Janela Publicitária    
 
 
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Janela Publicitária - Edição de 08/JAN/2016
Marcio Ehrlich

 

Agência3, Binder e Prole encabeçam concorrência de Pezão

Agência3, de Clóvis Speroni, foi a mais pontuada na fase técnica pela conta do Governo do Rio.
A Agência3 foi a mais pontuada entre as 17 concorrentes na fase técnica da licitação pela conta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, alcançando 98,67 pontos. Como o objetivo da disputa é selecionar seis agências para a publicidade de Pezão, também podem se considerarar bem colocadas as agências Binder e Prole (empatadas com 97,33 pontos), Artplan (96,33), Agência Nacional (94,5) e Propeg (94 pontos). O resultado foi publicado esta segunda-feira, 5 de janeiro, no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Dezessete agências se inscreveram para a disputa e as 11 não classificadas nos primeiros lugares têm até a próxima terça-feira, 12 de janeiro, para dar entrada em recursos. Se nenhuma questionar as pontuações da fase inicial, a Subsecretaria de Comunicação Social do Governo convocará as licitantes para a abertura das propostas de preço. Ficaram abaixo das seis primeiras colocações as agências Agnelo, Arcos, Digital, Euroforte, Fazenda, Fields, Max, NBS, Nova/SB, Popcorn e Script.

Segundo fonte do órgão em conversa com a Janela, a expectativa deste ano para os investimentos de Pezão na área de publicidade -- a despeito de o edital citar o valor anual de R$ 120 milhões -- é de que não ultrapassem R$ 50 milhões, valor que já foi o aplicado pelo estado em 2015.

A divisão dos trabalhos seguirá dois critérios. Caso o valor da campanha se restrinja a R$ 6 milhões, correspondentes a 5% do montante oficialmente licitado, caberá à Subsecretaria definir que agência ficará responsável pela execução do trabalho. No caso de a previsão de investimento ultrapassar R$ 6 milhões, o órgão fará uma mini-concorrência entre as seis agências habilitadas para definir quem assinará o job.

Gui Pacheco quer ampliar VMP8 no mercado carioca

Gui Pacheco
Gui Pacheco vai dividir seu tempo entre Rio e Brasília.
Depois de deixar a Vice-Presidência da agência Agnelo Pacheco em Brasília, onde esteve nos últimos 15 anos, o publicitário Gui Pacheco, filho do próprio Agnelo, associou-se à agência brasiliense VMP8 assumindo a sua direção de criação e a responsabilidade de implantar o escritório carioca da empresa.

Em conversa com a Janela, Gui adiantou que já está à procura de uma dupla de criação e um profissional de atendimento para a VMP8 do Rio. Depois de focar, na Agnelo, em contas de governo, Gui pretende prospectar, tanto no Rio como em Brasília, apenas contas da iniciativa privada.

A mudança para o Rio de Janeiro teve motivos familiares, conta o criativo, que é casado com a carioca Patrícia Lemos, sócia da agência digital Bendita Interactive. Pais de gêmeos com quatro anos de idade, eles preferiram trazer as crianças para estudar no Rio, em uma escola próxima da Joatinga, onde fixaram residência. De terça a quinta-feira, Gui fica em Brasília, passando o restante da semana no Rio.

Na VMP8, Gui pretende seguir um modelo de negócio diferente do praticado pelas agências tradicionais do setor. "A expressão ‘agência’, no sentido de empresa agenciadora de mídia, não representa o modelo presente e futuro do mercado", ele explica, garantindo que a VMP8 está se apresentando como "geradora de ideias".

"Na cabeça do consumidor e na mente do cliente não existe a divisão on e offline. Existem problemas de comunicação a serem resolvidos", defende o publicitário, que acredita que o momento é de ser mais estrategista que intermediário de mídia.

A VMP8 é conduzida por Eliane Nascente, profissional de planejamento e atendimento com 16 anos de experiência, tendo sido diretora da Cannes Publicidade, sócia da RBM e, nos últimos seis anos, proprietária da Agência 100%. Alguns dos clientes da VMP8 são o Laboratório Sabin e Bancorbrás (atuação nacional) e Pátio Brasil Shopping, um dos maiores de Brasília.

NBS dispensa atores famosos na nova campanha para o CCAA

Como em um filme da Disney, árvores e bichos cantam no novo comercial do CCAA
Depois de passar vários anos contratando atores famosos como Bruce Willis, Megan Fox, Jessica Alba e Owen Wilson para estrelarem as campanhas do CCAA, a NBS estreia esta sexta-feira, 8 de janeiro, a nova comunicação do curso de inglês, focando mais no método de ensino que, dizem as novas peças, "Quando você vê, you are speaking".

No comercial que irá para TV aberta e fechada, um garoto brasileiro, circulando pelo Central Park, de Nova York, se descobre falando inglês sem dificuldade para ajudar um casal de turistas perdidos na cidade. Como trilha sonora, uma versão da conhecida "When you wish upon a star", a clássica canção do filme Pinóquio, da Disney.

Em conversa com a Janela, o sócio e VP de Criação e Planejamento da NBS, André Lima, não descartou de vez a possibilidade de nomes famosos internacionalmente participarem em próximas campanhas do CCAA, já que a presença deles ao longo dos últimos anos foi o que teria ajudado a colocar a marca em um patamar mais alto entre a concorrência. "O CCAA é o curso que as pessoas reconhecem como de maior valor no Brasil", garantiu o criativo.

A mudança na linha criativa, inclusive, afirma André Lima, não significa um afastamento da estratégia adotada pela NBS para o CCAA, baseada no conceito de que o aluno da escola desenvolve autoconfiança suficiente para falar uma língua estrangeira sem medo. "Mostramos, de maneira divertida, que falar inglês não tem nada de magia e sim que tem 100% a ver com o método e qualidade de ensino do CCAA", comentou o publicitário.

Exatamente por conta da comparação com a magia é que a criação da NBS escolheu como trilha do comercial uma música da Disney. "A canção é o ator famoso desse filme", brinca Lima, que revelou à Janela que foram necessárias diversas rodadas de negociação para a agência conseguir o direito de utilização:

- "Por conta do forte simbolismo que tem esta música, os detentores dos direitos autorais fazem questão de aprovar tanto o roteiro do filme como a nova letra que será aplicada".

A criação da nova campanha de 2016 do CCAA foi de André Lima, André Havt, Renato Jardim, David Bessler e Ary Nogueira, com direção de criação também de André Lima, Carlos André Eyer e Serginho Lobo. Já a produção é da Popcon, Mugshot e CLAN-VFX, com direção de Carlos Manga Jr.