Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/MAI/2016
Marcio Ehrlich

 

Rio recebe a festa do Prêmio Colunistas Brasil 2015

Os profissionais e empresários que vão receber os seus Grandes Prêmios na festa do Colunistas no Rio de Janeiro, dia 9 de junho.
Para prestigiar o Rio de Janeiro, sede das próximas Olimpíadas, a Abracomp, promotora do Prêmio Colunistas, resolveu fazer a festa nacional da premiação e a entrega do Colunistas Centro-Leste em conjunto com a da regional carioca, no próximo dia 9 de junho, quinta-feira. O evento acontecerá no Ameno Resedá, uma casa de shows que é uma pequena jóia que o economista Carlos Lessa criou no segundo andar de um casarão em ruínas que comprou no Catete.

No Colunistas Rio, o diretor da Ogilvy, Luis Carlos Franco, vai receber o diploma de Publicitário do Ano, e o diretor de criação da Binder, Marcos Apóstolo, o de Profissional de Propaganda do Ano. Pelo Centro-Leste, o Publicitário do Ano foi Zander Campos Jr., da Cannes, e o Profissional Leo Sevaybricker, da Popcorn.

Pelo Colunistas Brasil, o Publicitário do Ano é Antônio de Freitas, da Master, e o Profissiona, Marcelo Reis, da Leo Burnett Tailor Made. Outro profissional destacado foi Duda Magalhães, diretor da Dream Factory, escolhido o Profissional de Marketing Promocional do Ano. A Agência de Comunicação do Ano nacional -- considerando os resultados de 2015 -- foi a AlmapBBDO e, do Rio, a Mullen Lowe.

Na área de Mídia do Colunistas Brasil, a GloboNews foi o Veículo Eletrônico do Ano, prêmio que, no Rio, foi para o Sensacionalista. A Clear Channel levou o título de Empresa de Mídia Exterior do Ano nas duas premiações.

As informações e adesões para a festa do Colunistas Rio e do Colunistas Brasil podem ser feitas pelo telefone (021) 2537-2424. Até o dia 31 de maio, as adesões custam R$ 250,00. Depois disso, R$ 300,00.
Até o dia 31 de maio, as adesões custam R$ 250,00. Depois, R$ 300,00.

Marcelo Gorodicht faz apelo a que clientes fortaleçam suas agências

Gorodicht faz um apelo aos clientes para que fortaleçam suas agências.
"Os clientes precisam lembrar que também somos um negócio, também precisamos ter rentabilidade". A afirmação é do publicitário Marcelo Gorodicht, diretor da agência X-Tudo, em entrevista para a Janela.

A defesa do executivo busca fazer um apelo aos clientes, no momento em que o mercado repercute recente matéria do jornalista Pyr Marcondes, que apontou uma queda da relevância das agências de propaganda perante os anunciantes brasileiros.

Apesar de Marcelo admitir que sinta esta queda de relevância, ele lembra que, para que as agências possam prestar melhores serviços, é fundamental que os clientes compreendam que precisam pagar por isso, não "apertar" as agências, como tem acontecido nos últimos anos.

Camisa 10 bate Binder nos pênaltis e leva o Peladão 2016

A Camisa 10 foi a grande vencedora do Peladão Publicitário 2016, provando que a agência de Bruno Richter e Victor Vicente treinou bastante para levar no campo o evento que justamente os dois publicitários resolveram promover para reunir o mercado carioca, com a participação das agências Agência 3, Binder, Camisa 10, NBS, Ogilvy, Sides, WMcCann e X-Tudo.

O gol mais bonito registrado em vídeo, de Daniel Bensusan, da Agência3, contra a Sides
A Camisa 10 foi a grande vencedora do Peladão Publicitário 2016, provando que a agência de Bruno Richter e Victor Vicente treinou bastante para levar no campo o evento que justamente os dois publicitários resolveram promover para reunir o mercado carioca, com a participação das agências Agência 3, Binder, Camisa 10, NBS, Ogilvy, Sides, WMcCann e X-Tudo.

Em segundo lugar ficou a Binder, que perdeu uma final emocionante apenas nos pênaltis. Em terceiro, também levando troféu e medalha, ficou a agência Sides.

O torneio terminou quase às 2 da manhãe destacou ainda o diretor de criação da Agência3, Paulo Castro, como o goleiro menos vazado. O artilheiro foi o Victor Vicente, da Camisa 10. A Janela não recebeu informações oficiais dos organizadores, mas extraoficialmente, o gol mais rápido teria sido de Leandro Lerik Lopes, camisa 19 e diretor de arte da Binder, aos 4 segundos (!!) do jogo final contra a Camisa 10.

