Agência3 fica em primeiro na fase técnica da Infraero
| No tempo de Staff, a Infraero chegou a conquistar vários prêmios, como este Judotype, um alfabeto baseado em posições de judô, para divulgar que o órgão apoiava a equipe brasileira do esporte. | Com 89,5 pontos, a Agência3 foi a primeira colocada na fase técnica da concorrência da Infraero que vinha se arrastando há quase três meses sem resposta do órgão. Os resultados, divulgados esta sexta-feira, 10 de julho, colocaram em segundo lugar a Link/Bagg (88 pontos), que também passará a atender a Infraero se os resultados forem confirmados nesta posição. Em terceiro foi classificada a Escala, de Porto Alegre, com 86,50 pontos.
A Agência3 venceu com a campanha "Mais próximo de você, mais longe por você", que levou 58 pontos dos 65 possíveis. O mais curioso é que a agência melhor pontuada na proposta criativa, a Age (McGarry Bowen), com 59,5 pontos pelo tema "Infraero. Cada vez melhor", foi desclassificada porque apresentou fotos que possibilitaram identificá-la, o que é proibido pelas atuais regras das concorrências públicas. Participaram da disputa 19 agências, seis das quais não alcançaram a pontuação mínima para a fase técnica, além do caso acima citado da Age.
A partir da divulgação destes resultados técnicos, a Infraero abre prazo para recursos de que quem se sentiu injustiçado na pontuação, após o que avaliará as propostas de preço. Tradicionalmente esta é a fase em que basta as primeiras colocadas na fase técnica aceitarem o valor da vencedora da fase de preços que fica tudo como estava na pontuação geral.
Para quem tiver curiosidade de ver as atas com as análises que os membros da comissão fizerem de cada agência, elas estão em PDF no Portal de Licitação da Infraero.
Vale destacar ainda que, confirmado o resultado, a Infraero volta a ter Paulo Castro envolvido com a sua comunicação, já que agora ele responde pela área em todo o Grupo 3+, composto pela Agência3 e pela Staff, onde ele já cuidou da conta no passado. O criativo levou vários prêmios para o cliente, entre os quais "Judotype", ouro de Design no Colunistas e em várias outras premiações.
A Infraero vinha sendo atendida, desde 2013, pelas agências Bees -- que acabou em 5º desta vez -- e Tempo, que agora não disputou.
Vereza e Luter comemoram um ano da Copa com livro virtual
| João Vereza e Luter Filho, com uma das páginas do livro. | João Vereza e Luter Filho, dois publicitários cariocas -- aquele morando em São Paulo e este em Berlim -- se juntaram no lançamento de um livro virtual de crônicas sobre a Copa do Mundo da Fifa de 2014, comemorando o primeiro aniversário do evento que, ironicamente, será lembrado para sempre no Brasil pela surra dos 7 X 1 que o Brasil tomou do país em que Luter está morando. Aliás, não por acaso, a crônica deste jogo foi especialmente encomendada por Vereza a Luter.
"As Croniquetas da Copa" está disponível no Issuu. Os textos foram originalmente publicados por Vereza em seu blog Noveletas e no Facebook. "Não são crônicas esportivas, são de textos de um torcedor que foi acompanhando o time do Brasil com a mesma emoção que todo brasileiro", ele explica, em conversa com a Janela.
Só depois do final da Copa, passada a ressaca do desempenho da nossa seleção, é que Luter deu ao amigo redator a ideia de compilar tudo em um único material, ilustrando com grafismos que remetem a um possível casamento entre a bola em jogo e as formas e cores da bandeira brasileira.
Quer dizer, nem tudo segue este padrão. Na sua crônica sobre o jogo do Brasil com a Alemanha, Luter quebrou a sequência. Estas páginas são as únicas em que a crônica está, simbolicamente, sobre um fundo chapado em negro.
João Vereza -- filho do escritor e publicitário José Guilherme e neto da escritora, jornalista e professora Lucy -- tem 35 anos e está em São Paulo desde 2006, atualmente na Moma. Em 2013 foi o vencedor do Prêmio Sesc com seu livro de contos Noveletas.
Já o designer e diretor de arte Luter Filho, 32 anos, ex-Young Creative e mais de uma vez ganhador do Prêmio Abril no Rio, também já andou pela Bahia e por São Paulo. Mas foi para Berlim em 2014 (antes da Copa, vale dizer), onde continua morando e trabalhando na Razorfish.
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Propeg Rio já funciona com Adriana Xavier no comando
| Adriana Xavier assumiu a Propeg Rio | EM PRIMEIRA MÃO - A agência baiana Propeg -- uma das vencedoras da concorrência pela conta da Prefeitura do Rio, junto com a Binder e a Prole -- já está com operação funcionando no Rio, agora que Eduardo Paes formalizou a contratação das três no último dia 1º de julho. A agência começou a funcionar em um escritório temporário no Regus do Mourisco, enquanto procura uma sede definitiva que -- segundo o presidente do Grupo PPG, Fernando Barros, brifou para sua equipe -- precisa ter uma vista para o Cristo Redentor.
O nome escolhido para responder pela Propeg Rio e ser sua diretora de atendimento foi o de Adriana Nogueira Xavier, uma brasiliense radicada no Rio e que já passou por agências como Agência3 e Agnelo Pacheco. E que, inclusive, passou pela Propeg de Brasília no começo de sua carreira. Até recentemente, ela estava como gerente de marketing do Grupo Pensi, uma instituição de ensino cuja conta está na carteira da Agência3.
