Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/AGO/2015
Marcio Ehrlich

 

Anúncio da PDG fora da página irrita leitores do Globo

O jornal O Globo de 15/08/2015, com o anúncio saindo de seu tamanho normal.
Um anúncio imobiliário da PDG publicado na edição do jornal O Globo do último sábado, 15/08, para divulgar sua promoção "Na Ponta do Lápis", levantou polêmica no Facebook. A peça apresentava uma aba que deslocava a dobra do jornal, fazendo as páginas 9/10 se projetarem para fora com a imagem de um lápis.

Este colunista, assinante do Globo, confessa também ter-se irritado ao pegar o jornal pela manhã, porque o anúncio dificultava em muito a leitura. Mas foi o criativo Fred Coutinho que acabou lançando o estopim para que mais gente se manifestasse na rede social. "Mais uma prostituição do Globo. A aba da imobiliaria PDG para fora do jornal, atrapalhando o leitor. Já que o jornal pouco se importa com o leitor, o leitor pouco se importará com o jornal.", declarou ele em seu post, ampliando mais abaixo a crítica:

"Se a peça fosse algo maravilhoso que suplantasse com sua genialidade o estorvo que causa, mas não, longe disso. Fico pensando se quem aprovou sabia a chatice que estava patrocinando".

Não foram poucos os publicitários que concordaram com a postagem. "Acho estas abas e capas um desrespeito", disse uma. "Odeio", disse outro. "Criativice inconsequente e boba", disse um terceiro. "E amanhã vai ser aquela aba insuportável do Guanabara", disparou uma quarta, que acabou acompanhada da confissão de que tais peças não são muito bem recebidas, como escreveu o publicitário Victor Vicente:

"Sempre achei que fosse só eu o chato incomodado. Me irrita muito. A primeira coisa que eu faço aos domingos é rasgar com raiva estes anúncios de orelha. Mas, como esse de hoje faz parte do jornal, nem isso deu pra fazer."

Sócio de Victor, Bruno Richter chegou a se perguntar se "alguém, além do cliente, gosta deste tipo de intervenção?", recebendo de Fred Coutinho o comentário de que, se fosse uma coisa do cacete, ninguém se incomodaria.

"O problema todo é que a peça incomoda sem dar nada em troca: é um anuncio que todo mundo passa batido por ele. Só se percebe porque atrapalha. Tiro no pé", protestou o criativo.

O diretor de arte Ari Fidelis também manifestou-se contrário a tais anúncios:

"Já comprei briga com mídias que recomendavam esta barbaridade para clientes. De birra, não compro nada destes anúncios. Se ao menos fosse uma utilização inteligente do meio, mas é raro."

Em toda a discussão, a única defesa veio do publicitário Glaucio Binder:

"O resultado daquelas orelhas que cobrem um terço da capa é muito bom para para o anunciante. Concordo que é ruim para o leitor. Também fico incomodado. Mas não é prostituição. É sobrevivência. O negócio 'jornal em papel' está agonizando. Colocando-me no lugar deles, é difícil recusar um anúncio, um faturamento", defendeu o executivo.

ATUALIZAÇÃO EM 21/08: A agência paulista BigBee, dos publicitários Afonso Abelhão e Tiago Martins, informou à Janela que, diferentemente do que publicamos em 17/08, não foi ela a responsável pelo trabalho. A Janela havia citado que o anúncio não fora assinado, mas localizamos em sites da internet que a BigBee havia sido a responsável pela criação da campanha "Na Ponta do Lápis".
A agência esclareceu, porém, que, "apesar de ter sido escolhida como responsável por desenvolver o conceito criativo da nova campanha nacional da PDG, a construtora possui agências regionais para desdobrar o conceito na mídia impressa".

Estácio começa a ouvir agências em sua concorrência

Marcia Ballariny
EM PRIMEIRA MÃO - Com a participação das agências África, Artplan, Fischer, Havas, Heads e NBS, a Universidade Estácio de Sá começou esta semana a ouvir as agências convidadas a participar da concorrência para a entrega da sua conta publicitária, que está desde abril de 2010 na Artplan e pretende ter o nome da vencedora logo no início de setembro.

Entre as agências participantes, cuja escolha teve a coordenação da profissional de planejamento Marcia Ballariny, da Planning, a surpresa é a presença da agência paulista Fischer, por ser a única que não tem escritório no Rio de Janeiro. Em conversa com a Janela, Ballariny -- que também foi responsável pela elaboração do briefing e por sua transmissão às concorrentes -- informou que a Fischer comprometeu-se a montar uma agência completa na cidade, caso saísse vencedora da disputa. A Fischer está fora do Rio desde 2005, depois de ter perdido a conta da Vivo para a Young & Rubicam e encerrado o seu contrato com a BR.

Com uma verba anual passada aos concorrentes de R$ 70 milhões apenas para comunicação offline, convenhamos, até a Janela abre uma agência para a Estácio de Sá se ela quiser.

