Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/OUT/2015
Marcio Ehrlich

 

NBS transforma relógios de rua em calibradores de bike para a BR

O calibrador de bicicletas da Petrobras no Leme.
Com três dias de funcionamento, os calibradores que a NBS criou para a Petrobras Distribuidora junto aos relógios da Clear Channel já podem ser considerados um sucesso. Rafael Liporace, diretor da À Vera, empresa responsável pela produção do equipamento, é um dos que comemora: "A gente estava muito preocupado com vandalismo e só tivemos relatos de muita gente utilizando até agora", declarou à Janela.

O diretor de criação da NBS, Eduardo Almeida, festeja também a repercussão que o trabalho vem tendo na mídia e nas redes sociais:

- Passei na Gávea e tinha até uma filinha para calibrar os pneus!

A ideia inicial da NBS com o trabalho, diz Almeida, foi levar para a rua o conceito do "Sempre Mais" que vem sendo adotado nas peças da Petrobras Distribuidora na mídia. "Temos estado atentos à possibilidade de ações para a Petrobras, e alguém aqui da criação percebeu que os relógios de rua da Clear Channel lembram muito os totens de calibração dos postos. Ou seja, se a gente colocasse a nossa marca alí, rapidamente as pessoas se lembrariam dos postos Petrobras", explicou o criativo.

As negociações com a Clear Channel e a Prefeitura começaram há cerca de cinco meses e o lançamento do projeto aproveitou a data de 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Aproveitando a existência de ciclovias, os calibradores foram instalados nos bairros da Urca, Leme, Leblon e Humaitá.

Liporace considera que a À Vera fez um verdadeiro serviço de alfaiataria: "Cada um dos quatro pontos recebeu uma roupa própria, para o equipamento ficar totalmente integrado ao relógio", disse o produtor, que informou ainda que, diariamente, até o final da operação, em 16 de novembro, uma equipe de manutenção vai visitar cada posto para garantir que funcionem perfeitamente.
Apesar de haver esta data de encerramento para a ação, Eduardo Almeida espera que a Petrobras se empolgue e continue com o serviço:

- Afinal, está sendo muito gratificante ver as pessoas reconhecerem que uma empresa que vende combustível também pode fazer alguma coisa pelo transporte alternativo.


Ficha Técnica:

VP de Criação e Planejamento: André Lima
Diretor Nacional de Criação: Carlos André Eyer
Direção de criação: Eduardo Almeida,  Carlos André Eyer e André Lima
Criação:  Eduardo Almeida, Milena Zindeluk, Bernardo Cople, Felipe Mendes, Letícia Manela, Arthur Pires, Bruno Pinaud, Rodrigo Ribeiro, Rodrigo Dorfman.
Atendimento: Antonino Brandão, Tatiana Soter, Danielle Portella, Carla Kahawaii, Priscila Testahy e Andrea Barcelos.
Mídia: Fátima Rendeiro, Luisa Bernardes, Luciana Daltro, Camila Araújo, Julia Esteves, Dayse Pereira, Murilo Silva, Noemi Alcantara e Priscilla Menezes.
Planejamento: Paula Lagrotta, Bruno Altieri e Bruna Pastorini.
Produção: Alvaro Edir
Projetos: Teca Vilaça e Natalia Albuquerque
Aprovação cliente: Sylvia Sampaio Lopo, Luis Fernando Meinicke, Monica Vicencio, Vinicius Mol, Andrea Paz, Ana Claudia Mattos, Gabriela Coelho e Paula Moraes.

Morre Valdir Siqueira, o "S" da V&S

Valdir Siqueira
Valdir Siqueira
Morreu domingo, 27/09, aos 68 anos, vítima de um câncer no pulmão descoberto tardiamente, o publicitário Valdir Siqueira, o "V" da agência V&S, uma das maiores do Rio nos anos 80 a 2000.

Valdir Batista de Siqueira nasceu em São Paulo, em 27 de julho de 1947. Formado em Direito e em Publicidade, fundou a V&S com Lula Vieira em 1982, depois de ter passado pelo atendimento de agências como JMM, SSC&B:Lintas e J.Walter Thompson.

Em 1998 recebeu o título de Executivo do Ano concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), que o premiou em 1992 como Publicitário do Ano. Foi fundador da ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios, vice-presidente do CENP, presidente da Abap-Rio e vice-presidente da Abap Nacional.

