Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JUN/2003
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Rio 2003 será julgado este sábado
Com um volume de 1.078 peças publicitárias divididas em 514 inscrições, acontece este sábado, 7 de junho, no Pestana Rio Atlântica Hotel, o julgamento do 22º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro 2003, que escolherá os melhores trabalhos, profissionais e empresas da publicidade carioca.
Apesar de praticamente não ter havido queda no número de agências de publicidade participantes -- foram 34 em 2002 contra 33 este ano -- a quantidade de inscrições caiu 34% em relação ao último concurso, um percentual que a organização do Colunistas-Rio não apenas considerou coerente com a retração do mercado, como foi motivo de comemoração, pelo índice ter sido menor do que o verificado no Festival Internacional de Cannes, no qual a participação brasileira foi reduzida em cerca de 40%.
A agência com o maior número de trabalhos concorrentes no 22º Colunistas Rio será a Comunicação Carioca, com 84 inscrições. Em seguida, entre as que estão com participações mais significativas, vêm a Salles D'Arcy, com 68 inscrições, a NBS com 63, a G/Staff com 54 e a 100% com 43 inscrições.
Júri
O júri deste ano apresenta a novidade de contar com um profissional de anunciante como convidado. Além de Armando Ferrentini (Editora Referência), Cláudia Penteado (Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing-São Paulo), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paula Ganem (Propaganda & Marketing-Rio), que já participaram do Colunistas de 2002, se incorporará ao júri de 2003 Eraldo Carneiro, gerente de propaganda da Petrobras, uma das maiores empresas anunciantes do país.
Nova Geração
Após o julgamento do Colunistas Rio, os jurados avaliarão também os trabalhos inscritos por estudantes de publicidade do Rio de Janeiro dentro do Prêmio Colunistas Nova Geração, realizado pela primeira vez este ano. Os futuros profissionais tiveram que apresentar peças combatendo as pichações dos monumentos da cidade.
Resultados
Os resultados do 22º Colunistas Rio e do Colunistas Nova Geração serão divulgados no próprio sábado, no site da Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade, promotora da premiação, em www.colunistas.com. A festa de entrega dos diplomas do concurso está prevista para julho próximo, em data e local a ser ainda divulgados.

Niterói responde na próxima semana
O presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Niterói, Afonso Expósito, informou hoje à Janela que na próxima semana serão respondidas oficialmente as reivindicações feitas pela ABAP. Expósito contou que a Comissão está consultando profissionais da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura para divulgar uma posição o mais breve possível, já que a entrega dos documentos para a concorrência está marcada para o final deste mês.
A ABAP -Rio, através de seu Presidente Caio Valli, no mês passado requereu junto a Prefeitura de Niterói, alterações no Edital através de uma carta enviada ao prefeito da cidade, contestando alguns dos itens do documento que teria causado incômodo entre as agências participantes da concorrência.
As alterações referem-se ao item 4.3., VI - que exige a apresentação de documento comprovando a experiência da agência licitante no atendimento a Governo (federal, estadual ou municipal), e o item 8.2.2, que no critério de avaliação pontua com 10 pontos a comprovação de que o profissional responsável pela conta tenha experiência com atendimento de entes públicos e, com os mesmos 10 pontos, a apresentação de mais de 3 peças de governo para a mídia impressa e iguais 10 pontos para peças de governo destinadas à mídia eletrônica. Segundo a ABAP, a concorrência, neste caso, escolheria a agência pela sua qualidade e pela vantajosidade da sua proposta e não por seu histórico, ou pelo currículo das pessoas que desenvolveriam o trabalho.
A carta dizia ainda, fugir da finalidade a pontuação do item 8.2.2., letra b, 2, que pede a disponibilização pela agência de um profissional com formação na área de jornalismo para orientar a assessoria de imprensa dos diversos órgãos da administração municipal. A ABAP alegou que concorrência era destinada, exclusivamente, à contratação de serviços publicitários, que nada tinham em comum com a assessoria de imprensa.
A entrega dos documentos para a licitação da Prefeitura de Niterói está marcada para 30 de junho, às 10:00h, no auditório do Centro Administrativo, daquela cidade.

Bugbear revela segredos de agências
Os prejuízos que os vírus podem causar não estão apenas na paralização dos sistemas. O W32.Bugbear.b@mm, que atacou diversas empresas do mercado nos últimos dias, saiu distribuíndo diversas revelações das correspondências eletrônicas entre agências e clientes.
No meio dos e-mails com vírus que chegaram ontem à Janela, por exemplo, veio o texto integral de um e-mail de 1999 que o diretor de mídia de uma grande agência do Rio mandou para um certo "Domingos", comentando as negociações com a Rede Globo para seu cliente, uma grande rede de hipermercados. Hoje, li o e-mail da diretora de um cliente para uma certa "Helena", de sua agência, questionando os critérios de cobrança de um trabalho. Claro que não vou revelar os nomes dos autores dos e-mails, mas imagino que outras pessoas também devem ter lido estas e outras histórias que deveriam ter sido sigilosas. Em mãos erradas, a indiscrição pode custar caro.
Para quem teve problemas com o Bugbear, vale a pena ver o que dizem os especialistas da Symantec (para quem usa o Norton Anti-Virus) e da McAfee.
Boa sorte.