Leader segura concorrência e JTrês assume a conta

Jamil João Junior
EM PRIMEIRA MÃO - A conta da rede de varejo Leader Magazine, que ficou por um ano na África Zero e deixou a agência em 30 de junho deste ano, está sendo atendida pela JTrês, do publicitário Jamil João Junior, que convocou para a equipe oito profissionais que já haviam atendido a Leader na África e na Artplan.

Com quase 30 anos de existência, a JTrês tem se especializado em contas imobiliárias e de varejo, já tendo cuidado de clientes como Casa & Video, Slopper e Mesbla. Em conversa com a Janela, Jamil explica que o relacionamento com a Leader já existia desde 2014. Naquele ano, ele desenvolveu para a rede um projeto multimidia em vários de seus pontos de venda. Quando a Leader se viu sem agência, chamou o executivo para um contrato temporário, mas que já está sendo prorrogado, com a agência desenvolvendo a próxima campanha de Primavera-Verão.

O diretor da JTrês acha pouco provável que a Leader, caso resolva retomar a sua concorrência, o faça antes de 2016. "A Leader é tradicionalmente a rede que antecipa o Natal no Brasil, não daria mais tempo para uma nova agência ser escolhida e começar a trabalhar para botar alguma coisa no ar em outubro".

Como todo mundo sabe, já virou meme que o Natal começa quando aparece na mídia o bordão "Já é Natal na Leader Magazine".

Jamil João, no entanto, está apostando suas fichas na manutenção do cliente. "Nós temos muita experiência na linguagem que o varejo está precisando neste momento da economia brasileira e o mercado vai perceber isso quando as campanhas começarem a entrar no ar", garantiu o executivo.

Relação tumultuada

A Janela já registrou várias vezes a Leader não ser um cliente dos mais fáceis de atender, trocando frequentemente de agência. Os boatos que correm pelo mercado registram que a saída da conta da África Zero não foi das mais cordiais, com o presidente do Grupo ABC, Nizan Guanaes, pessoalmente envolvido, e não liberando para a rede de varejo a utilização, a partir da data do rompimento, de qualquer material que tivesse sido criado pela sua agência.

Ainda segundo amigos da Janela, o motivo da briga teria sido o protesto, por parte de alguns diretores da rede, de que a África estaria dando uma uma ênfase grande demais em moda em suas campanhas, deixando de falar que o magazine também vende produtos para a casa. As duas últimas campanhas da África Zero foram centradas em atrizes como Marina Ruy Barbosa e Giovanna Antonelli. O slogan era "Siga a Leader que a moda te segue" e blogueiras de moda foram envolvidas para reforçar o conceito.

Nizan e a cúpula da África não teriam aceito a tentativa de retrocesso e acharam melhor se retirar da conta. De uma hora para outra, portanto, a Leader viu-se forçada a procurar uma solução para não ficar fora da mídia.

Gente Que Vai e Vem

Marcelo Coli
Marcelo Coli
ARTPLAN (Rio - RJ) - A agência trouxe de volta como supervisor de criação o redator Marcelo Coli, cuidando, entre outras contas, da empresa de saúde Amil. Com mais de 20 anos de mercado, Coli passou por agências como Doctor, Staff, McCann, Fischer e EuroRSCG. Entre 2012 e o início de 2015 ele já esteve na Artplan como supervisor de criação, saindo para trabalhos free-lances, entre os quais na conta da Leader pela agência JTrês. (20/08/2015)

cia
Wanderson Barros, Ana Cristina, Laura Freitas, Lucas Mendes, Clara Leitão e Rafaella Costa
Em pé: Wanderson Barros, Ana Cristina, Laura Freitas e Lucas Mendes. Sentadas: Clara Leitão e Rafaella Costa
SIDES (Rio - RJ) - A agência de Fábio Barreto contratou novos profissionais para conseguir manter o crescimento que está acontecendo mesmo no cenário nebuloso do mercado. Chegaram à agência os diretores de arte Wanderson Barros e Lucas Mendes, a assistente de arte Laura Freitas, a redatora Clara Leitão e as executivas de conta Ana Cristina e Rafaella Costa. E essa relação investimento x crescimento vai culminar com a nossa mudança de endereço, em setembro, para uma área maior. (17/08/2015)

Yeda Lins Thays Araujo
Yeda Lins
Thays Araujo
AGÊNCIA AZUL (Rio - RJ) - A agência acaba de receber duas novas integrantes. Com mais de 20 anos de experiência, Yeda Lins assume o cargo de redatora da agência. A publicitária acumula passagens por grandes agências como Agência Click, DPZ, Percepttiva, Spirit, Scalla e Laxmi. Durante sua carreira, recebeu diversos prêmios como Colunistas, Anuário do CCSP, Prêmio Central de Outdoor, entre outros.
Quem também está chegando é a publicitária Thays Araújo, como analista de mídia da agência. Com mais de oito anos de experiência no mercado publicitário, Thays já trabalhou em grandes veículos de comunicação como Rádio Mix e TV Band. (17/08/2015)