Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/NOV/2016
Marcio Ehrlich

 

ABMN lança campanha pela liberdade de criação na publicidade

A equipe da Coca-Cola exibe o "LP" que todos os finalistas do Prêmio Marketing Contemporâneo receberam.
O presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios, Thomaz Naves, vai defender em seu discurso, na abertura da entrega do Prêmio Marketing Contemporâneo, no próximo dia 30 de novembro, no Rio, que os criativos e os clientes da publicidade brasileira tenham mais liberdade de ousar.

Em conversa com a Janela, Naves alertou que está na hora de o Conar ter uma visão mais moderna das disputas entre os anunciantes. Ele exemplificou com a recente decisão do Conar punindo a rede de fast-food Habib's por sua publicidade em que o concorrente McDonald'sreclamava ter a sua imagem denegrida. Nas peças do Habib's, aparecia um palhaço que a gigante multinacional considerava lembrar o Ronald McDonald's, seu mascote.

"Esse movimento vai contra tudo o que se vê no exterior, com a liberdade de se fazer propaganda comparativa", citou o presidente da ABMN, reforçando ainda que estas disputas são boas para o próprio mercado, já que estimulam os anunciantes a desenvolverem respostas, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos entre o próprio McDonald's e a rede Burger King, quando esta propôs a venda de um lanche, batizado de "Hamburger da Paz", que combinaria o Whooper e o Big Mac.

A festa do Prêmio Marketing Contemporâneo 2016, este ano, terá um formato mais enxuto, garante Naves. Com um coquetel que se inicia às 16:30h, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, serão homenageados os destaques de cada categoria (listados abaixo) e revelados os vencedores de cada uma. A apresentação será de Sabrina Sato e a expectativa é pela presença de 600 convidados. O evento é patrocinado pela Rede Record, Record News e R7.

Prêmio Marketing Contemporâneo 2016 - Os Finalistas
MARKETING INSTITUCIONAL  
BINDER SESC 70 ANOS
BOB´S REBRANDING BOB´S
FENAPRO FENAPRO 35 ANOS
YPÊ YPÊ. VALE MAIS CUIDAR
MARKETING PROMOCIONAL  
DANUBIO PÕE NA CONTA DA DANUBIO
GOLDEN SQUARE SHOPPING ARTESÃO DOS SONHOS GOLDEN SQUARE SHOPPING
PRODUTO  
11:21 CERVEJA RIO CARIOCA, UM CASE DE CONSTRUÇÃO DE MARCA.
OGILVY BRASIL NESCAU: TEM COISAS QUE SÓ O ESPORTE ENSINA
POLENGHI POLENGHI: “TUDO PODE COM O NOSSO CREME DE RICOTA”
YENZAH YENZAH SOU+CACHOS: A PRIMEIRA FAMILIA DE PRODUTOS CO-CRIADA DO MERCADO
COMUNICAÇÃO INTEGRADA  
BINDER OS 10 MANDAMENTOS – A NOVELA QUE TRANSFORMOU O CENÁRIO DA AUDIÊNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE  
3A WORLDWIDE BRASIL FOLHA DE ROSTOS
AMIL OBESIDADE INFANTIL NÃO: UM MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS
INSTITUTO MASAN INSTITUTO MASAN: FAZER O BEM FAZ BEM
ESPORTES  
BANCO BRADESCO BRADESCO RIO 2016
MICROSOFT COLETIVO DO ESPORTE
MARKETING DE RELACIONAMENTO  
RECORD MINI YOU
SHOPPING NOVA IGUAÇU INAUGURAÇÃO SHOPPING NOVA IGUAÇU
BRAND CONTENT  
COCA-COLA BRASIL OURO ALÉM DO PALCO: UMA CAMPANHA COCA-COLA PARA ENGAJAR OS TEENS COM OS JOGOS OLÍMPICOS NO AMBIENTE DIGITAL
OGILVY BRASIL INTIMUS: MARIAS



(Marcio Ehrlich - 23/11)

Duda Moncalvo, ex-Staff, é o novo sócio da Wide

Duda Moncalvo
Duda Moncalvo
O publicitário Eduardo "Duda" Moncalvo oficializou esta semana a sua entrada na sociedade da agência Wide, passando a atuar também como VP de Relações Institucionais.

Duda esteve, até o final do 2015, como sócio da agência Staff, da qual foi fundador, em 1991, com Cahique Equi, e que em janeiro de 2011 foi integrada ao Grupo 3+, que controla também a Agência3.

Duda começou sua vida profissional na Bovespa, em São Paulo e em 1986 entrou para a propaganda. Passou por agências como CBBA/Propeg, Premium, Contemporânea e Standard, Ogilvy & Mather. Em 2009, junto com Cahique, foi eleito Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio.

Na área associativa, foi vice-presidente do GAP entre 1998 e 1999 e hoje é diretor do capítulo carioca da ABAP e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro (Sinapro-RJ), e do Fórum Rio de Comunicação.


