Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/FEV/2003
Marcio Ehrlich

 

Gorodicht deixa a Fischer-Rio para abrir a MG Comunicação
Marcelo GorodichtConfirmando a informação que a Janela adiantou há algumas semanas -- e chegou a ser desmentida pela Fischer América -- Marcelo Gorodicht está deixando a direção geral da Fischer América-Rio, onde esteve nos últimos seis anos, depois de vender para o Grupo Total a sua agência D+.
A MG Comunicação já estará operando a partir de 10 de março em um prédio de 3 andares na Rua Farme de Amoedo, 135, no bairro carioca de Ipanema. Mesmo tendo saído amigavelmente da agência, Gorodicht leva seis dos clientes da Fischer: Laboratório Canone (Pastilhas Valda), DuLoren (Linha Fêmina), Wilson King, Via Empreendimentos Imobiliários, Basimóvel e Insetisan. A estimativa do empresário é que estas contas representem um faturamento de R$ 10 milhões neste primeiro ano. Na Fischer, como a conta da Telefônica está sendo integralmente transferida para São Paulo, ficarão no Rio as contas de Ponto Frio, El Paso e Catálogos Hermes.
O diretor da Fischer-Rio, que continua no cargo até 28 de fevereiro, pretende levar para a nova agência alguns funcionários da equipe, que naturalmente será reduzida pela reestruturação das contas. Até o fechamento da Janela, já estavam confirmados o redator Marcelo Coli e os diretores de arte Lucas Heck e Leonardo Claret.

Contatos da IstoÉ se passam por jornalistas para vender anúncio
O site Comunique-se, dirigido aos profissionais de imprensa, em matéria da jornalista Miriam Abreu, denunciou esta sexta-feira a história de dois profissionais da área comercial da Editora Três que se passaram por jornalistas para tentar vender um "publieditorial" a um cliente da assessoria de imprensa carioca Factual Comunicação.
Segundo a matéria, que cita como fonte a diretora de atendimento da Factual, Carolina Monroy, os dois se apresentaram como secretária de redação e repórter da revista IstoÉ Dinheiro, para fazer uma entrevista para a edição especial "O que as Forças Produtivas esperam do governo Lula". Só que, perante o cliente, os contatos da editora deixaram claro que a matéria dependia da compra de duas páginas "publieditoriais" por R$ 50 mil.
Miriam Abreu conta que a equipe da Factual ficou indignada com atitude dos profissionais da Editora Três (cujos nomes não foram revelados), já que a saia-justa poderia a ter levado a assessoria a perder a conta. "O presidente do cliente chegou a vir de São Paulo exclusivamente para a entrevista", diz a assessora da Factual, Cristiane Boechat, que presenciou o caso.
Ainda de acordo com a nota do Comunique-se, Domingo Alzugaray, editor e diretor responsável pela IstoÉ Dinheiro prometeu se pronunciar sobre o assunto. No entanto, no site Comunique-se, que fica no endereço www.comunique-se.com.br, não houve suite da matéria.

Bates procura "Atendimídia" e gera protesto
Um anúncio publicado pela agência Bates nos classificados deste domingo gerou uma proposta de protesto pelo candidato à presidência do GAP-Rio, Eduardo Forbes, em e-mail distribuído à imprensa e às entidades do setor publicitário.
Dirigido aos profissionais de Atendimento e Mídia, a Bates -- agência presidida pelo redator Sílvio Matos -- cria uma nova categoria profissional, a dos "Atendimídias", que precisam não só entender das duas especialidades como saber desenvolver ações promocionais, produzir fonogramas e ter carro próprio para viajar pelo interior de São Paulo aplicando as técnicas da Atendimídia.
Afirmando que "tudo tem limite", Forbes recomenda firmemente aos profissionais "de que não se candidatem ao cargo, por mais que faltem empregos". O candidato ao GAP sugere que a entidade e o Grupo de Mídia se unam imediatamente para publicar uma nota de repúdio a este anúncio, sob o risco de "estar compactuando com a mais descarada falta de respeito que jamais vi ser publicada sobre as nossas profissões". Para ele, compactuar seria como "achar normal que um hospital coloque um anúncio pedindo um especialista em ortopedia e/ou um oculista e dar a isso o nome de "ORTOCULISTA".
Apesar de não com a forma tão explícita quanto a utilizada pela Bates, a aproximação entre as áreas de Atendimento e Mídia é uma tendência que a Janela tem verificado há algum tempo. A agência Giovanni FCB, por exemplo, foi motivo de uma matéria deste colunista na Revista Propaganda por criar duplas de atendimento e mídia para seus clientes, como forma -- segundo a agência, muito bem sucedida -- de otimizar as oportunidades de negócio de seus clientes nos veículos de comunicação. Quem também confirma a adequação do trabalho em dupla do atendimento com a mídia é a profissional de atendimento Marcia Dias, que em mensagem à Janela somou um novo exemplo ao da Giovanni: "na Contemporânea, minha ex-casa, já trabalhávamos neste formato e sempre deu muito certo. Mas cada qual no seu papel", esclareceu.
A polêmica está lançada no ar e, como em tudo o que acontece na nossa atividade, que nunca precisou ser regulada por "conselhos", "ordens" ou entidades do gênero, só o tempo dirá se a razão estava com a Bates ou com Forbes. Ao parece, no entanto, a polêmica não fez mal à Bates. Leitora da Janela escreveu dizendo que após pouco depois da publicação da matéria na versão on-line da coluna, o e-mail da Bates já indicava "caixa cheia". Seria excesso de currículos enviados?

