Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/JUL/2003
Marcio Ehrlich

 

Shoppings do Rio terão febre em agosto
Os 13 principais shoppings do Rio de Janeiro -- entre os quais Barrashopping, Rio Sul e NorteShopping -- já definiram que de 28 a 31 de agosto próximos estarão promovendo a terceira Febre de Shopping, liquidação coletiva cuja última campanha foi realizada pela Ogilvy com a atriz Heloísa Perissé (foto).
Devem participar da disputa, cuja apresentação acontece no próximo dia 25 de julho, todas as agências que atendem os 13 shoppings, como a Artplan, a Ogilvy e a Salles, entre outras.
A movimentação dos shoppings na organização da concorrência gerou esta semana um boato no mercado carioca de que o Barrashopping estaria promovendo a escolha de uma nova agência de publicidade, no lugar da Artplan, que vem atendendo a conta há mais de 15 anos. Segundo Guto Bezerra de Miranda, superintendente do shopping, a informação não tem qualquer fundamento. "Não só estamos satisfeitos com a Artplan como temos vários trabalhos em andamento para campanhas até o final do ano", garantiu o executivo à Janela.

Niterói adia concorrência novamente
Pela segunda vez este ano, a Prefeitura de Niterói adiou o prazo da entrega de documentos da concorrência para a escolha de sua nova agência de publicidade, marcada para o dia 30 do último mês. Segundo o presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Niterói, Afonso Espósito, o Ministério Publico pediu novas alterações no Edital, que Afonso acredita que serão informadas a ele ainda esta semana. A partir daí, a Comissão divulgará oficialmente o novo prazo da licitação.
O atual adiamento ocorreu também em virtude das reivindicações do presidente da ABAP-RIO, Caio Valli, através de uma carta enviada ao prefeito da cidade contestando alguns dos itens do documento que teriam causado incômodo entre as agências participantes da concorrência. Entre eles, a disponibilização pela agência de um profissional com formação na área de jornalismo para orientar a assessoria de imprensa dos diversos órgãos da administração municipal. O presidente da ABAP-RIO alegou que a contratação de serviços publicitários nada tem em comum com a assessoria de imprensa. Afonso Espósito informou à Janela que as alterações reivindicadas pela ABAP-RIO já constam no novo Edital enviado ao Ministério Público.

Produtoras cariocas voltam a tentar união
Quase 20 dirigentes de produtoras de comerciais do Rio de Janeiro reuniram-se hoje, no restaurante Estrela do Sul, para dar início a mais uma tentativa de organizar uma entidade que defenda os seus interesses no mercado carioca. Entre eles, estavam presentes representantes da Academia, Aquarela, CaradeCão, Cine, Preview, Set TV Cine e Tá Na Lata.
A última tentativa das produtoras cariocas havia sido o GP Rio, surgido durante o Festival de Búzios do CCRJ mas que não conseguiu uma plataforma que agregasse os empresários do setor. A tentativa agora, diz o diretor da Academia, Antônio Carlos Accioly, é criar uma entidade cuja marca já seja conhecida no mercado, como a Apro-Associação de Produtoras é em São Paulo. O nome talvez venha a ser Apro-Rio, o que dependerá de novos encontros do grupo.

Wox abre nova sede em São Paulo
A agência carioca Wox Comunicação, que recentemente assumiu as contas da rede de fast food Doce Delícia e da fábrica internacional de cookies Sugar Bell- com verba estimada em R$1,5 milhão- está abrindo uma sede em São Paulo até o início de agosto. Segundo o diretor de criação Tony Varella, a ida para a capital paulista foi motivada pela sociedade com a agência paulista CCTP (do redator Christian Cavalcanti, ex-diretor de criação da FCB/Siboney e Enio Mainardi, entre outras) e com uma empresa multinacional, cujo nome ele não quis revelar. A agência também está acompanhando a nova franquia em São Paulo de seu cliente Joe&Leo's, que começará a funcionar em setembro.
A nova sede será na Av. Nove de Julho, ao lado da DPZ, e terá por volta de dez funcionários. Os diretores de criação Tony Varela e Pedro Paulo Varella estarão trabalhando nas duas cidades. A unidade paulista já tem como clientes a Rimaq, para quem lançará o Choco Show, máquina para produção de chocolates e doces em casa, e a Preserv, que também estará com a campanha para o gel Preserv e o Preserv teen, destinado a adolescentes. Segundo os sócios da agência, o faturamento inicial do escritório de SP está previsto em 5 milhões .

100% tem duas novas contas
A 100% Propaganda assumiu esta semana as contas da ClaireConference, empresa especializada em teleconferência e webconference nacional e internacional e da Skafe, fabricante de produtos cosméticos. Ambas as marcas já têm campanhas prontas e serão veiculadas ainda este mês e em agosto, respectivamente.
A Skafe terá sua primeira campanha produzida para os óleos bifásicos Banho&Corpo, sendo lançada em revistas femininas nacionalmente e em outdoor e rádio em áreas específicas. O primeiro anúncio mostra os três produtos da linha e para destacar a dupla fase dos óleos, diz : "Você também vai ficar assim, dividida". A criação da campanha é de Gustavo Bastos, Antônia Zobaran e Bruno Xavier, com direção do próprio Gustavo, atendimento de Marcia Perdomo e Marcelo Jucá e aprovação de Alexandre Sena.
A agência também produziu a campanha da ClaireConference, que concorre à liderança do setor de telecomunicações disputando mercado com grandes empresas como a AT&T. A campanha será veiculada em revistas, folhetos e página na web e os responsáveis por sua criação são também Gustavo Bastos, Antônia Zobaran e Bruno Xavier, com atendimento de Raquel Dolabella e aprovação de Priscila Moerdaui.

REFORÇOS DO MERCADO
F/Nazca (Rio-RJ) - A F/Nazca contratou David Tabalipa e Antônio Nogueira, o Mega, para a equipe de criação do escritório. Tabalipa já está na agência e é diretor de arte, com passagens por D+, Fischer América, DPZ e Adhoc. Mega, que começa na F/Nazca só no dia 21 deste mês, é redator e vem da Publicis Salles Norton carioca.
Artplan (Rio-RJ) - Alessandra Sadock e Marcello Sartori são os novos integrantes da equipe de criação da Artplan. Sartori, que acumula peças publicadas na Archive e prêmios como o ouro no New York Festival, além de ter sido short list no Festival de Cannes deste ano, volta à agência depois de passar pela Comunicação Carioca para trabalhar com o redator Otávio Mello. E a diretora de arte Alessandra Sadock, com passagens pela DPZ, McCann, Fischer América e Adhoc, fará dupla com Roberto Vilhena.
Jukebox (Rio-RJ) - Gisele Aguiar (Ex-Tríade) é a nova funcionária da agência. Ela foi contratada como coordenadora de produção e atendimento interno.