Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/SET/2016
Marcio Ehrlich

 

Já é concorrência na Leader Magazine!

Concorrências se repetem na Leader
Parafraseando a conhecida chamada do estagiário do Jornal do Brasil "Quando menos se espera, é Natal", a Janela anuncia: Quando menos se espera, é concorrência na Leader Magazine, a empresa com a maior frequência de disputas publicitárias do mercado carioca.

A apresentação das agências, segundo amigos da Janela, acontece esta sexta-feira, 9 de setembro. O objetivo é escolher a responsável pela próxima campanha de Natal da rede de varejo que, em abril deste ano, após pedir falência com uma dívida de R$ 1 bilhão, foi comprada pelo fundo de investimentos Legion Holdings, do empresário Fábio Carvalho, também dono da Casa & Vídeo, pelo valor simbólico de R$ 1,00.

Entre as concorrentes consta estarem a Agência3 (que atendeu a Leader em 2011), a Mullen Lowe (que atendeu a Casa & Vídeo), a Frogg e a própria Binder, que vem cuidando do cliente desde o Natal de 2015.

A Leader é notícia antiga e repetida na Janela Publicitária, pela sua inconstância no relacionamento com as agências de publicidade, que ainda assim continuam acreditando que um dia ela vá sossegar.

Em 2015, enquanto a Leader ainda era controlada pelo grupo Seller, a agência África Zero abriu mão da conta depois de um ano de relacionamento tumultuado, com Nizan Guanaes chegando a impedir que o cliente continuasse usando seus materiais. A empresa abriu concorrência, convocou agências com a participação, inclusive, da paulista Fischer, que prometeu ao cliente reabrir escritório no Rio se levasse a conta. No meio do processo, porém -- vejam só -- a Leader cancelou a disputa para entregar seus trabalhos a Jamil João Junior, da JTrês, que já tinha a confiança da empresa por atendê-la com materiais para pontos de venda. A JTrês chegou a contratar criativos do mercado para tocar a conta, mas percebeu que seria mais rentável fazer uma parceria com a Binder.

Em junho de 2015, ao noticiar a saída da África Zero, a Janela publicou este histórico da conta:

HISTÓRICO DE INCONSTÂNCIA

A Leader não é, historicamente, o anunciante mais fácil de lidar neste país. O magazine quase que muda de agência como muda de vitrine. Em junho de 2006, a Janela registrava que a Matos Grey, agência criada em São Paulo pelo publicitário Silvio Matos, vinha ser a nova agência da Leader Magazine. E comentávamos, textualmente: "um dos clientes mais inconstantes do mercado carioca".

Durante muitos anos a Leader teve sua house, a Promovenda, sediada em Niteói. Depois de fechar a Promovenda, a Leader foi para a V&S. Em 2003 deixou a V&S e voltou para a Promovenda, de onde saiu em maio de 2004, indo para a Giovanni, onde ficou até outubro de 2005, quando anunciou que estaria fechando de vez a sua house e se concentrando na Agência3. No ano seguinte, 2006, como comentei acima, já estava na paulista Matos Grey, onde ficou apenas até 2010. Voltou para uma agência do Rio, a Artplan, onde ficou três anos. E em 2014 pulou para a África Zero que, como os leitores já perceberam, deve estar longe de poder ser responsabilizada pela saída do cliente.

O conselho que em 2006 demos na Janela a Silvio Matos continua, portanto, valendo para a futura nova agência da Leader: melhor deixar sempre as suas barbas de molho!

A recomendação continua valendo.

(Marcio Ehrlich - 06/09)

Inovação marca os novos tempos dos promos da Rede Globo

A chamada dos novos heróis na Globo
Quem já se divertiu com o vídeo -- está no Youtube -- que cola as incontáveis chamadas para a Sessão da Tarde da Rede Globo falando em "Confusão" sabe bem como a emissora não primava muito pela inovação na sua área de Promo.

A situação parece que mudou muito no departamento agora comandado por Chico Leão. Vale ver pelo vídeo que passou recentemente para divulgar o acordo que a Globo fez com a Warner, detentora dos direitos sobre os heróis da DC Comics.

A peça, de meros 20 segundos, sem qualquer daquelas locuções chamativas clássicas do passado, mostra uma pan de um suposto painel de elevador identificando os novos moradores da casa: heróis como Batman, Superman, Lanterna Verde e, muito provavelmente, o pesadíssimo O Coisa, fazendo tremer o edifício a cada passo.

PAULEIRA

A Janela conversou com o conhecido publicitário carioca Bruno Pinaud, que Leão tirou do mercado de agências para ser gerente do setor. "A Globo inteira está buscando inovação, se reinventar", comentou Pinaud, que se surpreendeu ao entrar na casa e descobrir que pelo menos duas horas da programação diária da Globo correspondem a suas chamadas.

"A turma aqui faz entre 30 e 60 novos trabalhos por dia, atingindo 60 milhões de pessoas diariamente", alerta o criativo. A equipe já conta com 80 pessoas, 12 delas videografistas que transformam em realidade as novas ideias de criativos como Pinaud e a redatora Renata Raggi, também levada do mercado publicitário.