África fará o lançamento da nova Telefônica
Nizan Guanaes mais uma vez mostrou que não está a passeio como empresário da propaganda. Enquanto o mercado acreditava que era a DM9DDB -- da qual foi fundador e tem participação acionária -- é que estava participando como concorrente à conta de lançamento da nova empresa de telefonia que surgirá do acordo entre a Telefônica Móviles (da Espanha) e a Portugal Telecom, quem acabou confirmada como vencedora da disputa, esta semana, foi a agência África, que é 100% de Nizan e derrotou a Young & Rubicam (em consórcio com a DPZ) e a Fischer América.
A verba de lançamento da marca da Brasilcel -- nome escolhido para a nova empresa -- está estimada em R$ 20 milhões, que não interferem no montante que será aplicado para os produtos que vinham sendo atendidos pela Young/DPZ e pela Fischer na Telefônica e na Telesp Celular. Segundo comentários do mercado, entretanto, a África também ganharia o direito de participar das concorrências para as campanhas que acontecerão após a empresa estar lançada.
Concentração
Se para Nizan a novidade é motivo de comemoração, para os cariocas o acordo Espanha/Portugal será razão de tristeza. Desde o começo deste ano a Telefônica vem ultimando a transferência praticamente integral de seu departamento de marketing para São Paulo, tirando dos escritórios que a empresa tem no Mourisco qualquer poder de decisão. A própria gerente de publicidade da Telefônica, Polika Teixeira, já foi transferida para São Paulo, passando a dividir a sua residência entre as duas cidades.
Não por outra razão, a Young decidiu fechar o escritório da agência AdHoc que mantinha no Rio para atender a conta. E, comenta-se fortemente no mercado, é inevitável que a concentração da Telefônica em São Paulo também tenha reflexo numa diminuição da estrutura da Fischer América no Rio de Janeiro, agência que cuida da conta desde o seu lançamento.

Veritas se promove como cachaça oficial do Carnaval
A cachaça Veritas está promovendo o evento Marina Soul+Samba esta quinta e sexta-feira, no Rio, como parte de um esforço de marketing para divulgar sua marca de cachaça oficial do carnaval carioca. A bebida é o primeiro produto oficialmente licenciado pelas Escolas de Samba, que a partir deste ano estão apostando no licenciamento de suas marcas como uma nova fonte de renda.
Dentro da estratégia de divulgação, quem comprar o ingresso antecipado terá direito a um drinque feito com Veritas especialmente para a escola que estiver se apresentando. O drinque da Beija-Flor, nas cores azul e branca, é preparado com curaçau, leite de coco e suco de abacaxi. Já o da Mocidade é verde e leva suco de maracujá, menta e club soda.
As festas terão os primeiros ensaios oficiais da Beija-Flor e da Mocidade na Zona Sul, além de shows com Claudio Zoli, Luciana Melo e performances da Academia de Dança Jayme Arouxa.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
21/02, sexta-feira: Priscila Norcia (Diretora de Marcas da Ogilvy);
22/02, sábado: Rogério Cavalcanti (Diretor de Arte da XL), Viviano Caldas (Diretor de Atendimento da Propeg Rio);
24/02, segunda-feira: Delano D'Ávila;
25/02, terça-feira: Sérgio Cardoso (Diretor da Cine-Rio), Priscila Franco, Francisco Lucchini (Redator da Propeg Rio);
26/02, quarta-feira: Márcia Souza (Diretora de Atendimento da Arteplus), Bárbara Carauta (Diretora de Arte da G/staff), Brahim Jorge (Redator da Agência3);
27/02, quinta-feira: Adonis Alonso, Eduarda Eugênio (Produtora da Mktmix), Fábio Seidl (diretor de criação da Script);
* ACELERA, GICO - A BR Distribuidora reativou a sua concorrência publicitária, que começou em outubro de 2002 e estava em suspenso desde a posse de Lula como presidente. Com a entrada na Gerência de Comunicação da BR do escritor, violonista e profissional de marketing Sérgio "Gico" Bandeira de Melo (que já foi gerente de patrocínios da holding), a comissão de licitação volta à atividade reformulada para escolher até março as agências que vão cuidar dos R$ 25 milhões da conta institucional e R$ 37 milhões dos produtos da empresa.
* EM NOME DO FILHO - A Oi vai continuar investindo em esportes, mas em atletas individuais e não em times. A afirmação foi do diretor de marketing Alberto Blanco, citando que o desafio da superação individual tem mais a ver com o espírito jovem da empresa. A Oi anunciou esta semana um contrato de patrocínio de 3 anos para que Nelsinho Piquet, filho do tri-campeão de Fórmula I de mesmo nome, dispute a Fórmula 3000 na Inglaterra.
* TUDO CERTO COMO 2 E 2 SÃO 5 - A agência 2+2, de Bob Gueiros, já está recebendo veículos e fornecedores em seu endereço no Leblon. Ela fica na Rua Dias Ferreira, 417 conj.408, com o telefone (21) 2540-6861. A agência, no entanto, pode precisar mudar de nome. Segundo levantamento da revista Meio & Mensagem, já está registrada em São Paulo, desde 1999, uma "2+2", dirigida pelo publicitário Anderson Augusto e com o site www.doismaisdois.com.br.
* LUXO DA LUZ - O fotógrafo Rogério Ehrlich inaugura no Galpão das Artes Recicladas Hélio G. Pellegrino, da Comlurb, a exposição "Luz do Lixo", com 40 ampliações escolhidas de um total de 700 fotos tiradas durante a retirada, pelos garis da Comlurb, do lixo das escolas de samba no desfile de 2002. Segundo a companhia, foram recolhidas quase 323 toneladas de lixo como sobra dos desfiles em 2002. A exposição "Luz do Lixo" mostra as peças no formato 30X40, digitalizadas e impressas pelo Studio Alfa.