Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 04/SET/2015 Marcio Ehrlich
Brick estreia campanha para valorizar profissional de educação física
Fabiane Lacerda, Marco Ferreira, Phelipe Pogere, Márcio Atalla, Jorge Steinhilber e Antonio Carlos Accioly durante a filmagem do comercial.
Está entrando no ar pela tv o primeiro trabalho da agência Brick para seu cliente CONFEF – Conselho Federal de Educação Física, conquistado em concorrência no primeiro semestre deste ano. Como porta-voz da campanha de valorização dos profissionais de educação física, a agência escolheu o pop-star do setor, Marcio Atalla, responsável por programas de rádio e televisão sobre bem-estar e condicionamento físico.
Na peça -- que terá desdobramento em várias outras mídias --, Atalla reforça a importância da realização de esportes, mas destaca que eles devem ser realizados sob a orientação de um profissional reconhecido legalmente. A campanha aproveita que dia 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física.
A disputa pela conta do Confef, avaliada em R$ 6 milhões, contou com as agências Arcos, Brick, Dimmer, Fazenda, Max, PopCorn e X-Tudo. Na época, chegou a gerar burburinho no mercado o fato de que a Brick foi a única agência a alcançar a pontuação mínima necessária para a classificação.
Originalmente mais focada em Marketing de Conteúdo, a Brick tem como diretores Fabiane Lacerda, no atendimento, e Phelipe Pógere, na área jurídica e financeira. A criação é comandada pelo redator Marco "Gaúcho" Ferreira. O filme pode ser visto no Youtube em youtube.com/watch?v=prkjXIG4gRc
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Marco Ferreira
Criação: Pedro Dourado, Paula Seabra, Marco Ferreira
Atendimento: Fabiane Lacerda e Aline Rodrigues
Planejamento: Fabiane Lacerda
Mídia: Carol Moliterni
Produtora de Imagem: Movie&Art
Diretor: Hudson Vianna
Fotógrafo: Roberio Braga
Pós-Produção: Cajamanga
Produtora de som: Beat
Produtor de som: Nico Rezende
Dir. atendimento som: Paulo Henrique
Aprovação cliente: Jorge Steinhilber
André Galhardo lança livro e sua nova agência AG365
André Galhardo, apostando no 365
"365" é o novo número mágico do publicitário André Galhardo. Ele está presente no nome do projeto @rio365, que terá um livro lançado esta quarta-feira, 09 de setembro, no Rio, e também no nome da agência que o criativo está apresentando oficialmente ao mercado, a AG365. "AG" que tanto pode ser entendido como abreviação de "agência" quanto pelas iniciais do seu diretor.
Em sociedade com Flavio Bidoia na direção comercial e de operações, Galhardo pretende que a AG365 traga um modelo novo para o mercado de comunicação, pensando soluções de conteúdo para que a marca dos clientes esteja presente 365 dias por ano no universo de seus usuários, e não apenas em momentos pontuais como as tradicionais datas promocionais do varejo.
André Galhardo, em conversa com a Janela, conta que as vantagens deste formato ficaram claras para ele a partir do próprio projeto @rio365, desenvolvido quando ele ainda estava na EuroRSCG Contemporânea, atendendo a Light e precisando pensar em uma forma de mostrar o lado positivo da empresa. Para lembrar que a Light sempre esteve envolvida com as transformações do Rio é que surgiu a ação de Instagram, em que fotógrafos começaram a documentar as novas mudanças da cidade, viralizando nas redes sociais.
"Essa experiência como produtor cultural me mostrou que eu, que sempre tive que pensar em cultura sendo publicitário, agora posso pensar em publicidade sendo um produtor", explicou.
A AG365 vai trabalhar com remuneração por projetos, mas privilegiando o fee mensal, já que a ideia central sempre será a de fazer o cliente estar 365 dias por ano na vida de seu público. Nesta primeira fase, Galhardo tem levado a ideia principalmente para agências grandes:
"Agências pequenas não têm o volume de problemas que a gente pode solucionar. Além disso, as grandes não têm interesse em montar uma fabriquinha de soluções como a nossa e não nos enxergam como competição", esclareceu.
O primeiro projeto apresentado é o da própria expansão nacional da cobertura fotográfica das cidades, agora batizada de @brasil365.
Noite de autógrafos
O sucesso do projeto @rio365 foi tal que esta quarta-feira, 02 de setembro, a partir das 19:00h, haverá a noite de autógrafos do segundo livro da série, com reproduções das fotos publicadas nas redes sociais.
"Seguimos a lógica dos publicitários, que gostam de ver seus trabalhos em anuários. É a vez de os fotógrafos se verem publicados para poderem se sentir realmente especiais", brincou o criativo.
