Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/MAR/2016
Marcio Ehrlich

 

Mullen Lowe é a Agência do Ano de 2015 no Rio

Marcos Apóstolo
Marcos Apóstolo, o Profissional de Propaganda do Ano
A agência Mullen Lowe foi a mais premiada no Colunistas Rio 2015 e levou o título de Agência de Comunicação do Ano. Ela conquistou sete medalhas, sendo três de Ouro para Casa & Vídeo, Di Santini e Hemorio, trabalhos que já concorrerão automaticamente ao Colunistas Brasil, a ser julgado em março em São Paulo.

O júri do Colunistas Rio 2015 -- formado por Daniela Ribeiro (Publicis), Felipe Rodrigues, Gustavo Nogueira, Hugo Monteiro (Grito), José Luis Vaz (Agência3), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Raphael Laclau, Renata Granchi (Record Rio) e Toninho Lima (Artplan) -- concedeu um total de 55 prêmios, sendo 17 medalhas de Ouro, para 23 empresas sediadas no Rio de Janeiro.

Como Publicitário do Ano, os jurados escolheram o diretor do escritório carioca da Ogilvy Rio, Luis Carlos Franco, e como Profissional de Propaganda do Ano, o criativo Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder, uma das três agências mais premiadas no concurso. Como Anunciante do Ano, os jurados indicaram a Tim e a Live Tim.

Entre os trabalhos premiados com Medalha de Ouro, os jurados votaram secretamente para a escolha do GP de Mídia Impressa, entre três anúncios: "Como dar a volta em um carrão que não é seu", da 11:21 para Ago Automóveis; "Tetris", da 3A Worldwide para Korea Changan, e "Números e Móveis", da Binder para Way Design. O vencedor será revelado durante o evento de premiação.

No Colunistas Promo, o GP foi para o case "Secutiry Moms", da Ogilvy para o Sport Club do Recife. E no Colunistas Design, para a embalagem de Sauza, da agência PS10.

O site Sensacionalista, sucesso nas mídias sociais e na web, foi escolhido o Veículo Eletrônico do Ano, enquanto a Clear Channel ficou com o GP de Empresa de Mídia Exterior do Ano.

E no Colunistas Técnica, a produtora a receber o título de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais foi a Ciranda, enquanto a Nova Onda levou a mesma premiação de desempenho na área de Produção de Fonogramas.

Os resultados completos do Prêmio Colunistas Rio estão no site colunistas.com/pc2015.

A organização do concurso pretende realizar a festa de premiação no Rio até a primeira quinzena de abril próximo.

PERFIL
Luis Carlos Franco, diretor geral da Ogilvy Rio e Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015
Por Renata Suter

Luis Carlos Franco, pronto para qualquer disputa em 2016.
Luis Carlos Franco faz parte de um time cada vez menor - principalmente em tempos de crise -, capaz de deixar qualquer pessoa com inveja. Dono de uma carreira sólida e irretocável, respeitado por quem é do ramo, reconhecido e admirado na Ogilvy & Mather pelo trabalho que desenvolve na empresa, Franco levou o prêmio de Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015. A escolha do júri deste evento anual se deu por sua gestão frente à O&M, tanto pelo desenvolvimento dos negócios, quanto pelo estímulo que dá à criatividade da agência.

Esse paulista de 49 anos, que já se considera carioca, acumula mais de 20 anos de experiência em comunicação. Franco é formado em Engenharia Mecânica - com MBA pela Coppead/UFRJ e pela Universidade de Nova York. Mas não imagine um careta que pensa dentro da caixinha. Ao contrário. Dois anos como DJ - no lendário Crepúsculo de Cubatão, clube com estética dark, que agitou Copacabana nos anos 1980 -, além do interesse por comunicação, o fizeram desistir da Engenharia.

Chegou na Ogilvy em 1977, como diretor de contas regional para a Souza Cruz, onde trabalhou por cinco anos. Em 2000, assumiu a gestão de negócios do escritório do Rio de Janeiro, coordenando atualmente uma equipe de mais de 100 pessoas. 

