Camisetas: território livre para o plágio
| C&A e Reserva estão plagiando em suas camisetas imagens postadas na internet. | Esta semana, o site GogoJob, voltado para a publicidade nordestina, postou uma acusação de que a C&A está vendendo camisetas com uma imagem inquestionavelmente plagiada de outra criada pelo designer alagoano Phellipe Wanderley. Segundo o site, o criativo postou na página da C&A uma reclamação de que "Vocês poderiam ter me chamado pra criar umas estampas ao invés de usar uma arte minha SEM AUTORIZAÇAO".
Assim que compartilhamos o link da matéria na fanpage da Janela no Facebook, o leitor Yan Rodrigues nos alertou que o problema é mais frequente do que poderíamos imaginar. A grife Reserva também teria copiado, igualmente sem autorização, uma imagem do designer mineiro Mathiole, originalmente publicada no site Threadless, na estampa de uma camiseta à venda na sua página de e-commerce.
Em conversa com a Janela, Mathiole admitiu não apenas já saber do plágio como apontou que esta é segunda vez que isto é feito pela Reserva sem a sua autorização. O designer adiantou que já está pedindo reparação e que, apesar de o processo ser lento, "espera que a Justiça seja feita".
No caso da C&A, após a repercussão na imprensa a empresaenviou nota declarando que estaria retirando as peças de seu catálogo, já que conduz seus negócios de forma ética (sic). Ainda assim, o criativo declarou no Facebook que não tiraria o processo iniciado na Justiça contra a marca varejista.
Se os leitores souberem de outros casos -- inclusive fora do Brasil -- podem nos mandar pelo Fale Conosco ou comentar na página do Facebook, em www.facebook.com/janelapublicitaria.
Tico Moraes vai se dividir entre Portugal e Brasil
| Tico Moraes, entre Brasil e Portugal | O diretor do Studio Nuts, Tico Moraes, pega um avião esta sexta-feira, 23 de outubro, com toda a família, para voltar a ter residência em Lisboa, onde morou e trabalhou no mercado de agências de publicidade de 2001 a 2008.
Mas ele garante que isso não significará o encerramento das atividades da Nuts no Brasil. "Já tenho passagem comprada para voltar ao Rio em janeiro e ficar três meses direto aqui", adiantou o criativo à Janela, lembrando ainda que a Nuts está colocando Janaína Villas-Boas como gerente de projetos no Rio, para continuar atendendo normalmente os clientes brasileiros.
- "Faz tempo que trabalhamos para agências do mundo inteiro mantendo contato apenas pela Internet. Hoje em dia não importa tanto onde a gente fica fisicamente", defendeu o profissional.
Tico conta que a decisão de voltar a Portugal passou pela confirmação -- a partir de sua visita lá em abril último -- de que o mercado europeu voltou a se reaquecer.
- "Temos recebido muita demanda de agências européias, como não sentíamos desde 2010, quando voltamos ao Brasil", revelou o criativo, que pretende inclusive contratar mais profissionais para a Nuts Lisboa. Tanto que já está levando com ele a designer Maíra Valentim para ser 3D Artist do estúdio, aproveitando que ela tem dupla cidadania, brasileira e portuguesa.
Eletrobras prepara nova concorrência publicitária
| Eletrobras pode mudar de agências. | Donos de agências: preparem seus lobbies! Amigos da Janela garantem que o departamento de licitações da Eletrobras está finalizando seu edital para uma nova concorrência na área de publicidade, atendida desde 2013 pela carioca Agência3 e pela baiana Leiaute, que teria aberto escritório no Rio exclusivamente para cuidar deste cliente.
Lançada no final de 2012, a última concorrência da Eletrobras anunciou uma verba anual de R$ 35 milhões, dividindo a conta que, até aquele ano, estava concentrada na Agência3. Na época, a Agnelo Pacheco, terceira colocada, chegou a entrar com recurso contra a pontuação da Leiaute, mas não teve sua solicitação aceita.
Furnas sem definição e fazendo mais confusão
Enquando a conta-mãe da Eletrobras está no suspense desta possível nova concorrência, Furnas -- que é ligada ao órgão -- confirma que sua área de comunicação é um verdadeiro Triângulo das Bermudas.
Já em março deste ano, a Janela publicava que as centrais elétricas haviam suspenso a sua concorrência por tempo indeterminado, para uma verba de R$ 20 milhões e, para a qual, 14 agências chegaram a entregar toda a documentação: Agnelo, Arcos, Artplan, Binder, Borghi, Calia, Casa da Criação, Conceito, Eugenio, Fields, Giacometti, JMM, NBS e Propeg.
De lá para cá, nada mais foi falado, nem uma satisfação às agências de investiram significativamente para produzir seus materiais.
Pois agora a situação se repetiu com a área de imprensa. Em agosto deste ano, Furnas lançou edital procurando uma empresa de Comunicação Estratégica, marcando a entrega dos documentos para o dia 15 de outubro último. Pois bem, dia 9 de outubro, ou seja, apenas uma semana antes -- quando possivelmente todas as interessadas já tinham suas documentações e propostas prontas --, Furnas mais uma vez tornou pública a suspensão do processo licitatório por tempo indeterminado.
Talvez seja mesmo a hora de todo o mercado de Comunicação de Marketing se unir para exigir o pagamento de algum valor simbólico a ser ressarcido nessas circunstâncias.
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Toninho Lima lança livro sobre sua vida na Barra da Tijuca
| Toninho se assume na Estátua da Liberdade do New York City Center. | Dia 10 de novembro, os amigos de Toninho Lima que trabalham na Zona Sul vão se preparar para enfrentar o engarrafamento até a Barra, onde o publicitário promove, a partir das 19 horas, na Livraria da Travessa do Barrashopping, a noite de autógrafos do seu livro "Desculpe, eu moro na Barra".
Como as reclamações -- e as desculpas para não ir -- serão inevitáveis, o bem-humorado Toninho lançou mão de uma campanha no Facebook em que sua caricatura como a estátua da Liberdade que simboliza o shopping New York City Center vem acompanhada de frases como "Amigos da Zona Sul, venham ver os emergentes em seu habitat" e "Amigos da Barra, venham mais cedo para não perder a novela".
Foi justamente o embate entre os moradores da Zona Sul e os da Barra que motivou Toninho a escrever seu livro:
- "Sou zonasulista nascido na Rui Barbosa e vivido em Botafogo, Copacabana, Leblon e Lagoa. Mas há 18 anos vim morar na Barra por motivos práticos. E descobri que, a partir daí, para os meus amigos, passei a ser outro ser, vítima de preconceito de uns e gozações de outros, havendo até quem dissesse que, mesmo morando na Barra, eu estava perdoado, por ter nascido na Zona Sul", explicou o criativo em conversa com a Janela.
Toninho se diverte ao contar que o publicitário Antonino Brandão (sócio da agência NBS), por exemplo, quando eles marcavam de se encontrar no Bracarense (tradicional bar do Leblon), pagava de zoação para Toninho o primeiro chopp, como forma de compensação pela longa viagem.
O livro, adianta Toninho, vai mostrar o que há de bom e de ruim na visão que os moradores de cada lado têm do que é morar do outro.
"Tudo com bom humor", ele ressalva. Quem conhece Toninho Lima sabe que não poderia ser diferente.
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