Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/DEZ/2002
Marcio Ehrlich

 

Publicidade fecha 2002 sem sentir saudades

Se algum publicitário disser para você, caro leitor, que teve um grande ano em 2002, parabenize-o efusivamente, porque este ano a Janela não conseguiu ouvir comemorações nem dos tradicionais otimistas da propaganda.
Na verdade, o leitor poderá parabenizar mesmo quem conseguiu encerrar o ano com sua empresa aberta ou seu emprego garantido, porque estes foram verdadeiros sobreviventes, mantidos na expectativa de que 2003, com uma nova política econômica e uma injeção de ânimo no empresariado, recupere o ritmo da atividade publicitária, intimamente dependente do ritmo de consumo da população.
Nem tudo foram espinhos, porém, em 2002. Para relembrar alguns dos momentos mais marcantes do ano, aqui vai a tradicional retrospectiva do mercado carioca, com algumas pinceladas do que lembramos de significativo na publicidade nacional.

JANEIRO

AGÊNCIA 3 LEVA CASASHOPPING - A conta do CasaShopping vai para a Agência 3 e a Fischer América, agência anterior, declara-se surpreendida porque tinha campanha aprovada.
CALIAASSUMPÇÃO COMPRA COMMENTE - A agência paulista de Clóvis Calia e Ronald Assumpção adquire 100% das ações da Commente, presidida por Guto Graça e que se torna o diretor geral da nova empresa.
NICO REZENDE DEIXA MAGIC CHORUS - Edison Campos volta a ser o diretor único da produtora Chorus. Depois de 2 anos, o cantor e compositor e Nico Rezende deixa a sociedade para abrir a Beat Carioca, com proposta de fazer gravações ao vivo e não com sampling.
LINTAS VIRA HISTÓRIA - A Lowe, que havia comprado a Ammirati Puris Lintas há algum tempo, aposenta de vez o nome Lintas, acrônimo de Lever International Advertising Servisse (começou como house-agency da Lever).
JVA PASSA A ASSINAR 100% - A fusão da 100% com a JVA se consolida com a entrada de um sócio investidor, o empresário Marcelo Jucá, e as 2 se juntam definitivamente sob a marca 100%Propaganda, desaparecendo a marca JVA, de Juan Vicente & Associados. Durante o ano, Juan acabou efetivamente afastado da operação da agência, por problemas de saúde.
NBS OFICIALIZA OPERAÇÃO NO RIO - Pedro Feyer, Jurandir Craveiro e José Blanco apresentam Antonino Brandão, como Diretor de Atendimento, e André Lima, como Diretor de Criação, do escritório carioca da NBS, a agência do grupo Interamericana criada para atender a Telemar Celular e sua marca Oi.
FISCHER COMPRA CALIAASSUMPÇÃO - A agência CaliaAssumpção, com escritórios em São Paulo e Rio, passa a fazer parte do Grupo Total, de Eduardo Fischer.

FEVEREIRO

A CARNE É FRACA - Menos de um ano depois de deixar a Carioca pela Giovanni FCB, a Churrascaria Porção entrega sua conta para a agência Wox, de Paulo Varella.
WESLEY ABRE WM&S - Depois de 7 anos como diretor da JVA, Wesley Marine deixa de ser associado e Diretor de Operações da agência para abrir a agência WM&S.
V&S CONTRATA REGO MONTEIRO - Sérgio Rego Monteiro, ex-diretor do JB, assume como o vice-presidente da V&S, ao mesmo tempo em que o Jornal do Brasil entrega a sua conta de Classificados para a agência.

MARÇO

TALBOT DEIXA FISCHER PELO O GLOBO - Anthony Talbot pediu demissão da direção de operações e finanças da Fischer América Rio para gerenciar a área de Circulação do Infoglobo, responsável pelos jornais O Globo e Extra.
FAVECO DEIXA A ABAP-BRASIL - Não durou muito a experiência da Abap-Brasil de Ter um presidente-executivo. Flávio "Faveco" Corrêa demitiu-se do cargo para assumir uma função na área comercial do SBT-Sistema Brasileiro de Televisão.
NIZAN VOLTA À PUBLICIDADE - Nizan Guanaes voltou à DM9DDB de surpresa, comprando 40% de participação na empresa e demitindo 60 funcionários, para a agência sair do vermelho.
CASA & VÍDEO VAI PARA A ARTPLAN - Um dos maiores anunciantes do Rio e do Brasil, a Casa & Vídeo entregou para a Artplan a sua conta de planejamento estratégico, pesquisas e operação de mídia em TV e rádio, remunerando-a por fee.
CASA DA CRIAÇAO PEGA BAUSCH & LOMB - A agência vence a concorrência pela conta, que era atendida pela Giovanni FCB.
DOCTOR CONQUISTA CONTA FEDERAL - A Agência Nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde, notificou a carioca Doctor que ela foi a vencedora da licitação pela sua conta publicitária.
FECHA A PRODUTORA ATMOSFERA - Mário Nakamura e Libero Saporetti rompem a sociedade, na primeira de uma série de mudanças que aconteceram no ano no setor de produção de comerciais no Rio.

