Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
Aquarela Beat Jamute Mr.Vox Sonido Visorama
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
 

BOLA ROLANDO NO PALAIS DES FESTIVAL

Fabio Seidl
Depois de horas de viagem, Fabio chegou torto em Cannes.
Acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui.
Está valendo o campeonato mundial de publicidade.
Uma semana repleta de videocases, muitos filmes espetaculares, outros bem cara-de-pau, traquitanas, spots de rádio em inglês britânico rebuscado e claro, muitos anúncios para anti-ácidos e fio dental usando porco, vaca e galinha.
Mas olha, o final de semana começou meio borocoxô. Chuvinha chata na cidade mais festivaleira do planeta e pouca coisa de Copa do Mundo nas ruas, o que, espera-se deva mudar com a chegada do bonde sinistro da publicidade nos próximos dias. Muito aguardada também é a chegada do Accioly. A última que eu soube dele é que tinha ficado em Portugal encharcando a caveira de mé com o dinheiro do patrocínio da coluna. Por conta disso, as fotos da coluna estão ruins e não péssimas como de costume.


SERA PERTURBEE

Sera Perturbee
Moderno sistema de Led no país gaulês
E Greve de trem não é só no país da Copa. Na França até terça ou quarta, ninguém viaja. Tradição do verão gaulês. Em Cannes isso fez os carros de aluguel sumirem e os ônibus lotarem. Justo hoje que eu ia dar um perdido nessa coluna..


LIONS HEALTH

O quórum para o primeiro Lions Health, que abriu o festival na sexta e no sábado, não foi lá muito grande.
Conversei com poucas pessoas que acompanharam e a sensação era de que realmente fizeram uma categoria do Cannes Lions virar um outro festival.
Quem está mais acostumado com esses prêmios de comunicação para cuidados com a saúde sabe que eles analisam o todo: estratégia, solução, resultado.
Se fosse por aí, a ideia de Cannes tentar promover mais a inovação dentro dessa disciplina seria mais que válida.
Mas é só olhar para as peças que foram premiadas e ver quantas vieram de agências especializadas na área médica. Afinal, era um festival específico ou não?
É a mesma crítica de quem trabalha com design sobre essa categoria em Cannes. Uma coisa é um prêmio de design, outra é a visão ‘publicitária/Cannes’ do que é design. Mas vamos ver o que fica pro ano que vem. Será que pega?..


O FIM DA FESTA DO ESTICA E PUXA?

Teremos shortlists mais baixiinhos?
Lembra? Disco com a foto clássica da Maria da Graça Meneghel de perna pro alto. Uma letra surreal:
E todos dançam, pega estica e puxa. E viva a festa da Xuxa.
Tá. Mas “pegam” o quê? Se levar pro lado da maldade, essa letra é muito sádica. E esse verso?
Os baixinhos vão chegando numa nave espacial...
Tem até um escoteiro, vestido de general...
O He-man, dança um rock, gravado por Tom Jobim...
Enquanto a She-ra namorava o Esqueleto, no jardim...

Que serelepa essa She-ra, não?
E, Tom Jobim, como assim?
Enfim, tudo isso para dizer que nos primeiros julgamentos do festival, acabou a história do “puxa a minha peça que eu puxo a sua”. É isso aí. Não está sendo permitido “puxar” peça pro shortlist de quem esteja no júri.
Outra tentativa é a de instituir o voto secreto para tudo. Pelo menos foi assim para votar os finalistas.
Então vamos lá. Isso é bom porque evita um júri mais político e também influenciável. ‘Se aquele cara que é Masters of the Universe da publicidade mundial levantou a mão e falou um monte da peça, vou levantar também’.
O lado que pode ser ruim é que é um prato cheio para um jurado mal intencionado que quer abaixar a nota de uma peça forte e concorrente da dele. E olha, já vi muito disso.
A responsa fica na mão do presidente do júri de analisar a intenção dos 20 e tantos jurados. Tomara que dê certo...


