Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JUL/2016
Marcio Ehrlich

 

Cerveja Rio Carioca estreia na TV aberta pela 11:21

Um dos comerciais da nova campanha da Rio Carioca que, segundo Gustavo Bastos, é a primeira cerveja artesanal a entrar na TV aberta.
Um pacote comercial com a TV Record do Rio vai permitir à 11:21 viabilizar a entrada do seu cliente Rio Carioca na mídia de televisão a partir desta quarta-feira, 20 de julho.

Os comerciais de 15 segundos seguem o conceito da marca, "o espírito carioca engarrafado", com uma produção bastante econômica baseada no texto que o ator, com o produto, fala para a câmera. O primeiro utiliza a mesma provovação que a agência já fez na mídia impressa com outras marcas de cerveja: "Repara só, propaganda de cerveja tem sempre uma gostosa, mas a gostosa quase nunca é a cerveja".

O segundo também brinca com o universo dos comerciais, ironizando os testemunhais, quando o apresentador pergunta "Você acha que eu ia elogiar a cerveja aqui na televisão só porque sou um ator contratado?", para, logo em seguida, completar, rindo: "Claro que ia, eu hein?"

Dentro do pacote com a emissora, além dos comerciais, a programação terá dois merchandisings em breaks no programa Legendários.

Para Gustavo Bastos, diretor de criação da 11:21, a entrada da Rio Carioca na TV é motivo de comemoração: "A agência está com este cliente desde o zero, inclusive tendo criado o seu rótulo, que já foi premiado em concursos nacionais. Nos sentimos construindo esta marca e vamos para a TV para permitir que a Rio Carioca possa usar toda a sua capacidade de produção".

Ficha técnica:

Agência: 11:21 Simplicidade Criativa
Cliente: Cerveja Rio Carioca
Produto: Pilsen e Trigo
Criação: Gustavo Bastos
Direção de Criação: Gustavo Bastos
Atendimento: Diego Crisóstomo
Mídia: Bianca Brandão
Produtora: Mouse House
Direção: Bruno Miguel
Pós-Produção: Mouse House
Aprovação: Luiz Eduardo Vieira

(Marcio Ehrlich - 18/07)

Judocas brasileiros entram no embalo do Passinho

Parece treino de judô mas é o Passinho do Judoca
Os judocas brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos entraram esta semana na dança. Quarenta deles interromperam seu treino em Salvador para se embalar no Passinho do Judoca, ação que a Agência3 lançou no início do mês para a Infraero, promovendo o patrocínio dessa empresa à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Depois do sucesso nas redes sociais do clipe com a campeã mundial Rafaela Silva desenvolvendo os passos com a música criada pela Nova Onda -- foram mais de 90 mil visualizações orgânicas --, a Agência3 mandou seus diretores de arte Lucas Queiroz e o Diego Guerhardt à capital baiana, onde os atletas estão treinando, para filmar os próprios judocas se arriscando no Passinho.

O próprio diretor de criação da Agência3, Paulo Castro, se surpreendeu com a repercussão do trabalho que usou a inspiração dos golpes de judô para criar uma nova coreografia ao som do funk. "Muita gente compartilhou o vídeo espontaneamente, como os cantores Bochecha e Ludmilla", comemora Castro, que viu na peça também a importância social de ajudar a projetar o grupo "Os Brabo do Passinho" e as comunidades em que eles atuam.

A gravação do vídeo -- dirigida por Bruno Miguel -- acabou sendo uma diversão para os atletas, apesar das curtas três horas que o treino esportivo parou para isso. Dois dos dançarinos do grupo também foram a Salvador para ensaiar os judocas. Mas o criativo Diego Guerhardt conta que, muitos deles, embalados pelo que acompanharam nas mídias sociais, até já sabiam a coreografia de cor!