Next veicula anúncio de oportunidade
Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Next veicula hoje, dia 5 de junho, um anúncio de oportunidade para a Fundação OndAzul nos classificados do Globo, Jornal do Brasil e Extra. Com o título "Está cada vez mais difícil encontrar uma área verde no meio da cidade", o anúncio que é todo verde, ocupa uma pequena área no meio do caderno de imóveis. O texto complementa: "Preserve o que restou". A criação é de Eduardo Almeida e Durval Filho com direção de criação de Ercílio Tranjan.

Duloren concentra conta na MG
Depois de 7 anos na Doctor, a indústria de lingerie Duloren anunciou esta semana a entrega de toda a sua conta publicitária para a MG Comunicação, agência criada este ano pelo publicitário Marcelo Gorodicht, após a sua saída da direção geral da Fischer América Rio.
Desde o tempo da Fischer, Gorodicht já atendia a conta da linha Fêmina daquele anunciante, com uma verba estimada em R$ 800 mil. A conta o acompanhou na mudança para a MG, que passará a trabalhar os demais produtos da empresa, que estavam sob a responsabilidade da agência Doctor desde a sua fundação, em 1996.
Segundo avaliações do mercado, a verba total da Duloren chega a R$ 2,5 milhões por ano.

Cinema com cerveja
A cerveja Heineken é uma das parceiras internacionais da Warner Bros no lançamento do filme Matrix Reloaded e está aproveitando a oportunidade para lançar, através da Comunicação Carioca, uma ação promocional. "Essa promoção faz parte da nossa estratégia de fazer o consumidor associar a marca Heineken ao prazer de ir ao cinema", explica Michiel Verhagen, gerente de marketing da marca.
Na compra de 12 Heinekens long necks, o consumidor ganha um vale-ingresso da rede Cinemark que será trocado por um ingresso no próprio cinema, na compra de um bilhete adicional. A promoção abrange os mercados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A marca, que pretende comercializar 252 mil garrafas long necks com a promoção, vai lançar mão também de uma nova ferramenta de mídia: telões de 29" serão colocados em alguns pontos-de-vendas no Rio e em São Paulo, exibindo, um VT. O filme, que conta com o efeito looping é todo situado no mundo Matrix e foi adaptado para a versão nacional da promoção. A peça foi feita pela Publicis (dos EUA) e adaptação ficou a cargo da Comunicação Carioca que também é responsável pelo banner (foto), outdoors e mobiliário urbano. A criação é de Daniel Xavier e Bernardo Cople. Adriano Matos e Bruno Almeida assinam a supervisão de criação, e a direção é de Sergio de Paula.
Sede Zero
Falando em cerveja e Carioca, a agência lança hoje uma campanha com 30 outdoors para o novo empreendimento da agência. Situado num casarão de 1826, na Rua da Passagem, em Botafogo, o Botequim Carioca terá capacidade para 200 pessoas e espaço para atividades culturais.
Segundo Sergio de Paula, que foi o responsável pela campanha e também pelo projeto de arquitetura, a casa é feita com materiais de demolição e vai apresentar o "espaço da inteligência", com exposições de fotografias, publicidade, artes e palco para shows acústicos. A inauguração está prevista para 20 de julho.

Doctor já está de casa nova
A Doctor Propaganda fez no último fim-de-semana a mudança da sua casa do Humaitá para os novos escritórios no Centro do Rio. Desde a manhã desta segunda-feira, Marcos Silveira e equipe estão atendendo na Av.Rio Branco, 177/20º andar, com o telefone 2210-1687.

Reforços do Mercado
TvZero (Rio-RJ) - Rodrigo Lewkowicz, é o novo contratado da TvZERO.Ele passa a integrar a partir desse mês o time de diretores da produtora. Entre seus recentes trabalhos está a campanha para o Banco Real, o “Banco da Sua Vida”.
ProDigital (Rio-RJ) - A produtora de comerciais de Otavio Escobar, reforça o time de atendimento da ProDigitalCinema (produção de comerciais) com a contratação do publicitário Ricardo Meyer que atuará ao lado de Juliana Duque Estrada. Meyer foi RTVC de algumas das maiores agências do país como Standard, Ogilvy & Mather, MPM, AlmapBBDO, Contemporânea entre outras e já teve passagens em produtoras como TecCine, 101 (Manguinha / Ney Torres), Espiral, AVProduções, Produtores Associados, etc... A ProDigitalCinema já conta com os diretores Marcelo Taranto, Marcelo Nepomuceno, Adilson Jr. e brevemente estará apresentando ao mercado mais dois diretores exclusivos.