Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
SAI NOVA LISTA DE LEÕES E BRASIL CAI EM RELAÇÃO A 2014.
Não deu para o Rio nos Leões de Press, Promo, Direct e Mobile, onde tínhamos a Artplan e a África Rio concorrendo. Aliás, em Mobile não deu pra ninguém no Brasil.
No total, foram 26 Leões no primeiro dia do Cannes Lions.
PRESS LIONS - Brasil fica com 11 Leões
A peça "Squirrel", uma das ganhadoras do GP de Press Lions para a Argentina
Foram 11 Leões para o Brasil no Press Lions: um Ouro, uma Prata e nove Bronzes. No ano em que os jurados foram impedidos de levantar os braços para votar – agora é tudo secreto – o Brasil sai com metade do que conquistou em 2014, quando o país levou 22 Leões.
O Grand Prix de Press foi para a Argentina, com "Dog / Baby / Squirrel / Moths", trabalho da La Comunidad de Miami para a cidade de Buenos Aires. A curiosidade é que tem quatro brasileiros na ficha técnica: Fernando Reis, Arthur D'Araújo, Marcelo Padoca e Guilherme Nobrega.
Vale registrar também que a ilustração do trabalho "Masturbation / Xerox / Fetiche", da agência baiana Revolution, conta com ilustração do Studio Nuts, do carioca Tico Moraes.
Aqui estão os Leões brasileiros:
OURO
"Grandma, Broke Up, Move Out", da AlmapBBDO para VW
PRATA
"Little Girl", da Young & Rubicam para Freddo
Um dos Bronzes da Revolution, cujas ilustrações são assinadas pelo Studio Nuts.
BRONZE
"Ice Cream Store / Fish Market / Flower Boutique", da AlmapBBDO para Man Latan / VW Trucks
"France / Germany / Spain", da AlmapBBDO para Editora Todas as Culturas
"Blind Spot Bridge / Blind Spot Child / Blind Spot Bike", da Fbiz para Singulares
"To Istambul / To Barcelona", da Leo Burnett Tailor Made para Jeep
"Matematica / Painting", da Lew Lara para Cacau Show
"The HIV Positive Ad", da Ogilvy para Giv
"Masturbation / Xerox / Fetiche", da Revolution para Insinuante
"Judite / Noemia / Mirtes", da Wunderman para Tekbond / SuperGlue
"New York / Paris / Bora Bora", da Y&R para Flying Pet.
PROMO & ACTIVATION LIONS - Brasil fica com 12 Leões
"Live Paint", o GP de Promo & Activation
O grande vencedor brasileiro foi "Nivea Doll", da FCB, que emplacou todas as suas três entradas no shortlis, com um Ouro, uma Prata e um Bronze. Coisas de júri. O trabalho é bom pra cacete em uma categoria, meio bom em outra e só bonzinho na terceira. Vai entender.
De qualquer modo, ao menos em Promo o Brasil foi melhor que em 2014, quando o país saiu de Cannes com nove Leões na bagagem.
O GP de Promo&Activation foi para o inglês "Lifepaint", da Grey London para Volvo.
Estes foram os brasileiros:
OURO
"Security Moms", da Ogilvy para Sport Club do Recife (2 Leões)
"Nivea Doll", da FCB para Nivea
PRATA
"Nivea Doll", da FCB para Nivea
"Print for help", da FCB para HP
"MASP Loosers Fress Pass", da DM9DDB para MASP
"Cartoon Helpline", da Ogilvy para GRAAC
BRONZE
"Nivea Doll", da FCB para Nivea
"Print for help", da FCB para HP
"The contagious billboard", da Lew Lara para Cafe Cacique
"IBM bicoin rain", da Ogilvy para IBM
"Skip Ad Festival", da Publicis para Sony.
DIRECT LIONS – Só três Leões para o Brasil
"Interception", GP de Direct, da Grey USA para Volvo.
"Nivea Doll" confirmou ser o trabalho brasileiro mais premiado do dia, garantindo mais dois Leões de Bronze para o Brasil.
O GP é americano: "Interception", da Grey USA para Volvo.
OURO
"SoundLab Box, da F/Nazca S&S para Leica Gallery
BRONZE
"Nivea Doll", da FCB para Nivea (2 Leões).
