Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
11:21 PressCell   Prêmio Colunistas - Participe!
Bl3nd LuchaLibre X-Tudo
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
 

Saem novos shortlists. Agora Cyber, Radio, Design e Glass.

O Brasil conseguiu colocar mais 42 trabalhos nos shortlists divulgados esta terça-feira pela organização de Cannes. Naturalmente, o grande domínio foi das agências de São Paulo, com o Rio presente apenas através da África Rio, com vários trabalhos incluídos.


CYBER LIONS: 16 trabalhos são do Brasil no shortlist

A "Fonte Mutante" da África Rio para Anistia Internacional
O Brasil já se destacou muito mais na área digital do Festival de Cannes. Tendo inscrito menos 13% que em 2014, desta vez foram 16 trabalhos no shortlist, um número relativamente pequeno quando consideramos que o país teve mais de 70 tanto em Press quanto em Outdoor.

A comparação fica ainda pior quando se sabe que os Estados Unidos tiveram 132 trabalhos no shortlist da categoria, que selecionou 330 peças no total.

Aí estão os finalistas brasileiros.

"#UnforgettableRiffs", da Africa para 89 FM
"ESPN Eye Test", da Africa para ESPN (2 categorias: website e abrigo de ônibus)
"Mutant font", da Africa Rio para Anistia Internacional (2 categorias)
"Custom-Made Commercial", da AlmapBBDO para Man VW
"First Days Out ", da AlmapBBDO para Mars
"ACC Bus Back ", da AlmapBBDO para VW
"The Voice of The Drought", da DM9DDB para Akatu
"Print for Help", da FCB para HP (2 categorias)
"Sky Tip", da Isobar para Sky
"NF Scan", da Loducca para NF Scan
"Skip Ad Festival", da Publicis para Canais Sony (3 categorias)


RADIO LIONS: São 8 finalistas do Brasil.

O case de "Parking Radio", da África Rio
Rádio sempre foi uma área complicada para o Brasil em Cannes. Mas este ano, entre 100 peças inscritas, o país conseguiu emplacar 8 peças no shortlist, inclusive a carioca "Parking Radio", da África Rio.

"Parking Radio", da Africa Rio, Silence e Trator Filmes para FMA Brasil
"The Gossipy Columnist", da DM9DDB e Marroquino Music para Os Alquimistas Bookstore
"The Post Writer", da DM9DDB e Marroquino Music para Os Alquimistas Bookstore
"Gay Frequency", da Lew'Lara\TBWA e Fulano Filmes para Mix Brasil
"Girlfriend / Soup / Surgery", da Talent e Audio Boutique para AM PM
"Radio Finger", da Y&R para Grupo Petrópolis


DESIGN LIONS: Brasil garante 16 trabalhos no shortlist.

"Ticket Books", trabalho da África Rio para a editora L&PM
O Brasil surpreendeu este ano em Design, com 16 trabalhos no shortlist. A jurada brasileira é Ana Couto, da Ana Couto Branding & Design, do Rio.

O Rio, aliás, está presente na lista com dois trabalhos da África, que também já se destacaram em shortlists de outras categorias. Mas a agência que mais trabalhos colocou foi a F/Nazca, com seis peças.

"Unforgetable Shots", da Africa para Shopping SP Market
"Mutant Font", da Africa Rio para Anistia Internacional
"Ticket Books", da Africa Rio para L&PM
"Tell My Story", da DM9DDB para Amor Exigente
"Recipe Calendar Roll", da DM9DDB para Whirpool
"Wave Tech", da F/Nazca para Alpargatas
"Soundlab Box / Posters / Records", da F/Nazca para Leica Gallery
"Soundlab Posters", da F/Nazca para Leica Gallery
"Celebrating 50 years in Brazil", da F/Nazca para Nissin Ajinomoto
"Ron Mueck at Pinacoteca", da F/Nazca para Pinacoteca do Estado de SP
"We Won`t Help You", da J.W.Thompson para Alcóolicos Anônimos
"Imprisioned Children", da Lew Lara para ABRINQ
"Wish You Were Here", da Lobo para D&AD
"100% Ideias Identity", da New Greco para 100% Ideias


PRODUCT DESIGN LIONS: Apenas 1 brasileiro no shortlist.

Os bonequinhos da FCB para Nivea, no shortlist de Design de Produto
Provavelmente o trabalho brasileiro com o maior destaque este ano em Cannes, indicado em várias premiações, "Nivea Doll", da FCB para Nivea garantiu o nome do Brasil na lista de finalistas de Design de Produto.

Este é o primeiro shortlist brasileiro no Product Design Lions, premiação que estreou ano passado. Tanto em 2014 quanto este ano o Brasil mandou 19 inscrições.

Vale registrar que a criação visual das bonequinhas da Nivea é do carioca Studio Ícone, comandado por Paulo Botelho.


GLASS LIONS: 1 shortlist para o Brasil.

O finalista da New Style: 180 Makeup Line.
Essa é uma nova área do Festival de Cannes, voltada para trabalhos que combatam preconceitos ou desigualdades. O Brasil está no júri com Marcello Serpa, o supercriativo da AlmapBBDO. E no shortlist com apenas um trabalho, "180 Makeup Line, da NewStyle para Avon.


Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas ficou ligado e logado no Festival.