Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 11/MAR/2016 Marcio Ehrlich
PERFIL Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder e Profissional de Propaganda do Ano do Colunistas Rio 2015 Por Renata Suter
Marcos Apóstolo, gente boa por unanimidade
Quem entre nós, cariocas, não tem um amigo que é a cara desta cidade, o típico gente boa? Aquele que adora o combo samba e chopp, torce pelo Flamengo, é mangueirense e ama vira-latas! Essa descrição curta, porém exata, define bem Marcos Apóstolo - Profissional do Ano do Colunistas Rio 2015 - que, aliás, já teve 17 cães. Para melhorar ainda mais, só incluindo o que o fez ser escolhido por um júri para lá de exigente: o reconhecimento ao trabalho criativo da Binder nos últimos anos e, especialmente no ano passado, quando a agência foi uma das mais premiadas no Prêmio Colunistas Rio 2015.
A sociedade na Binder surgiu em 2010, 40 anos depois de Apóstolo escolher a Propaganda como profissão. Em sua carreira, foi redator na Norton, Salles e Denison, diretor de criação na Artplan e na DM9DDB Rio, trabalhou com marketing político em campanhas pelo Brasil afora, até se associar a Flávio Cordeiro e Glaucio Binder. Segundo o sócio que empresta o sobrenome a esta agência, Marcos sabe encarar desafios de forma contributiva: "Já era hora de ele receber esse prêmio, e importante para o próprio mercado, o reconhecimento do talento e da capacidade do Apóstolo. Flávio e eu temos muito orgulho de ter um parceiro - e eu um vizinho de mesa - como ele", brinca.
Marcos Apóstolo nasceu e viveu até os 20 anos de idade no subúrbio carioca da Penha. Aos 15, fez o científico - como era chamado o ensino médio na época - na primeira turma de publicidade e propaganda do Liceu de Artes e Ofícios, atraído pela comunicação, por gostar de leitura e, como ele não tem vergonha de admitir, por ser péssimo em matemática. Essa mesma primeira turma do Liceu criou um seminário com supernomes da publicidade e da propaganda da época, desdobrado durante muitos anos pela escola.
Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Hélio Alonso, chegou à Norton no meio do curso, como estagiário, sendo efetivado três meses depois pelo então diretor de criação da agência, João Bosco Franco. Na Denison conheceu Glaucio Binder, onde trabalharam juntos pela primeira vez. Em seguida foi para a Artplan - agência que ele faz questão de dizer o quanto foi importante em sua carreira, pela oportunidade de trabalhar com uma equipe fantástica com nomes como Toninho Lima, André Kassu, Rafael Genu, entre outros -, ficando por lá seis anos e meio. Nesta última surgiu a brincadeira que o acompanha até hoje; ele é chamado carinhosamente de "deretor"- principalmente pelas mulheres -, uma referência ao cargo de diretor de criação ocupado por ele à época.
APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO
Marcos Apóstolo é uma dessas raras unanimidades, não há quem não o adore. Divertidíssimo, bem humorado, rápido no raciocínio, inteligente, articulado e de bem com a vida, consegue agregar pessoas à sua volta. Ele mesmo explica: "Sou latino-americano, explodo pelo bem e pelo mal. Falo alto, mas não ofendo ninguém. Não acredito que "terrorismo" faça performance. Tem que ser duro, mas amigo." Opinião corroborada pelo sócio, Glaucio Binder: "Apóstolo tira o melhor das pessoas. É duro sem perder a amizade. Um criativo faz portfólio, um diretor de criação, como ele, faz gente.
Casado pela terceira vez, está há 14 anos anos com Luciana Oliveira, ex-publicitária que abandonou a carreira há quatro anos para tentar a de cantora. Quando questionado se tem filhos, após mais de uma década de casamento, não foge ao estilo brincalhão: "Ainda vou escrever o livro 'Como é Possível Não Ter Filhos', embora, sim, está em nosso planos ter."
Apóstolo e sua mulher Luciana, de quem ele é o maior fã
Outro de seus projetos é passar um período morando no Porto, em Portugal, cidade da qual sua família veio e onde tem parentes: "Não podia ter nascido em outro lugar que não fosse o Rio de Janeiro, me adapto bem, mas o Rio é o meu lugar. Viver fora daqui demanda algo fundamental, ir por uma razão muito importante, que não deixe dúvidas naquele momento, sobre onde eu gostaria de estar", explica Apóstolo que atualmente mora no Leblon, Zona Sul carioca.
