Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
Aquarela Beat Jamute Mr.Vox Sonido Visorama
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
 

FILM LIONS

"Casal", o filme da Borghi/Lowe para Anador.
Um dos piores resultados da participação do Brasil em Cannes, com apenas 4 filmes chegando ao shorlist. Foram estes os trabalhos:
"Kombi Last Wishes", da AlmapBBDO para Volkswagen (2 categorias)
"Dialogue 2", da Borghi/Lowe para Anador
"Car Crusher", da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
"Proposal", da Talent para Ipiranga

BRANDED CONTENT & ENTERTAINMENT

O superpremiadado Último Desejo da Kombi
Para o festival de Cannes, esta área corresponde à "criação de, ou integração natural em, conteúdo original de uma marca". Pra mim, isto significa "qualquer coisa que não tenha sido feita antes".
Não por acaso, dos 7 finalistas brasileiros, apenas um -- Street Tales, da Leo para Fiat -- não haviam sido destacado nas demais premiações do festival.
"Kombi Last Wishes", da AlmapBBDO para Volkswagen (2 categorias)
"Speaking Exchange", da FCB Brasil para CNA
"Street Tales", da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
"Carequinhas, da Ogilvy para Graacc (2 categorias)
"A Bíblia do Churrasco", da JWT para Tramontina


TITANIUM & INTEGRATION

Como de praxe, os finalistas também já passaram por outras premiações. Ainda assim, apenas dois trabalhos brasileiros foram selecionados.
"Tattoo cancer skin check", da Ogilvy para Sol de Janeiro
"Hello my name means", da DM9DDB para Johnson's Baby


Back to the basics

Gustavo Bastos, diretor de criação da 11:21, enviou para a Fenêtre suas observações do que está vendo em Cannes, com o olhar de uma agência que se assina "Simplicidade Criativa".

Christmas Lunch in a Tin, da Adam & Eve DDB
Vendo o short list de press e o de outdoor, me impressiona a quantidade de peças alltype ou com apenas o produto e um belo título. São dezenas, talvez uma centena. E muitas delas chegando ao ouro, prata e bronze.
Além disso, a campanha mais festejada do festival, com muitos ouros e GPs (no plural mesmo, foram 5 só em press ) é de uma simplicidade desconcertante. Falo do Natal da Harvey Nichols, cadeia de lojas inglesa, da agência Adam & Eve DDB de Londres.
Com o conceito "Sorry, I spent it on Myself", arrebatou corações e fez o presidente do juri de press declarar sobra a escolha do GP:  "we definitly wanted to say that simplicity is tha wal to go".
É uma sensação parecida com a que tenho ao pensar no sucesso do álbum de figurinhas da copa. Explico: em um mundo tão digital, com tantas novidades a cada dia, é surpreendente ver o analógico brilhar, e nada mais analógico do que um alltype, um anúncio de título.
Isto só prova que o ser humano é acumulativo, para amar o digital, não precisa deixar de colecionar boas figurinhas e grandes títulos.

Marcio Ehrlich não vai a Cannes mas está ligado e logado no Festival.