Janela Publicitária    
 
 
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Janela Publicitária - Edição de 08/ABR/2016
Marcio Ehrlich

 

PERFIL
Gustavo Bastos, diretor da 11:21, movido a ousadia.

Por Renata Suter

Gustavo Bastos
Gustavo Bastos, movido a ousadia.
Ousadia é a palavra que move o publicitário Gustavo Bastos. Na semana passada, ele arriscou mais uma vez, desafiando a atual crise política e financeira que o Brasil atravessa, num anúncio de página dupla, e outro de página simples, no jornal O Globo, com o título: "Antes de conhecer a 11:21, nossos clientes pensavam que eram pequenos". A agência, longe de ser uma poderosa multinacional, mostrava que é capaz de fazer a diferença.

"O objetivo com o anúncio era conquistar novos clientes. Aprendi que o mercado de publicidade do Rio de Janeiro não é para quem fica parado", afirma Bastos, craque em peças publicitárias de oportunidade - que sempre caracterizaram o jeito carioca de fazer propaganda.

Esse espírito divertido e brincalhão, que Gustavo sempre fez questão de preservar ao longo das mais de três décadas como publicitário, conquistou um dos maiores mitos do mercado, o D da DPZ, Roberto Duailibi. "Trabalhei durante quatro anos com Gustavo Bastos, num período fértil da nossa agência e de grande agitação no Rio. Ele era atrevido e traduzia como poucos o espírito carioca. Usava um jogo de palavras perfeito! E isso era condição sine qua non para trabalhar comigo", elogia Duailibi, que lamenta: "No entanto, características como essas, hoje, estão sendo rejeitadas pelo mercado."

Isso não assusta Bastos, que, acima de qualquer coisa, ainda se diverte criando: "O meu hobby é propaganda." Justamente ele, que antes de se decidir pela profissão, foi DJ em boates e festas e pensou em outra carreira: a administração de empresas. Mas Pedro Paulo Christofaro, sócio de seu pai Oswaldo Bastos, num escritório de advocacia, viu em Gustavo o talento necessário para que ele tentasse a publicidade. A Faculdade Hélio Alonso foi então a escolhida por aquele que viria a ser, pouco tempo depois, um dos garotos-prodígio da propaganda carioca.

Do estágio conseguido na Salles D'Arcy com a ajuda de Christofaro, passando pela VS Escala, até a DPZ, onde começou como redator e chegou a diretor de criação aos 22 anos de idade - o mais novo da propaganda brasileira em uma grande agência -, foram apenas três anos.

Gustavo foi, com apenas 25 anos, presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, numa elogiadíssima gestão. De 1990 a 1992, Bastos presidiu a entidade, criando o primeiro anuário de propaganda do Rio e um jornal próprio. Mas o marco principal de sua administração foi o Clube do Futuro, que continua a todo vapor até hoje, conseguindo estágios para estudantes de publicidade.

A presidência do CCRJ o ensinou a driblar egos e a lidar com críticas nem sempre positivas dos profissionais do mercado. Apesar da gestão produtiva e elogiada, anos mais tarde Gustavo voltou a se candidatar à presidência do mesmo Clube de Criação, mas foi derrotado por Sílvio Matos. Ironicamente, porque foi considerado, pelos eleitores de Matos, como representante de uma geração mais velha!

31 X 1

Gustavo Impellizieri de Moraes Bastos nasceu no Rio de Janeiro em 21 de março de 1965, filho de Oswaldo Bastos e Eliana Impellizieri. É casado há 16 anos com Alessandra Sadock. O casal tem dois filhos, João, de 9 anos e Júlia de 7. De seu primeiro casamento com a médica paulista Ana Clara, nasceu Clara, de 21 anos.

Marcelo Bastos, Kiki Bastos, Gustavo Bastos e Alessandra Sadock
Marcelo, Kiki e Gustavo, todos Bastos, com Alessandra Sadock. Na pérgola do Copa.
Alessandra, diretora de criação da Artplan, explica o sucesso da parceria em casa e fora dela: "Nossa relação tem muita admiração de um pelo outro. Admiração profissional e admiração do caráter, das escolhas e do jeito de ver a vida. É muito bom poder caminhar ao lado dele."

Ambos garantem que não há competição entre os dois: "Respeitamos o sigilo de cada um e dividimos o prazer", diz Bastos, enquanto a mulher afirma que "realmente não existe competição. Um torce muito pelo outro. Aliás, trabalhar no mesmo mercado é uma sorte, podemos até ir juntos a Cannes", brinca.

