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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUL/2016
Marcio Ehrlich

 

Camisa10 lança campanha pela importância de se respirar bem

Victor Vicente e Bruno Richter
Victor Vicente e Bruno Richter, da Camisa10, dão o exemplo e entram na pilha do pregador no nariz.
O Desafio do Pregador, nas redes sociais
Tem desafio novo nas redes sociais! Quem aderir à novidade postando até o dia 31 de agosto um vídeo de 30 segundos fazendo sua atividade física preferida com um pregador de roupas no nariz -- e desafiando outra pessoa a fazer o mesmo --, possibilitará o acesso gratuito a consultas médicas pelo país. Ou seja, quanto mais postagens, melhor!

A ideia saiu das cabeças criativas do pessoal da agência Camisa10, que assina a campanha #Desafiodopregador, uma ação social para conscientizar a população sobre a importância de se respirar bem.

Segundo Bruno Richter, diretor de arte da campanha e que ainda divide a direção de criação com o sócio,Victor Vicente, o slogan "Melhor do que respirar tranquilo é ajudar alguém a fazer o mesmo" define bem a ideia deles:

"Cerca de 70% da população mundial não respiram corretamente. Muitos passam a vida sem saber que sofrem de um problema respiratório que poderia ser tratado", diz o criativo.

A iniciativa, apoiada pelo produto Maresis, da FQM - Farmoquímica, é da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e da Academia Brasileira de Rinologia. Para cada dez postagens de vídeos no Instagram, Facebook ou Twitter utilizando a hashtag #Desafiodopregador, uma hora de consulta médica será oferecida gratuitamente para pessoas que não podem pagar por isso, em eventos e mutirões que serão realizados Brasil afora.

Desafio Olímpico

Flávio Canto, medalhista olímpico e presidente do Instituto Reação - ONG que promove a inclusão social por meio do esporte e da educação - é o embaixador da campanha. Canto sofreu com problemas respiratórios na infância, antes de se tornar um judoca de sucesso e esportista consagrado.

A Camisa 10 criou um vídeo para a campanha, filmado no Instituto Reação, que tem sede na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. No filme, Flávio lança o desafio para outras pessoas.

Bruno e Victor -- praticantes, o primeiro, de surf e muay thai, e o segundo, de futebol e tênis --, já encararam o desafio e gravaram seus vídeos. "Quase todo mundo tem problemas respiratórios hoje em dia. Nossa expectativa é que as pessoas abracem essa causa e ajudem quem precisa. E, como a gente brinca, para ajudar só precisam olhar para o próprio nariz", provoca Victor Vicente.

Ficha Técnica

Cliente: ABORL-CCF, ABR e Maresis
Agência: Camisa 10
Redação: Igor Pontes e Victor Vicente
Direção de arte: Arthur Villas Boas, Bruno Richter e Bruno Pimenta
Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Aprovação: Gustavo Reis, Dr. Domingos Hiroshi Tsuji e Dr. Olavo Mion
Atendimento: Gabriela Sucasas
RTVC: Ju Sarda
Fotografia e Manipulação: Al Hamdan / Studio H
Filme: Movie Machine
Diretor: Bruno Miguel
Sonorização: Nova Onda

(Renata Suter - 11/07)

Publicitários cariocas resolvem criar movimento de valorização do Rio

Protesto de Accioly gerou mobilização no mercado.
A crise do mercado carioca e a valorização das empresas locais vão entrar em discussão na manhã da próxima sexta-feira, 15 de julho, na sede do Sinapro-RJ, o Sindicato das Agências de Publicidade do Rio de Janeiro.

O movimento nasceu no Facebook, a partir de uma reclamação do produtor Antônio Carlos Accioly para um grupo de profissionais e empresários do setor. "Não aguento mais o baixo astral que tomou conta do Rio e do nosso mercado publicitário carioca", explodiu Accioly, sugerindo que o setor se reunisse para lançar uma campanha de valorização, aproveitando que o mundo vai estar de olho na cidade por conta das Olimpíadas.

O apelo acabou gerando dezenas de manifestações e o presidente do Sinapro-RJ, Duda Moncalvo, ofereceu o auditório da entidade para que aquelas questões possam entrar em discussão. Entre elas, uma que já deve começar a ser implementada é a do criativo Gustavo Bastos, da 11:21, de ser usada a expressão "Sou PublicitáRIO" para falar tanto do orgulho da atividade quanto do da cidade. O presidente da Fenapro, Glaucio Binder, ofereceu a sua agência Binder para transformar esta ideia em uma marca, que possa ser aplicada em brindes e materiais gráficos. Já Marcelo Gorodicht, da X-Tudo, defende que anúncios sejam criados para veiculação nos veículos de comunicação cariocas.

