Mullen Lowe é a Agência do Ano de 2015 no Rio
| Marcos Apóstolo, o Profissional de Propaganda do Ano | A agência Mullen Lowe foi a mais premiada no Colunistas Rio 2015 e levou o título de Agência de Comunicação do Ano. Ela conquistou sete medalhas, sendo três de Ouro para Casa & Vídeo, Di Santini e Hemorio, trabalhos que já concorrerão automaticamente ao Colunistas Brasil, a ser julgado em março em São Paulo.
O júri do Colunistas Rio 2015 -- formado por Daniela Ribeiro (Publicis), Felipe Rodrigues, Gustavo Nogueira, Hugo Monteiro (Grito), José Luis Vaz (Agência3), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Raphael Laclau, Renata Granchi (Record Rio) e Toninho Lima (Artplan) -- concedeu um total de 55 prêmios, sendo 17 medalhas de Ouro, para 23 empresas sediadas no Rio de Janeiro.
Como Publicitário do Ano, os jurados escolheram o diretor do escritório carioca da Ogilvy Rio, Luis Carlos Franco, e como Profissional de Propaganda do Ano, o criativo Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder, uma das três agências mais premiadas no concurso. Como Anunciante do Ano, os jurados indicaram a Tim e a Live Tim.
Entre os trabalhos premiados com Medalha de Ouro, os jurados votaram secretamente para a escolha do GP de Mídia Impressa, entre três anúncios: "Como dar a volta em um carrão que não é seu", da 11:21 para Ago Automóveis; "Tetris", da 3A Worldwide para Korea Changan, e "Números e Móveis", da Binder para Way Design. O vencedor será revelado durante o evento de premiação.
No Colunistas Promo, o GP foi para o case "Secutiry Moms", da Ogilvy para o Sport Club do Recife. E no Colunistas Design, para a embalagem de Sauza, da agência PS10.
O site Sensacionalista, sucesso nas mídias sociais e na web, foi escolhido o Veículo Eletrônico do Ano, enquanto a Clear Channel ficou com o GP de Empresa de Mídia Exterior do Ano.
E no Colunistas Técnica, a produtora a receber o título de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais foi a Ciranda, enquanto a Nova Onda levou a mesma premiação de desempenho na área de Produção de Fonogramas.
Os resultados completos do Prêmio Colunistas Rio estão no site colunistas.com/pc2015.
A organização do concurso pretende realizar a festa de premiação no Rio até a primeira quinzena de abril próximo.
PERFIL
Luis Carlos Franco, diretor geral da Ogilvy Rio e Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015
Por Renata Suter
| Luis Carlos Franco, pronto para qualquer disputa em 2016. | Luis Carlos Franco faz parte de um time cada vez menor - principalmente em tempos de crise -, capaz de deixar qualquer pessoa com inveja. Dono de uma carreira sólida e irretocável, respeitado por quem é do ramo, reconhecido e admirado na Ogilvy & Mather pelo trabalho que desenvolve na empresa, Franco levou o prêmio de Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015. A escolha do júri deste evento anual se deu por sua gestão frente à O&M, tanto pelo desenvolvimento dos negócios, quanto pelo estímulo que dá à criatividade da agência.
Esse paulista de 49 anos, que já se considera carioca, acumula mais de 20 anos de experiência em comunicação. Franco é formado em Engenharia Mecânica - com MBA pela Coppead/UFRJ e pela Universidade de Nova York. Mas não imagine um careta que pensa dentro da caixinha. Ao contrário. Dois anos como DJ - no lendário Crepúsculo de Cubatão, clube com estética dark, que agitou Copacabana nos anos 1980 -, além do interesse por comunicação, o fizeram desistir da Engenharia.
Chegou na Ogilvy em 1977, como diretor de contas regional para a Souza Cruz, onde trabalhou por cinco anos. Em 2000, assumiu a gestão de negócios do escritório do Rio de Janeiro, coordenando atualmente uma equipe de mais de 100 pessoas.