O balneário francês aliás, é uma das cidades preferidas de Gustavo, que já recebeu diversos prêmios no famoso festival que acontece por lá. Quando o casal não pode ir para Cannes, diverte-se em outra das cidades favoritas de Bastos, o próprio Rio de Janeiro. Fazem as malas, se despedem dos filhos e rumam para o paraíso - quase - particular do publicitário, o hotel Belmond Copacabana Palace. "Sempre tive uma ligação com o Copa por causa da história do lugar, que acho interessantíssima. Depois, em 2002 e 2003, quando era sócio da 100%, e o hotel foi nosso cliente, aí mesmo que não saio mais de lá."

Num rápido balanço, pesando o bom e o ruim de sua carreira, Gustavo Bastos é objetivo: "Está 31 a 1 para o lado positivo", se referindo aos 32 anos que trabalha como publicitário. O único ano ruim foi o de 1998, quando fechou sua primeira agência, a GR3 - antes BR3 - e seu sócio, Marcos Frauches, deixou a sociedade levando o principal cliente, a Ultralar - que, aliás, faliu três meses depois. "Foi a tempestade perfeita!", lembra.

Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza
Gustavo Bastos e seu sócio na 11:21, José Guilherme Vereza
Apesar da forte repercussão do fim da agência, Bastos não se apavorou e conseguiu negociar a venda do que restou da GR3 para a DPZ. Coincidentemente, a agência comprou também a Caio na época, levando junto a conta da Casa&Vídeo, que fez questão de ter Gustavo à frente da conta.

No ano seguinte, Bastos abriu com Juan Vicente e Pedro Nonato a 100%. Cinco anos depois, vendeu a agência e abriu com Ronaldo Conde e Manoel Arthur Villaboim a 11:21, que mantém até hoje em sociedade com o redator José Guilherme Vereza.

E Gustavo adianta para a Janela uma novidade: em um mês a dupla pretende aumentar o número de sócios. Convidaram dois funcionários chave - um de atendimento e o outro do financeiro -, que Gustavo não quer adiantar os nomes, para se juntar a eles. Além de estimular a equipe, Gustavo e Vereza poderão também se dedicar mais à área de criação da agência.

No fundo, Gustavo Bastos é o mesmo de 32 anos atrás, quando se apaixonou pela propaganda. Ainda melhor: aprendeu que a ousadia é seu combustível e sua principal aliada.

Nakamura propõe informatizar seleção de elenco para comerciais

Mario Nakamura quer modernizar a seleção de atores
O produtor Mario Nakamura, diretor da produtora Cinerama Brasilis, pretende levar ao Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav), do qual também é diretor, uma proposta de modernização do processo de seleção de atores para comerciais que pode minimizar os atritos que estão acontecendo entre os representantes de atores e o mercado publicitário carioca.

Esta semana, um grupo de atores, liderado por Thiago Neri, iniciou uma greve para pressionar o Sated, sindicato que representa a classe, a exigir uma cobrança de cachê mínimo e redução do número de profissionais chamados para testes de comerciais.

Nakamura admite que existe um problema:

- É realmente inaceitável um ator ficar 3 horas esperando para fazer um teste - diz, considerando, porém, que o setor está deixando de perceber que hoje já existe tecnologia suficiente para se otimizar o processo de seleção, barateando, inclusive, os custos para a produtora.

Lembrando que, atualmente, todo mundo tem acesso a câmera no celular ou no desktop, o diretor da Cinerama defende uma nova sistemática para os testes:

- Toda a primeira fase pode ser feita digitalmente. É só os produtores de elenco enviarem o texto para os atores, para que estes retornem pelo Whatsapp ou pelo Facebook a gravação de uma ou duas alternativas de interpretação, junto com uma foto atualizada e bem produzida. Com isso, o diretor do comercial já poderá filtrar aqueles que serão chamados para o teste final, em estúdio, com melhor luz e áudio para apresentar à agência - exemplificou Nakamura.

Vale lembrar, aliás, que foi assim que o ator Hugh Laurie -- a muitos quilômetros de distância de Hollywood enquanto filmava um longa -- conquistou o papel principal da série House, mandando um vídeo interpretando o personagem gravado dentro do banheiro do hotel em que estava hospedado.

Mario Nakamura acredita que, reduzindo o tempo de locação do estúdio e dos técnicos envolvidos nos testes pela própria redução do número de atores finalistas, possa inclusive ser estudada uma melhoria no cachê a ser pago pelo teste aos participantes.

