Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
Aquarela Beat Jamute Mr.Vox Sonido Visorama
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
 

PALESTRA-VESTI

Gustavo Bastos levou suas gravatas para conhecerem Cannes.
Você olha ela na programação e acha interessante. Quando começa, parece que vai ser genial, mas de repente, você não era exatamente o que você imaginava.
Tem palestra que é assim. Você fica 45 minutos, 1 hora esperando na fila, ou assiste uma anterior só pra guardar lugar pra você mesmo. E na verdade é só jabá, alguém querendo vender um produto.
Estava conversando com o Gustavo Bastos, nosso patrocinador e sócio da 11:21, que é o cara mais CDF de palestra que eu já vi. Vai em todas aqui em Cannes. E ele levantou a bola: tem acontecido muito isso.
Ontem fui numa que a apesar do tema ser futuro, storytelling, mobile, só falou do lançamento de um treco. E que era ruim. Falca que é trua, Taffarel.


MEXICOZINHO BALANÇA

Fabio Seidl e Antonio Carlos Accioly
Sem Gisele Bundchen, Accioly agarrou mesmo o Fabio.
Ontem, a frase “Vai ver o jogo onde?” superou “Como é que tá lá?” em número de repetições entre os publicitários brasileiros em todos os tempos. Pois é, ninguém sabia pra onde ir.
A festa que tava todo mundo de olho era a da agência americana McGarryBowen, com tema de Carnaval que teria a Gisele Bundchen, mas como ela não veio, se especulou uma série de outras festinhas para onde ninguém tinha convite.
E aí tem um detalhe: brasileiro só consegue ‘penetrar’ (no sentido festivo do termo) em festa de gringo. Em festa de brazuca, a galera conhece os truques todos.
No final quem não tinha pulseirinha, nome na porta, certificado de reservista e carteirinha de vacina, foi ver Brasil x México no bom e velho Caffé Roma em frente ao Palais. Onde aliás, sou sempre bem atendido por um garçon franco-asiático que é os córneos do Clodovil. E o melhor, você pode chamar ele de Clô que ele não se liga.
E que joguinho mequetrefe, hein?


LAGOSTAS ME MORDAM

Lagosta 2 X 0 Brasileiros
Uma das cenas mais curiosas que eu já testemunhei em festivais de propaganda com esses olhos que a terra não há de comer porque sou doador de órgãos, foi num CCRJ em Búzios em que um conhecido um diretor de arte tentou sequestrar uma lagosta viva do aquário do restaurante onde era a premiação.
Pois ontem, um grupo de premiados criativos, bêbados, mas acima de tudo famintos, já tarde da noite quando nenhum restaurante serve mais comida, resolveram roubar esse mesmo tipo de crustáceo do aquário do Gutter Bar, em frente ao Martinez. Claro que deu zica.


MEDIA, MOBILE, OUTDOOR

A certa altura da entrega dos prêmios de ontem, minha ressaca me fez crer que eu estava ainda na cerimônia de anteontem. A maioria das peças que levaram ouro em Media tinham levado em Promo e Direct. As agências brasileiras no palco também eram quase as mesmas: Loducca, FCB, Ogilvy...
Mas aí veio Mobile. E a categoria foi uma das mais divertidas porque as peças são mais diferentes e o nível estava bem interessante.
Parabéns, aliás, para a FCB Brasil pelo Grand Prix na categoria.
Curti demais essa peça chamada Pay Per Laugh, da McCann Barcelona
Uma curiosidade é que a peça Sound of Honda que homenageia Ayrton Senna e levou em outdoor já foi disputar dois Grand Prix e não conseguiu ficar com o primeiro lugar. Tá parecendo até homenagem ao Felipe Massa. Mas é um ouro muito do merecido.
Peça que pegou mais um ouro por aqui e também muito boa é Social Swipe. Devia ter uma categoria em Cannes chamada porque não pensei nisso antes.

GP de Mobile da FCB, não é para qualquer um.
Mais um Leão para a Ogilvy
A turma da DM9 com a Tractor
Loducca no palco recebendo seu Leão


GAME OF THRONES OF THE CAMAROTE

King Tony Acciolyster
Tá. A gente sabe. Tem publicitário que rala pra caceta até aqui em Cannes e não pode se dar ao luxo de ficar horas numa fila. E claro, tem outros publicitários que se amarram em ser Premium VIP Masterblaster Ginsu Vivarina King of the Camarote.
Por conta dos dois grupos, a organização do festival separou este ano a meiuca toda dos assentos perto do placo do Grand Auditorium para um pacote Premium que é pago. Os demais lugares, como sempre, são para os vencedores e jurados.
Mas o resultado disso foi: 1) não importa se você chegou cedo ou não, você vai sentar lá em cima. Justo. 2) limitaram os assentos dos vencedores. E aí que começa a confusão.
Agora, a agência não pode mais dizer: vou levar um time de X criativos, mais X diretores de criação, produtora e clientes. O festival é que determina: podem subir no palco com quantos quiserem mas só sentam lá embaixo 3 pessoas. Ou 4. Não tem um número certo.
Limite e organização são importantes, mas parece que ainda não acharam o melhor formato.
Enquanto isso, quem for mais guerreiro, consegue um trono.


LEÃO CELEBRIDADE

Turistas brincando de publicitários famosos
Virou tradição. Os turistas que assistem a saída do tapete vermelho em Cannes agora pedem pra tirar fotos com os leões em frente ao Palais. E a galera da criação entra na farra. Bacana.


