Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/FEV/2003
Marcio Ehrlich

 

Nova América entrega conta para Ronson
O Shopping Nova América, que deixou a Doctor há um mês, depois de cerca de 2 anos de meio de atendimento, entregou a sua conta para a Ronson, agência de Paulo Rolf.
O empreendimento, pertencente ao grupo Ancar, foi lançado com o conceito de outlet mas desde 2001 se reposicionou como um shopping center padrão, atendendo o público das cercanias da Linha Amarela, no subúrbio do Rio de Janeiro. Sua verba de comunicação é estimada em R$ 1,7 milhão.
A previsão da agência é estreitar mais a parceria entre o Metrô e o Nova América, uma vez que ambos são clientes da Ronson. Hoje está sendo desenvolvida uma pesquisa encomendada ao Instituto Retrato, para identificar a percepção do shopping junto aos clientes e não-clientes. A Ronson também já está desenvolvendo peças de comunicação interna, além de preparar a campanha para o Dia das Mães.

Polika deixa Telefônica para voltar ao Rio
Ana Paula "Polika" Teixeira está devolvendo seu apartamento em São Paulo e deixando a Diretoria de Comunicação da Brasilcel para voltar a morar no Rio, onde estudará novas propostas de trabalho, inclusive com a possibilidade de se dedicar por alguns meses a atividades acadêmicas.
Com a transferência do marketing da Telefônica Celular para São Paulo, Polika -- que foi para a empresa há cerca de 2 anos como gerente de publicidade, deixando uma Diretoria de Atendimento da Fischer-Rio -- também teve a necessidade de dividir a sua residência entre as duas cidades, o que, segundo ela, acabou indo de encontro a seus projetos pessoais.
Na Brasilcel, quem assume a Diretoria de Comunicação é Hugo Janeba, que era o diretor de marketing de Pessoa Física da Telefônica.

200 querem ser Atendimídia
A agência Bates recebeu nada menos que 200 e-mails respondendo a seu classificado por um profissional de "atendimídia", publicado na semana passada e que gerou uma série de protestos de profissionais cariocas de atendimento.
Segundo a assessoria de imprensa da agência, dos 200 interessados 120 já foram entrevistados, mas os escolhidos para as vagas disponíveis não receberão o nome de "atendimídia". Diz a agência que a expressão foi criada pela sua equipe de RH exclusivamente para a publicação do anúncio, sem que nem Sílvio Matos, seu presidente, ou outros diretores da área técnica tivessem revisado o texto. Os profissionais escolhidos, tenham formação em atendimento ou mídia, vão cuidar da comunicação regional do principal cliente de varejo da Bates, as Casas Bahia.
Pode até ser que o novo nome não seja mais usado, mas que o volume de respostas deixa claro que não falta gente que aceite se apresentar como "atendimídia" -- desde que isso signifique emprego --, isso não há dúvida.