Esse não é o primeiro trabalho de uma agência do Grupo 3+ para a Infraero a fazer sucesso na mídia. Em 2013, assinado pela Staff, já havia sido lançado o Judotype, uma fonte tipográfica baseada nos golpes do esporte. Entre outros prêmios, o trabalho foi Ouro de Design no Colunistas Rio e no Colunistas Brasil. E Paulo Castro credita também o novo trabalho à liberdade que a superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Léa Cavallero, e a gerente de comunicação, Cibele Nunes dão à criação da agência.

A curiosidade agora é se os judocas brasileiros vão fazer o passinho quando ganharem suas medalhas na Olimpíada. O Comitê Olímpico proíbe qualquer menção, por parte dos atletas, a empresas ou patrocinadores durante o evento. Tanto que, a partir do dia 24 de julho, a campanha terá que sair do ar. Mas nem dançar pode?

Ficha Técnica

Cliente: Infraero/ CBJ
Direção de Arte: Diego Guerhardt e Lucas Queiroz
Redação: Saul Gervásio e Flávio Chubes
VP de Criação: Paulo Castro
Supervisor de Criação: Rodrigo de Lamare
Produtora: Movie Machine
Direção: Bruno Miguel
Produtora de Áudio: Nova Onda
RTVC: Fernanda Britto
Diretora de Atendimento: Ingrid Lagrotta
Diretora do Núcleo de Atendimento: Rafaella Eyer
Atendimento: Rafaela Porte
VP de Estratégia: Eduardo Barbato

Seleção do Passinho: https://www.facebook.com/InfraeroBrasil/videos/1153156914744759/
Passinho do Judoca: https://www.facebook.com/BrasilJudo/videos/10153575243571254/?pnref=story

(Marcio Ehrlich - 19/07)

Sonido AMP faz ação comunitária para o Exército de Salvação

Banda Roupa Nova endossa a campanha para arrecadar roupas.
Com a proposta inicial, quando foi criada há um ano, de desenvolver e produzir projetos tendo a música como fio condutor, a Sonido AMP aumentou seu leque de atuação, criando, planejando e executando a "Roupa Nova no Inverno", primeira campanha comunitária da produtora. 

A turma da AMP - braço de conteúdo musical da mesma Sonido - bolou o conceito "Para quem sente frio, toda a roupa é nova", de olho em arrecadar a maior quantidade de agasalhos possível e doar para o Exército de Salvação durante a estação mais fria do ano.

Para Pedro Lenz, diretor e sócio da Sonido AMP ao lado de Alexandra Valle e Lucas Duque, "Quanto mais pessoas e empresas envolvidas, maior será esse movimento de solidariedade". A ação tem como protagonistas os integrantes da banda Roupa Nova e como parceiros a Rede Record - que veiculará a campanha, exibindo filmes e chamadas, a partir desta semana -, a QVizu - marca de roupas que  doará peças novas, sem uso - e a Milk, de roupas infantis - com uma promoção lançada entre seus clientes para incentivar as doações.

(Renata Suter - 19/07)

Petrobras afasta Nery e gera especulações no mercado publicitário

Luís Fernando Maia Nery
Luís Fernando Maia Nery
Luis Fernando Maia Nery não é mais o gerente executivo de Comunicação Institucional da Petrobras. Ele foi afastado na manhã desta quinta-feira, 21/07, depois de ter trabalhado normalmente até tarde da noite anterior, segundo testemunho de profissionais que estiveram com ele na empresa.

Após o vazamento da informação, a empresa distribuiu a seguinte nota, que sequer cita o nome de Nery:

"A Petrobras decidiu iniciar um processo de mudanças na área de Comunicação e Marcas da empresa. O atual gerente executivo foi afastado hoje de suas funções e o chefe de gabinete da presidência da Petrobras, Antônio Augusto Almeida Faria, responderá interinamente pela área até que um substituto seja nomeado.

A decisão se enquadra na visão de que a Petrobras passará por um processo de renovação de sua comunicação interna, externa e de marcas após a revisão do planejamento estratégico da companhia, o que deve ocorrer até o fim de setembro."