Como o espaço do auditório do Sinapro-RJ (Av. Rio Branco, 277 Grupo 501 - Tels.: (021) 2262-9487 e (021) 2262-6390) é restrito a 30 pessoas, aqueles que quiserem participar devem enviar e-mail para o Accioly, em [email protected]

3A aproveita páginas vazias de livros para ajudar crianças carentes

Campanha "Folha de Rostos" foi premiada em Portugal
Sabe aquelas folhas em branco no começo dos livros, que poucos imaginam por que são deixadas ali? Foi folheando algumas delas que Pedro Portugal e João Ricardo Santos, da 3AWW Brasil, perceberam que aquele espaço poderia dar um rumo novo às vidas de quem precisava de ajuda.

"Criamos uma campanha, a 'Folha de Rostos', que utiliza as páginas em branco que sobram nos livros para contar as histórias de crianças que vivem e convivem, diariamente, com a miséria", conta Pedro.

A ideia levada para a ONG ActionAid, cliente da agência, era aproveitar uma questão técnica, o fato de que livros são impressos com folhas em branco - eles são fechados em cadernos e, nem sempre, o conteúdo coincide com o número de páginas, causando o não aproveitamento de algumas.

Para isso, e antes mesmo de apresentar ao cliente, a turma de criativos da 3A viabilizou parcerias com livrarias e autores, além de reunir os profissionais que colaboraram com a campanha e nada cobraram por isso.

Com a primeira parceria fechada, a da Editora Valentina, três crianças já tiveram suas vidas contadas em livros - os textos são todos escritos pelo próprio Pedro Portugal. Cada pessoa que contribuir, mensalmente, com R$52,00 "apadrinhando" uma criança do projeto "Mude uma Vida", do qual a "Folha de Rostos" passou a fazer parte, colabora para a melhora de vida de cada uma delas.

O vídeo da campanha, lançado recentemente, já tem versão em inglês e foi premiado no Lusos 2015-2016, como 'Melhor Uso de Mídia Low-Cost'

Ficha Técnica:

Agência: 3AWW Brasil
Diretor de Criação: Henrique Carvalho
Diretor de Arte: João Ricardo Santos
Assistente de Arte: Beatriz Martins
Redator: Pedro Portugal
Atendimento: Selma Athayde
Produtora de áudio: Silence
Produtora de vídeo: Alternativa Filmes X

(Renata Suter - 13/07)

Ogilvy Rio assina campanha global da Coca na Rio 2016

Luis Carlos Franco, diretor geral da Ogilvy Rio, James Williams, Diretor de Patrocínios e Marketing Olímpico da Coca-Cola na Rio 2016, e Felix del Valle, diretor de criação da agência.
Luis Carlos Franco, diretor geral da Ogilvy Rio, James Williams, Diretor de Patrocínios e Marketing Olímpico da Coca-Cola na Rio 2016, e Felix del Valle, diretor de criação da agência.
Projeto de uma das gigantescas ativações da Coca-Cola durante a Rio 2016.
Criado pelo escritório carioca da Ogilvy, o tema "IssoÉOuro" utilizado pela Coca-Cola nos Jogos Olímpicos de 2016, já está sendo usado no mundo todo como "That'sGold", um conceito que a empresa adotou para passar que não é preciso ser necessariamente atleta para ter a sensação de ganhar um ouro. Essa alegria, promete a Coca, está presente em vários momentos marcantes e especiais do dia a dia, e que a campanha irá mostrar em filmes e vinhetas produzidos nos Estados Unidos para veiculação durante o evento no Rio.

Mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos - desde Amsterdam 1928 -, a Coca vem investindo na Rio 2016 desde a promoção de levar pessoas a carregar a Tocha Olímpica pelo país. Durante o evento, pela primeira vez em sua história olímpica, a marca terá o espaço "Parada Coca-Cola" dedicado aos jovens, com chancela do COI, localizado no Armazém 3, no Porto Maravilha, e que será produzido pela Dream Factory, o braço de marketing promocional do grupo Artplan. E no Parque Olímpico, o Coca-Cola #IssoÉOuro contará com o Pin Trading Centre, febre mundial a cada edição dos Jogos Olímpicos, em que a Coca estimulará os usuários a colecionar e trocar pins ligados aos jogos.

Todas estas iniciativas foram apresentadas na terça-feira, 12 de julho, no próprio Armazém 3, em uma coletiva para a imprensa. Na ocasião, o VP da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier, citou que a ideia da empresa é "fazer uma releitura do ambiente Olímpico para a linguagem dos jovens e engajá-los na atmosfera esportiva que haverá em toda a cidade, mesmo se não estiverem presentes ao Parque Olímpico".