“B” DE BARRADO

N.R.: O vascaíno Fabio Seidl foi rebaixado desde 2008 para a Série B.
Os jornalistas credenciados aqui como “tipo B”, categoria que nunca teve esse nome à toa, foram barrados na festa da gala ontem.
E como não existem mais convites físicos, é tudo feito pelo código de barras do crachá, todo mundo entrou na fila e só descobriu que não podia entrar lá na porta.
Um constrangimento desnecessário, já que quando a credencial foi entregue, todos perguntaram pelos convites e foi dito que era só apresentar o crachá.
Por conta disso, não vamos falar nada sobre ela. Nem mostrar quem estava lá, curtindo, comemorando. Se a festa foi legal, ninguém vai saber.


BALANGANDÃ

A foto era para ser só da Aghata e da Alessandra, mas o Accioly não resiste a uma câmera e logo se mete no meio.
Festa boa mesmo vai ser a que a Sonido e a Visorama, representadas aqui na Côte D’Azur pelas meninas superpoderosas Agatha, Alê Valle e Samanta Martins (bjsam) está armando hoje, no Morrison Pub. Nessa, quem quiser pode chegar, se divertir e, oxalá, sem o Accioly falando “junta aí! Junta aí a galera pra fazer uma foto da galera pra eu mandar pro Marcio!” a cada 30 segundos.
Às vezes eu vou dormir e fico escutando o Accioly falar isso na minha cabeça.


NEW BUSINESS

Tentando faturar mais algum por fora em Cannes.
A Fenêtre acaba de abrir um novo negócio fazendo o que sabe de melhor: entrando pelo cano. Mas são canos de PVC, da melhor qualidade. Já temos até uma van circulando por Cannes.


XÁRDONÁI

Comendo vinho
Quem é que está comendo vinho?
Mesa de publicitários comendo e abastecendo o fígado de etanol. Chega aquela conta em Euros, salgada que só. Um criativo pega, olha, confere e grita. “Xárdonái? Quem comeu Xárdonái? Eu não vou pagar Xárdonái de vagabundo nenhum. Todo mundo comeu pizza e tomou vinho, quem foi que pediu um prato de Xárdonái?” Era o vinho, Chardonnay. E nessa hora, morreram umas três fadinhas do guia da etiqueta.


DAS GALÁXIAS

Lima, da Zeppelin, botando banca com seu Samsung emprestado.
A Samsung está com uma ativação bacana por aqui. É só apresentar seu crachá que eles deixam emprestado com você um celular Galaxy todo tchap-tchura e um Galaxy Gear, aquele relógio que se conecta com o telefone, tira foto e o escambau. Quem pegar o momento mais bacana do festival ganha o aparelho e outros prêmios.
Bom, a última vez que uma marca fez isso... roubaram várias das câmeras que foram emprestadas. Eu, por exemplo, não confio nada no meu amigo Lima, diretor da Zeppelin que está brincando com os equipamentos aí na foto.
Polícia de Cannes, se precisarem de informações, podem me perguntar.


MOMENTO AMAURY

Gente que tava crente que ia aparecer no programa do Amaury Jr mas acabou na Fenêtre Publicitaire:

A galera da F.Biz: Roberto Grosman, Guilherme Jahara (ainda vibrando com o título dos Spurs na NBA) e Antonio ‘Mega’ Rodrigues ..
E o James, da Jamute, nosso patrocinador sensacional, fazendo cara de empresário sério.
Crizão, da Y&R e Rapha Vasconcellos, do Facebook (a mão no ombro do Rapha é minha, mas tô saindo em foto demais já)
Alexandre Level, da Pro Brasil, bem que tentou zicar os mexicanos na Casa México, mas não deu certo.

Hugo Rodrigues e Toninho Correa, da Publicis, com um papagaio de pirata.
Felipe Chacon, da Mariachi e Vico Benevides, da JWT.


VALEU, LIPE

Diogo Mello
Diogo Mello e o L, de Leão e de Lipe
O diretor de criação Diogo Mello já brilhou em Cannes quando esteve à frente da Fischer Portugal, já brilhou com a DM9, onde está hoje. Mas esse ano foi especial. O leão de ouro de ontem foi em homenagem ao Felipe, filhinho dele nascido há exatamente um mês. Para o Lipe, para o Diogo e para a mamãe Marta, nosso parabéns de ouro. Criança, eu sempre digo, traz sorte.

BANANA É BI

E não é que a Banana Mecânica, a seleção brasileira publicitária de Beach Soccer é Bi?
Atropelou na final a seleção dinamarquesa, a única que tinha essa cocota aí da foto jogando, por 3-0.
Este que vos escreve ainda fez a palhaçada de sair do gol para perder um pênalti. Mas foi só pra homenagear meu anti-ídolo.
Antes disso, despachou a Holanda nas quartas, um time formado por gigantes que moram num castelo em cima de um pé de feijão (2-1) e uns russos com aroma de vodka (4-2).
Banho de mar do time no final, champagne, gritaria e um aviso, esse ano, ninguém vai subir no palco pra pegar medalha. Tudo bem. Vale a farra.

O time brasileiro campeão
A dinamarquesa ficou triste.
 
Tricampeão em Cannes: uma por Portugal e duas pelo Brasil
Festejando o Bi pela Torcida Pé Quente do Hamdan

Fabio Seidl pode ser o barrado oficial de Cannes, mas é o único tri-campeão de futebol.