fabricante de canetas Montblanc resolveu patrocinar um concurso de voto popular entre os artistas da feira de Bruxelas, premiando aquele que receber mais "Likes" no Facebook. O trabalho de Christello pode ser visto -- e votado -- AQUI.

Autor do projeto do último anuário do Clube de Criação do Rio, o gaúcho de Alegrete Luis Christello é um premiado publicitário e artista plástico, com formação em pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na década de 90, trabalhou como diretor de arte e designer na Europa, conquistando 6 Leões de Cannes. Tem participado de dezenas de exposições coletivas e individuais. Em 2013, recebeu o prêmio Aquisição do III Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, com "Planisfério". Seus trabalhos podem ser vistos em christello.com.br.

(Marcio Ehrlich - 04/08)

Gente Que Vai e Vem

Jane Chamarelli
Jane Chamarelli
CLEAR CHANNEL (Rio - RJ) - Jane Chamarelli foi promovida de executiva de vendas a gerente comercial do escritório da Clear Channel no Rio, reportando-se a Guillaume Rochy, que assumiu recentemente a direção comercial da empresa de mídia exterior no Brasil.
Formada em marketing e com especialização em gestão de vendas e negociação em marketing, Jane está na Clear Channel desde 2013. Com 22 anos trabalhando como atendimento de veículos no Rio de Janeiro, ela já passou por empresas como Jornal do Brasil, Valor Econômico, RedeTV! e Band. (01/08/2016)