ABMN lança campanha pela liberdade de criação na publicidade
| A equipe da Coca-Cola exibe o "LP" que todos os finalistas do Prêmio Marketing Contemporâneo receberam. | O presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios, Thomaz Naves, vai defender em seu discurso, na abertura da entrega do Prêmio Marketing Contemporâneo, no próximo dia 30 de novembro, no Rio, que os criativos e os clientes da publicidade brasileira tenham mais liberdade de ousar.
Em conversa com a Janela, Naves alertou que está na hora de o Conar ter uma visão mais moderna das disputas entre os anunciantes. Ele exemplificou com a recente decisão do Conar punindo a rede de fast-food Habib's por sua publicidade em que o concorrente McDonald'sreclamava ter a sua imagem denegrida. Nas peças do Habib's, aparecia um palhaço que a gigante multinacional considerava lembrar o Ronald McDonald's, seu mascote.
"Esse movimento vai contra tudo o que se vê no exterior, com a liberdade de se fazer propaganda comparativa", citou o presidente da ABMN, reforçando ainda que estas disputas são boas para o próprio mercado, já que estimulam os anunciantes a desenvolverem respostas, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos entre o próprio McDonald's e a rede Burger King, quando esta propôs a venda de um lanche, batizado de "Hamburger da Paz", que combinaria o Whooper e o Big Mac.
A festa do Prêmio Marketing Contemporâneo 2016, este ano, terá um formato mais enxuto, garante Naves. Com um coquetel que se inicia às 16:30h, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, serão homenageados os destaques de cada categoria (listados abaixo) e revelados os vencedores de cada uma. A apresentação será de Sabrina Sato e a expectativa é pela presença de 600 convidados. O evento é patrocinado pela Rede Record, Record News e R7. Prêmio Marketing Contemporâneo 2016 - Os Finalistas | MARKETING INSTITUCIONAL | | BINDER | SESC 70 ANOS | BOB´S | REBRANDING BOB´S | FENAPRO | FENAPRO 35 ANOS | YPÊ | YPÊ. VALE MAIS CUIDAR | MARKETING PROMOCIONAL | | DANUBIO | PÕE NA CONTA DA DANUBIO | GOLDEN SQUARE SHOPPING | ARTESÃO DOS SONHOS GOLDEN SQUARE SHOPPING | PRODUTO | | 11:21 | CERVEJA RIO CARIOCA, UM CASE DE CONSTRUÇÃO DE MARCA. | OGILVY BRASIL | NESCAU: TEM COISAS QUE SÓ O ESPORTE ENSINA | POLENGHI | POLENGHI: “TUDO PODE COM O NOSSO CREME DE RICOTA” | YENZAH | YENZAH SOU+CACHOS: A PRIMEIRA FAMILIA DE PRODUTOS CO-CRIADA DO MERCADO | COMUNICAÇÃO INTEGRADA | | BINDER | OS 10 MANDAMENTOS – A NOVELA QUE TRANSFORMOU O CENÁRIO DA AUDIÊNCIA | RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE | | 3A WORLDWIDE BRASIL | FOLHA DE ROSTOS | AMIL | OBESIDADE INFANTIL NÃO: UM MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS | INSTITUTO MASAN | INSTITUTO MASAN: FAZER O BEM FAZ BEM | ESPORTES | | BANCO BRADESCO | BRADESCO RIO 2016 | MICROSOFT | COLETIVO DO ESPORTE | MARKETING DE RELACIONAMENTO | | RECORD | MINI YOU | SHOPPING NOVA IGUAÇU | INAUGURAÇÃO SHOPPING NOVA IGUAÇU | BRAND CONTENT | | COCA-COLA BRASIL | OURO ALÉM DO PALCO: UMA CAMPANHA COCA-COLA PARA ENGAJAR OS TEENS COM OS JOGOS OLÍMPICOS NO AMBIENTE DIGITAL | OGILVY BRASIL | INTIMUS: MARIAS |
(Marcio Ehrlich - 23/11)
Duda Moncalvo, ex-Staff, é o novo sócio da Wide
| Duda Moncalvo | O publicitário Eduardo "Duda" Moncalvo oficializou esta semana a sua entrada na sociedade da agência Wide, passando a atuar também como VP de Relações Institucionais.
Duda esteve, até o final do 2015, como sócio da agência Staff, da qual foi fundador, em 1991, com Cahique Equi, e que em janeiro de 2011 foi integrada ao Grupo 3+, que controla também a Agência3.
Duda começou sua vida profissional na Bovespa, em São Paulo e em 1986 entrou para a propaganda. Passou por agências como CBBA/Propeg, Premium, Contemporânea e Standard, Ogilvy & Mather. Em 2009, junto com Cahique, foi eleito Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio.
Na área associativa, foi vice-presidente do GAP entre 1998 e 1999 e hoje é diretor do capítulo carioca da ABAP e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro (Sinapro-RJ), e do Fórum Rio de Comunicação.