O evento, no Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano, 168), terá uma curtição adicional. Ao cadastrar a presença no rsvp em bit.ly/rio365_rsvp, o usuário do Instagram terá seu @username impresso em um crachá a ser entregue na chegada, para que todos possam saber com quem estarão conversando e identificar os autores das fotos que mais gostaram.
"Será um encontro no mundo real de um projeto que aconteceu nas redes sociais", prometeu André Galhardo.
Chico Abreia volta às telas com a produção de conteúdo
Acima, Chico Abreia entre Dudu Nobre e Nelson Sargento, na filmagem da série "Samba pra Sempre".
Abaixo, a chamada dirigida por Abreia para o programa.
Afastado do mercado de agências desde que deixou a Binder, no final de 2012, o premiado diretor de cena Chico Abreia é mais um publicitário que está hoje se dedicando a pleno vapor à área de conteúdo. E se sentindo bem feliz com isso, como contou, em conversa com a Janela.
Em parceria com sua mulher, Ana Tancredo, na agência Eco Mkt & Com, Abreia estreia este domingo, 6 de setembro, no canal Bis, uma série de 12 episódios, com o título de "Samba pra sempre", que comemora, tendo o sambista Dudu Nobre como anfitrião, os 100 anos de samba no Brasil. Isto tudo, além de estar envolvido com a produção do longa metragem "10 Segundos" sobre o pugilista brasileiro Eder Jofre, campeão mundial de peso pena em 1973.
Fundador da produtora Yes -- hoje comandada por seu filho Caio Abreia -- e ex-diretor de criação e de rtv da Artplan nos anos 80 e 90, Chico passou por outras agências, como Duda, DM9 e Binder, até se envolver com marketing político e acabar se decepcionando com a área. "Não me fale mais de política na minha frente", ele avisa.
A proximidade de Ana Tancredo e da Eco com o mundo da música -- a agência atendeu a conta de várias produtoras e da própria Associação Brasileira dos Produtores de Discos -- acabou estimulando o casal a partir para a produção cultural. Para o mesmo canal Bis, eles já haviam criado a série "Inesquecíveis", que teve quatro episódios e deve retornar com uma segunda temporada apresentando reinterpretações de canções brasileiras que ninguém esquece.
10 Segundos na Globo
O sonho de Chico Abreia de filmar "10 Segundos", levando para as telas a história de Eder Jofre, era antigo. E acabou sendo viabilizado este ano em uma parceria com a Globo Filmes e a Rede Globo. Neste trabalho, porém, Abreia está atuando como produtor, junto com Breno Silveira, conhecido pela direção de outros filmes biográficos, como "2 Filhos de Francisco" e "Gonzaga: De Pai pra Filho". A direção será de Rogério Gomes, o Papinha, e a história também vai se desdobrar em uma série de 4 episódios a ser exibida na Rede Globo. As primeiras cenas, com o próprio pugilista (que em 2016 completa 80 anos), já foram filmadas e a produção continua a partir de fevereiro, com Daniel Oliveira no papel-título e Osmar Prado com o pai do atleta.
Gente Que Vai e Vem
Luis Claudio Salvestroni
Havas Worldwide (Rio - RJ) - O diretor de arte Luis Claudio Salvestroni assume, a partir de 8 de setembro, a direção de criação do escritório carioca da agência, cargo ocupado nos últimos anos por Alexandre Augusto Nunes, que deixou a Havas em agosto último para se envolver em outros projetos na área de comunicação de marketing.
Com mais de 20 anos de experiência, Salvestroni passou por agências como Caio, Giovanni FCB, V&S e Agência3, onde foi diretor de criação. Foi presidente do CCRJ entre 2012 e 2014, indicado pela ABP como Destaque de Diretor de Arte em 2008 e escolhido Profissional do Ano pelo Prêmio Colunistas Rio em 2014. (02/09/2015)
Serginho Lobo
NBS (Sao Paulo - SP) - Serginho Lobo está deixando o escritório carioca da NBS para assumir a criação da mesma agência em São Paulo, respondendo diretamente a André Lima e a Carlos André Eyer. Sergio foi diretor de criação da Isobar por três anos e, antes, passou pela Leo Burnett de Lisboa e Madrid.
O criativo começou na Artplan, Script e FCB Brasil (antiga Giovanni+Draftfcb). Em 2011, logo após de sua passagem pelo exterior, atuou na Leo Burnett Taylor Made e Santa Clara.
Na NBS de São Paulo irá trabalhar para clientes como SABMiller, Chevrolet, Malwee, iFood, Iguatemi, entre outros. (03/09/2015)