Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
Aquarela Beat Jamute Mr.Vox Sonido Visorama
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
 

OS DIRETORES DE CRIAÇÃO DO RIO CONTINUAM COM PREVISÕES

Olha aí mais um capítulo da série de previsões que os diretores de criação das principais agências do Rio estão fazendo para a Janela.
Desta vez, a análise é de Paco Conde, Ricardo Real e Diogo Mello.


Paco Conde, diretor de criação da Ogilvy

Conde foi a Cannes e vai ficar a semana toda. "Muitos dias, muitas cerimônias e, tomara, muitos Leões". Até porque a Ogilvy inscreveu uns 140 cases.
Para o criativo, Sweetie é a melhor ideia do ano (e uma das melhores ideias que vi em muito tempo). "Quando a vi pela primeira vez, morri de inveja. É uma exemplo de como a publicidade mudou e agora nossas ideias podem ser qualquer coisa. Desde um filme de 30 segundos a um menina virtual. A ideia vai ganhar tudo. Lástima que esteja na categoria Public Service e não possa concurrir a Grand Prix."
A outra ideia do ano é The Epic Split para Volvo. É uma simples demo feito de um jeito que ninguém tinha feito antes. É Branded Content com 75 milhoes de views. Vai ganhar varios Grand Prix com certeza.



Ricardo Real, diretor de criação da Script.

Real não vai a Cannes este ano, "infelizmente", mesmo a Script tendo se inscrito.
A primeira previsão de Leão vai para Heineken Shoe Sale, da Wieden+Kennedy São Paulo, uma liquidação de sapatos femininos, nas lojas da Shoestock durante a Final da Liga dos Campeões da UEFA. "Merece Leão porque surpreende, é original. Tem um humor refinado, característica da marca, e gerou conversa com o consumidor".
A segunda previsão vai para também a Wieden+Kennedy, só que dessa vez, de Londres. Um filme "Hands" é primoroso e atemporal. Merece Leão porque "Conta os 65 anos de innovação da Honda de maneira simples e ao mesmo tempo fantástica: tudo pelas mãos de um único engenheiro. O filme surpreende do começo ao fim, mesmo considerando que no quesito originalidade essa forma já tenha sido visitado.

O que Cannes precisa mudar ou melhorar
"O que não gosto do festival é o espaço que existe para uma distorção dos valores no nosso negócio. Criar exclusivamente para Cannes distorce e ajuda valorizar trabalhos que não são tão relevantes para a nossa indústria. Mas isso não é responsabilidade da organização do festival e, sim, dos líderes da nossa indústria. E para que isso mude, é preciso vontade, justamente, desses líderes."


Diogo Mello, diretor de criação da DM9Rio

Diogo Mello diz que talvez ainda dê um pulo rápido em Cannes. "Ainda estou decidindo porque meu filhão Filipe nasceu há 3 semaninhas só então é difícil aguentar ficar longe dele e da mamãe :)"
De qualquer forma, a DM9Rio tem trabalhos lá.
Quanto às previsões, diz o criativo que há trabalhos invejáveis do Brasil esse ano: "Despedida da Kombi" (Almap pra Volkswagen) e "Speaking Exchange" (FCB pro CNA). "Trabalhos tocantes, o primeiro com uma execução sublime, digna do ícone que foi a Kombi, e o segundo uma ideia simples e maravilhosamente humana".

O que Cannes precisa mudar ou melhorar
"Os preços. Acho que a inscrição de delegados e de trabalhos e o preço dos troféus para quem ganha e quer ter uns exemplares em casa poderia ser (ao menos um pouquinho) mais acessível.
E o festival tem categorias demais hoje em dia "