O presidente da agência, Sérgio Amado, tem a explicação para essa parceria tão bem sucedida entre a O&M e Franco: "A liderança do Luis Carlos aumentou significativamente a participação do Rio de Janeiro no volume de negócios da empresa. Ele concilia com perfeição os clientes internacionais com os locais." A Ogilvy, segundo seu site informa, tornou-se a agência mais premiada do Rio de Janeiro, com 21 Leões e um Grand Prix em Cannes nos últimos três anos, além de ser a terceira melhor do mundo em 2015 naquele festival.
LOW PROFILE CRIATIVO
Franco trabalhou em várias áreas de marketing e gestão: planejamento, pesquisa do consumidor, comércio/vendas, gestão de marcas e patrocínios, incluindo grandes eventos internacionais, como Hollywood Rock, Free Jazz Festival e Hollywood Indycar Team. A formação o ajudou a criar a linha de comando elogiada por Sérgio Amado: "Luis Carlos lidera com criatividade, o que somou e muito para a Ogilvy. Ele é um executivo low profile que, com esse estilo, trouxe excelentes resultados."
E o próprio Franco, se considera discreto e reservado? "Se a pergunta se refere a aparecer, sim, sou extremamente low profile. Mas se diz respeito a objetivos e a trabalho, não. Quero poder ser comparado com os melhores."
| Luis Carlos Franco com sua mulher Raquel Vigutov e seus filhos Guilherme e Daniel. (foto do Facebook) | Luis Carlos Franco conseguiu, segundo Sérgio Amado - com quem trabalha há mais de 20 anos -, fazer sua carreira deslanchar: "Ele jamais retrocedeu, só cresceu". As razões para isso, segundo o presidente da agência: entrega, dedicação e lealdade aos clientes. Franco é daqueles que pensam grande, mas com um detalhe fundamental, os pés bem fincados no chão: "Não vou mudar o mercado, vou realizar, aproveitando as oportunidades com foco, fazendo o melhor. É importante atrair talentos pelo caminho inverso também, seja de São Paulo para o Rio ou brasileiros que estão no exterior em busca de uma oportunidade para voltar ao Brasil."
Apesar do momento atual, da crise que parece atolar o país sem chance de recuperação, Luis Carlos Franco acredita numa volta por cima: "é importante fazer o que se gosta e pensar grande. Foi o que a Ogilvy fez, buscando negócios no exterior, atraídos por essa vitrine que o Rio de Janeiro ainda é."
Casado com a assessora de comunicação da Hill + Knowlton, Raquel Vigutov, pai de Guilherme e Daniel, todos cariocas, Luis Carlos Franco recebeu entusiasmado o prêmio de Publicitário do Ano do Colunistas Rio 2015: "Muito orgulho para mim, para a Ogilvy e para o Rio de Janeiro, porque foi aqui que demos um grande passo, conseguindo negócios relevantes que soubemos buscar para cá, apesar das limitações da cidade. A qualidade no dia a dia e a postura de trabalhar, olhando para o que acontece no exterior, nos levaram aos resultados que chegamos."
NBS reduz quadros para se ajustar à crise do mercado
| O criativo Dudu Almeida comandava a criação da conta da Petrobras. | EM PRIMEIRA MÃO - A NBS, uma das maiores e mais premiadas agências do mercado carioca, está encerrando fevereiro com uma reestruturação em sua equipe, dispensando sete de seus profissionais, três dos quais em nível de diretoria: Fátima Rendeiro, da Mídia; Paula Lagrotta, do Planejamento; e Eduardo Almeida, da Criação.
Além destes, também foram desligados da agência Flávia Nakamura (Comunicação), duas profissionais de atendimento, Amanda Alves e Paula Americano, e uma do administrativo.
Atualmente, a NBS tem cerca de 300 funcionários em seus dois escritórios no Rio e São Paulo.
