Fenapro começa a discutir o modelo das agências brasileiras
| Glaucio Binder quer repensar o modelo das agências brasileiras. | A Federação Nacional das Agências de Propaganda - Fenapro começa na próxima terça-feira, 11 de agosto, pelo Rio, uma série de reuniões em vários estados brasileiros com empresários e dirigentes de agências para discutir o modelo de negócio que vem sendo adotado pelo setor no Brasil.
"Há uma crise na definição do modelo das agências que não é hoje nem é só do Rio", explicou à Janela o presidente da entidade, Glaucio Binder. O publicitário aponta que é consenso entre dirigentes das agências brasileiros que o setor vive uma séria crise de rentabilidade, "decorrente de exagerada flexibilização do nosso modelo de remuneração".
De acordo com Binder, se as agências querem ser mais eficientes na comunicação de seus clientes, elas precisam, cada vez mais, trabalhar com plataformas mais abrangentes que apenas as mídias tradicionais, como televisão, rádio ou jornais. "Só que essas novas plataformas remuneram menos as agências", lembrou. E isso gera um modelo perverso: "se sou mais efetivo, me remunero menos", alertou Binder.
Não é de hoje que a Janela critica a insistência do setor publicitário brasileiro em manter o formato de remuneração por comissionamento de veiculação, na nossa opinião a raiz desta crise de rentabilidade. Questionado pela Janela se já não estaria na hora de o sistema de remuneração por fee ser levado inclusive para as contas de governo -- que são fundamentais em todos os mercados brasileiros que não contam com o volume de indústrias que existem em São Paulo --, Glaucio admitiu que "o fee é um sistema de cobrança cada vez mais recorrente no país e, se continuar neste caminho, é possível que as contas de governo possam um dia também adotá-lo".
Só que isso exigiria um consenso que até o momento Binder não viu acontecer. Até para que as próprias lideranças publicitárias possam sugerir em Brasília mudanças na lei 12.232, criada em 2010 exatamente para regulamentar as concorrências publicitárias de órgãos públicos.
Reconstrução
Apesar de estimulado pela Fenapro, o encontro desta próxima terça-feira será operacionalizado pelo Sindicato das Agências do Estado do Rio, o Sinapro-RJ. O evento acontece durante o dia inteiro e compreenderá um almoço oferecido pela Record Rio.
Fechado a dirigentes de agências, ele seguirá uma metodologia desenvolvida por Gabriel Coelho, da consultoria Empodere-se, baseada no Design Thinking, algo este colunista tentou entender procurando na internet mas admite que não foi fácil. Aparentemente, é a busca por uma forma totalmente diferente de ver e pensar aquilo que achamos que conhecemos. Enfim, Glaucio Binder diz que quer juntar pessoas inteligentes e que conhecem o mercado publicitário para discutir o modelo atual, desconstruindo-o e, eventualmente, encontrando alternativas para o seu formato. "Não posso garantir que o resultado seja definitivo, mas no mínimo será a oportunidade de colocarmos pessoas interessantes em contato para discutir seus problemas", argumentou o presidente da Fenapro.
Ponto de partida
Glaucio também tem outro objetivo com este encontro: sugerir que os dirigentes da publicidade carioca voltem a se reunir com regularidade para debater suas questões. Aliás, este é outro tema recorrente da Janela em seus 38 anos de existência: a estranha recusa que o mercado tem de criar uma entidade que reúna os vários setores da publicidade do Rio. Como já apontamos aqui várias vezes, o capítulo carioca da Associação das Agências de Publicidade - ABAP-Rio é totalmente dependente de São Paulo e a Associação Brasileira de Propaganda-ABP, como próprio nome indica, está focada em cada vez mais em ser reconhecida como uma entidade nacional.
Glaucio Binder -- que faz seu "mea culpa" como carioca -- tem uma explicação:
"Talvez esta seja mesmo uma característica nossa. O carioca se sente tão cosmopolita que não gosta de discutir as suas próprias questões, quem sabe por achar que isso é pequeno. Claro que o resultado é que, cada vez mais, a gente deixa de se unir e perde força".
SERVIÇO: A reunião será restrita a 30 pessoas. Donos e diretores de agência interessados em participar devem entrar em contato com Delaine, no Sinapro-RJ, pelo telefone (021) 2262-6390.
