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Janela Publicitária - Edição de 10/JUL/2015 Marcio Ehrlich
Artplan nega venda a agência espanhola
Rodolfo Medina nega venda da Artplan
EM PRIMEIRA MÃO - A agência Artplan vai emitir comunicado negando a informação publicada na coluna de Ancelmo Góis, este domingo, 5 de julho, no jornal O Globo, de que haveriam rumores de que ela poderia estar sendo vendida por Roberto Medina a uma agência espanhola, para que ele se dedicasse exclusivamente ao Rock in Rio.
Segundo o presidente da empresa, Rodolfo Medina, em troca de mensagens com a Janela, a informação não é verdadeira.
A Artplan lidera hoje um dos maiores grupos de comunicação do país, presente no Rio, São Paulo e Brasília e com clientes do porte de uma Caixa Econômica Federal e Correios. Pelo Ibope Monitor, divulgado no início do ano, ela estava em 17% no ranking nacional de compras de mídia. Fazem parte também do grupo a Dream Factory, especializada em eventos e marketing promocional, a agência de conteúdo Gruda, a empresa de pesquisa Relevance (em sociedade com a espanhola de mesmo nome) e a Outra Coisa, adquirida em abril último, especializada em aplicativos digitais.
Em recente manifestação à imprensa, Rodolfo previa para 2015 um crescimento entre 10% e 20% para o grupo, em relação aos números de 2014.
Kindle tem nova campanha para carros Mercedes da AB Intercar
O próximo anúncio da campanha da Kindle
Enquanto não define o nome do seu próximo diretor de criação -- para cobrir a saída recente de Marcus Saulnier -- a Kindle está botando no ar uma nova série de anúncios para a AB Intercar, concessionária Mercedes-Benz. As peças, criadas ainda sob a direção de Saulnier pelo redator Daniel Thomer e pelo diretor de arte Thiago Alves (ambos supervisores de criação da agência), exaltam a atenção chamada pelo luxo dos automóveis Mercedes.
No primeiro anúncio, já publicado, um pedaço de vestido vermelho ficava de fora da porta fechada de um Mercedes, com o título lembrando que "O carro já chama a atenção. Você não vai mais se preocupar tanto com a roupa". O próximo, que entra na mídia ainda este mês, mostra um drone sobrevoando a garagem do proprietário de um Classe C, provavelmente enviado por um vizinho igualmente moderno e sofisticado, porém invejoso.
A ficha técnica ainda conta com o atendimento de Patricia Loureiro e a aprovação de Marcelo Rolfhs.
Fructis tem nova campanha da Publicis Rio com mulheres brasileiras
Acima, a cantora Lellêzinha com a criativa Dani Ribeiro durante a produção da campanha. Abaixo, o comercial de TV.
A iniciativa da Publicis de colocar uma mulher brasileira nas campanhas de Fructis da L'Oréal -- com Bruna Marquezine -- deu tanto certo para a marca que a companhia está saindo com mais um trabalho, agora para seu produto Cachos Poderosos, em que novamente apenas modelos brasileiras estão estrelando os materiais de comunicação: a atriz Lucy Ramos, a dançarina e cantora Lellêzinha e a modelo Marina Nery.
Voltada para a mulher que tem cabelos cacheados, a campanha incorporou o grito de guerra "Em terra de chapinha, quem tem crespo é rainha", que já circula pela internet a ponto de ter uma página no Facebook.
Em conversa com a Janela, a diretora de criação da Publicis Rio, Dani Ribeiro, responsável pelo trabalho junto com os criativos Marie Julie Gerbauld e Gustavo Andrade, explica a escolha:
- A mulher cacheada é um universo à parte. Elas sairam do armário, não querem mais esconder seus cachos com chapinhas e se mostram cada vez mais de forma fashion, descolada. E se informam muito na internet sobre seu cabelo, são estudiosas do assunto e superexigentes. Nós percebemos que, apesar de haver tantos tipos de cacheados, podíamos escolher três porta-vozes entre as mulheres brasileiras que representam aquela mulher, porque essas três são de uma nova geração de cacheadas e bem sucedidas em carreiras diferentes".
A palavra chave na campanha, diz Dani, é "poder", até para reforçar o nome do produto "Cachos Poderosos". Daí as peças gráficas terem como título "Não é só cacho. É poder", além de proporem a hashtag #soupoderosa.