Após contato da Janela, a assessoria de comunicação da agência nos enviou o seguinte comunicado oficial sobre o assunto:
O mercado está mudando cada vez mais rápido e a NBS tem um projeto de reestruturação, já em curso, para torná-la mais forte, competitiva e ainda mais preparada para os desafios de hoje e os que estão por vir. Em função disso, tivemos que fazer escolhas difíceis. Nesse processo algumas pessoas muito queridas e competentes estão deixando a agência. Fica nosso grande agradecimento a esses profissionais que dedicaram seu talento e sua energia à NBS nos últimos tempos. Em breve, outras etapas dessa reestruturação serão implantadas e novos nomes, já alinhados a este posicionamento, chegarão para reforçar o time. |
A CRISE DO MERCADO CARIOCA
Esta não é a primeira notícia triste que a Janela deu nos últimos meses sobre os reflexos da crise econômica do Governo Dilma no mercado publicitário carioca. Em 2015, mesmo, a perda de várias contas levou a F/Nazca Saatchi & Saatchi a fechar o seu escritório no Rio. Recentemente, duas outras grandes agências realizaram demissões significativas ou mesmo encerraram as suas operações nesta cidade: a África e a FCB Brasil.
11:21 cria para "Ribanceira", nova série de humor do Canal Brasil
| Uma das peças da campanha da 11:21 para "Ribanceira" | Para lançar o seriado "Ribanceira", escrito e dirigido por Melise Maia, a 11:21 está botando no ar uma campanha em mobiliário urbano da Clear Channel e redes sociais brincando com o enredo e até com o horário da série – o mesmo do Jornal Nacional.
"Ribanceira" mostra um grupo de moradores tentando salvar o prédio que dá nome a série, quando descobrem que uma empreiteira está tentando seduzir um grupo de moradores a venderem seus apartamentos para demolir tudo e dar lugar a um shopping center. A situação foi aproveitada em uma das peças da comunicação, que tem o título "Tem investigação, empreiteira, suspeita de corrupção e começa às oito e meia. Mas não é o Jornal Nacional".
Em outro cartaz e post, o título brinca com o enredo e o dia de exibição: "Eles vão fazer de tudo para salvar o prédio onde moram e a noite da sua quinta-feira".
E como todos os 13 capítulos estão recheados de todo o tipo de trapalhadas dos moradores, o conceito da campanha levou o espírito da série: "Ribanceira. É de rolar de rir".
O seriado foi todo gravado no Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, popularmente conhecido como Pedregulho, no bairro de Benfica. Desenhado pelo consagrado arquiteto Affonso Reidy, o prédio é protegido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural. No elenco estão mais de 40 atores, entre os quais Helio Ribeiro, Gustavo Ottoni, Luiz Carlos Persy, Marcio Ehrlich, Anja Bittencourt e Nina de Pádua. Os episódios irão ao ar todas as quintas, às 20:30h, a partir de 17 de março.
Ficha técnica:
Agência: 11:21 Simplicidade Criativa
Cliente: Rimel Produções
Criação: Gustavo Bastos (redator) e Robson Oshiro (diretor de arte)
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Finalização: Alex Maia
Mídia: Bianca Brandão
Aprovação: Melise Maia
PERFIL
Jonas Suassuna, diretor do Grupo Gol
Por Marcio Ehrlich
| Jonas Suassuna em 1995 | Com seu nome relacionado entre os investigados na 24ª fase da Operação Lava Jato, Jonas Suassuna é mais um publicitário que, nas últimas semanas, passou a frequentar quase que diariamente o noticiário de escândalos da política brasileira.
Leonino de 7 de agosto, bem-falante e envolvente, Jonas Leite Suassuna Filho tem hoje 57 anos e tornou-se conhecido do público por ser sócio de Fabio "Lulinha" da Silva, filho do ex-presidente Lula, na empresa Gamecorp. Juntamente com Fernando Bittar, foi identificado como um dos donos oficiais do sítio Santa Bárbara que Lula vem usando desde o final de seu mandato, em Atibaia, São Paulo.