O presidente da agência, Sérgio Amado, tem a explicação para essa parceria tão bem sucedida entre a O&M e Franco: "A liderança do Luis Carlos aumentou significativamente a participação do Rio de Janeiro no volume de negócios da empresa. Ele concilia com perfeição os clientes internacionais com os locais." A Ogilvy, segundo seu site informa, tornou-se a agência mais premiada do Rio de Janeiro, com 21 Leões e um Grand Prix em Cannes nos últimos três anos, além de ser a terceira melhor do mundo em 2015 naquele festival.

LOW PROFILE CRIATIVO

Franco trabalhou em várias áreas de marketing e gestão: planejamento, pesquisa do consumidor, comércio/vendas, gestão de marcas e patrocínios, incluindo grandes eventos internacionais, como Hollywood Rock, Free Jazz Festival e Hollywood Indycar Team. A formação o ajudou a criar a linha de comando elogiada por Sérgio Amado: "Luis Carlos lidera com criatividade, o que somou e muito para a Ogilvy. Ele é um executivo low profile que, com esse estilo, trouxe excelentes resultados."

E o próprio Franco, se considera discreto e reservado? "Se a pergunta se refere a aparecer, sim, sou extremamente low profile. Mas se diz respeito a objetivos e a trabalho, não. Quero poder ser comparado com os melhores."

Luis Carlos Franco com sua mulher Raquel Vigutov e seus filhos Guilherme e Daniel. (foto do Facebook)
Luis Carlos Franco conseguiu, segundo Sérgio Amado - com quem trabalha há mais de 20 anos -, fazer sua carreira deslanchar: "Ele jamais retrocedeu, só cresceu". As razões para isso, segundo o presidente da agência: entrega, dedicação e lealdade aos clientes. Franco é daqueles que pensam grande, mas com um detalhe fundamental, os pés bem fincados no chão: "Não vou mudar o mercado, vou realizar, aproveitando as oportunidades com foco, fazendo o melhor. É importante atrair talentos pelo caminho inverso também, seja de São Paulo para o Rio ou brasileiros que estão no exterior em busca de uma oportunidade para voltar ao Brasil." 

Apesar do momento atual, da crise que parece atolar o país sem chance de recuperação, Luis Carlos Franco acredita numa volta por cima: "é importante fazer o que se gosta e pensar grande. Foi o que a Ogilvy fez, buscando negócios no exterior, atraídos por essa vitrine que o Rio de Janeiro ainda é."

Casado com a assessora de comunicação da Hill + Knowlton, Raquel Vigutov, pai de Guilherme e Daniel, todos cariocas, Luis Carlos Franco recebeu entusiasmado o prêmio de Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015: "Muito orgulho para mim, para a Ogilvy e para o Rio de Janeiro, porque foi aqui que demos um grande passo, conseguindo negócios relevantes que soubemos buscar para cá, apesar das limitações da cidade. A qualidade no dia a dia e a postura de trabalhar, olhando para o que acontece no exterior, nos levaram aos resultados que chegamos."

NBS reduz quadros para se ajustar à crise do mercado

Eduardo Almeida
O criativo Dudu Almeida comandava a criação da conta da Petrobras.
EM PRIMEIRA MÃO - A NBS, uma das maiores e mais premiadas agências do mercado carioca, está encerrando fevereiro com uma reestruturação em sua equipe, dispensando sete de seus profissionais, três dos quais em nível de diretoria: Fátima Rendeiro, da Mídia; Paula Lagrotta, do Planejamento; e Eduardo Almeida, da Criação.

Além destes, também foram desligados da agência Flávia Nakamura (Comunicação), duas profissionais de atendimento, Amanda Alves e Paula Americano, e uma do administrativo.

Atualmente, a NBS tem cerca de 300 funcionários em seus dois escritórios no Rio e São Paulo.