Bacharel em Comunicação, Nery tem 54 anos e está na Petrobras desde 1984, tendo começado na assessoria de comunicação da Petrobras Fertilizantes (Petrofertil). Passou pela área de Responsabilidade Social até chegar, em 2015, àquele cargo de gerente executivo de Comunicação, com a demissão de Wilson Santarosa, que estava na função desde 2003, sendo o braço de Luis Inácio Lula da Silva na comunicação da estatal.

O afastamento de Nery -- último remanescente da estrutura trazida por Lula -- gerou no mercado especulações sobre o futuro das agências que atendem a conta da Petrobras. Com a saída da FCB Brasil em fevereiro deste ano, passaram a dividir a conta a Heads e a NBS, as outras duas que tiveram o contrato reafirmado pela concorrência realizada em 2014, para uma verba anual de R$ 330 milhões.

A FCB Brasil -- ex-Giovanni+DraftFCB -- havia entrado na conta só naquele ano de 2014, ocupando o lugar que fora da F/Nazca S&S.A Heads já estava desde a concorrência anterior, de 2010. Mas vale registrar, aliás, que a NBS talvez seja hoje, no Brasil, a agência com a maior longevidade e experiência na história da conta -- 20 anos! --. Não com a marca NBS, é claro, mas considerando a sua relação empresarial com a Propeg. Foi em 1996 (em tempos de Fernando Henrique Cardoso como presidente do Brasil) que a Propeg, pertencente à Rede Interamericana, venceu uma concorrência pela conta institucional da petroleira.

Em 2002, a partir de um rompimento societário na Rede Interamericana, o grupo da Propeg que atendia a Petrobras juntou-se a outros publicitários na PPR-Profissionais de Propaganda Reunidos, que tinha o braço Next, para atender a Telemar, e o braço Quê, para a conta da estatal. No caminho, juntou-se ao grupo a NBS, criada no final de 2001, ainda nos tempos de Propeg, para cuidar exclusivamente da operadora Telemar Celular, que viria a ser a Oi. Depois de uma sequência complicada de trocas de nomes de fantasia e junções de equipes, a Petrobras ficou sendo atendida na PPR pela marca Quê/Next, depois somente pela Quê (em 2005), até, finalmente tudo se unificar dentro do guarda-chuva NBS em 2013.

A despeito das especulações, não há, porém, informações sobre uma possível nova concorrência, já que o contrato com NBS e Heads continua em vigor e, pelo ritmo de 4 anos das últimas disputas, a próxima só aconteceria em 2018.

De qualquer forma, com a mudança do governo federal e do comando da Petrobras, tudo é possível. Amigos da Janela que acompanham o anunciante adiantam que, previsão, mesmo, é que haja uma nova concorrência publicitária na área da Petrobras Distribuidora, a BR,em outubro, quando termina o contrato com a NBS. Hoje, a agência atende sozinha a BR, já que, em março último, a empresa dispensou a Mullen Lowe, alegando contenção de verba.

(Marcio Ehrlich - 21/07)

Pokémon Go cria oportunidades de marketing e trabalho em Portugal

Acima, o concierge do hotel procurando os Pokémons. Abaixo, o taxista que quer ajudar os maníacos no jogo.
Em tempos de crise financeira, como a brasileira, que parece jamais ter fim, torça para que a atual febre mundial, o Pokémon Go, chegue por aqui!

No exterior, mais precisamente em Portugal, a nova mania criou um mercado de trabalho paralelo, com profissionais dedicados exclusivamente a tudo o que se refere ao jogo. São concierges, guias e taxistas especializados em orientar, auxiliar e servir os "pokémongomaníacos".

A ideia de um concierge - uma espécie de mordomo - para os usuários do app, nasceu em Portugal, no luxuoso Pestana Vintage Porto, que colocou à disposição de seus clientes, um profissional preparado para mostrar onde estão os pokemóns dentro do hotel.