O gol mais bonito -- pelo menos o que foi registrado em vídeo -- foi de Daniel Bensusan, da Agência3, contra a Sides, fazendo tabelinha com a lateral do campo e que levou o criativo a postar no Facebook que dedicou o gol "a todos que votaram a favor da bola não sair em lateral".

Fez sucesso também o goleiro da Camisa 10, José Hamilton, que a torcida batizou de Presuntinho (aí na foto, de camisa vermelha), responsável não apenas por marcar um gol durante o jogo, marcar outro nos pênaltis e defender o pênalti que deu a vitória a sua agência.

O Peladão Publicitário teve o patrocínio da Pixel e da Record Rio, com apoio da Janela Publicitária. A organização foi da Só 5, onde o torneio foi realizado.
Em pé, Arthur Villas Boas, José Hamilton "Presuntinho", Victor Vicente, Erivaldo, Sharles Gomes. Sentado e agachados: Igor Pontes, Bruno Pimenta, Bruno Richter, Carlos Mignot Cordeiro e Renan Kvacek.
Os campeões da Camisa 10. Em pé, Arthur Villas Boas, José Hamilton "Presuntinho", Victor Vicente, Erivaldo, Sharles Gomes. Agachados (e sentado): Igor Pontes, Bruno Pimenta, Bruno Richter, Carlos Mignot Cordeiro e Renan Kvacek.

Temer muda marca e comando da comunicação do Governo Federal

Elsinho Mouco ensaia com Michel Temer um pronunciamento
A nova marca do Governo Temer, que usa o lema da bandeira nacional, "Ordem e Progresso", gerou polêmica e uma forte campanha contrária do jornal Folha de S.Paulo, apontando que o trabalho não foi assinado por nenhuma das três agências que têm contrato para cuidar da comunicação do Governo Federal: Leo Burnett Tailor Made, Nova/SB e Propeg.

Responsável pelo marketing do PMDB e do presidente Michel Temer, Elsinho Mouco confirmou à Folha e no Facebook que é dele mesmo a criação do conceito e que, por não ter contrato, doará o trabalho ao Governo.

Disse Elsinho em seu perfil do FB que criou "e criaria de novo, sem contrato formal", porque o que pesou foi seu contrato moral com o presidente Michel Temer. Segundo o marqueteiro, ele não poderia contar com as três agências licitadas da Secom "porque elas atendiam, naquele momento, a uma outra administração, a presidente Dilma".

Em conversa exclusiva com Renata Suter, da Janela, Elsinho revelou que a peça teve direção de arte de Tarcísio Dantas, profissional que, em seus mais de 30 anos de carreira, já trabalhou em agências como Duda Mendonça e Propeg, e hoje colabora na comunicação do Senado Federal.

A despeito da proximidade de Elsinho com Temer, ele adiantou à Janela que não fará parte do novo governo:

- O novo secretário de Comunicação da Presidência é o jornalista Márcio de Freitas Gomes, que era secretário de imprensa da Vice-Presidência. Eu vou continuar com meu contrato com o PMDB, fora do governo, mas ajudando os candidatos do partido. Em especial, candidaturas de capital, como a de Marta Suplicy para a prefeitura de São Paulo, contou Mouco.

Polêmica

Marca do Governo Federal criada por Elsinho Mouco e Tarcísio Dantas
A nova marca do Governo Federal, criada por Elsinho Mouco e Tarcísio Dantas.
A Folha de S.Paulo, em matéria desta segunda-feira, 16/05, revela que a arte já havia sido criada nos dias anteriores à presidente Dilma ser afastada. Duas versões foram apresentadas a Temer e sua mulher Marcela, na casa da família em São Paulo. E que a vencedora foi a que mais agradou ao filho do casal, Michelzinho, que soltou um espontâneo "que lindo" ao ver a imagem da esfera celeste flutuando sobre a palavra "Brasil" em perspectiva.

Como de praxe atualmente nas redes sociais, não faltou quem reclamasse do trabalho, havendo inclusive quem lembrasse das formas utilizadas por Hans Donner para a Rede Globo.

Mouco rebateu, considerando a nova marca límpida, clara e simples, como o marqueteiro diz que define Michel Temer e é o que ele queria.