MOBILE LIONS - Nada para o Brasil
O Cardboard do Google. Clique AQUI para ver a página.
Em 2014, o Brasil voltou com 12 Leões em Mobile. Este ano, a turma foi com força, achando que a área seria promissora. Não deu. Além de ficarmos com apenas quatro trabalhos no shortlist, na hora dos Leões o júri não concedeu nada ao Brasil.
O ganhador do GP foi "Cardboard", criação do próprio Google para si próprio. O trabalho é dos Estados Unidos, país que levou 22 Leões na área de Mobile.
No segundo dia de Cannes, Brasil garante 111 finalistas
Mais quatro concursos de Cannes divulgam seus shortlists: Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness. E o Brasil conseguiu somar 111 trabalhos no shortlist, principalmente por conta de Outdoor, onde foram incluídos 77 peças, muitas delas como parte de campanha.
OUTDOOR LIONS - Brasil tem 77 peças no shortlist
O Outdoor Lions é uma premiação confusa do Festival de Cannes, já que vale qualquer coisa que não esteja em revista ou jornal. O resultado é que muitos trabalhos criados para revista e jornal também são inscritos lá. Bastou imprimir a peça, colocar na parede, está valendo para o Outdoor Lions. O resultado é essa festa de finalistas: 77, mais até que os 72 que o Brasil conseguiu colocar em Press.
Aliás, não por acaso, Outdoor é a categoria mais lucrativa do festival, com 5.037 trabalhos que arrecadaram US$
2,58 milhões em inscrições.
Seguem os finalistas brasileiros em Outdoor Lions:
"Baby selfie Bobby / Baby selfie Kim / Baby Selfie Sawyer", da Africa para Carta Branca
"Cow-kama sutra / Pig Kama Sutra", da Africa para De Cabron
"ESPN eye test/buss shelter", da Africa para ESPN
"Parking radio", da Africa para FMA Brasil Insurance
"Ticket books", da Africa para L&PM
"Bush", da Africa para Mitsubishi
"Hydrat", da Africa para Mitsubishi
"Unforgettable shots", da Africa para Shopping SP Market
"Maned wolf", da AlmapBBDO para Audi
"Anna's Foot", da AlmapBBDO para Bayer
"Carpet-wine", da AlmapBBDO para Bayer
"Car-vase", da AlmapBBDO para Bayer
"Church-Ball", da AlmapBBDO para Bayer
"Jose's Foot", da AlmapBBDO para Bayer
"Nelson's Foot", da AlmapBBDO para Bayer
"Paparazzi troll", da AlmapBBDO para Casa do Zezinho
"Amur Leopard", da AlmapBBDO para Getty Images
"Bill Clinton / Prince William / Scarlet Johansson", da AlmapBBDO para Getty Images
"ACC bus back", da AlmapBBDO para VW
"Kidney", da DM9DDB para Beneficência Portuguesa
"+5 / 6-8", da DM9DDB para Tok & Stok
"Metamorphosis / The little prince / Treasure / Twenty thousand leagues under the sea / "War and peace", da F.Biz para Saraiva
"Soundlab-a leap in the rain", da F/Nazca S&S para Leica Gallery
"Soundlab-raise the Soviet flag", da F/Nazca S&S para Leica Gallery
"Soundlab-run girl run", da F/Nazca S&S para Leica Gallery (2 categorias)
"Soundlab-sailor's kiss", da F/Nazca S&S para Leica Gallery
"Soundlab-sailor's kiss", da F/Nazca S&S para Leica Gallery
"Nivea Doll", da FCB para Nivea
"Donation Badges", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
"Safety wi-fi", da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
"Morse code", da Leo Burnett Tailor Made para Jeep
"Smoke signal", da Leo Burnett Tailor Made para Jeep
"B&W dress / Blue Dess", da Lew'Lara\TBWA para Abrinq
"Pullover / Sweater / Tunic", da Lew'Lara\TBWA para Abrinq (2 categorias)
"The HIV positive poster", da Ogilvy para GIV (2 categorias)
"Bedroom", da Ogilvy para Philips
"Office", da Ogilvy para Philips
"Security Moms", da Ogilvy para Sport Club do Recife
"Michael Jackson", da Propeg para Advertising Association of Bahia
"Pope", da Propeg para Advertising Association of Bahia
"Titanic", da Propeg para Advertising Association of Bahia
"Starbucks and go", da Rai para Starbucks
A peça "Cow Kama Sutra", da África Rio, é finalista em Outdoor
"Keep out of children's reach", da Revolution para Santana Drugstore
"Crying airplane", da We para EMS
"Crying restaurant", da We para EMS
"Bet", da Y&R para Danone
"Cabbage", da Y&R para Danone
"Little Girl", da Y&R para Freddo (2 categorias)
"Hamburguer", da Y&R para Penguin Cia das Letras
"Hotdog", da Y&R para Penguin Cia das Letras
"Cyclist", da Y&R para Peugeot
"Chocolate", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"Lollipop", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"Lollipop", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"Soda", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
"Judite / Mirtes / Noemia", da Y&R para Tekbond
MEDIA LIONS - 18 Finalistas para o Brasil
"Ticket Books", da Africa Rio para a editora L&PM, finalista em Media
Foram 18 finalistas brasileiros -- entre 294 de todo o mundo -- no Media Lions, incluindo dois cariocas: o trabalho da Africa Rio para L&PM, "Ticket Books" e o "Animais Valiosos", da NBS.
