Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/JUN/2016
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Rio revela finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg 2015

O Prêmio Rogerio Steinberg -- diploma especial que, há 30 anos, o Prêmio Colunistas Rio entrega aos mais premiados criativos do concurso -- já tem os nomes de seus novos finalistas. A organização da premiação fez um levantamento de todas as fichas técnicas premiadas no Colunistas Rio 2015 e vai destacar, mais uma vez, os 10 redatores e os 10 diretores de arte que somaram as maiores pontuações no concurso. Entre eles, os três mais premiados de cada categoria receberão seus diplomas no palco da festa do Colunistas Rio, no próximo dia 9 de junho, no Casarão Ameno Resedá, do Catete.

O nome do prêmio é uma homenagem ao criativo Rogerio Steinberg, um dos mais premiados publicitários cariocas da década de 80, que morreu precocemente, aos 34 anos, em um acidente automobilístico quando retornava de um júri publicitário realizado em Búzios. Os criativos recebem pontuação de acordo com suas medalhas de grand prix, ouro, prata e bronze, além de os trabalhos receberem diferentes pesos no caso de serem peças isoladas, séries ou participantes de cases e de campanhas de mídias integradas.

Nos 30 anos da premiação, já chegaram ao primeiro lugar nomes consagrados da comunicação carioca, como Mauro Matos, Fabio Fernandes, Fernando Barcelos, Marcos Apóstolo, Marcos Silveira, Bruno Prósperi, Adilson Xavier, Marcello Noronha, José Luis Vaz, André Lima, Marcelo Giannini, Renato Jardim e muitos outros.

Veja, abaixo, os nomes dos 20 mais premiados profissionais de criação no Colunistas Rio 2015:

OS 10 REDATORES FINALISTAS DO PRÊMIO ROGERIO STEINBERG 2015
PARA OS MAIS PREMIADOS CRIATIVOS DO PRÊMIO COLUNISTAS RIO

Alex Bitencourt Alexandre Borges Alexandre Oliveira Bob Ferraz Carolina Avena
Alex Bitencourt Alexandre Borges Alexandre Oliveira Bob Ferraz Carolina Avena
Eduardo Salles Gustavo Bastos Luiz Villar Pedro Portugal Roberto Porciúncula
Eduardo Salles Gustavo Bastos Luiz Villar Pedro Portugal Roberto Porciúncula

OS 10 DIRETORES DE ARTE FINALISTAS DO PRÊMIO ROGERIO STEINBERG 2015
PARA OS MAIS PREMIADOS CRIATIVOS DO PRÊMIO COLUNISTAS RIO

Ale Koston Alexandre Fernandes André Macena Augusto "Jesus" Correia Camila Veloso
Ale Koston Alexandre Fernandes André Macena Augusto "Jesus" Correia Camila Veloso
Cidney Neto Luiz Kühner Marcelo Andrade Rafael Barros Thiago Martins
Cidney Neto Luiz Kühner Marcelo Andrade Rafael Barros Thiago Martins

Mario Cuesta, do Diário de S.Paulo, assume gestão de O Dia

Mario Cuesta
Mario Cuesta (foto Jornal da Savassi)
O empresário Mário Cuesta, dono do jornal Diário de S.Paulo, é o novo gestor dos jornais O Dia e Meia Hora, pertencentes ao Grupo Ejesa que, por sua vez, tem 30% de seu capital controlado pelo grupo português Ongoing. Na verdade, isso até corresponde a 100%, já que os 70% restantes são da mulher acionista da Ongoing Nuno Vasconcellos, Maria Alexandra Mascarenhas.

Cuesta já começou mudanças no jornal, demitindo praticamente todos do comando da redação, do administrativo e do comercial, inclusive Paulo Renato Simões, que cuidava da publicidade.

Segundo amigos da Janela, Cuesta arrumou dinheiro para pagar os atrasados da equipe -- que estava há meses sem receber seus salários -- e tem opção de compra da empresa.

Colunistas Rio homenageia Luiz Macedo e Evandro Barreto

Evandro Barreto e Luiz Macedo
Evandro Barreto e Luiz Macedo, homenageados com o Prêmio Contribuição Profissional do Colunistas Rio 2015
O fundador da agência MPM, Luiz Macedo, e o redator Evandro Barreto serão os homenageados do Prêmio Colunistas Rio com o diploma do Prêmio Contribuição Profissional, entregue pelo concurso a publicitários que tenham ajudado, ao longo da sua carreira, a construir e melhorar esta atividade no mercado carioca.

O entrega dos diplomas a Macedo e Evandro acontecerá na próxima quinta-feira, 9 de junho, no Casarão Ameno Resedá, durante a festa que reunirá os premiados da versão nacional do Colunistas e das suas regionais Rio e Centro-Leste.

Os dois homenageados se somam a uma galeria que, em anos anteriores, já contou com nomes como Carlos Pedrosa, Edeson Coelho, Mauro Matos, Lula Vieira, Delano D'Ávila, Benício, Ricardo Galletti e Maria Alice Langoni.

Evandro Barreto, que completou em 2015 a impressionante marca de 60 anos de atividade profissional, foi responsável, como diretor de criação da Artplan em seus primeiros anos, junto com Roberto Medina, pela criação da imagem de alta criatividade da agência carioca. São dele os clássicos comerciais do whisky Passport com David Nivel e Frank Sinatra. Na agência, trouxe Arnaldo Jabor, Carlos Manga e Bruno Barreto para dirigir seus comerciais. Foi o diretor de comunicação do primeiro Rock in Rio. Antes, na JWT, onde também dirigiu a criação, criou a inesquecível campanha de Atlantic "Quem não é o maior tem que ser o melhor". E, como se não bastasse, como vice-presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), trouxe para o Rio de Janeiro a realização da regional carioca do Prêmio Colunistas.

O gaúcho Luiz Macedo, há 57 anos no Rio de Janeiro, faz tempo que se tornou um carioca. Fundador da MPM com Petrônio Correa e Antônio Mafuz, em 1957, veio dois anos depois para o Rio para dar apoio ao cliente Ipiranga. Aqui, transformou a agência na maior do Brasil por mais de 30 anos, chegando a contar com mais de 300 funcionários e onze duplas de criação. Incrivelmente hábil politicamente, conseguia ter na agência, ao mesmo tempo, contas de bancos concorrentes. Sem falar que atendia tanto o Governo Federal da época dos militares quanto o governo estadual de Leonel Brizola, opositor dos militares. Macedo não só foi presidente da ABP como da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP), além de ter participado da comissão que redigiu o Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, base do Conar.