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Janela Publicitária - Edição de 01/JUL/2016 Marcio Ehrlich
Sócios da Kindle se separam e já fazem novas associações
Foto refeita: os Eduardos Bastos e Pedreira separam-se dos Brunos Magalhães e Chamma depois da junção há dois anos e meio.
EM PRIMEIRA MÃO - Anunciada em dezembro de 2013, terminou este mês a participação de Eduardo Pedreira e Eduardo Bastos na sociedade da agência Kindle, fundada pelos publicitários especializados na área de marketing digital Bruno Chamma e Bruno Magalhães.
Mas todos os quatro estão empolgados com apostas em novas uniões de forças, um caminho inevitável para a sobrevivência no momento de crise do mercado publicitário, principalmente o carioca, fraco em clientes de produto como é o paulista, e tão baseado em contas de varejo.
Eduardo Bastos e Eduardo Pedreira estão iniciando uma associação com a agência de publicidade Fenícios, de Beto Werneck. E para manter a atuação em marketing digital, a h1, especializada na área, se junta ao grupo.
A nova empresa, que ainda não tem nome definido, leva algumas contas que estavam na Kindle, como o plano de saúde Assim e as drogarias Venâncio. No site da h1, há trabalhos realizados para BarraShopping, Zona Sul, Odebrecht e cervejas Therezópolis.
Pelo lado da empresa dos Brunos -- que continuará usando a marca Kindle --, a novidade é a associação com a agência 55 Brasil, de Marcelo Maia e Ana Tavares. A Kindle continua com contas como Rio 2016, Michellin, Canal Combat e Grupo Abolição, incorporando as trazidas pela 55 Brasil, como Supermercado Campeão, Viação Útil e cachorro quente Geneal.
Gorodicht lança canal Choice TV no Youtube
Celso Junior, Marcelo Gorodicht e Rafael Calomeni
Sócio e diretor geral da agência X-Tudo, o publicitário Marcelo Gorodicht está lançando esta segunda-feira, um novo projeto voltado para a web: o canal Choice TV, do YouTube, em bit.ly/choicetv, que promete exibir webséries de ficção, entre outros programas, voltados tanto para adultos quanto para crianças.
"É como se fosse uma TV aberta, só que na web", explicam seus diretores, que querem que o Choice TV supra um espaço que eles consideram vago no mercado, o de um canal na web que não seja específico para um programa ou segmento de público.
No empreendimento, Gorodicht tem mais dois sócios: o ator Rafael Calomeni e o profissional de marketing Celso Junior, que, atualmente, é CEO no Brasil da RADARIO, empresa russa de ticketing para eventos. E para a área comercial foi contratada Lea Luz, que tem passagens por TV Bandeirantes e Sistema Globo de Rádio.
O primeiro produto, que irá ao ar no Choice TV às quartas-feiras, é a websérie de cinco episódios "O Quarto ao Lado", com roteiro de Pedro Arbex e direção de Rafael Calomeni, sobre o sequestro de um menino, adotado por um casal homoafetivo.
Toda a comunicação do novo canal foi desenvolvida pela X-Tudo e o evento de lançamento acontece esta segunda feira, no Candice Cigar Co., da Barra, a partir das 21:00h.
O dia em que a Pepsi propôs paz à Coca-Cola
Em 1989, a Standard também aproveitou para tirar casquinha da Guerra das Colas.
A redatora Renata Giese lembrou esta semana no Facebook que, 25 anos atrás, a Pepsi brasileira veiculou um anúncio -- veja no pé desta nota -- em que uma latinha do refrigerante aparecia ao lado de outra da Coca-Cola, para celebrar o Dia Mundial da Paz.
A postagem remetia à campanha superpremiada no Festival de Cannes deste ano, criada pela Y&R da Nova Zelandia, com um conceito semelhante, em que o Burger King propunha paz ao seu arquirival McDonald's.
A peça da Pepsi, com o título "Dia Mundial da Paz. Amanhã a guerra continua", foi desenvolvido na AlmapBBDO Rio. Além de Giese, participou o diretor de arte Osmar Muradas, com direção de criação de Ronaldo Conde. A campanha teve, ainda, filme e spot de rádio. Na época, naturalmente, a internet ainda não existia. E o trabalho levou ouro no CCSP e no Colunistas.
GUERRA DAS COLAS
A citação de que "a guerra continua" não é por acaso. Nos anos 80, era conhecida do público leitor a chamada "Guerra das Colas" entre as duas marcas de refrigerantes, em que alfinetadas eram dadas por ambas continuamente pela mídia, no Brasil e no mundo.
Tanto foi assim que a agência Standard aproveitou a deixa também para criar um comercial para Araldite -- veja acima -- sugerindo que a união das duas marcas seria algo impossível. A não ser usando a cola.
O trabalho foi premiado com Leão de Ouro em Cannes, motivando -- segundo a edição da Janela de 30/06/1989 -- um protesto do então presidente da Coca, Jorge Giganti, endereçado à CibaGeigy, fabricante de Araldite, para impedir que fosse ao ar, pela televisão, a peça, naturalmente criada para a premiação (desde aqueles tempos isso já acontecia!).
O anúncio da Almap para seu cliente Pepsi, premiado nos anos 80.
Colunistas 2016 é lançado com novas premiações
Anúncio do Colunistas 2016 combate a concorrência predatória de preços no mercado publicitário
A versão 2016 do Prêmio Colunistas está abrindo oficialmente as suas inscrições esta semana, comemorando os 49 anos do concurso no Brasil. Mais uma vez, a premiação será realizada em oito etapas regionais -- Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul --, cujos vencedores disputarão o Colunistas Brasil para definir os melhores de todo o país.