Os principais Pokéstops - locais mais emblemáticos do jogo - poderão ser apresentados pelos concierges ou por guias, que também colocaram seus serviços disponíveis, e organizam visitas monitoradas pela cidade.

Já os taxistas, se colocaram à disposição em plataformas como o site OLX, oferecendo seus serviços de caça aos Pokémons por  20 a 30 euros a hora. Pelo mesmo preço é possível dividir a conta com outras pessoas, deixando a brincadeira mais barata.

O Pokémon Go foi lançado no dia 15 de julho deste ano em Portugal e já movimentou até mesmo a economia local, impulsionando o mercado de serviços informais. 

No Brasil não existe ainda data oficial para a chegada desta nova mania, embora até mesmo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tenha ido às redes sociais pedir que a Nintendo - fabricante do aplicativo - fizesse isso ainda durante a Olimpíada deste ano.

(Renata Suter - 21/07)

Strozenberg volta à redação assinando texto de anúncio da Z+

O anúncio "Manifesto", da Z+ para a Escola Eleva.
Quem leu o jornal O Globo esta quinta, 21/07, notou na página 5 um anúncio de página inteira com um textão assinado pela agência Z+ para a Ecola Eleva, um empreendimento financiado pelo Fundo Gera, que tem entre os seus controladores o empresário Jorge Paulo Lemman. A Eleva está se instalando no Rio no prédio histórico que até recentemente sediou a Casa Daros e abre as portas para aulas em fevereiro de 2017.

O que pouca gente imaginava é que o anúncio permitiu a volta, à redação publicitária, de Armando Strozenberg, ex-Contemporânea e atual chairman do Grupo Havas, do qual a Z+ faz parte.

Armando, hoje um dos mais consagrados publicitários cariocas, chegou à profissão vindo do jornalismo, como redator, correspondente internacional e editor de reportagem do Jornal do Brasil. Em 1976, fundou com Rogerio Steinberg a Estrutural e, em 1983, com Mauro Matos, a Contemporânea, duas das mais premiadas agências na história do mercado carioca.

No anúncio "Manifesto", Armando chama a atenção, para a Janela, para o fato de que optou "por um layout sem título que revalorizasse o texto como instrumentação publicitária nestes tempos de plenitude da imagem".

A peça teve direção de arte de Rodrigo Ribeiro, com direção de criação de Luis Claudio Salvestroni.

(Marcio Ehrlich - 21/07)

Rádio Cidade acaba: Sai Led Zeppelin e entra Anitta

A equipe da Cidade comemorou o título de Veículo do Ano em 2014
A Rádio Cidade FM, especializada em rock e ligada à Rádio JB, sai do ar mais uma vez, agora no dia 31 de julho. O diretor do grupo, José Antonio do Nascimento Brito (Josa), arrendou a frequência 102,9 para o Grupo Universo, que vai colocar lá a Rádio Mania, que vinha transmitindo pela internet os sucessos de músicos brasileiros como Thiaguinho, Anitta, Belo e Turma do Pagode. O Grupo Universo pertence a Wellington Salgado de Oliveira, ex-senador do PMDB de Minas.

A Cidade já não está mais sequer sendo apresentada por locutores, funcionando apenas com música, até o final do mês. A programação da Cidade migra para a internet já em 1º de agosto.

A Cidade já andou fora do ar por um bom tempo. Em fevereiro de 2014, voltou ao dial após campanha nas redes sociais iniciada por Tico Santa Cruz. A repercussão da volta e o sucesso entre os fãs de rock levaram o júri do Colunistas Rio a escolher a Cidade o Veículo Eletrônico do Ano em 2014, repetindo o título de 2002.

Aparentemente, o público roqueiro já não atrai mais anunciantes no país, ao menos tanto quanto os pagodeiros e funkeiros. A queda na receita da emissora acabou desinteressando o grupo do JB a manter a sua programação.

