Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/OUT/2015
Marcio Ehrlich

 

Artplan vence concorrência e continua atendendo Estácio

Comerciais da Estácio continuarão sendo criados pela Artplan
EM PRIMEIRA MÃO - A Artplan foi a vencedora da concorrência aberta em agosto pela Universidade Estácio de Sá e que contou também com a participação das agências África, Fischer, Havas, Heads e NBS.

Na prática, a vitória significa que a agência continua cuidando da conta que está na agência desde abril de 2010 e representa uma parcela significativa do seu faturamento, avaliada em R$ 70 milhões apenas para a comunicação offline.

A notícia da concorrência da Estácio foi publicada pela Janela em junho de 2015, ainda como rumor, que acabou se confirmando mais tarde. O processo foi organizado pela profissional de planejamento Marcia Ballariny, da empresa Planning, e as apresentações das concorrentes começaram em meados de agosto. A última a se apresentar foi a própria Artplan, dia 3 de setembro, o que motivou um grande suspense -- e desconforto -- no mercado pela demora na divulgação dos resultados.

Alê Nunes troca publicidade pela gastronomia

Alê Nunes e Celina Mello
Alê Nunes e Celina Mello
Depois 21 de anos em publicidade, como diretor de arte e, recentemente, diretor de criação da Havas Rio por quatro anos, Alexandre Augusto Nunes é mais um que foi seduzido pela gastronomia, que já conquistou nomes como o do redator Alexandre Motta, hoje sócio da brownieria Bemdito, e o produtor de eventos Ari Hartmann, dono do food truck The Pub Truck. Sem esquecer de Diogo Mello, ex-diretor de criação da DM9Rio e que agora está na área cervejeira.

Paulista, Alê chegou a pensar em retornar à publicidade daquela cidade quando deixou a Havas. Mas escolheu ficar no Rio. Esta semana, noticiou que tornou-se sócio, com 45% das ações, do Celina Mello Buffet, que fornece catering para filmagens e eventos. Lá, já está investindo para reformular a cozinha e aumentar a capacidade do buffet. E, aproveitando a sua experiência de marketing, mudou a logomarca do buffet e vai partir para um trabalho de divulgação e captação de novos clientes a partir de dezembro. Apesar de que, em conversa com a Janela, se disse preparado também "para carregar caixa, fazer compra e descascar batatas!"

Celina Mello, sua sócia, é carioca e apaixonada por gastronomia. Formada em 2000 pelo The French Culinary Institute, em NY, chegou a ficar dois anos naquela cidade, trabalhando em alguns dos melhores restaurantes e buffets para aprimorar a sua técnica.

BRT Rio quer melhorar o comportamento do brasileiro em seus ônibus

Os personagens da campanha #bomdebusao
Que o brasileiro não é lá muito chegado a respeitar o direito dos outros, isso todo mundo sabe. A novidade é que as reclamações de usuários do BRT ao comportamento de alguns dos passageiros chegaram aos ouvidos da empresa responsável pelo transporte e uma campanha para educar o cidadão está chegando às ruas esta semana, pelas mãos da agência Grito, que cuida da presença digital do BRT Rio.

O assunto é delicado, a ponto de, no release, divulgarem que, nas pesquisas, perceberam queixas sobre uma "pequena, porém incômoda, parcela dos passageiros que usam o transporte público de forma inadequada".

Mas, em conversa com a Janela, o diretor da Grito, Hugo Monteiro, explicou que no monitoramento das redes sociais que a empresa realiza, ficou claro que boa parte das críticas que o sistema recebia não se referia aos ônibus em si, mas ao que acontecia dentro deles. Portanto, seria uma boa oportunidade o próprio BRT Rio colaborar para o bem estar dos seus usuários.

Para tentar modificar o comportamento daquela "pequena parcela", a Grito criou, então, a campanha "Não seja vacilão, seja BOM DE BUSÃO", já em veiculação pela internet e que, brevemente, também ocupará a mídia exterior nas estações e veículos do BRT Rio.

Nela, objetos do próprio sistema BRT, como catraca, poltrona e delimitador de filas, transformam-se em personagens animados que passam o recado e cantam as palavras de ordem para um relacionamento menos doloroso entre os passageiros. Foram selecionados 10 comportamentos inadequados, que atingem, por exemplo, o respeito aos mais velhos (para não ocuparem as poltronas preferenciais), o respeito à fila, o respeito ao direito de outros não quererem ouvir a música do seu celular e por aí vai.

Os pesonagens, ilustrados por André Saad e animados pelo Studio Nuts, remetem ao universo do funk, com nomes como Miss Catraka, MC Pintoso, Poltronnaldo e Floritta. Eles já podem ser vistos e compartilhados no Facebook e no Twitter do BRT.

Ficha Técnica

Criação: Hugo Monteiro, Hugo Agostinho, Bruno Pimentel, Rodrigo Freire, Felipe “Fred” Melo Dias, Diego Moretto.
Direção de Criação: Rodrigo Bera
Mídia: Natália “Tsu” Alves
Tecnologia: Aline Bezzoco, Rodrigo "Buca" Albuquerque
Ilustrações: André Saad
Animação: Studio Nuts
Áudio: Pardal Produções
Atendimento/Planejamento: Hugo Monteiro
Aprovação no Cliente: Jorge Dias, Affonso Nunes, Ludimilla Cavalheiro e Suzy Balloussier