(Marcio Ehrlich - 24/11)
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Luiz Leitão refuta acusações de corrupção em sua produtora CaradeCão
| Luiz Leitão: "A CaradeCão não fez nada ilegal" | O diretor da produtora de vídeos CaradeCão, Luiz Leitão, negou, em conversa com a Janela, que a empresa tivesse feito qualquer repasse ilegítimo a Carlos Wilson, secretário do ex-governador Sérgio Cabral, na campanha de 2014 do atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. A informação, que circulou esta semana em diversos veículos, reportando que a LavaJato estaria investigando um "repasse de R$ 340 mil" a Wilson, que foi preso juntamente com Sérgio Cabral, gerou protesto do publicitário:
- Colocaram a notícia de forma capciosa e nenhum veículo me ligou para saber o meu lado!
Segundo Leitão, tanto a contratação de Carlos Wilson como de outros profissionais que participaram a campanha -- assim como os valores a serem pagos -- foram definições que a produtora recebeu do PMDB, partido de Pezão.
- Em 2014, a CaradeCão não cuidou só da produção dos comerciais. Nós funcionamos coordenando toda a logística da campanha, e mais de 60% dos quase 300 contratados nunca trabalharam com audiovisual. Eram jornalistas, profissionais de rede social, de pesquisa e até mais de 100 que faziam divulgação porta a porta do candidato, explicou Leitão.
Dentro da campanha, o PMDB indicou Carlos Wilson como o coordenador de todas as ações externas, como os comícios. "Não houve 'repasse', como publicaram na imprensa, e sim pagamento por um serviço que ele prestou e no valor que fomos orientados a contratar", defendeu o publicitário.
Luiz Leitão assegura ter todas as notas fiscais que a CaradeCão emitiu e recebeu para a campanha de 2014 e que foram registradas pelo TRE.
Reformulação
O desgaste da inclusão do nome da CaradeCão em mais um escândalo político acontece em um momento que os sócios da produtora, Luiz Leitão e o diretor de cena Juarez Precioso, já vinham pensando em reestruturar a empresa.
- Estes últimos anos foram extremamente desgastantes para quem atua em publicidade no Rio de Janeiro. Muitos clientes cariocas de varejo fecharam ou foram comprados por empresas paulistas, passando a produzir todos os seus comerciais em São Paulo. Além disso, a concorrência ficou desigual para quem tem muitos equipamentos e estrutura fixa. Como dar o mesmo preço que o de alguém que tem uma câmera 5D e faz edição de vídeo em casa com um software pirata?", lamentou o profissional.
Leitão e Precioso decidiram que a CaradeCão não terá mais equipe de produção fixa. Os sócios vão responder pelo atendimento e a produtora manterá um núcleo de administração, passando a contratar por demanda:
- A CaradeCão não vai fechar. Estamos no momento com projetos em produção para o Discovery Channel e para a TV Escola. Estou nisso há 42 anos e, apesar de o momento não ser o mais animador, ainda é no que acredito, completou Leitão.
(Marcio Ehrlich - 24/11)
Sides promove Feirão de Imóveis reunindo 22 construtoras cariocas
| Dudu Martins e o logo do Feirão Carioca | Feirão de Imóveis pode não ser um evento inédito -- a Caixa tradicionalmente faz o seu --, mas o Rio terá este fim de semana um feirão do gênero com a novidade de a iniciativa partir das próprias construtoras. No embalo do clima de promoções que o mercado vive com a Black Friday, e para tentar afastar a crise econômica que também afeta o setor imobiliário, 22 construtoras atuantes no Rio se uniram para um projeto que, dando certo, poderá passar para um calendário regular na cidade.
Com campanha desenvolvida pela agência Sides, o 1º Feirão Carioca de Imóveis entra na mídia com comerciais de TV, ações em redes sociais, peças online, rádio e mídia exterior.
Para o diretor da Sides, Fabio Barreto, o Feirão "foi uma iniciativa corajosa das construtoras e foi importante pra Sides ter sido escolhida em um segmento que tem agências 'especializadas'". Dudu Martins, diretor de criação da agência, reforça:
- Até trabalhamos na área imobiliária, com a Cury, 8ª maior construtora do país, e a área online da Calçada. Mas fazemos questão de ser conhecidos por poder trabalhar para clientes de todas as áreas.
O 1º Feirão Carioca de Imóveis acontece dias 26 e 27 de novembro na Cidade das Artes, com a participação das construtoras Avanço, Azul, Calçada, Cury, Direcional, Even, Gafisa, Leduca, Living, MRV, Novolar, Passos, PDG, Performance, Perteg, Queiroz Galvão, Sertenge, Sinco/Fmac, Tao, Tenda, Odebrecht e 8 Empreendimentos.
(Marcio Ehrlich - 25/11)
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