Além de Adriana, a Propeg Rio também vai operar com Kátia Carvalho (ex-Agência Nacional, Arcos, Giovanni e NBS) na gerência de Mídia, com Alê Godinho (ex-Heads e NBS) na gerência de Produção e Marcelo Nascimento (ex-Arcos, Binder e PPR) na área administrativo-financeira. Todos reportando-se ao VP de Operações do Grupo PPG, Marcos Fonseca, e seu diretor de projetos, Nelson Vilalva.
No momento, o escritório carioca da Propeg não terá diretor de criação. O diretor da área na Propeg Bahia, Fabiano Ribeiro, está no processo de analisar pastas de criativos que ficarão no como dupla no Rio, reportando-se diretamente a ele e a Ana Luísa Almeida, VP nacional de Criação da agência.
RETOMADA
A marca "Propeg" completou 50 anos em 2015, fundada na Bahia por Rodrigo Sá Menezes, que não está mais entre seus acionistas. A Propeg havia deixado o Rio em 2002, quando houve um rompimento entre os sócios que ficaram com a NBS e a Quê/Next -- também pertencentes originalmente ao grupo -- e o próprio Fernando Barros, que seguiu com a Propeg em Salvador e Brasília. O diretor executivo da Propeg, Nelson Vilalva, em conversa com a Janela, destaca que "é uma honra ter a Propeg de volta ao Rio, começando com a Prefeitura, neste momento em que a cidade está se transformando, recuperando aquele vigor que tornou o Rio conhecido no mundo todo". Mas Fernando Barros adianta que a Propeg Rio não pretende ficar apenas com o atendimento da Prefeitura. "Também vamos prospectar contas privadas. Mas com o cuidado de manter a operação sempre lucrativa", ressaltou.
Vilalva aponta que vê grandes oportunidades neste momento de reaquecimento da cidade: "Isso se reflete no mercado imobiliário, no varejo. E o grupo PPG não é só voltado para publicidade. Temos empresas na área de live marketing, por exemplo, que também podem se beneficiar da nossa presença mais forte no mercado".
SERVIÇO: A Propeg Rio está na Torre Pão de Açucar do Edifício Mourisco, 1º andar, com os telefones 2586-6196 e e 2586-6144.
Sem chapa concorrente, Álvaro Rodrigues é confirmado na ABP
A chapa única encabeçada por Álvaro Rodrigues, da África Rio, foi eleita esta quinta-feira, 16 de julho, para comandar a Associação Brasileira de Propaganda (ABP) no biênio 2015/2017, conforme antecipado pela Janela há algumas semanas. A nova diretoria substitui a presidida por Ronaldo Rangel, que ficou na ABP por dois mandatos.
Para a diretoria da entidade, Álvaro chamou 20 representantes de veículos e agências de diversos estados brasileiros, confirmando seu desejo de tornar a ABP uma entidade com representatividade nacional. São eles Andrea Veiga (Editora Abril), Alexandre Level (Pro Brasil, Belo Horizonte), Daniel Da Hora (DHLo, Recife), Eduardo Salvador (Globosat), Emerson Braga (Revolution, Salvador), Fabio De Mello (TV Globo), Felipe Goron (Infogloblo), Flavia Flaminio (ESPM), Guilherme Jahara (F.Biz / CCSP, São Paulo), Gustavo Otto (Cubo CC), Marcio Callage (DM9Sul, Porto Alegre), Marilena Geada (Neogama / Grupo de Mídia RJ), Mario Rigon (Rede TV), Maurício Marquez (Fullpack), Paulo Castro (Agência3), Paulo Gregoraci (W/McCann), Ricardo Zanella (Africa Rio), Thiago Biazetto (TIF, Presidente Clube de Criação Paraná), Thomaz Naves (Record) e Tuffy Habib (Bandeirantes).
Outra novidade na ABP é a formação de um Conselho de Notáveis, formado por ex-presidentes: Adilson Xavier (Zola), Armando Strozenberg (Havas), Cyd Alvarez (NBS) e Ronaldo Rangel.
| da esquerda para direita: Mario Rigon, Flavia Flaminio, Eduardo Salvador, Ronaldo Rangel, Fabio de Mello, Adilson Xavier, Thomaz Naves, Álvaro Rodrigues, Paulo Castro, Armando Strozenberg, Felipe Goron, Tuffy Habib, Eduardo Mocalvo, Marion Green e Ricardo Zanella.
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Gente Que Vai e Vem
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Vitor Damasceno e Thiago Morales
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Kindle (Rio - RJ) - Entraram para a criação da agência o diretor de arte Vitor Damasceno (ex-Artplan, Binder, Loja e Squadro Ideias) e o redator Thiago Morales (ex-Script e Loja).
Os dois formarão uma trinca criativa junto à diretora de arte Paula Neves.
Damasceno foi um dos criativos do trabalho "Casamento", que levou Ouro de Mídia Alternativa no Colunistas 2011, para a Boutique Erótica A2. (16/07/2015)
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Wlad Winter
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África Rio (Rio - RJ) - Wlad Winter é o novo head de Planejamento da Africa Rio, na equipe presidida por Álvaro Rodrigues.
Com 15 anos de carreira e professor de Branded Content da escola de Criação da ESPM-RJ, Wlad foi sócio da produtora inglesa de conteúdo Bedlam e tem passagens pelas agências Draft FCB, Wunderman, New Content e Sapient Nitro, além de ter sido diretor da divisão Transmidia da Rede Globo, sendo responsável por projetos de entretenimento para as séries "As Cariocas" e "As Brasileiras", ambas de Daniel Filho. Respondeu, ainda pela série para internet "Vozes do Araguaia", derivada da novela homônima de Walther Negrão. (13/07/2015)
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