Em tempo: sim, este colunista definitivamente não gosta nem de pagode, nem de funk, nem de nada que se está produzindo atualmente na música brasileira.

(Marcio Ehrlich - 22/07)

Glaucio Binder decide disputar a reeleição na Fenapro

Glaucio Binder
Glaucio Binder, presidente da Binder e da Fenapro
EM PRIMEIRA MÃO - Glaucio Binder bateu o martelo: sairá, mais uma vez, candidato ao cargo que já ocupa, de presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), na eleição da entidade, que acontecerá no próximo dia nove de setembro.

Em abril, quando falou sobre seus planos, durante entrevista a este site, considerava a hipótese de partir para uma outra causa, mais abrangente, até mesmo fora do mercado publicitário. "A princípio eu não queria a reeleição - e de qualquer forma será a última vez -, mas houve uma conversa com os presidentes dos Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapro) regionais e eles acharam importante dar continuidade aos projetos que vêm sendo desenvolvidos na minha gestão", justifica Binder.

Outro ponto importante para convencê-lo de uma nova candidatura foi o fato das muitas tarefas como presidente da Fenapro terem sido redistribuídas entre membros da diretoria, tornando a vida de Glaucio menos difícil. "A contratação do Alexis Pagliarini como diretor superintendente da entidade também me deixou um pouco mais apoiado para a continuidade. E ele está fazendo um grande trabalho."

Binder foi escolhido o Destaque do Ano, do Prêmio Colunistas Brasil 2015, justamente por sua atuação à frente da Fenapro.

Até o momento não há outros concorrentes ao cargo de presidente da Fenapro. Quem for eleito tomará posse no dia 10 de outubro deste ano.

(Renata Suter - 22/07)

Veja Rio lança sua 20ª edição de Comer & Beber

Rogerio Gabriel Comprido e Andrea Veiga
Rogerio Gabriel Comprido, diretor de publicidade da Editora Abril, e Andrea Veiga, diretora do Rio, foram anfitriões do evento da Veja Rio.
Com uma forte presença de público nos salões do Copacabana Palace, a Editora Abril lançou esta quinta-feira, 21 de julho, a 20ª edição da festa do "Comer & Beber", que premia o melhor do roteiro gastronômico carioca.

A premiação deste ano, segundo a editora, bateu o recorde de patrocínios dos últimos cinco anos, com a presença de estandes e ações promocionais do Santander, Faixa Azul, Senac, Água Mineral São Lourenço e Barra Shopping.

Durante o evento, foram revelados os 14 melhores restaurantes, os 11 melhores bares e os nove melhores lugares de comidinhas do Rio, que constarão da edição que irá às bancas, junto com uma relação de 600 endereços da gastronomia no Rio.

(Marcio Ehrlich - 22/07)

Gente Que Vai e Vem

Carolina Avena
Carolina Avena
Agência3 (Rio - RJ) - A redatora Carolina Avena é a nova aquisição na equipe comandada por Paulo Castro. Carolina já passou pela Biruta, Grey, Kindle e estava na Artplan. Antes, pela Mullen Lowe Rio, assinou trabalhos que a levaram a ficar como finalista do Prêmio Rogerio Steinberg, sendo uma das 10 mais premiadas redatoras do Colunistas Rio 2015.
Ainda como estudante da PUC, em 2011, foi uma das selecionadas pelo Clube do Futuro, do CCRJ. (21/07/2016)

Igor Binder
Igor Binder
Sistema Globo de Radio (Rio - RJ) - Igor Binder assumiu como Coordenador de Comunicação da área de Marketing Corporativo do SGR, que engloba Rádio Globo, CBN e BH FM. Entre suas funções, está a assessoria de imprensa do grupo.
Formado em Comunicação pela PUC, Igor já passou pelas agências NBS, FCB Brasil e Mullen Lowe Rio. (11/07/2016)