IMAGINA NA COPA

Foto da bagagem do Fabio chegando em Nice
Os preços em Cannes nos restaurantes, bares, supermercados e clínicas de massagem sueca deram uma inflacionada braba. E o serviço continua muito do fuleco.
No aeroporto de Nice, uma de minhas bagagens não veio (no ano passado, uma delas também ficou). Mas a funcionária veio com uma solução bem lógica.
- Em que esteira chegou as bagagens do seu vôo, senhor?
- Na seis.
- E o senhor já procurou na esteira um?
- Óbvio que não, por quê?
- De vez em quando o pessoal faz isso.
Não estava em lugar nenhum. Ou seja, por aqui tá tudo padrão FIFA.


TRIP ADVISOR

Só pode ser pessoal. É a décima-quinta vez que venho a Cannes. Em uma dúzia delas, fiquei em espeluncas. E agora, adivinha?
Não é mimimi não. Corri atrás com uma boa antecedência e como estava quase tudo bloqueado, paguei um preço bem puxado, talvez o mais caro desde sempre, e olha, caí num hotel que parece do Playmobil.
O Marcio Ehrlich, nosso editor que sempre ajuda e apoia seus repórteres, já dedicou inclusive todo o tempo dele para me zoar. Disse que é o Le Petitica.
Minha cabeça raspa no teto do quarto. No elevador - e tá, eu sei, preciso perder uns quilinhos, quem nunca - não cabe eu e uma mala ao mesmo tempo.
Sem contar que esse equipamento, sabe-se lá porquê, só vai até o segundo andar. São dois lances de escada, provavelmente me estimulando a perder os tais quilos, até pegar o elevador.
A cama é daquelas de armar. Dentro do meu armário tem um buraco com um treco que eu não consegui entender o que é. Mas pelo menos a vista é única: dá para um canteiro de obras. Na próxima, vou acampar na praia.


MOMENTO AMAURY

O Accioly, de Portugal, mandou uma foto do pessoal da agência Bar para provar que com sua nova Nikon é capaz de tirar fotos em foco. Mas nem assim conseguiu.
Agência Bar na Copa Guime Davidson e Ia Murad (WMcCann)
Assistindo ao jogo na Agência BAR bebendo coma cerveja Sagres. Nuno Calado, Diogo Anahory e José Bomtempo (foto Accioly).
Guime Davidson e Ia Murad (WMcCann) aguardam a sua vez na fila do credencimento.


MISSIVAS

Faça como o Miguelito: deixe lá seu comentário.
Este ano, vocês devem ter percebido (a.k.a. claro que ignoraram por completo esse detalhe) que não estou usando meu email chechelento do iG.
É, ele morreu. Mas também resolvemos abrir mais espaço no Facebook da Janela (www.facebook.com/janelapublicitaria) para que você possa se manifestar sobre o que escrevemos por aqui.
Vai lá. Gente completamente desqualificada como Alexandre Level, da Pro-Brasil de Minas já falou bem da gente. E até o Rafael Simi, o Accioly dos e-mails (mais de 20 gracinhas por semana), também.
Até o nosso patrocinador, Gustavo Bastos, da 11:21 já manifestou seu arrependimento em ter enterrado o dinheiro dele nessa joça. E não tiramos a razão do homem. Dava para pagar uma das 24 prestações de uma gravata dele com essa grana. Já é alguma coisa.
Nosso brother Rynaldo Gondim, da Almap também já pintou para se manifestar gargalhadamente a favor das nossas espinafradas com o Accioly.
O Miguelito Garcia da São Paulo City já dedurou a zoeira que a gente fez com o Renatão da Renato’s Lanches na coluna retrasada. Enfim, aquele alvoroço que rolava por baixo dos panos, agora está todo lá. Aparece.


Fabio Seidl é o tartaruga Praga da Janela em Cannes. O Accioly, por eliminação, é o Dengue