Logo no lançamento da campanha, a Publicis Rio, em parceria com a agência digital Ampfy, botou nas redes sociais um vídeo com as histórias das três meninas, valorizando seus cachos, e que até agora já superou 3 milhões de visualizações, somando Facebook e Youtube, além de 5 mil compartilhamentos.
Álvaro Rodrigues confirma candidatura à ABP
Álvaro Rodrigues, candidato à presidência da ABP
EM PRIMEIRA MÃO - A eleição do próximo dia 16 de julho para a nova diretoria da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) já tem um candidato oficial: o presidente da África Rio, Álvaro "Alvinho" Rodrigues, confirmando a informação adiantada em março último pela Janela, de que o nome dele, que participa da atual diretoria presidida por Ronaldo Rangel, estaria entre os possíveis candidatos.
Esta quarta-feira, 8 de julho, finalmente Rodrigues confirmou para a Janela que está montando uma chapa, atendendo o convite que lhe fez Ronaldo Rangel:
- Estou feliz por participar porque não fui eu que pensei na ABP e sim a ABP que pensou em mim. Quando me convidou a encabeçar a candidatura, o Ronaldo Rangel citou que meu nome surgiu como unanimidade em reunião dele com outras lideranças da ABP, como Armando Strozenberg, Cyd Alvarez e Cesar Paim, me identificando como representante de uma nova geração de lideranças do Rio e alguém que está se destacando também por trabalhos criativos no mercado.
Apesar de ainda não ter chapa fechada, Alvinho está cheio de gás com as possibilidades de trabalhar para a ABP, a mais antiga associação do setor no país, com 78 anos de história. Mas que, ultimamente, só tem aparecido na mídia pelas premiações que promove, como o Festival da ABP, o Prêmio Comunicação e os Destaques Profissionais:
- A ABP tem potencial para ser mais do que uma promotora de eventos. Eu sei que a nossa indústria vem perdendo a relevância e pretendo que, a partir de agora, a ABP se posicione cada vez mais publicamente na defesa do nosso negócio.
Esta postura de Álvaro em relação aos eventos, aliás, reflete uma preocupação que circula insistentemente pelo mercado -- a despeito de negada por Rangel em entrevista à Janela -- de que a ABP estaria com dificuldades financeiras para cobrir seus custos. Diz o candidato:
- Hoje, a principal receita da ABP vem dos eventos que ela realiza. E isso não é bom. Precisamos ter uma maior participação de sócios, sejam pessoas físicas ou jurídicas, na entidade. Só que, para isso, precisamos dar mais visibilidade ao que a ABP faz pelo mercado além dos prêmios. Eu garanto que, quando as pessoas reconhecerem na associação uma usina de soluções, aí elas vão querer estar dentro.
Luta pelo reconhecimento nacional
A possível eleição de Álvaro Rodrigues também soluciona a preocupação das lideranças cariocas de publicidade de que a presidência da ABP não deixe de estar com alguém do Rio de Janeiro.
Como se sabe, a ABP historicamente tenta ser reconhecida como uma entidade nacional, mesmo não tendo esta imagem fora do Rio de Janeiro. A eleição de um publicitário paulista -- que já chegou a ser aventada para reforçar aquele reconhecimento -- acabou não sendo vista com bons olhos por muitos dos diretores da associação.
Álvaro Rodrigues, que acaba de voltar de Cannes com diversos Leões conquistados para a África Rio, também pretende trabalhar para aumentar uma visibilidade nacional para a associação que tem "brasileira" no nome:
- A minha agência passou a ser uma agência mundial quando eu trouxe o mundo aqui pra dentro, contratando gente não só de outros estados brasileiros como de outros países. A mesma coisa tem que acontecer com a ABP. Ela vai ganhar este lastro nacional quando tiver o Brasil lá dentro, com representantes dos outros mercados. E já adianto que eles estarão, seja na diretoria como contribuindo, participando dos nossos futuros projetos.
A eleição da ABP acontece na sede da entidade, à Avenida Rio Branco, 14/17º andar, durante todo o dia. Caso não haja outra chapa concorrente, a de Álvaro Rodrigues será considerada eleita com qualquer número de votos.
NBS tem 11 finalistas no festival Ad Stars, da Coreia do Sul
O Ad Stars divulgará seus resultados em agosto.
A NBS emplacou 11 shortlists no Ad Stars Festival, um dos mais importantes festivais publicitários do Oriente e que, este ano, contou com quase 18 mil inscrições, de 63 países.
Os cases selecionados foram Animais Valiosos, para a Purina e Quatro Patinhas e Balde Vazio, para a ONG OndAzul.
