Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Propaganda - Edição de 09/FEV/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Ideias americanas de embalagem viram livro

Um saco plástico que pode ser fervido com os legumes já temperados dentro, uma embalagem de leite em jarra plástica e latas de alimentos feitas de cartão são algumas das "100 Melhores Ideias de Embalagens nos Últimos 25 anos", escolhidas pela revista americana Food & Drug Packaging que a empresa paulista de promoções e merchandising Dil está lançando sob a forma de livro, para comemorar, também, seus 25 anos de existência.
A leitura do livro é absolutamente deliciosa, porque apresenta soluções de embalagens engenhosíssimas e, muitas, infelizmente inéditas no Brasil, o que, aliás, dificultou à Dil a encontrar neologismos para traduzir as expressões americanas como "wraparound" ou "roll-on".
Como o livro não entrará em circuito de livrarias, se você é publicitário ou anunciante deve tentar conseguir um exemplar com a Dil, escrevendo para o seu presidente Antônio Muniz Simas. A Dil fica na Rua 7 de Abril, 261/12º andar, em São Paulo com o telefone (011) 255-2533.

Fenapro: Polícia não cumpre a lei

A Polícia Federal não obedeceu a lei quando redigiu o Edital de Licitação para a concorrência publicitária que lançou no final de janeiro, visando a realização da campanha de recadastramento dos estrangeiros que estão atualmente no País.
A conclusão é da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda -, lembrando que a Lei nº 4.680, de 18/6/1965 e o Decreto­Lei nº 57.690, de 1º/12/1966, que regulamentam a atividade publicitária no País, impedem a realização de concorrências de caráter especulativo, ou seja, nas quais as agências sejam obrigadas a apresentar propostas de anúncios ou comerciais já criados.
Isto é, no entanto, exatamente o que pede a Polícia Federal, ao exigir, em seu Edital nº 02/87-CL/DPF a apresentação de projeto de filme 16mm, anúncio para jornal, spot, jingle e cartaz - uma campanha completa -, com os respectivos custos de produção e veiculação.
Além disto, verificou a Fenapro, a relação de documentos exigidos não segue os preceitos do Decreto-Lei nº 2.300, que trata das licitações e contratos da administração federal, simplificando os procedimentos. A Polícia Federal, por exemplo, pede uma série de documentos que poderiam ser substituídos pelo chamado CRJF - Certificado de Regularidade Jurídico­Fiscal, documento único criado pelo Ministério da Desburocratização.
Segundo um representante da Fenapro, a entidade vai entrar com recurso junto ao Ministério da Justiça - ao qual está ligada a Polícia Federal - para solicitar a impugnação da concorrência e o lançamento de outro Edital já atendendo as exigências da Lei.

Leões de Cannes amanhã no Rio

O Festival Internacional do Filme Publicitário de Cannes é, sem dúvida alguma, a mais importante premiação da propaganda mundial. Ganhar um Leão em Cannes, ou mesmo ser finalista na promoção, é motivo de muito orgulho para qualquer publicitário brasileiro.
Amanhã, às 19h30min, no auditório de O Globo, o Clube de Criação do Rio promove a exibição do rolo com os comerciais premiados com Leões de Ouro, Prata e Bronze do último Festival de Cannes, o 33º da existência do prêmio. Os ingressos custam Cz$ 50,00 e as informações podem ser conseguidas pelo telefone 541-5334.
Vale a pena assistir a mostra, mesmo que alguns publicitários considerem que a qualidade geral da propaganda selecionada não é tão excepcional quanto já foi há alguns anos (o Grand Prix, por exemplo, é absolutamente incompreensível). Mas vale como reciclagem.

Giovanni amplia sua criação

Rogerio Cavalcanti
Rogerio Cavalcanti

A Giovanni & Associados, uma das agências cariocas que mais cresceu em 1986, continua contratando profissionais para sua equipe. Este mês começou na agência uma nova dupla: o redator Raul Miranda e o diretor de arte Rogerio Cavalcanti, ambos ex-VS Escala.
Rogerio, além de premiado publicitário, é um artista plástico bastante atuante no Rio. No recente 4º Salão Paulista de Arte Contemporânea, recebeu o Prêmio Metal Leve de aquisição da obra. No momento, inclusive, Rogerio está montando uma individual, que ocorrerá em maio, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio.


MARKETING MIX

Liber Mateucci é o novo redator da J. Walter Thompson no Rio, fazendo dupla com Velso Ribas. ••• Mauro Negrão deixou o marketing da Gillette e está dirigindo, com o redator Luís Fernando Favilla, a empresa de assessoria de publicidade Gerência de Ideias. ••• Quem estiver em São Paulo de 18 a 21 de fevereiro não pode perder a Premium Show - 1ª Feira de Marketing e Promoções, que a Alcântara Machado realiza no Anhembi, das 11 às 20 horas daqueles dias. Cerca de 200 empresas ligadas à promoção de vendas estarão expondo seus produtos e serviços. ••• O Conselho Regional de Relações Públicas, que só dá sinal de vida para fazer cobranças, comunica que a anuidade para os RPs terem o direito de exercer a profissão em 1987 é de Cz$ 328,38. ••• A Summus Editorial está lançando o livro "Do Outro Lado do Muro - propaganda para quem paga a conta", de Plinio Cabral, que procura analisar o processo publicitário do ponto de vista do que interessa aos anunciantes. O livro tem 112 páginas e custa Cz$ 70,00. ••• Correspondência para a coluna: Rua Visconde Silva 156 cob. 701. CEP 22271, Rio-RJ. Informações por telex podem ser enviadas para 021-30251. ••• Toda a conta da indústria de plásticos Vulcan está agora com a Giovanni & Associados. Antes era dividida com a DPZ. ••• As cores da moda para bicicletas, segundo a Monark, que está lançando a nova linha "Brisa Verão" para a temporada, são amarelo e laranja, em tons bens quentes. ••• O fracasso do Plano Cruzado é o fracasso das esperanças de viabilidade deste país. Que outra sensação pode-se ter além da de que a filosofia dos brasileiros agora será apenas o velho "salve-se quem puder?" É triste, mas fracassamos.