O representante do Brasil no júri é Alexandre Ugadin, vp de Mídia da FCB Brasil.
"First Step Project", da Africa para Kanui
"Ticket Books", da Africa para L&PM
"Unforgetable Shots", da Africa para Shopping SP Market
"ACC Bus Track", da AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil
"Hello Pizza", da FCB para CNA
"Trip Book Smiles", da FCB para Smiles (2 categorias)
"Houses in Exhibition", da FCB para ZAP
"The Lullaby Match", da FOX International Channels Latam para FOX Sports
"Mortein Hidden AD", da Havas para Reckit Benckiser
"Sky Tip", da Isobar Brasil para Sky
"Donation Badges", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
"Together Against Leaks", da Leo Burnett Tailor Made para Procter & Gamble
"Eye Makeup Remover", da Lew Lara para Casa Sofia
"Animais Valiosos", da NBS para Purina / Quatro Patinhas
"Security Moms", da Ogilvy Brasil para Sport Clube do Recife
"Skip Ad Festival", da Publicis Brasil para Sony Entertainment Television (2 categorias)
PR LIONS - Brasil tem 12 finalistas
"Animais Valiosos", da NBS, que já ganhou Leão em Wellness, concorre também em PR..
Na premiação especializada em Public Relations, o Brasil conseguiu chegar a 12 finalistas. Entre eles, o carioca "Animais Valiosos", da agência NBS.
"Hidden Messages", da Africa para Instituto Maria da Penha
"Speaking Exchange", da FCB para CNA
"Aruba Image Bank", da Grey Brasil para Aruba Tourism
"The art of waiting", da Grey Brasil para Reclame Aqui
"Donation Badges", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
"Animais Valiosos", da NBS para Purina/Quatro Patinhas
"180 Make Up Line", da New Style / FSB para Avon Company (2 categorias)
"Security Moms", da Ogilvy para Sport Clube do Recife (2 categorias)
"Side by side", da Sport Club Internacional Porto Alegre para Sport Club Internacional
"Tam's Museum on a Trolley", da Wunderman para TAM
CREATIVE EFFECTIVENESS - São 4 finalistas para o Brasil
O já super premiado "Enterro do Bentley"
Essa é a premiação de Cannes que costuma ter menos inscrições. Primeiro, porque só podem concorrer trabalhos premiados no ano anterior em Cannes. Segundo, talvez até porque a agência tenha que provar que foi eficiente, o que nem sempre é possível com trabalhos proativos.
Não por acaso, o próprio Festival programou um seminário este ano para explicar melhor a premiação e ver se, em 2016, mais gente se inscreve.
O resultado é que o Brasil ficou com apenas quatro finalistas.
O Brasil teve Glen Valente, do SBT, no júri.
"Kombi Last Wishes", da AlmapBBDO para VW
"Speaking Exchange", da FCB Brasil para CNA
"Bentley Burial", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
"Bald Cartoons", da Ogilvy Brasil para Graacc.
Marcio Ehrlich não foi a Cannes mas ficou ligado e logado no Festival.