A novidade do Colunistas 2016 é a inclusão de duas novas premiações: Branded Content e RP, juntando-se aos Colunistas Mídias Integradas, Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia e Inovação. O Colunistas Branded Content será voltado aos trabalhos que utilizem formatos de conteúdo cultural, artístico ou informativo como suporte para a comunicação original de uma marca ou organização. E o Colunistas RP para trabalhos que demonstrem o uso criativo e inovador das técnicas de Relações Públicas, com o objetivo de implementar ou incrementar o entendimento entre organizações e marcas e seus públicos.
O regulamento e o software de inscrição no Colunistas 2016 estão disponíveis no site da premiação, em www.colunistas.com/pc2016
A CAMPANHA
Criada mais uma vez pela agência 11:21, a campanha do 49º Prêmio Colunistas vai buscar ressaltar que a criatividade e a capacidade técnica deveriam ser os verdadeiros critérios para definir o valor de uma empresa de comunicação:
- "No momento em que o mercado registra protestos das agências e produtoras à pressão que muitos clientes fazem para pagar menos pelos serviços que contratam, é importante o Colunistas se aliar a este movimento, lembrando que preço baixo jamais deveria ser o principal critério de seleção para quem traz a inteligência e a experiência que vão ajudar o próprio cliente a vender mais seus produtos", defende Marcio Ehrlich, vice-presidente executivo do Prêmio Colunistas.
Ficha Técnica:
Agência: 11:21
Direção de Criação: Gustavo Bastos
Criação: Gustavo Bastos (redator) e Karina Puppin (diretor de arte).
Setor de Food Truck cresce também como mídia
O app da revista Food Truck será lançado em agosto.
A revista Food Truck, especializada no assunto e editada no Rio de Janeiro pela E+Mkt, terá, a partir de agosto, junto com o lançamento de sua segunda edição impressa, um site e um aplicativo. O site, além das matérias da própria publicação, oferecerá conteúdo exclusivo. Já o app foi criado de olho nos truqueiros - como são chamados os profissionais de food truck - e em seus clientes.
Os profissionais de food truck se cadastrarão através do aplicativo, disponibilizando informações e roteiros futuros. Já os clientes poderão recorrer ao programa para saber onde estarão os seus trucks favoritos.
A versão impressa de Food Truck teve, na primeira edição lançada em maio, cinco mil exemplares e, a partir da segunda, terá o dobro. É bimestral e oferecida, gratuitamente, nos principais locais de circulação dos food trucks - nas feiras mais badaladas e nos principais eventos do setor.
A ideia da publicação nasceu de um brainstorm que reuniu José Amorelli, diretor de criação da E+Mkt, e Elio Abdon, diretor executivo da mesma E+Mkt. Ambos conversavam sobre ações para clientes. Muitas pesquisas depois, chegaram à conclusão de que os food trucks poderiam representar algo mais definitivo do que algumas ações apenas.
De acordo com os levantamentos realizados por eles, apesar da crise, os cariocas não cortaram o entretenimento, apenas substituíram os restaurantes, por exemplo, pelos food trucks - uma opção bem mais em conta, na maioria dos casos. Para se ter uma noção dos números do mercado de trucks, vale destacar quantas pessoas circulam em feiras de destaque. Para citar apenas duas, na do Planetário da Gávea, 20 mil pessoas, e na do Village Mall, na Barra da Tijuca, 15 mil.
DICAS PARA TRUQUEIROS
A revista mostrará, a cada edição, uma espécie de passo-a-passo, listando tudo o que é importante para os truqueiros. A primeira orientou como montar um. A segunda apresentará as melhores opções para colocar um food truck no mercado, as feiras de destaque, a participação em eventos e as parcerias com associações deste setor, informações fundamentais para quem começa nessa atividade.
Um ponto curioso é a participação crescente dos profissionais da propaganda, que têm colocado a mão na massa e recorrido aos food trucks como opção de trabalho, após as sucessivas demissões no mercado publicitário, duramente atingido pela crise brasileira.
No entanto, tem ocorrido, numa proporção maior do que seria possível imaginar, a desistência de alguns truqueiros. Não pelo mercado, que tem se mostrado firme e ainda em crescimento, mas pela não profissionalização do negócio, inviabilizando a permanência de muitos no setor.
De acordo com Amorelli, "a Revista Food Truck não é apenas uma revista, é um projeto que nasce revista e vira uma multiplataforma de informação e entretenimento". Henrique Pio é o diretor de redação da publicação, Elio Abdon responde pela editoria-geral e José Amorelli assina a direção de arte. (Renata Suter - 30/06)
Recuperação da Oi não afeta investimentos em mídia
Oi quer ampliar negócios para sair da recuperação judicial.
O empresa de telefonia Oi, que entrou em processo de recuperação judicial por conta de dívidas de R$ 65 bilhões, não pretende reduzir os seus investimentos em comunicação de marketing.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, em resposta à Janela, a empresa, inclusive, "vai intensificar investimento em mídia". O objetivo é tornar as ofertas dos produtos da empresa ainda mais atrativas e crescer sua penetração no mercado.
A nota da Comunicação Corporativa da Oi informa que a Companhia "já está ampliando a veiculação de filmes publicitários na TV e planejando também campanhas com peças em lojas, representantes do pequeno varejo (como bancas de jornal) e mobiliário urbano, entre outros".
No entanto, perguntada se a recuperação judicial afetou os pagamentos da Oi à sua agência de publicidade NBS, ou mesmo às produtoras de comerciais e veículos de comunicação, a assessoria de imprensa declarou que não está "detalhando temas individuais objeto da recuperação judicial".
Procurada pela Janela, a agência NBS também não quis se manifestar a respeito.