Animais Valiosos -- que já havia conquistado Leão em Cannes, foi finalista em 10 categorias:
Campaign Videos, Direct (2), Innovation, Integrated, Media, Outdoor, PR (2) e Public Service Advertising. E o Balde Vazio em PR.
O Brasil teve 6 jurados no festival: Erick Rosa (Executive Creative Director Singapore Lowe Singapore), Silmo Bonomi (Executive Creative Director da VML), Fabio Saboya (Creative Director Loducca), Vinicius Stanzione (Creative Director Leo Burnett Tailor Made), Gustavo Victorino (Creative Director Wieden+Kennedy) e Flavio Tamashiro (Head of Content McCann Brazil). Os resultados sairão em agosto, na Coreia do Sul.
Fenapro contrata Alexis Pagliarini como executivo
Alexis Pagliarini é o novo executivo da Fenapro
A Federação Nacional das Agências de Publicidade (Fenapro) tem agora um executivo responsável por ajudar a entidade em seus projetos. Contratado pelo presidente Gláucio Binder, acaba de assumir o posto Alexis Pagliarini, que até recentemente vinha tocando a comunicação e o marketing do Hotel Sheraton no World Trade Center, em São Paulo.
Em conversa com a Janela, Binder defendeu que, cada vez mais, as entidades do mercado tenham que contar com executivos dedicados. "Afinal, por mais que seus diretores dediquem tempo, eles continuam tendo que tocar seus próprios negócios", lembrou.
Alexis tem suas raízes na área promocional. Nos anos 80, foi diretor de promoções da DPZ e gerente de promoções na Coca-Cola. Ele também tem participado da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) e como jurado do Colunistas Promo, realizado pela Abracomp.
Essilor faz concorrência em agosto
Pedro Janowitzer comanda a nova concorrência da Essilor
EM PRIMEIRA MÃO - A Essilor, fabricante de lentes e que tem nas marcas Varilux e Crizal seus produtos mais conhecidos, está abrindo concorrência de agências no mercado. A conta, que, segundo amigos da Janela, estaria avaliada em R$ 30 milhões, vinha sendo atendida pela Publicis e Agência3, do Rio, e pela Full Jazz, de São Paulo. A reavaliação das agências é reflexo da entrada na empresa, em 2014, de Pedro Janowitzer como o novo VP de marketing para América Latina.
Em 2014, publicações do trade registraram que a empresa teria investido R$ 15,5 milhões para divulgar a marca Crizal, um valor já bem superior ao aplicado em 2013 -- R$ 10 milhões -- para Varilux.
A conta já esteve na Contemporânea, no final dos anos 90, na Casa da Criação, em 2002, e entrou na Publicis Salles Norton, em concorrência, em julho de 2004, apesar de, naquele ano, também ter tido trabalhos assinados pela Brasil.com.
No noticiário especializado, o último trabalho da Essilor destacado por sua criação foi um anúncio de oportunidade de 2008, criado por Celso Batalha e Rodrigo Lomelino, da Publicis Rio, inspirado no envolvimento do jogador Ronaldo com travestis. A peça dizia "Para não levar André por Andréia, use Varilux".
Desta vez, além das três agências que já atendem a conta -- Publicis, Agência3 e Full Jazz --, foram convidadas África, Artplan e WMcCann. As apresentações começam em agosto.
Antonino Brandão expande sua atuação na NBS
Antonino Brandão agora se divide entre Rio e São Paulo
O publicitário Antonino Brandão, sócio fundador da NBS, está agora com novas funções na agência. Além de VP de Atendimento e Negócios, ele assumiu a função de Head do escritório da agência em São Paulo, cargo que nos últimos seis anos era cuidado por Alexandre Grynberg, que deixou a empresa.
Antonino vai ficar se dividindo entre os dois escritórios, já estando inclusive com apartamento em São Paulo, onde fica de segunda a quinta-feira. "O escritório carioca tem 180 funcionários, já funciona com uma equipe muito azeitada, o que vai me permitir facilmente acompanhar mesmo de São Paulo", garantiu para a Janela o publicitário, que ainda participa dos esforços de prospecção da NBS.
Com mais de 30 anos de carreira, Antonino já passou por McCann, Thompson e Propeg, antes de participar da fundação da NBS no começo de 2002. Em 2007 foi o Destaque de Executivo de Agência da ABP e, em 2011, o Profissional de Propaganda do Ano do Colunistas Rio.