Uma curiosidade do departamento, revela Pinaud, é que as peças não levam nomes nas ficha técnicas. "Aqui não tem o ego do mercado de agências, todos participam e assinam os trabalhos", explica o gerente do Departamento de Promo.

É até por isso que ele conta com orgulho ter visto um espectador escrever para o SAC da emissora elogiando o novo Globo Reporter, quando, na verdade, o que havia mudado eram apenas as chamadas do programa. Criadas, é claro, pelo novo Departamento de Promo!

(Marcio Ehrlich - 08/09)

Rio terá palestra sobre lucratividade das empresas de comunicação

Daniel Queiroz
Muitas agências de publicidade e de promoções no Brasil podem estar perdendo dinheiro com seus clientes sem perceber. Com essa preocupação, o Fórum Rio de Comunicação e o Sinapro-RJ vão realizar, na próxima segunda-feira, 12 de setembro, a palestra "Apurado não é lucro", com o COO do Grupo Duca (agências Ampla e BG9), mostrando que, para ter lucro, não basta saber ganhar contas, mas é preciso saber fazer contas.

O evento será gratuito e restrito a dirigentes de empresas de comunicação: agências e produtoras. As inscrições podem ser feitas pela internet, em janelanet.com.br/forumrio. E o encontro, que também tem o apoio da Abap-Rio e da Ampro, acontece no Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228), a partir das 08:30h.

Sobre o Fórum Rio

Este é o primeiro evento assinado pelo Fórum Rio de Comunicação, movimento nascido no Rio de Janeiro há dois meses e que pretende servir de plataforma permanente para que as entidades, empresários e profissionais cariocas do setor possam discutir os problemas e o crescimento do mercado.

( - 08/09)

Temer vai escolher três novas agências de publicidade

Michel Temer vai renovar suas agências
EM PRIMEIRA MÃO - A Secom - Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República acaba de abrir a Audiência Pública nº 001/2016, "com vistas à apresentação da proposta de Edital de Concorrência para a contratação de empresas prestadoras de serviços de publicidade". A verba prevista, a ser dividida entre três agências, é de R$ 208 milhões para os primeiros doze meses.

O encontro com o mercado acontecerá na terça-feira, 20/09, às 14:30h, no auditório térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. O objetivo informado é prestar esclarecimentos aos interessados e à sociedade em geral sobre os principais aspectos da contratação e obter subsídios para aprimorar o procedimento licitatório.

No Site da Secom estão, inclusive, a minuta do edital, que prevê a contratação das três agências exclusivamente para a área de publicidade, excluindo promoções e outras assessorias de comunicação.

Atualmente, a Secom é atendida pelas agências Leo Burnett, Nova/SB e Propeg, cujos contratos terminam em 15/01/2017. E, é claro, podem se classificadas novamente para atender o Governo Temer.

Para acompanhar as atuais agências que atendem o Governo Federal e seus órgãos, CLIQUE AQUI.

Novos tempos?

Até onde este colunista lembra, não é comum o Governo Federal convocar o mercado a discutir o processo de escolha de suas agências.

A Janela entrou em contato com a Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda e seu diretor-executivo, Alexis Pagliarini, confirmou que a entidade estará presente ao encontro. O presidente da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Orlando Marques, não confirmou a participação da entidade, explicando à Janela que não é praxe da ABAP interferir em questões comerciais das agências com seus anunciantes -- como são as concorrências de governo --, focando-se na defesa institucional do seu setor.

Aliás, já não era sem tempo que o novo governo se mobilizasse para falar com a população. Tanto os governos de Lula quanto de Dilma souberam usar bastante bem a máquina publicitária para vender seu peixe. Enquanto isso, o país só tem visto críticas ao recém-empossado presidente sem que projetos que ele anuncia como polêmicos tenham as suas respectivas campanhas de esclarecimento.

(Marcio Ehrlich - 09/09)

Gente Que Vai e Vem

Diego Crisostomo e Janice Pereira
Diego Crisostomo e Janice Pereira
11:21 (Rio - RJ) - Diego Cristostomo e Janice Pereira são os novos sócios da agência, se juntando a Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza.
Ambos já estavam na equipe e adquiriram participação para investirem mais no negócio. Diego fica comandando o Atendimento e Janice a área financeira.
Formado em publicidade, Diego, antes de entrar no mercado de agência, trabalhou na área de marketing, na Telecall. Já Janice formou-se Turismo, mas entrou no mercado de comunicação pela agência -- hoje extinta -- Biruta Mídias Mirabolantes.
Bastos lembra que a passagem de ambos a sócios "é uma mensagem clara de que estamos pensando nas pessoas, no futuro e na retenção de talentos". (09/2016)

Fábio Onofre
Fábio Onofre
Agência3 (Rio - RJ) - O criativo Fábio Onofre deixa a WMCann Rio para assumir uma Direção de Criação da Agência3, na equipe de Paulo Castro.
Com 21 anos de atuação no mercado publicitário, Fábio já passou por agências como Carillo Pastore, Publicis, MPM e Leo Burnett. Foi Diretor de Criação da Africa em São Paulo e da W/McCann no Rio e tem vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. (31/08/2016)