As novas gerações do mercado publicitário carioca podem não saber exatamente quem é Jonas Suassuna, mas o publicitário já teve grande destaque na atividade, como fundador da agência Zapt (que ele dizia significar "Zombando da Propaganda Tradicional") e presidente da Abap-Rio, o capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, entre 1995 e 1998. Durante a sua gestão, a entidade foi pioneira em levar as agências para a internet, além de assumir posições corajosas em defesa do setor. Em março de 1998, por exemplo, a Abap-Rio conclamou as associadas a boicotarem a concorrência das lojas DePlá por ter o cliente avisado que escolheria a agência que oferecesse os menores honorários de veiculação e produção.
O período de Suassuna na Abap-Rio ainda é considerado por muitos empresários do setor como o mais ativo da história da entidade. Inclusive com repercussão pública. Desdobrando a experiência de ter tido seu filho Caio sequestrado em 1998, Jonas levou a associação a mobilizar a campanha "Reage, Rio", que chegou a promover uma passeata contra a violência. E apoiou a campanha "SOS Crianças Desaparecidas" para o Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A Zapt, fundada em 1985, foi uma agência bastante premiada em concursos do setor entre os anos 80 e 90, tendo passado pelo comando de sua criação nomes como Paulo de Tarso Forni e Toni Lourenço. Aliás, foi na Zapt que começou o hoje superpremiado redator Ricardinho Weitsman.
Ligado a múltiplas atividades, Suassuna chegou a assessorar a rede de televisão mexicana Televisa nos anos 80, viajando com frequência para aquele país. E também foi um dos primeiros empresários da Propaganda carioca a perceber que o setor promocional começaria a retirar verbas da área de publicidade. Em 1993, criou a agência Zupt como seu braço promocional. Lançou um Cartão Presente que vendeu 30 milhões de unidades no Brasil, criou projetos como "Vasco 2000", para captar patrocínios para o time de São Cristóvão, e conseguiu o retorno do piloto Roberto Pupo Moreno à Fórmula Indy ao conseguir investidores para que ele corresse pela Payton Coyne.
MUDANÇA DE MERCADO E FORTUNA
A partir de 1999, Suassuna começou a se afastar do mercado de agências. E sua grande tacada aconteceu quando, associado ao músico Pierre Aderne, criou a Gol Records, que estourou nas bancas de jornais com o encarte de CDs de regravações de hinos dos clubes de futebol em publicações como a revista Placar e o jornal O Dia. E o sucesso mais espetacular de todos, em 2000, os CDs com leituras da Bíblia na voz do jornalista Cid Moreira. Apostando neste segmento religioso, inclusive, a Gol sediou no portal Globo.com o site As Religiões, editado pelo astrólogo e estudioso Waldemar Falcão.
| Claudia Bueri e Jonas Suassuna. Foto: O Globo |
Estima-se que Suassuna faturou mais de 30 milhões de dólares com a venda de mais de 18 milhões de CDs da Bíblia, que chegaram a ter 24 volumes. Na época, Suassuna passou a ser visto circulando pelo Rio com uma Ferrari.
O Grupo Gol, no qual também trabalha o publicitário Roberto Bahiense, ex-Pubblicità e ex-presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, dedica-se a vários projetos digitais e editoriais. Inclusive fornecendo materiais para o setor público. Segundo o jornal O Globo, entre 2006 e 2015, recebeu quase R$ 419 mil da União no ramo de livros didáticos. Do governo do Rio, foram R$ 8,5 milhões em 2009 e R$ 4,7 milhões em 2004.
Jonas Suassuna é casado desde 2013 com a empresária Claudia Bueri Suassuna e mora em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca. A família também tem uma casa em área nobre na Ilha dos Macacos, em Angra dos Reis.
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