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A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
 

Cannes divulga seus últimos shortlists: Branded Content & Entertainment, Titanium e Film Craft

Último dia de listagens de finalistas saindo no Festival de Cannes, para descanso da imprensa especializada e dos ansiosos delegados. De quebra, mais alguns Leões para o Brasil. Poucos, porém.


BRANDED CONTENT & ENTERTAINMENT – 10 finalistas para o Brasil

O "Jogo para Ninar", da Fox Sports, criação de Alex Mendes.
A Fox, cuja equipe de criação carioca, no ano passado já havia se destacado com "Sala do Siêncio", voltou a aparecer em Branded Content com duas inserções no shortlist deste ano para seu case "The Lulaby Match". E a Ogilvy Rio voltou a aparecer em shortlist com seu "Mães Segurança", para o Sport clube do Recife.

Estes foram os trabalhos brasileiros finalistas.

"First Day Out", da AlmapBBDO para Pedigree
"Soccer Fatigue Sensor", da AlmapBBDO para Volkswagen
"The Lullaby Match", da Fox e Bandits Films para Fox Sports (2 categorias)
"Coke Thirst", da JWT para Coca-Cola (2 categorias)
"Meeting Murilo", da Mood/TBWA para Kimberly-Clark
"Radio Pride Parade", da Ogilvy para Billboard
"Cartoon Helpline", da Ogilvy para GRAAC
"Security Moms", da Ogilvy Rio para Sport Clube do Recife
"Sky Ad Festival", da Publicis Brasil para Sony Enternainment Television

O Brasil foi representado no júri por Giovanni Rivetti, CEO da New Content.


CRAFT FILM LIONS – Brasil fica com 11 finalistas

O filme "100", finalista em Direção, Production Design / Direção de Arte, Cinematografia, Edição e Uso de Música Original
O júri, que contou com o brasileiro João Daniel Tikhomiroff, da Mixer, na presidência, selecionou onze trabalhos, com super destaque para o filme "100", belissimamente produzido pela Stink para a F/Nazca comemorando os 100 anos de invenção da câmera fotográfica Leica. Ele recebeu cinco indicações.

O trabalho reproduz, em filme, alguns dos momentos mais icônicos da história da fotografia ao ar livre, que o filme credita à invenção da máquina Leica, que deu total liberdade de trabalhos aos fotógrafos, tirando-os de dentro dos estúdios. Algo, aliás, vale lembrar, tão revolucionário quanto foi a invenção da tinta de pintura em tubo, tirando os pintores de seus ateliês e permitindo o desenvolvimento do movimento impressionista.

Aqui estão os brasileiros no short list de Craft:

"War on Drugo", da AlmapBBDO (produtora não creditada) para Instituto Iguarapé (Animação)
"Custom-Made Commercial", da Landia Buenos Aires e AlmapBBDO para Man Latin America (Edição e Roteiro)
"Breakdance", da Vetor Zero e DM9DDB para Johnson & Johnson (Direção)
"100", da Stink e F/Nazca S&S para Leica Gallery (Direção, Production Design / Direção de Arte, Cinematografia, Edição e Uso de Música Original)
"War", da Piloto TV e Grey para The Human Rights Foundation (Efeitos Visuais)
"Everyone is gay", da Hungry Man e NeogamaBBH para Mix Brazil Cultural and Diversity Association (Uso de Música Licenciada/Adaptada)

A categoria teve 177 trabalhos indicados como finalistas.


TITANIUM & INTEGRATED - Foram dois finalistas brasileiros.

O case da AlmapBBDO: "First Days Out"
Esta é considerada a categoria mais exigente do Festival de Cannes, apesar de nos últimos anos estar menos rígida do que quando começou.

De qualquer modo, apenas  37 trabalhos foram selecionados de todo o mundo, com o Brasil participando de apenas dois deles do shortlist.

"First days out", da AlmapBBDO para Pedigree
"Security Moms", da Ogilvy Rio para Sport Clube Recife.

Vale destacar mais uma vez o trabalho da equipe carioca da Ogilvy Rio, que ano passado já tinha participado do shortlist com o mesmo cliente, para sua campanha de doação de sangue.


INNOVATION LIONS - Não deu para o Brasil

O GP de Innovation, para a What3Words
O Brasil ficou sem Leão no Innovation, onde havia concorrido apenas com o "Fiat Sake Key", da Isobar Brasil para a Fiat.

Dos 34 finalistas, o júri só concedeu sete Leões e o GP foi para "3 Words to Adress The World", da What3Words UK.


CREATIVE DATA LIONS - Brasil garante um Leão

No primeiro ano da Creative Data Lions – uma das categorias mais confusas do festival – o júri sequer concedeu Grand Prix. Foram  28 premiados, e o Brasil salvou um leão de Bronze para "Meeting Murilo", da Mood\TBWA para Huggies.


Geometry se retira da ficha técnica do GP de Product Design

O peixinho da discórdia
A organização do Festival de Cannes acaba de enviar comunicado à imprensa informando que a agência Geometry Global Dubai indicou seu cliente Lucky Iron Fish como o único agraciado com o Grand Prix de Product Design.

Em correspondência ao Cannes Lions, a Geometry admitiu que não participou da criação do peixinho de ferro que recebeu o prêmio principal da categoria Product Design, e que seu nome na ficha técnica -- junto com a Memac Ogilvy -- foi apenas como "companhia responsável pela inscrição". No texto, ela diz "Entendemos agora que Product Design poderia ter sido inscrito diretamente pela Lucky Iron Fish", razão pela qual a agência abriu mão da citação.

RUMOR MUNDIAL

A confusão toda começou quando o site Campaign Brief Asia publicou que o publicitário Gary Tranter, da agência Arcade, de Singapura, não reconhecia a Geometry como autora do trabalho, citando o nome de Chris Charles como o verdadeiro criador do peixinho de ferro.

Para piorar, Tranter citou que foram cedidas pela Arcade várias das filmagens exibidas no case do Lucky Iron Fish e que a Geometry nunca foi vista na época participando de qualquer coisa.

Além disso, o tal peixinho tem um verbete na Wikipedia que registra que a ideia surgiu em 2008 e que só em 2012 é que o projeto Lucky Iron Fish assumiu o seu gerenciamento.

A organização do Festival diz que a solicitação de retirada do nome atende o regulamento do evento e dá, assim, o caso por encerrado.


Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas ficou ligado e logado no Festival.