Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
11:21 Beat Sonido Yes Filmes Zuêra
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2013, com o patrocínio da DM9Rio, Staff, 11:21, Beat, Sonido, Yes e Zuêra.
 

Painel de Gerald Scarfe em Cannes cria polêmica

Gerald Scarfe em Cannes
Arte de Gerald Scarfe na fachada de Cannes: será o artista certo para o trabalho?
A ilutração do cartunista britânico Gerald Scarfe aplicada na fachada do Palais du Festival em Cannes não está agradando a muitos criativos de propaganda, que se acostumaram a ver no local trabalhos desenvolvidos por designers, cheios de linhas gráficas e modernas.
Um post no Facebook do diretor de criação da Publicis Red Lion, André Pedroso, considerando a arte feia, já conseguiu cerca de 150 "curtir" e mais de 60 comentários negativos, com os brasileiros concordando com ele e tendo quem alegasse que a organização do festival entregou o trabalho para um estagiário.
Pouco identificado pelos brasileiros -- este colunista, inclusive -- Scarfe, no entando, está longe de ser um desconhecido para o resto do mundo. Com 77 anos de idade, Scarfe tem no currículo inclusive a criação de personagens do filme "Hercules" da Walt Disney. É dele a ilustração da capa do LP The Wall, do Pink Floyd, além das animações para a versão em filme do mesmo. Segundo a crítica, seu trabalho é caracterizado por uma obsessão pelo grotesco e pela doença, influência provável da sua doença asmática enquanto criança.
Ou seja, o ilustrador não é qualquer um. A questão é: será que mesmo com este currículo, seria o nome certo para criar a arte que decora o local que recebe os publicitários de todo o mundo? Talvez até Ziraldo teria feito melhor.
Para conhecer o trabalho de Gerald Scarfe, visite: www.geraldscarfe.com


Mais um diretor de criação do Rio dá as suas dicas sobre Cannes 2013

Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder

Marcos não vai a Cannes e explica: "Com o final da temporada de 'Games of Thrones', me senti livre. Já ia embarcar para Cannes, quando os “games of jobs” me fizeram ficar defendendo os negócios da agência.
Sobre os trabalhos, ele diz que "o Brasil está recomeçando a aprender como ganhar Cannes. Tem muita coisa boa em ações interativas. E como está na moda dar o sangue por uma boa causa, acho que o case para o Hemorio da Binder fez isso literalmente".
"Retratos da Real Beleza" para a Dove é genial, mas "Heineken – The Candidate" da Publicis, Italia é um dos meus favoritos, completa o criativo.

Dicas de Viagem
Dicas para Cannes? E precisa? É Cannes! Tudo é bom, dentro e no entorno. Minha dica é de segurança: olho na carteira, na bolsa, no que guarda no quarto. O ultimo festival de cinema bateu recordes de "mãos leves". UPP já!