Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JUL/2015
Marcio Ehrlich

 

Miami Ad School/ESPM forma a sua primeira turma no Rio

O Flamingo rosa de plástico, ícone da Miami Ad School criado por Don Featherstone, passeia pelo Rio há três anos.
Esta terça, 21/07, a Miami Ad School/ESPM Rio forma a sua primeira turma de alunos das áreas de Redação Publicitária, Direção de Arte e Design Gráfico.

O coordenador do curso, Daniel "Japa" Brito, conta que já faz quase três anos que ele e Paulo André Bione trouxeram o curso de São Paulo para o Rio. De lá para cá, foram realizadas palestras com nomes como Joanna Monteiro, Rynaldo Gondin, Paco Conde e Domênico Massareto.
São mais de 30 professores do mercado, entre redatores, diretores de arte, designers e diretores de criação e fornecedores. Gente do gabarito do Ricardinho Weitsman, Fred Moreira, Sérgio Lobo, Viviane Pepe, Eduardo Salles, Daniel Duarte, Augusto Correia, Helena Lopes e Ricardo Cunha.

Além disso, o criativo conta com orgulho que alunos da escola levaram metade das vagas do Clube do Futuro (CCRJ), foram finalistas do Future Lions e o prêmio mais importante de jovens profissionias do mundo, o Young Guns. Sem falar que alunos que deixam a Miami já estão, em grande maioria, no mercado de trabalho, contratados em agências como NBS, Ogilvy Rio, Africa Rio, Staff, Central Globo de Comunicação, Ogilvy NY e 72 and Sunny, de Los Angeles.

O evento acontece na Rua da Alfândega, 115/14º andar, a partir das 19:30h.

Morre David Klajmic, ex-diretor comercial da Manchete

David Klajmic
David Klajmic
Foi sepultado esta segunda-feira, 20 de julho, no Rio, o publicitário David Klajmic, que estava ultimamente como diretor do Sindicato dos Publicitários do Estado do Rio de Janeiro, além de cuidar da comercialização da Revista da Adesg - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Com mais de 50 anos de atuação no mercado, David abriu, no início dos anos 60, com os amigos Armando Strozemberg e Moysés Fuks, a agência Detalhe, negociada depois com a Verbo Propaganda. Imediatamente após, David ingressou no setor de atendimento da McCann Erickson, lá permanecendo por cerca de dois anos, quando foi contratado como contato das revistas da Bloch Editores. Ele chegou a diretor comercial da área e se manteve lá até o encerramento das atividades da editora.

David morreu na última sexta-feira, 17 de julho, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, onde estava internado desde segunda, 13, vítima de complicações de um tromboembolismo pulmonar. Ele era casado com Magali Klajmic e pai do conhecido fotógrafo Daniel Klajmic. O publicitário foi sepultado no Cemitério Israelita do Caju.

Trio Apache é a nova aposta em direção da Movie&Art

José Francisco Tapajós, Hudson Vianna, Accioly e Estevão Meneguzzo
José Francisco Tapajós, Hudson Vianna, Accioly e Estevão Meneguzzo
A produtora de filmes Movie&Art -- através do produtor executivo Antonio Carlos Accioly -- acaba de contratar uma trinca de diretores cariocas que vão trabalhar juntos e se assinar com o nome de Apache no mercado do Rio, São Paulo e Brasília: José Francisco Tapajós, Hudson Vianna e Estevão Meneguzzo.

Os três já trabalham juntos há dois anos e trazem a proposta de "atrair clientes que procuram uma estética contemporânea com foco em storytelling, aproximando a propaganda do conteúdo e do entretenimento". Dependendo de cada projeto, cada participante do Apache poderá se envolver mais ou menos.

Hudson já foi diretor pelas produtoras Carioca Filmes, Vitória-Régia e Conspiração, tendo realizado diversos comerciais para agências como NBS, Borghi, Heads, Fischer e Africa, entre outras. Estevão passou por produtoras como Zola, Conspiração, Hungry Man e Fulano Filmes na área de pós produção e assistencia de direção. E José Francisco era criativo, se lançando agora como roteirista. Ele já trabalhou na Contemporânea, Binder e FCB.

Conta da Embratel volta ao Rio pela Ogilvy

Luis Carlos Franco
Depois de passar vários anos sendo atendida por agências de São Paulo, como AlmapBBDO, F/Nazca e Talent, a Embratel -- que continuou sediada no Rio mesmo após ser privatizada -- volta a ter um escritório carioca cuidando da sua publicidade. A conta foi oficializada este mês na Ogilvy Brasil, somando-se ao faturamento do seu escritório carioca, comandando por Luis Carlos Franco.

"Já havia um namoro entre nossas empresas, que acabou virando casamento", comemorou Franco em conversa com a Janela. A Ogilvy também atende a conta da operadora Claro. As duas, assim como a Net, pertencem ao grupo América Móvilles, do empresário mexicano Carlos Slim.

Ainda de acordo com Luis Carlos Franco, a marca Embratel passará cada vez mais a focar no cliente B2B, enquanto a Claro ficará sendo a marca para o consumidor final. Como ambas são patrocinadoras das Olimpíadas, os primeiros anúncios que a Ogilvy Rio deve lançar para o novo cliente vão abordar a competição esportiva que acontece no Brasil em 2016.

Gente Que Vai e Vem

Felipe Gaúcho
Felipe Gaúcho
Agência3 (Rio - RJ) - Luiz Felipe Gonçalves Benício, que o mercado conhece mesmo como Felipe Gaúcho -- até mesmo porque ele realmente nasceu no Rio Grande do Sul, em Uruguaiana --, foi promovido este mês de julho a supervisor de Criação da Agência3, no time comandado por Paulo Castro. Com mais de 13 anos no mercado, o redator está na casa desde 2010.
Com ele, o Grupo 3+, que agrega a Agência3 e a Staff, fica com quatro supervisores de criação: o redator Felipe Gaúcho e os diretores de arte José Luis Vaz, Celso Batalha e Rodrigo "Joe" de Lamare.
Além dos diversos prêmios em publicidade, Gaúcho tem no currículo ter virado um meme no Foursquare em 2013, quando algumas centenas de estabelecimentos do Rio passaram a exibir, entre as dicas de usuários, a enigmática frase "Nunca venha com o Felipe Gaúcho", resultado de uma brincadeira de outros publicitários, seus amigos, para zoá-lo por algumas de suas manias ao sair para comer fora. (24/07/2015)