Após contato da Janela, a assessoria de comunicação da agência nos enviou o seguinte comunicado oficial sobre o assunto:

O mercado está mudando cada vez mais rápido e a NBS tem um projeto de reestruturação, já em curso, para torná-la mais forte, competitiva e ainda mais preparada para os desafios de hoje e os que estão por vir. Em função disso, tivemos que fazer escolhas difíceis. Nesse processo algumas pessoas muito queridas e competentes estão deixando a agência. Fica nosso grande agradecimento a esses profissionais que dedicaram seu talento e sua energia à NBS nos últimos tempos. Em breve, outras etapas dessa reestruturação serão implantadas e novos nomes, já alinhados a este posicionamento, chegarão para reforçar o time.

A CRISE DO MERCADO CARIOCA

Esta não é a primeira notícia triste que a Janela deu nos últimos meses sobre os reflexos da crise econômica do Governo Dilma no mercado publicitário carioca. Em 2015, mesmo, a perda de várias contas levou a F/Nazca Saatchi & Saatchi a fechar o seu escritório no Rio. Recentemente, duas outras grandes agências realizaram demissões significativas ou mesmo encerraram as suas operações nesta cidade: a África e a FCB Brasil.

11:21 cria para "Ribanceira", nova série de humor do Canal Brasil

Uma das peças da campanha da 11:21 para "Ribanceira"
Para lançar o seriado "Ribanceira", escrito e dirigido por Melise Maia, a 11:21 está botando no ar uma campanha em mobiliário urbano da Clear Channel e redes sociais brincando com o enredo e até com o horário da série – o mesmo do Jornal Nacional.

"Ribanceira" mostra um grupo de moradores tentando salvar o prédio que dá nome a série, quando descobrem que uma empreiteira está tentando seduzir um grupo de moradores a venderem seus apartamentos para demolir tudo e dar lugar a um shopping center. A situação foi aproveitada em uma das peças da comunicação, que tem o título "Tem investigação, empreiteira, suspeita de corrupção e começa às oito e meia. Mas não é o Jornal Nacional".

Em outro cartaz e post, o título brinca com o enredo e o dia de exibição: "Eles vão fazer de tudo para salvar o prédio onde moram e a noite da sua quinta-feira".

E como todos os 13 capítulos estão recheados de todo o tipo de trapalhadas dos moradores, o conceito da campanha levou o espírito da série: "Ribanceira. É de rolar de rir".

O seriado foi todo gravado no Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, popularmente conhecido como Pedregulho, no bairro de Benfica. Desenhado pelo consagrado arquiteto Affonso Reidy, o prédio é protegido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural. No elenco estão mais de 40 atores, entre os quais Helio Ribeiro, Gustavo Ottoni, Luiz Carlos Persy, Marcio Ehrlich, Anja Bittencourt e Nina de Pádua. Os episódios irão ao ar todas as quintas, às 20:30h, a partir de 17 de março.

Ficha técnica:

Agência: 11:21 Simplicidade Criativa
Cliente: Rimel Produções
Criação: Gustavo Bastos (redator) e Robson Oshiro (diretor de arte)
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Finalização: Alex Maia
Mídia: Bianca Brandão
Aprovação: Melise Maia

PERFIL
Jonas Suassuna, diretor do Grupo Gol

Por Marcio Ehrlich

Jonas Suassuna em 1995
Com seu nome relacionado entre os investigados na 24ª fase da Operação Lava Jato, Jonas Suassuna é mais um publicitário que, nas últimas semanas, passou a frequentar quase que diariamente o noticiário de escândalos da política brasileira.

Leonino de 7 de agosto, bem-falante e envolvente, Jonas Leite Suassuna Filho tem hoje 57 anos e tornou-se conhecido do público por ser sócio de Fabio "Lulinha" da Silva, filho do ex-presidente Lula, na empresa Gamecorp. Juntamente com Fernando Bittar, foi identificado como um dos donos oficiais do sítio Santa Bárbara que Lula vem usando desde o final de seu mandato, em Atibaia, São Paulo.