PROMO & ACTIVATION TEM 32 FINALISTAS BRASILEIROS

O ursinho Elo, da DM9Rio, nos finalistas de Promo & Activation
A ação da Ogilvy Rio finalista em Cannes: Tattoo Skin Cancer Check.
Mais uma vez, nenhuma agência especializada em Marketing Promocional conseguiu emplacar trabalhos no shortlist de Promo & Activation de Cannes. Foram 32 finalistas, com a FCB saindo na frente com 5 trabalhos, seguida pela Loducca, com 4.
O Rio de Janeiro foi representado na lista pela DM9Rio e pela Ogilvy.
Veja a lista, por ordem de agência.
"The inverted Jersey", da Africa para Botafogo Futebol de Regatas (2 categorias)
"Kombi last wishs", da Almap para Volkswagen (2 categorias)
"Elo Teddy Bear", da DM9 Rio para Hospital Amaral Carvalho
"The Ethernal Jersey", da DM9 para Olympikus
"Hello my name means", da DM9 para J&J
"Protection Ad", da FCB para Nívea
"Speaking Exchange", da FCB para CNA (2 categorias)
"Protection Ad", da FCB Brasil para Nívea (2 categorias)
"Football Religion", da Grey para Foca Beer (2 categorias)
"The anti cancer paste up", da JWT para AC Camargo Cancer Center
"Enterro do Bentley", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO (3 categorias)
"SAT-JF14", da Loducca para Record Collection
"The Empty Project", da Loducca para Shopping Villa Lobos
"#somostodosmacacos", da Loducca para Neymar Jr
"SAT-JF14", da Loducca para Record Collection
"Wall Games Suvinil", da NBS para Basf Suvinil
"Carequinhas", da Ogilgy para Graacc (2 categorias)
"Tattoo skin cancer check", da Ogilvy Rio para Sol de Janeiro
"Blood Charger", da Publicis para Fundação Pró-Sangue (2 categorias)
"Fligh against cancer", da WMCcann para Hospital de Câncer de Barretos (2 categorias)
"Unlock lessons", da Y&R para Vivo (2 categorias)


BRASIL FICA COM 21 FINALISTAS EM DIRECT

A Sala do Silêncio, da Fox, ficou entre os finalistas de Direct Lions
Foram 21 finalistas brasileiros na área de Marketing Direto e as cariocas Artplan e Fox conseguiram emplacar seus trabalhos.
"The dog walking calendar", da Africa para P&G
"Get a friend & get a girlfriend", da AlmapBBDO para Pedigree
"Kombi last wishes", da AlmapBBDO para Volkswagen (3 categorias)
"Domino's steady pizza", da Artplan para Domino's
"Segunda chance employment agency", da Artplan para AfroReggae
"Speaking exchange", da FCB Brasil para CNA (3 categorias)
"Protection Ad", FCB Brasil para Nivea
"Room of silence", da Fox para Fox Sports
"Football religion", da Grey Brasil para Foca Beer
"Guitar box", da Havas Worldwide Brasil para Citroën
"The barbecue bible", da JWT para Tramontina (3 categorias)
"Bentley burial", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO (2 categorias)
"SAT-JF14", da Loducca para Record Collection
"Bald cartoons", da Ogilvy para GRAACC


PUBLIC RELATIONS TÊM 18 FINALISTAS BRASILEIROS

A agência de empregos Segunda Chance, trabalho da Artplan para o AfroReggae
As agências brasileiras garantiram 18 trabalhos no shortlist de PR, e a carioca Artplan está presente com o mesmo trabalho que já foi incluído entre os finalistas de Marketing Direto: a agência de empregos "Segunda Chance", para o Afroreggae. Outro trabalho carioca foi o Tattoo Skin Cancer Check, da Ogilvy, que também está na lista de Promo.
Veja aí a lista dos finalistas, por ordem de agência.
"Brahma Seleção Especial", da Africa para a Brahma (2 categorias)
"Kombi Last Wishes", da AlmapBBDO para Volkswagen
"Segunda Chance Employment Agency", da Artplan para Afroreggae
"Football Religion", da Grey Brasil para Foca Beer (2 categorias)
"Tá no mapa!", da JWT para Afroreggae (2 categorias)
"The Anti Cancer Paste Up", da JWT para A.C. Camargo Cancer Center (2 categorias)
"Enterro do Bentley", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
"SAT-JF14", da Loducca para Record Collections
"#Somostodosmacacos", da Loducca para Neymar Jr. (2 categorias)
"Tattoo Skin Cancer Check", da Ogilvy Rio para Sol de Janeiro (2 categorias)
"Carequinhas", da Ogilvy para Graacc
"Flight Against Cancer", da WMcCann para Hospital de Cancer de Barretos


Marcio Ehrlich não vai a Cannes mas está ligado e logado no Festival.