Leis e Textos Legais sobre Comunicação e Marketing  
  TEXTOS DE REFERÊNCIA  
 
• Calendário Promocional
(Datas comemorativas)
 
     
  LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE PUBLICIDADE  
 
• Lei nº 4.680, de 18 junho de 1965
(Dispõe sobre o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda)
 
• Decreto n.º 57.690, de 1.º de fevereiro de 1966
(Regulamenta a Lei nº 4.680)
• Decreto nº 2.262, de 26 de junho de 1997
(Altera o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 57.690, de 1o de fevereiro de 1966, para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965)
• Decreto nº 4.563, de 31 de dezembro de 2002
(Altera o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965.)
 
• Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993
(Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública)
• Lei nº 9.648, e 27 de maio de 1998
• Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999
Alteram dispositivos da Lei nº 8.666
 
• Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996
(Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas)
• Decreto nº 2.018, de 01 de outubro de 1996
(Regulamenta a Lei nº 9.294)
• Lei 10.167, de 27 de dezembro de 2000
(Altera dispositivos da Lei nº 9.294)
 
• Lei nº 10.454, de 13 de maio de 2002
(Dispõe sobre a contribuição referente aos comerciais publicitários)
 
• Decreto nº 3.296, de 16 de dezembro de 1999
(Dispõe sobre a comunicação social do Poder Executivo Federal.)
 
• Normas da Publicidade Governamental
(Coletânea de Instruções Normativas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República)
 
• Resolução TSE n° 20.988, de 21 de fevereiro de 2002
(Dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral nas eleições de 2002.)
 
• Resolução Anvisa - RDC nº 222, de 05 de agosto de 2002
(Dispõe sobre a promoção comercial dos alimentos para lactentes e crianças de primeira infância)
 
• Lei nº 12.232, de 29 de abril de 2010
(Dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda.)
 
     
  LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE PROMOÇÕES  
 
• Lei n° 5.768, de 20 de dezembro de 1971
(Altera a legislação sobre distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, vale-brinde ou concurso, a título de propaganda)
 
• Decreto nº 70.951, de 9 de agosto de 1972
(Regulamenta a Lei nº 5.768, de 20 de dezembro de 1971)
 
• Decreto nº 538, de 26 de maio de 1992
(Altera os arts. 2º, 15, 23 e 35 do Decreto nº 70.951)
 
• Portaria MJ n° 628, de 16 de outubro de 1996
(Altera a Lei nº 5.768)
 
• Portaria SECOM nº 4, de 03 de fevereiro de 2000
(Dispõe sobre o funcionamento dos comitês destinados ao exame e aprovação dos projetos de patrocínio cultural e esportivo de interesse do Poder Executivo Federal e dispõe sobre sua composição e funcionamento.)
 
• Portaria MF nº 88, de 28 de setembro de 2000
(Altera a Lei nº 5.768, para a realização de sorteio por instituições filantrópicas)
 
• Portaria nº 90, de 3 de outubro de 2000
(Altera a Lei nº 5.768, para a realização de sorteio por instituições comerciais)
 
     
  DIREITOS AUTORAIS  
 
• Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998
(Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências)
 
     
  LEGISLAÇÃO MUNICIAL SOBRE PUBLICIDADE (RIO)  
 
• Regulamento n° 3 do Decreto nº 1.601, de 21 de Junho de 1978
Toda a regulamentação sobre a veiculação de publicidade ao ar livre ou em local exposto ao público no Rio de Janeiro, como:
Lei nº 758 de 14 de Novembro de 1985
Decreto nº 5.725 de 19 de Março de 1986
Lei nº 1.921 de 5 de Novembro de 1992 e outras.
 
• Decreto nº 21.339, de 10 de Maio de 2002
Dispõe sobre a proibição de publicidade nas condições que menciona.
 
• Decreto nº 22.127, de 11 de Outubro de 2002
Exclui do Decreto nº 15471, de 17 de janeiro de 1997, a Divisão de Publicidade...
 
• Decreto nº 22.214, de 31 de Outubro de 2002
Dispõe sobre a criação do Cadastro Informatizado de Logradouros Públicos para Veiculação de Publicidade, regulamenta a Lei nº 1921, de 05 de novembro de 1992, e dá outras providências.
 
• Lei nº 3.445, de 18 de Novembro de 2002
Altera os dispositivos da Lei nº 1.921, de 5 de novembro de 1992, e dá outras providências.
 
• Decreto nº 22.376, de 2 de Dezembro de 2002
Disciplina a exibição de engenhos publicitários em postos de serviço e revenda de combustíveis e lubrificantes.
 
• Lei nº 3.498, de 16 de Janeiro de 2003
Permite a veiculação de publicidade em eventos esportivos nas praças, praias e logradouros públicos.
 
• Decreto nº 22.630, de 5 de Fevereiro de 2003
Dispõe sobre competências e procedimentos relativos a autorização e fiscalização de engenhos publicitários.
 
• Decreto nº 23.995, de 27 de Fevereiro de 2004
Proíbe a veiculação de publicidade dos produtos que menciona, no interior e no entorno dos prédios públicos municipais.
 
• Lei nº 3.726, de 24 de Março de 2004
Proíbe a comercialização e a publicidade de alimentos com formato de cigarros, cigarrilhas, charutos ou quaisquer derivados do fumo, em especial chocolates e doces, e dá outras providências.
 
• Lei nº 3.764, de 3 de Junho de 2004
Dispõe sobre afixação de propagandas em postes de iluminação pública, de telefones públicos, praças e passarelas de pedestres.
 
     
  LEGISLAÇÃO MUNICIPAL SOBRE PROMOÇÕES (RIO)  
 
• Resolução Conjunta SMF/SMG nº 007, de 09 de Março de 2004
Disciplina o pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza devido pela promoção de eventos, e dá outras providências.
 
• Decreto nº24.411, de 14 de julho de 2004
Condiciona a concessão de autorizações para a realização de feiras promocionais no Município aos critérios de conveniência e oportunidade e dá outras providências.
 
     
  CÓDIGOS E NORMAS  
 
• Normas Padrão
(Define a prestação de serviços pelas agências de propaganda)
 
• Conselho Executivo das Normas Padrão
(Acordo entre entidades publicitárias para regulamentar o mercado)
 
• Código de Auto-Regulamentação
 
• Código de Ética
(Dos Profissionais de Propaganda)
 
     
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