De qualquer forma, ele alerta que este é um momento delicado para se falar em aumento de custos. "O mercado está em crise, com cortes no volume de filmes produzidos. O que precisamos atualmente é ajudar a viabilizar as produções, para o setor não parar de vez", lembrou.

ABMN vai atualizar o Código de Ética dos Profissionais de Marketing

A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), presidida pelo diretor da Record Rio, Thomaz Naves, formou um grupo de trabalho para atualizar o Código de Ética dos Profissionais de Marketing. O levantamento das opiniões do mercado será através de um quiz de 11 temas na internet, em que os profissionais e estudiosos do setor poderão se manifestar, até o início de maio, sobre os desafios éticos da profissão.

Para ajudar na construção do profissional, foram criados três personagens com as características mais recorrentes de quem atua na área. Qualquer profissional ou estudante de marketing pode participar. O link para o questionário está no site da ABMN, em abmn.com.br/codigodeetica/Quiz, onde também existirão fóruns com alguns líderes do setor debatendo cinco temas polêmicos: "Mulheres nas campanhas de marketing", "Crianças nas campanhas de marketing”, "Preconceito, diversidade e discriminação", "Pesquisas, uso de dados de pesquisas e estudos nas campanhas" e "Responsabilidade socioambiental".

O hotsite foi desenvolvido pela Usina da Criação, com Thiago Castilho como webdesigner e a consultoria da HGV Desenvolvimento de Negócios. As peças da campanha têm criação de Leo Oliveira Caraminholas Art (Belo Horizonte).

Vinicius Siepierski vai representar no Rio no Young Lions

Vinicius Siepierski
Vinicius Siepierski
O diretor de arte Vinicius Siepierski, atualmente na WMcCann Rio, foi escolhido o vencedor do concurso Young Lions Rio 2016. Ele concorreu, já na fase de finalistas, com o também diretor de arte Luiz Cesar F. Junior e os redatores João Resende, Maicon Silveira e Philippe Lacerda. Com isso, Vinicius terá sua inscrição coberta pela organização do concurso no Festival de Cannes 2016.

Aos 28 anos, o carioca Vinicius Siepierski já passou pelas agências Leo Burnett e Ogilvy de São Paulo, além da Ogilvy do Rio. Entre seus prêmios internacionais está um Leão de Bronze de Cannes para a IBM. Seu portfolio pode ser visto em cargocollective.com/vinicius/Vinicius-Siepierski

O júri foi formado por Fred Moreira, da Artplan; Henrique Guimarães, da NBS; Leonardo Konjedic, da Ogilvy; Marcos Apóstolo, da Binder; e Paulo Castro, da Agencia3.

Pegadinha

Este ano, o CCRJ, apoiador do Young Lions Rio, resolveu dar o resultado para o vencedor com uma pegadinha, cruel como convém ao gênero. Com tudo armado, o diretor geral da WMcCann Rio, Marcio Borges, mandou um email para o diretor de criação Fabio Onofre, alegando que a TIM, cliente da agência, vinha reclamando da direção de arte apresentada. Onofre, então, comunicou a Vinicius sobre a situação de crise e pediu para conversarem.

"Quando fui para a sala conversar com ele, eu já estava muito nervoso, achei que a casa tinha caído", confessou Vinicius à Janela. Para piorar, durante o papo, Onofre ainda cobrou do diretor de arte que soube que ele queria tirar férias, o que ele, na verdade, nunca havia feito. Só depois de deixarem Vinicius quase em estado de choque é que a notícia da vitória foi revelada, com direito a chuva de confetes.

11:21 e X-Tudo mudam de endereço

11:21 - Mudança
Duas agências cariocas estão de endereço novo. A X-Tudo, de Marcelo Gorodicht, foi para a Av. João Cabral de Mello Neto, 850 - Bloco 3 Grupo 1017, ao lado da Península da Barra, o chamado "CEO Office". Ela manteve os telefones (21) 3256-1040 e 3153-1862.

Segundo Gorodicht explicou para a Janela, a crise do setor imobiliário no Rio criou a oportunidade de a agência encontrar um escritório maior e melhor localizado, com um valor de locação menor do que ela vinha pagando quase no final da Barra.

E a 11:21, de Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza, deixou a Candelária mas continua no Centro. Depois de passar 11 anos dividindo o espaço com a VZA/Expomídia, a agência foi para a Avenida Passos, 122 sala 1506. E deu a sorte de conseguir um telefone que contém o nome da agência: (21) 2223-1121.

Para anunciar a mudança, a 11:21 está postando uma série de peças nas redes sociais, brincando, por exemplo, que está na hora de morar sozinha. E avisa aos invejosos que a nova sede é menor que a anterior.