A crise brasileira atual não assusta Marcos Apóstolo: "Crise faz parte da história brasileira. Deve assustar mais os europeus. Temos uma enorme capacidade de nos reinventar. O mercado publicitário, por exemplo, já vinha em crise. Tentávamos reavaliar o modelo que não supria mais as necessidades dos clientes. A Binder, por exemplo, surgiu durante a crise de 2001 e está aí, ainda mais forte, completando 15 anos neste 2016."
Entre as "curiosidades de um Apóstolo", como o próprio prefere chamar, está uma incursão ao teatro no grupo 'Fudidos Privilegiados', de Antônio Abujamra, Marcos atuou como programador visual, além de cenógrafo e figurinista, nas peças 'A Resistível Ascensão de Arturo Ui', de Bertolt Brecht, e em ' Hamlet é Negro'. Nesta ainda faturou uma crítica bastante elogiosa da - temida e já falecida - jornalista especializada em teatro, Bárbara Heliodora.
Apesar de tão querido pelos colegas de profissão, ser o escolhido para Profissional do Ano do Colunistas Rio 2015 foi uma surpresa para Apóstolo: "Não esperava mesmo!" E, numa referência a Michael Caine ao receber o Oscar de melhor ator em 1972, brinca: "Por que não me deram esse prêmio antes? Eu não teria feito tantos filmes ruins!" Para Marcos, a premiação foi também resultado dos 15 anos da Binder, do trabalho de Glaucio e Flávio somado ao seu.
Com certeza 2016 será um ano para ficar na memória de Marcos Apóstolo, afinal sua Mangueira foi campeã, levou o Colunistas e comemora os 15 anos da agência da qual é sócio. Para a alegria ser total falta apenas o Flamengo ser campeão. Será? Sorte não falta ao "deretor" de criação.
WMcCann Rio mostra proatividade em ação para L'Oréal
O comercial com Valentina Sampaio, criação da WMcCann Rio
A prova de que as mulheres estão mesmo cada vez mais empoderadas está no comercial que a WMcCann do Rio colocou no ar nas redes sociais neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher: sem verba anteriormente prevista, a agência foi proativa e lutou pela ideia. O resultado é que, apenas pela força do projeto, uma série de fornecedores e profissionais se juntaram e, em uma semana, deixaram tudo pronto a tempo da comemoração.
A peça, assinada pela L'Oréal, mostra uma modelo linda sendo preparada para uma foto, até se revelar que, na verdade, ela é a transgênera cearense Valentina Sampaio. E a foto será a que ela utilizará para a sua nova carteira de identidade com o nome que adotou como mulher. Finalizando a peça, "Porque Você Vale Muito", um slogan criado nos anos 70 -- tempos de Mad Men -- por uma jovem redatora da McCann influenciada pelo movimento feminista.
Quem conta a história com orgulho para a Janela é Viviane Pepe, diretora de criação da agência. "É tudo verdade", garante Viviane, citando que Valentina obteve na justiça o direito de se identificar com este nome. E vai aproveitar que, no Ceará, a foto usada na identidade é que cada pessoa leva, e não aquela digital feita pelo próprio órgão emissor, como no Rio.
A equipe da WMCann com a modelo do filme: Juliana Senra, Leônidas Pires, Sabrina Villar, Renata Raggi, Valentina Sampaio e Viviane Pepe.
Viviane se emociona ao lembrar que, ao ler o roteiro para Valentina, as duas acabaram chorando. O mesmo clima também envolveu o cliente, que assumiu a coragem de colocar uma mulher trangênero relacionada à marca, que atualmente é a maior do setor de beleza em todo o mundo.
Aliás, para comprovar que a ousadia brasileira foi bem aceita pela empresa internacionalmente, diz Viviane Pepe, o Instagram da própria L'Oréal na França repercutiu o trabalho.
"Raras vezes vi um trabalho em que tudo conspirou tão a favor", comemora a criativa. "A Valentina aconteceu de estar no Rio, o fotógrafo Paulo Vainer embarcou no projeto, enfim, tudo deu certo", lembra feliz a diretora de criação da WMcCann.