Casado com Marcia Burlamaqui, nos últimos anos, morando em Angra dos Reis, esteve como diretor de marketing da Agência 21, empresa de estratégias para a sustentabilidade, sendo também conselheiro do Conselho Sustentável da Baía da Ilha Grande.

Valdir está sendo velado na capela 4 do São João Batista, onde será enterrado às 16 horas.

10º Encontro de Redação Publicitária terá inscrições gratuitas

Gustavo Bastos, Marcelo Gorodicht e Marcos Silveira
Gustavo Bastos, Marcelo Gorodicht e Marcos Silveira
O capítulo carioca da Associação Latina de Agências de Propagandas (Alap Rio) já abriu as inscrições para o seu 10º Encontro de Redação Publicitária, que vai acontecer dia 16 de outubro no Rio de Janeiro.

A novidade este ano, conta Jomar Pereira da Silva Roscoe, criador do evento, é que não será cobrado ingresso dos participantes para todas as palestras, como as dos publicitários Gustavo Bastos, Marcelo Gorodicht e Marcos Silveira.

Diretor de criação da agência 11:21, o redator Gustavo Bastos contou à Janela que vai falar "do quanto o Rio é, historicamente, o berço da Simplicidade Criativa". Em sua palestra, ele vai mostrar exemplos de hoje e do passado com ideias simples e criativas, como anúncios de oportunidade e campanhas de humor.

Também redator, Marcos Silveira vai explicar a importância da coragem, impacto e diferenciação para que a comunicação tenha a chance de sobreviver. "Da hora em que acordam à hora em que vão dormir, as pessoas são bombardeadas por milhões de informações. Aquele anúncio que você fez é um peixinho num oceano atlântico", exemplifica o criativo, que atualmente comanda os cursos do Instituto da Propaganda (IP).

Profissional de atendimento que sempre comandou agências voltadas para a criatividade, Marcelo Gorodicht antecipou à Janela que vai tentar dar "uma visão do panorama mais atual do mercado e das possibilidades e oportunidades pra quem está entrando no mercado, mesmo com essa crise toda". E, dentro do tema geral do evento -- a redação --, Gorodicht pretende destacar a importância do texto para os profissionais de atendimento. "Atendimento também escreve muito e precisa ser claro tanto nos briefings como no raciocinio estratégico que chega à criação", detalhou o diretor da agência X-Tudo.

Serviço:
Data: 16 de Outubro de 2015
Local: Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134)
Informações: alaprio.com.br

RioMarket 2015 se abre para o mercado publicitário

Pela primeira vez, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio -- evento de cinema --, vai se abrir para a publicidade, com a criação do Rio Market Advertising.

O RioMarket acontece de 30 de setembro a 8 de outubro, dia em que o evento será dedicado a palestras e debates sobre branding, product placement e oportunidades que as marcas têm de investimento no setor audiovisual. Como o painel ""Branding no Cinema e na TV", conduzido por Trevor Kress, da Corbis Entertainment, que atualmente lidera integrações de filmes globais para a Microsoft. Ou a palestra "Gerando resultados", com o diretor da Fischer, Jairo Soares, falando sobre caminhos e processos para ser efetivo na captação de investimentos publicitários.

A programação completa do RioMarket Advertising pode ser conferida no site do evento, onde podem ser feitas as inscrições.

SERVIÇO:
RioMarket 2015 - De 30 de setembro a 8 de outubro de 2015, das 9 às 19h
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - UFRJ
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo - RJ
Inscrições e informações: riomarket.com.br

Música perde o compositor e produtor Mario Avellar

Mario Avellar
Mario Avellar
Faleceu esta terça-feira, 29 de setembro, o músico Mario Avellar, compositor e produtor da Chorus, uma das mais ativas produtoras de fonogramas publicitários do Rio nos anos 80 e 90.

Junto com o também diretor da Chorus, Edison Campos, Avellar assinou inúmeros jingles premiados, como o "Fome", criado por Marcos Silveira na Young & Rubicam e que cantava "arroz, farinha, ovo cozido, feijão, batata, tomate, frango, macarrão". E assinava: "pena que milhões de brasileiros não têm a menor noção do que estamos falando. Campanha contra a Fome. Ajude". Esta peça chegou a levar o Ouro no Colunistas Brasil, concorrendo com trabalhos de todo o país.

Mario Avellar teve em 1980 um LP, "Nasceu", lançado e assinou várias músicas para a dupla de cantoras Luli & Lucinha, assim como a canção "Sonho de Amor", gravada por Roberto Carlos e escrita com Fernando de Souza e Edison Campos.