(Marcio Ehrlich - 24/11)

Luiz Leitão refuta acusações de corrupção em sua produtora CaradeCão

Luiz Leitão, da Cara de Cão
Luiz Leitão: "A CaradeCão não fez nada ilegal"
O diretor da produtora de vídeos CaradeCão, Luiz Leitão, negou, em conversa com a Janela, que a empresa tivesse feito qualquer repasse ilegítimo a Carlos Wilson, secretário do ex-governador Sérgio Cabral, na campanha de 2014 do atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. A informação, que circulou esta semana em diversos veículos, reportando que a LavaJato estaria investigando um "repasse de R$ 340 mil" a Wilson, que foi preso juntamente com Sérgio Cabral, gerou protesto do publicitário:

- Colocaram a notícia de forma capciosa e nenhum veículo me ligou para saber o meu lado!

Segundo Leitão, tanto a contratação de Carlos Wilson como de outros profissionais que participaram a campanha -- assim como os valores a serem pagos -- foram definições que a produtora recebeu do PMDB, partido de Pezão.

- Em 2014, a CaradeCão não cuidou só da produção dos comerciais. Nós funcionamos coordenando toda a logística da campanha, e mais de 60% dos quase 300 contratados nunca trabalharam com audiovisual. Eram jornalistas, profissionais de rede social, de pesquisa e até mais de 100 que faziam divulgação porta a porta do candidato, explicou Leitão.

Dentro da campanha, o PMDB indicou Carlos Wilson como o coordenador de todas as ações externas, como os comícios. "Não houve 'repasse', como publicaram na imprensa, e sim pagamento por um serviço que ele prestou e no valor que fomos orientados a contratar", defendeu o publicitário.

Luiz Leitão assegura ter todas as notas fiscais que a CaradeCão emitiu e recebeu para a campanha de 2014 e que foram registradas pelo TRE.

Reformulação

O desgaste da inclusão do nome da CaradeCão em mais um escândalo político acontece em um momento que os sócios da produtora, Luiz Leitão e o diretor de cena Juarez Precioso, já vinham pensando em reestruturar a empresa.

- Estes últimos anos foram extremamente desgastantes para quem atua em publicidade no Rio de Janeiro. Muitos clientes cariocas de varejo fecharam ou foram comprados por empresas paulistas, passando a produzir todos os seus comerciais em São Paulo. Além disso, a concorrência ficou desigual para quem tem muitos equipamentos e estrutura fixa. Como dar o mesmo preço que o de alguém que tem uma câmera 5D e faz edição de vídeo em casa com um software pirata?", lamentou o profissional.

Leitão e Precioso decidiram que a CaradeCão não terá mais equipe de produção fixa. Os sócios vão responder pelo atendimento e a produtora manterá um núcleo de administração, passando a contratar por demanda:

- A CaradeCão não vai fechar. Estamos no momento com projetos em produção para o Discovery Channel e para a TV Escola. Estou nisso há 42 anos e, apesar de o momento não ser o mais animador, ainda é no que acredito, completou Leitão.

(Marcio Ehrlich - 24/11)

Sides promove Feirão de Imóveis reunindo 22 construtoras cariocas

Dudu Martins e o logo do Feirão Carioca
Feirão de Imóveis pode não ser um evento inédito -- a Caixa tradicionalmente faz o seu --, mas o Rio terá este fim de semana um feirão do gênero com a novidade de a iniciativa partir das próprias construtoras. No embalo do clima de promoções que o mercado vive com a Black Friday, e para tentar afastar a crise econômica que também afeta o setor imobiliário, 22 construtoras atuantes no Rio se uniram para um projeto que, dando certo, poderá passar para um calendário regular na cidade.

Com campanha desenvolvida pela agência Sides, o 1º Feirão Carioca de Imóveis entra na mídia com comerciais de TV, ações em redes sociais, peças online, rádio e mídia exterior.

Para o diretor da Sides, Fabio Barreto, o Feirão "foi uma iniciativa corajosa das construtoras e foi importante pra Sides ter sido escolhida em um segmento que tem agências 'especializadas'". Dudu Martins, diretor de criação da agência, reforça:

- Até trabalhamos na área imobiliária, com a Cury, 8ª maior construtora do país, e a área online da Calçada. Mas fazemos questão de ser conhecidos por poder trabalhar para clientes de todas as áreas.

O 1º Feirão Carioca de Imóveis acontece dias 26 e 27 de novembro na Cidade das Artes, com a participação das construtoras Avanço, Azul, Calçada, Cury, Direcional, Even, Gafisa, Leduca, Living, MRV, Novolar, Passos, PDG, Performance, Perteg, Queiroz Galvão, Sertenge, Sinco/Fmac, Tao, Tenda, Odebrecht e 8 Empreendimentos.

(Marcio Ehrlich - 25/11)