|   | 
                           
                          
                           |   | 
                           Publicada desde 15/07/1977. 
                                        Na Web desde 12/07/1996.
                            | 
                          
                          
                           |   | 
                          
                        
                      | 
                     
                       
                         
                         
                           
                             
                            | 
                          
                         
                           
                             
                                
                                  
                                 
                                   
                                      
                                      
         
   
                                         
                                           
                                             
                                               
                                              | 
                                             
                                              
                                              | 
                                            
                                           
         
             A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly, 
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
         
           | 
                                            
                                          
                                        | 
                                      
                                     
                                       |   | 
                                        
                                         
                                            
                                             | 
                                             
                                           PITACO  DO DIA: IDEIAS "PARA CANNES". 
                                           
                                           
                                          Quando a gente era mais novo nesse negócio de  publicidade -- menos o Marcio Ehrlich que já trabalhava com publicidade quando  Noé criou aquela ação da Arca para salvar os animais para o WWF – se ouvia  muito a história da ideia “fantasma”. 
                                            O termo foi criado pelo maestro Washington Olivetto  nos anos 90 e a definição era simples: fantasma era o que não existia na vida  real: o cliente não aprovou, não veiculou ou nunca viu.  
                                            Depois de oito punições em 12 anos a fantasmas premiados,  Cannes decidiu: se vier de Gasparzinho, a jurupoca vai piar, e vocês não  brincam mais. 
                                            E tal como Bill Murray e Dan Aykroyd contra o gigante  de Marshmallow, esperava-se ter posto fim aos ectoplasmas. 
                                            Mas os tempos são outros. Ficou mais fácil veicular ou  convencer o cliente também. Coloca no Youtube ou veicula uma vez numa revista qualquer  e tudo certo. E isso, gostem ou não, está na regra. 
                                            E aí veio outro problema. O termo de duplo sentido  “ideia pra Cannes”. 
                                            A agência criou tal ação. É ideia para Cannes. E  agora, isso é bom ou ruim? Uma “ideia pra Cannes” pode ser uma ideia que só  tenha sido criada para o festival, sem intenção de mudar pissirica na vida de  alguém, nem da marca (ou ONG), nem de quem vê a ação.  
                                            Mas uma “ideia de Cannes” também pode ser algo genial,  que merece ser premiada no maior festival de publicidade do planeta. “Muito boa  essa ideia. É ideia pra Cannes”.  
                                          
                                             
                                                | 
                                             
                                             
                                              
                                                
                                                  If there's something strange in your agency. 
                                                  Who ya gonna call?
                                                   
                                                
                                               | 
                                             
                                           
  É para se preocupar. Se o lado negro da força dessa expressão  tomar conta, já era. Perde-se o respeito pelas agências, criativos, pelo  festival, por tudo. 
                                            Como é impossível controlar a vontade de ganhar  prêmios que ainda ditam o mercado das nossas curtas carreiras, só é possível  separar as boas ideias “para Cannes” das mequetrefes através de um critério: a  relevância.  
                                            Que elas tenham servido de fato, para a marca e para o  público. Ainda que tenham sido um protótipo (e existem categorias para isso) ou  um único evento.  
  É claro que Cannes tem celebrado mais as grandes  ideias, e várias delas populares: Dove Sketches, Dumb Ways To Die, I Spent it  On Myself, Write The Future, todas de Old Spice... Mas com tantas categorias e  tantas inscrições abre-se a porteira para passarem ideias que tenham sido tão e  somente criadas “para Cannes”. 
                                            Bola rolando. Ou melhor, quicando. Boa sorte para  todos nós que gostamos da profissão e do jogo, e mais ainda para os jurados.  Que as ideias mais premiadas sejam excelentes e para a vida real. 
   
                                             
 
CARTAS PARA A REDAÇÃO 
 
                                                                                      A coluna mal começou e já estamos recebendo sugestões  de pauta, alguns comentários elogiosos, vários insultos e 3 convites para  sermos príncipes de festas de 15 anos.  
                                            Então, faça como o amigo Rafael Simi que há 250 anos  escreve pra gente e nunca recebeu uma resposta: mandem a correspondência para a janela@janela.com.br ou poste comentários  no Feicebuque da Janela Publicitária, abaixo das matérias. Você também pode  mandar um fax ou um telegrama animado. É só procurar a gente nas Páginas  Amarelas. 
                                            Uma hora a gente responde aqui. Essa é uma cobertura  democrática, ou seja: feita com a vontade do demo.
                                            
                                             
                                             Fabio Seidl é  o credenciado da Fenêtre para dar pitacos. 
                                              | 
                                              
                                          
                                        | 
                                         | 
                                      
                                    
                                  | 
                                
                              
                            | 
                          
                        
                      |