O encontro acontece na churrascaria Rubaiyat (Rua Jardim Botânico, 971 - Jardim Botânico), e sua inscrição é paga, com as agências filiadas ao Sinapro tendo direito a desconto. |
ABMN entrega Prêmio Marketing Contemporâneo dia 25 de agosto
| Thomaz Naves será o anfitrião do evento da ABMN | A Associação Brasileira de Marketing e Negócios - ABMN, presidida por Thomaz Naves, pretende reunir 400 publicitários e anunciantes em um almoço no próximo dia 25 de agosto, no Clube Caiçaras, da Lagoa, para a entrega dos troféus aos vencedores do seu Prêmio Marketing Contemporâneo 2015.
Julgado a partir da apresentação de cases, a premiação selecionou três finalistas em cada uma de suas categorias – já chamados pela entidade de "vencedores" – entre os quais um deles será destacado."Acreditamos na importância de exercitar o olhar para ver as coisas sob uma nova perspectiva", falou à Janela o presidente da entidade, que garantiu que a festa deste ano será marcada por esses olhares diferentes que diferenciam a nossa indústria".
Estas são as categorias e os trabalhos selecionados em cada uma:
Categoria Comunicação Integrada
Coca-Cola (Coca-Cola Meals 2015 e Real Time Marketing FIFA World Cup)
Petrobras Distribuidora (Gasolina Petrobras Grid)
Tim (1º Comercial Transmitido Por Um Celular 4g)
Categoria Marketing Digital
Hospital Santa Paula (Rede Conecte)
Tim (internet ou brigadeiro?)
Yenzah (A Diferenciação Da Comunicação Através Da Web)
Categoria Marketing Institucional
Losango (Revitalização Da Marca Losango)
Todeschini (Coleção Ser- Reposicionamento Todeschini)
Categoria Marketing Promocional
Claro (Recarga Disney Gogo's)
Binder (Carioca De Série)
Magazine Luiza (Prédio Pra Você)
Categoria Produto
Itambé (Nolac)
Net (Net Now: A Inovação Na Forma De Assistir Tv)
Categoria Serviços
3ª Worldwide South America (3ª Worldwide: Liberdade Que Gera Resultados)
Binder (Ancar, Uma Rede De Shoppings Com Propósito)
Losango (O Novo Portal De Interatividade Da Losango)
Categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Amil (Obesidade Infantil Não: Uma Iniciativa Para Mudar A História de Milhares de Crianças Brasileiras)
Fetranspor (Diálogo Jovem Sobre Mobilidade)
Masan (Masan: crescendo com responsabilidade, semeando o amanhã.)
Rictv Record Sta Catarina (Movimento Sou Bem Floripa ®: Incentivando Pequenos Gestos, Gerando Grandes Resultados)
Categoria Esportes
Light (Geração Light)
Ogilvy (Nelson Explica)
Mérito em Gestão Pública
Prefeitura De Três Rios
Prefeito Vinicius Medeiros Farah
SERVIÇO: Informações sobre as adesões para o evento podem ser conseguidas no site premiomktcontemporaneo.com.br/site_2015/.
O evento tem o patrocínio da Record Rio, Frescatto, Rio de Prêmios e Loterj. |
Gente Que Vai e Vem
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Mario Salles, Bruno Valente, Marcelo Mota, Fernanda Fukumoto e César "Lobo" Reis, da Benza
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Benza (Rio - RJ) - A agência carioca de promo, dirigida por Marcelo Benzaquem, tem gente nova: além de Mario Salles como Diretor Comercial, a equipe de criação comandada por César "Lobo" Reis contratou o diretor de arte Bruno Valente (ex-Veredas) e os planners Fernanda Fukomoto (ex-Rio 360 e X3M) e Marcelo Mota (ex-VZA Expomidia).
Salles é formado em Administração de Empresas pela FGV e atua há mais de 25 anos na área comercial, tendo passado por empresas como Itaú, Citibank e HSBC. Na Benza ele vai cuidar também do relacionamento corporativo com clientes e fornecedores.
A Benza tem clientes como Coca-Cola, Nissan, Kia, Hyundai e Icatu Seguros. Em 2012, firmou parceria com a Havas Sport & Entertainment, agência global de engajamento de marcas do Grupo francês Havas. (06/08/2015)
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