Ele se afastou do mercado publicitário em 1996, quando vendeu sua participação na Chorus.

Mario Avellar foi sepultado hoje, 30/09, no Cemitério São João Batista.

Senac Rio cancela concorrência pela segunda vez em 2015

Senac Rio, cancelando novamente a disputa por sua verba de R$ 30 milhões.
Cuidado ao tentar pegar a conta publicitária do Senac Rio. Você tem 100% de chance de jogar seu investimento fora, pelos exemplos que o órgão têm dado em 2015.

Depois de cancelar, no início deste ano, uma concorrência ganha pela Borghi/Lowe, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro convocou as agências de publicidade para uma segunda disputa e, novamente, anulou o processo, deixando as únicas inscritas desta vez -- Giacometti, Script e Staff -- sem qualquer explicação.

Nesta segunda licitação, lançada em 27 de maio com o n.º 579.409/2015, para uma verba anual de R$ 30 milhões, a agência Staff havia sido considerada vencedora pela proposta técnica. No entanto, na fase de análise das propostas de preço, a Script e a Giacometti fizeram ofertas que alcançaram pontuações melhores e viraram o jogo, deixando a Staff em terceiro. Nem por isso a Script, alçada ao primeiro lugar, teve como comemorar. Esta terça-feira, 29 de setembro, o Senac Rio comunicou oficialmente às licitantes que a concorrência estava cancelada.

Por não estar sujeito às regras da Lei 8666 (que regula as concorrências publicitárias de órgãos do governo), o Senac Rio comunicou simplesmente o encerramento do processo. Mas o diretor da agência Script, Carlos Nolasco, em conversa com a Janela, informou que acionou seu advogado para solicitar formalmente ao órgão uma justificativa.

Reincidência

Na primeira vez que o problema aconteceu, o Sindicato das Agências de Publicidade do Rio (Sinapro-RJ) enviou uma carta à Federação do Comércio citando que as entidades do chamado Sistema S (Sesc, Senac e Sesi) merecem respeito pelo trabalho que desenvolvem. Mas o representante das agências pedia que elas não ignorassem os custos decorrentes da participação nesse tipo de licitação, cancelando sem que tenha havido qualquer indicação de falha no processo.

Aparentemente, o Senac Rio não deu a menor importância ao protesto e reincidiu em sua atitude.

Fica uma curiosidade. Naturalmente, não podemos saber com certeza se o Senac Rio não gostou de a agência vencedora da parte técnica passar para o terceiro lugar por conta da proposta de preço de outra concorrente. Mas se a razão foi essa, por que deixou esta possibilidade em seu edital?

E quem reembolsa os investimentos que as ganhadoras das duas fases -- e também a Giacometti -- fizeram por acreditar na seriedade do órgão?

Nobreza é o que não falta nas campanhas para vender carne

O tema "Só Carnes Nobres" volta ao noticiário da publicidade com a revista Archive tendo acabado de colocar na sua capa um anúncio da campanha da house-agency do grupo Habib's, a PPM, para as carnes da Tendall.

O que talvez os jurados da Archive -- ou os criativos da agência -- não soubessem é que este tema já havia sido usado no Brasil em 2003, criado por Marcos Silveira, da agência Doctor, para a churrascaria carioca Estrela do Sul. E que foi notícia de uma edição da Janela daquele ano.

Naquela matéria, citávamos que a série de anúncios -- ilustrada aqui com a vaca -- ainda mostraria um frango vestido de fraque e cartola e um carneiro de pince-nez e botas. A direção de arte foi de Gustavo Bazzo e Guilherme Somensato e a fotografia de Steve Grubman.

Mesmo depois disso, a agência Plá, de Brasília, voltou ao tema com uma série de anúncios -- também protagonizados por bichos em atitudes sofisticadas -- para as carnes da boutique Viande. A série mostra uma porquinha descendo de uma limousine para um tapete vermelho, uma galinha numa banheira de luxo e uma vaca jogando golfe. Uma googlada básica mostra que a campanha chegou a merecer uma monografia da Universidade de Brasília.

No release distribuído pela PPM à imprensa -- e copiado-e-colado em vários sites especializados -- consta que a campanha da Tendall tem também vários anúncios, com "os animais caracterizados como representantes da nobreza: um boi ostentando uma armadura, uma galinha vista como rainha, um porco como um orgulhoso nobre e um carneiro como um ilustre fidalgo".

Então, criativos, vamos combinar. Com três "Só Carnes Nobres" vocês já podem pedir música no Fantástico e parar com isso, ok?