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Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
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A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
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CANNES UNPREDICTION
Ah, vá. É mole dizer que o comercial do Van Damme pra Volvo vai ganhar um monte de leão. Que aquela ideia da Honda que fez o som do carro do Senna correr de novo na pista do Japão vai levar troféu. Que a ação da FCB Brasil que colocou os velhinhos do asilo americano pra ensinar inglês pra molecada do CNA, vai arrebentar, parece fácil de adivinhar.
E a pauta “os melhores filmes da Copa”? Quantas vezes você já viu um post de alguém dizendo que o filme argentino do Papa, esse aí da direita, é sensacional?
Nós da Fenêtre não vamos entrar nessa.
Cumprindo a nossa tradição pelo improvável, trazemos até você o Cannes Unpredictions. Os comerciais mais exóticos do mundo, que só não ganham leão porque estão tão à frente do seu tempo que ninguém criou uma característica para eles.
Mas são puro entretenimento, ficam na sua cabeça e viralizam que é uma beleza. E se você pensar bem, é tendência. Basta ver o despojamento da abertura da Copa. Como disse meu pai, na abertura da Copa só faltou a Vanusa cantando o hino nacional.
Vamos aos comerciais mais ‘fera-neném’ do ano.
SHORTLIST
FARINHA TIPITY
A gente vê aqui uma clara referência retrô aos programas de samba da CNT, Jorge Perlingeiro style. Um sujeito que nem rela no seu violão enquanto toca. Reparem na ousadia do diretor de fotografia em entortar a câmera. No craft no packshot que aparece dançando, lá pelos 7 segundos.
BRONZE
PANIFICADORA ALFA
Best use of Papai Noel mecânico. E ele não tem medo de dizer do que gosta. Sem mais.
PRATA
SHAKE WEIGHT
Seguindo a tendência de premiar produtos e inovações, o Unpredictions gostaria de galardoar o fantástico Shake Weight. Tecnologia que como eles mesmos dizem “vai bater no seu traseiro”.
OURO
CHOCOBALL
A letra do jingle deveria ganhar algum prêmio de Best Use of Music, só tem duas palavras: Quack e Chocoball, o nome do produto. Mas transformar os japoneses em bolinhas de chocolate com pé de pombo, numa animação meio Dollyinho no espaço sideral foi uma super sacada.
DANE-SE VAMOS DAR DOIS OUROS PRO JAPÃO:
É que esse comercial aqui, mesmo que a gente não entenda nada do que eles estão dizendo não faz sentido nenhum em língua nenhuma. Um cachorro que fala, uma águia que rouba uma casa, uma velhinha colegial com poderes mutantes. Parece ser de um banco. Ou de uma TV. Sei lá. É ouro.
GRAND PRIX
RENATO’S LANCHES:
O comercial já seria bom por si, mas as duas aparições do Renatão, o dono do estabelecimento, uma com sua camisa com ideia e a outra anunciando o lanche mais especial da casa, fazem desta peça algo ainda mais especial.
E você tem alguma sugestão de comercial supimpa? Vai na página da Janela no Facebook, em www.facebook.com/janelapublicitaria, acha o post que fala do Cannes Unpredictions e bota nos comentários.
Só tem uma coisa: Mearim Motos, Selaria Texana e Alphagraphics já são hors concours. Nem mande.
A encheção de linguiça termina aqui. Estou indo pra Cannes e mando notícias no Domingo. Abração e até lá.
Fabio Seidl é o Márcio Canuto da Janela em Cannes.
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