Valli confirma candidatura à Abap-Rio
O presidente da Abap-Rio, Caio Cezar Valli, confirmou para a Janela a informação que circulou ontem pelo mercado de que sua diretoria -- composta ainda por Albano Alves Filho, da Internad, e Gustavo Oliveira, da Giovanni,FCB -- se candidataria à reeleição por mais 2 anos à frente da entidade.
De acordo com Caio, o aumento do número de associados à Abap-Rio, incluindo agências das regiões norte e noroeste do Estado, permitiu à associação representante das agências fluminenses se capitalizar a ponto de poder adquirir a sede em que está instalada há vários anos na Praia de Botafogo, além de gerar recursos para uma série de eventos, como seminários técnicos, que começam a acontecer a partir de abril.
A eleição está marcada para 30 de abril, quando também deve ser eleito, para a presidência da Abap-Brasil, o diretor da agência paulista Calia Pastore, Dalton Pastore, sucedendo a Sérgio Amado, da Ogilvy.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
28/02, sexta-feira: Christina Carvalho Pinto (Diretora Presidente da Full Jazz), Elísio Paula Leite (Supervisor de Mídia da Premium), Eliana Veras (Executiva de Contas Senior da Mix Marketing);
01/03, sábado: Benny Viana (Diretora de Conta da V&S), Joana Mariani;
02/03, domingo: Luiz Kroeff, Marcelo Santos (Diretor de Arte da Agência3);
03/03, segunda-feira: Marilhia Viegas (Diretora da Type Account), Marcos Abrahão (Redator da Scalla);
04/03, terça-feira: Daniela Lopes, Ronaldo Soares, Mika Chermont, Rodrigo Westin (Diretor de Arte da Giovanni FCB);
05/03, quarta-feira: Liu Brito (Diretora de Atendimento da Fiore);
06/03, quinta-feira: João Santos (Diretor de Arte da Publicis.Norton), Mauro Silveira (Diretor de Atendimento da Giovanni FCB), Luiz Antônio Periard (Redator da Promarket);
* SAÚDE! - O criativo Ercílio Tranjan (foto à esquerda), diretor de criação da Propeg-Rio, já está de volta em casa, superado o enfarte que o derrubou na semana passada. Agora, os amigos, que querem uma longa vida para o bom Ercílio, estão tentando convencê-lo a parar de fumar e não pedir lingüiça sexta-feira na Churrascaria Estrela do Sul.
* O PAPEL ACABOU - Alguns anos depois do Colunistas, que não distribui mais kits impressos para a inscrição, o Festival de Cannes também decide cortar essa despesa. A partir deste ano, as inscrições de peças estarão disponíveis apenas on-line, no site www.canneslions.com. Lá estão os formulários, que podem ser devolvidos pela Internet ou por fax. As inscrições para delegados também serão on-line e as taxas de inscrição poderão ser pagas com os cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express ou ainda via transferência bancária.
* O SONHO TAMBÉM - Vai ser preciso muita coragem para os donos de agências brasileiras continuarem reclamando da crise, caso se inscrevam em Cannes este ano. O preço de inscrição de cada filme está sendo de € 550. Ou seja, R$ 2.130,00, ao câmbio desta quinta-feira, 27 de fevereiro. A inscrição de cada peça impressa é mais barata. "Só" 290 Euros (R$ 1.123,25). Mas a loucura mesmo é o preço da inscrição de delegado: a bagatela de € 2027.22. Quer dizer, para mandar apenas um funcionário ao festival, a agência vai pagar nada menos que R$ 7.851,90. Isso, naturalmente, fora passagem e estadia. Aquela festa de mandar toda a criação, agora, só na saudade.
* CARIOCA EM CANNES - Uma boa notícia pelo menos chega sobre o Festival de Cannes deste ano. Volta a ter carioca no júri. Uma das mais premiadas diretoras de arte do mercado carioca, Cristina Amorim (foto à direita), diretora de criação da Giovanni FCB-Rio, estará no júri de Outdoor & Press, junto com Jaques Lewkowicz (Lew, Lara). Outro jurado brasileiro já confirmado é Alexandre Gama, da Neogama/BBH, que representará o Brasil na premiação de Filme.
* REFORÇO - Com a experiência de 32 anos no mercado publicitário, Milton Santana (ex-Premium, MPM Lintas, Contemporânea, entre outras agências) foi contratado pela Carioca chega para dividir a direção de atendimento das contas da agência com o executivo Marcio Ortman. Antes de ingressar na Carioca trabalhou nos últimos 2 anos como gerente de circulação do Jornal do Brasil. A Artplan foi a última agência que atuou como diretor de atendimento durante 4 anos.
* NOVOS TALENTOS - A CaradeCão Filmes trouxe para o mercado do Rio René Sampaio, profissional que desde 1996 se dedica à produção e direção de filmes, videoclipes e comerciais em Brasília. Em seu currículo constam prêmios como Profissionais do Ano, Colunistas e também peças finalistas no New York Festival.