FICHA TÉCNICA “GAMES TIME BRASIL”

Agência: Ogilvy & Mather Brasil
Cliente: Coca-Cola
CEO: Fernando Musa
CCO: Anselmo Ramos
Diretor Geral Ogilvy Rio: Luis Carlos Franco
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Rafael Donato, Félix del Valle
Supervisores de Criação: Emilio Valverde, Natasha Maasri
Diretores de Arte: Natasha Maasri, Gustavo Bittencourt, Diana Coutinho
Redatores: Emilio Valverde, Bernardo Quadros
Editor da Criação: Lucas Pires
Produção TVCs: Veronica Beach, Gabriela Boghosian, Julia Padovan
Produção OOH: Marla Ulrich, Patrícia Cortes, Mariana Veronez
Atendimento: Ana Paula Perdigão, Gabriela Malta, Marcela Morgado
Planejamento: Bruno Cunha, Daniel Kolb
Digital: Tatiana Michelan, Carina Blaas, Ana Ribas, Lia Galrão
Mídia: Thiago Rodrigues, Mariana Areia, Racquel Medeiros.

José Guilherme Vereza autografa esta quinta, 14/07, seu primeiro romance

José Guilherme Vereza e o Corações entre Pernas
José Guilherme Vereza com seu livro, cuja ilustração da capa -- dois palitos de fósforos representando tanto o coração quanto as pernas -- leva a assinatura de João Paulo "Jampa" Pereira, designer e diretor de arte carioca.
O fato de, por muitos anos, criar comerciais de apenas 30 segundos não foi impedimento para José Guilherme Vereza escrever seu primeiro romance com mais de 160 páginas. ZéGui - apelido que o acompanha há muitos anos - deu forma a "Corações entre Pernas", que lançará amanhã, às sete da noite, no restaurante Desacato, no Leblon.

A estória de amor do casal Débora e Renato, que vive um relacionamento intenso e tem uma hiperatividade sexual, é o tema central do livro. A união entre eles sofre um baque, que compromete a performance sexual de ambos, gerando crises pessoais. Amor e sexo são os temas preferidos de Zé, que já foi descrito por sua coach, Monica Maligo, como "O único escritor brasileiro atual dedicado à afrodisiografia - descrição dos prazeres sexuais - de humor."

A estreia no estilo se deu de maneira curiosa: "Com o livro pronto, fui convidado pela Bookstart, uma empresa de crowdfunding, para viabilizá-lo e lançá-lo através desse sistema tão atual, que é o de financiamento coletivo", conta Vereza.

Antes disso, vieram dois livros de contos, "Trinta Segundos" e "A Primeira Noite de Melissa", lançados, respectivamente, em 2007 e 2013.

A literatura parece estar mesmo nas veias da família Vereza. Lucy, mãe de ZéGui, foi professora de português e escritora de sucesso. João, de 36 anos, seu filho mais velho, é publicitário em São Paulo e escritor. Chico, de 33, é redator do programa Zorra, da Rede Globo.

"Óbvio que não dava para eu trabalhar no mercado financeiro, não é mesmo?", brinca Zé, que é redator publicitário, diretor de criação, roteirista, storyteller, professor, responsável pelo núcleo de criação de conteúdo e entretenimento da Cinerama, sócio da 11:21 e, agora, romancista!

A incursão no gênero, aliás, o agradou em cheio, tanto que já tem outro romance pronto. "O Jardim dos Anjos", que ficou no shorlist de 20 títulos do prêmio "Rio de Literatura" e aguarda apenas uma editora para ser lançado.

Álvaro Rodrigues deixa criação da Africa em São Paulo

Álvaro Rodrigues
O criativo Álvaro Rodrigues está distribuindo nota à imprensa comunicando que deixa a agência Africa, onde ocupava uma das vice-presidências de criação.

Álvaro, que é presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) estava no Grupo ABC desde que deixou a Agência3 -- onde era presidente --, em 2011. Foi vice-presidente e sócio da DM9Rio, posteriormente fundida com a Africa Rio. Antes mesmo de este escritório reduzir as suas atividades, Álvaro começou a atuar na matriz da agência, em São Paulo, participando da criação das campanhas do Banco Itaú. Com o fechamento da Africa Rio, o criativo foi anunciado como vice-presidente de criação da agência.

No press-release, ele informa que ainda não tem nada definido.

Em 20 anos de carreira, Álvaro passou também por agências como Doctor, V&S, Ogilvy e Giovanni,FCB (atual FCB).