As novas gerações do mercado publicitário carioca podem não saber exatamente quem é Jonas Suassuna, mas o publicitário já teve grande destaque na atividade, como fundador da agência Zapt (que ele dizia significar "Zombando da Propaganda Tradicional") e presidente da Abap-Rio, o capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, entre 1995 e 1998. Durante a sua gestão, a entidade foi pioneira em levar as agências para a internet, além de assumir posições corajosas em defesa do setor. Em março de 1998, por exemplo, a Abap-Rio conclamou as associadas a boicotarem a concorrência das lojas DePlá por ter o cliente avisado que escolheria a agência que oferecesse os menores honorários de veiculação e produção.

O período de Suassuna na Abap-Rio ainda é considerado por muitos empresários do setor como o mais ativo da história da entidade. Inclusive com repercussão pública. Desdobrando a experiência de ter tido seu filho Caio sequestrado em 1998, Jonas levou a associação a mobilizar a campanha "Reage, Rio", que chegou a promover uma passeata contra a violência. E apoiou a campanha "SOS Crianças Desaparecidas" para o Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A Zapt, fundada em 1985, foi uma agência bastante premiada em concursos do setor entre os anos 80 e 90, tendo passado pelo comando de sua criação nomes como Paulo de Tarso Forni e Toni Lourenço. Aliás, foi na Zapt que começou o hoje superpremiado redator Ricardinho Weitsman.

Ligado a múltiplas atividades, Suassuna chegou a assessorar a rede de televisão mexicana Televisa nos anos 80, viajando com frequência para aquele país. E também foi um dos primeiros empresários da Propaganda carioca a perceber que o setor promocional começaria a retirar verbas da área de publicidade. Em 1993, criou a agência Zupt como seu braço promocional. Lançou um Cartão Presente que vendeu 30 milhões de unidades no Brasil, criou projetos como "Vasco 2000", para captar patrocínios para o time de São Cristóvão, e conseguiu o retorno do piloto Roberto Pupo Moreno à Fórmula Indy ao conseguir investidores para que ele corresse pela Payton Coyne.

MUDANÇA DE MERCADO E FORTUNA

A partir de 1999, Suassuna começou a se afastar do mercado de agências. E sua grande tacada aconteceu quando, associado ao músico Pierre Aderne, criou a Gol Records, que estourou nas bancas de jornais com o encarte de CDs de regravações de hinos dos clubes de futebol em publicações como a revista Placar e o jornal O Dia. E o sucesso mais espetacular de todos, em 2000, os CDs com leituras da Bíblia na voz do jornalista Cid Moreira. Apostando neste segmento religioso, inclusive, a Gol sediou no portal Globo.com o site As Religiões, editado pelo astrólogo e estudioso Waldemar Falcão.
Jonas Suassuna e Claudia Bueri
Claudia Bueri e Jonas Suassuna. Foto: O Globo

Estima-se que Suassuna faturou mais de 30 milhões de dólares com a venda de mais de 18 milhões de CDs da Bíblia, que chegaram a ter 24 volumes. Na época, Suassuna passou a ser visto circulando pelo Rio com uma Ferrari.

O Grupo Gol, no qual também trabalha o publicitário Roberto Bahiense, ex-Pubblicità e ex-presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, dedica-se a vários projetos digitais e editoriais. Inclusive fornecendo materiais para o setor público. Segundo o jornal O Globo, entre 2006 e 2015, recebeu quase R$ 419 mil da União no ramo de livros didáticos. Do governo do Rio, foram R$ 8,5 milhões em 2009 e R$ 4,7 milhões em 2004.

Jonas Suassuna é casado desde 2013 com a empresária Claudia Bueri Suassuna e mora em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. A família também tem uma casa em área nobre na Ilha dos Macacos, em Angra dos Reis.