FICHA TÉCNICA
CCO: Washington Olivetto
VP de criação: Guime Davidson
Direção de criação: Viviane Pepe
Criação: Renata Raggi e Sabrina Villar (redatoras) e Leonidas Pires (diretor de arte)
Produtora Executiva: Juliana Senra
Planejamento: Taciana Abreu, Maíra Miguel, Rafael Rodrigues e Amanda Dea
Atendimento: Larissa Zucatelli, Fabricio Aurichio, Samantha Faria e Juliana Ramos
RTV: Tina Carlos
Redes Sociais: Carol Althaller, Affonso Neto, Sabrina Andrade, Luciana Mielke, Vivian Lima e Fernanda Cardoso
Produtora do filme: KN Produções
Diretor: Jorge Nassaralla
Composição da Trilha: Luciano Oliveira
Fotografo: Paulo Vainer
Figurinista: Leo Neves e Felipe van der Haagen
Cabeleireiro: Ale de Souza e Thiago Medeiros
Aprovação pelo cliente: Isabelle Dumas, Zak Yopp, André Albarran e Elisa Vidal
Fabio Seidl é premiado como o Influenciador do Ano em Londres
Fabio Seidl exibe seu troféu como Influenciador do Ano
O criativo brasileiro Fabio Seidl -- colaborador desta Janela Publicitária com a Fenêtre Publicitaire no Festival de Cannes -- foi escolhido pelo site britânico CreativePool o vencedor da primeira edição do Influencer of The Year.
Fabio Seidl, group creative director da 360i de Nova York, recebeu o prêmio no The Library Club de Londres após ser indicado pelo site para um short list com 100 líderes da criatividade global e, na segunda fase, ter vencido uma fase aberta ao mercado que recebeu mais de 12 mil votos de todo o mundo.
Entre os finalistas também estavam os brasileiros Sergio Gordilho e Rafael Pitanguy, da Africa; Hugo Rodrigues, da Publicis; Vico Benevides, da Blue Hive; João Binda, da mcgarrybowen e Renata Florio, da Ogilvy NY.
Segundo Seidl, "Ninguém ganha nada sozinho e nem sem sorte. Eu acho que tive a sorte de ter tido muito trabalho nos últimos anos e de poder fazê-los com muita gente talentosa e corajosa. E sorte que muita gente gostou".
O criativo está 360i do grupo Dentsu em NY desde novembro. Nos EUA, também trabalhou por dois anos como VP e Diretor de Criação Executivo da Leo Burnett em Chicago. Antes, foi diretor de criação do time da Ogilvy que foi agência do Ano em Cannes e top 3 do festival em duas outras oportunidades. No final de 2015, Fabio Seidl também recebeu o prêmio de melhor diretor de criação para o mercado americano no El Ojo de Iberoamerica.
WMcCann Rio reduz equipe de criação
A redatora Renata Raggi, em 2010, participou do júri do Prêmio Colunistas Rio.
Na mesma semana em que colocou nas redes sociais, com enorme sucesso, um comercial para L'Oréal comemorando o Dia Internacional da Mulher, o escritório carioca da WMcCann reduziu a sua equipe de criação dispensando duas criativas: a redatora Renata Raggi -- que inclusive havia trabalhado na criação daquela peça -- e a diretora de arte Claudia Monteiro. Além delas, também deixou a agência o diretor de arte Vitor Azambuja. As mudanças se seguem à também saída, no início do ano, de Marcelo Pires como diretor de criação da WMcCann do Rio.
Segundo uma fonte não-oficial da agência, as demissões são "o lado devastador dessa crise e dos cortes de investimento dos clientes. A direção segurou por meses a fio, bravamente desde o ano passado, mas acabou acontecendo agora, infelizmente".
Renata Raggi estava na WMcCann há sete anos e meio. Para a Janela, ela comentou a mudança:
"Foram sete anos e meio cercada de pessoas talentosas. Um ciclo profissional que culmina com a linda repercussão do filme do Dia da Mulher de L'Oréal Paris. É muito satisfatório criar algo que comove as pessoas e ajuda a construir um mundo com mais respeito. É um passo à frente".
ATUALIZAÇÃO EM 14/03 - A profissional de mídia Marlene Molina entrou em contato com a Janela para informar que na equipe de midia da WMcCann Rio para a TIM também houve demissão, com a dispensa de Bianca Garcia e dela, que tinha 20 anos de casa.
Gente Que Vai e Vem
Marcelo Santos
Perceptiva (Rio - RJ) - Após 4 anos como empresário nas agências am:pm e Neurônios S/A, o diretor de arte Marcelo Santos retorna à Perceptiva (ex-Percepttiva) para assumir a Direção de Criação Executiva. O criativo, que conta com mais de 100 prêmios em sua carreira, já passou por agências como Gênesis e Agência3 e foi vice-presidente do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Nessa nova fase, Santos ficará responsável diretamente pela integração do planejamento e criação do principal cliente da agência, a Direcional Engenharia. A empresa é a segunda maior construtora do país (segundo o ranking ITC 2014), com presença em 12 estados. (11/03/2016)