ABRIL

DEFINE-SE A PUBLICIDADE DE BENEDITA - A secretaria de Comunicação do Governo Benedita fica formada por Chico Júnior como secretário e André Luiz Barros como subsecretário de Publicidade
AMPRO-RIO SE REORGANIZA - Com a participação de 19 empresas de promoções de marketing, eventos e design promocional sediadas no Rio reativa-se o capítulo carioca da Associação de Marketing Promocional (AMPRO-Rio).
DPZ-RIO CONQUISTA CAMEL - O escritório carioca da DPZ é o novo dono da conta da Camel, atendida anteriormente pela agência paulista Issa Design.
F/NAZCA REABRE NO RIO - Com a conquista nacional da conta dos Supermercados Extra, a F/Nazca volta a funcionar no Rio.

MAIO

COLUNISTAS-RIO DEFINE VENCEDORES - A Salles D'Arcy é a Agência do Ano do 21° Prêmio Colunistas Rio, o Publicitário do Ano fica com o presidente da agência Propeg- Rio, Cyd Alvarez, cabendo a Orlei "Passarinho" Gonçalves, da produtora de fonogramas Nova Onda, o título de Profissional de Propaganda do Ano. Como Anunciante do Ano o Colunistas Rio escolheu a Light e para o Grande Prêmio de Veículo do Ano a emissora de rádio Cidade FM.
GABEREL DECIDE SER DONO DE AGÊNCIA - Ex-diretor de arte da Fischer América Rio, Luciano "Animal" Gaberel começa a montar sua agência Builder, em sociedade com Fernando Caraciolo e Humberto Anderson.

JUNHO

ANTÔNIO JORGE CRIA CONSULTORIA - O publicitário Antônio Jorge Pinheiro, sócio-diretor da Rebouças & Associados, deixa a sociedade para abrir a consultoria de mídia Mídia 1 Comunicação.
ENTIDADES REELEGEM PRESIDENTES - No Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, Cleverson Valadão Ridolfi é reeleito para mais uma gestão. E no Grupo de Mídia, Luiz Fernando Novaes (DPZ) mantém-se no cargo para mais um período.
F/NAZCA LEVA ATL - Foi para a F/Nazca a conta unificada de R$ 30 milhões da ATL, disputada também pela V&S, Salles D'Arcy e Contemporânea. Para a direção de criação do escritório do Rio é contratado Carlos "Russo" Di Célio.
DPZ PERDE LEÕES - A direção do Festival de Cannes retirou da DPZ os dois Leões de Ouro conquistados em Cannes para o gel KY, da Johnson & Johnson, nas categorias Cyber e Press & Pôster, que não haviam sido veiculados.
ADVB ABRE NO RIO - A ADVB-Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil cria seu capítulo carioca presidido por Aleksander dos Santos.

JULHO

JANELA FAZ 25 ANOS - A coluna comemora um quarto de século, com sua versão semanal no Monitor Mercantil e sua versão diária na Internet, em www.janela.com.br.
CONCORRÊNCIA VIRA NOVELA - As agências Salles, Ogilvy, V&S, Artplan e Agência 3 recusam-se a participar da concorrência pela campanha conjunta de liquidação de inverno dos shoppings cariocas, alegando que o fee de R$ 30 mil fere as regras do Conselho Executivo de Normas-Padrão (CENP), que determinam uma comissão integral de 20% de veiculação para uma verba de cerca de R$ 300 mil. No final a Ogilvy venceu a disputa com as agências que ficaram. A remuneração foi informada como 20% sobre mídia e 5% sobre produção.
ABP PELOS DIREITOS AUTORAIS - A diretoria da Associação Brasileira de Propaganda aprova em assembleia a mudança nos estatutos para a entidade ser agência depositária da criação publicitária - garantindo os direitos autorais das campanhas.
CANNES CASSA OUTRO BRASILEIRO - O Festival Internacional de Publicidade desclassificou as peças da Giovanni FCB para os Médicos Sem Fronteira, que haviam sido finalistas, por denúncia da cliente de que os trabalhos não haviam sido aprovados.
LACHTERMACHER DEIXA CARIOCA - O sócio da agência Carioca, Silvio Lachtermacher deixa a empresa para, associado a George Ellis, reabrir a Laxmi, especializada em mercado imobiliário.

AGOSTO

SÉRGIO SILVA NA SCORCELLI - O ex-diretor da Young & Rubicam no Rio, Sérgio Silva, se associou ao ex-companheiro dos tempos de Standard Ogilvy, Edson Scorcelli, na agência que este fundou em Í999, e que passou a se chamar S/Scorcelli Comunicação.

SETEMBRO

CASA NA CITTÁ - A agência carioca Casa da Criação assumiu a conta do Città America, que estava na Contemporânea desde o seu lançamento como empreendimento.
CCRJ FAZ FESTIVAL EM BÚZIOS - O CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro reuniu em Búzios em um fim-de- semana cerca de 400 pessoas para participar do seu Festival "O Melhor do Rio", com o lançamento do anuário que os próprios profissionais de criação consideraram conter o que representa o mais destacado em qualidade da propaganda carioca.
OGILVY PROMOVE EPPINGHAUS - Desde o final de 2001 como diretor de criação da Ogilvy Rio, André Eppinghaus foi oficializado vice-presidente executivo do escritório.
CULTURA DEFINE CONCORRÊNCIA - A Ad Hoc, agência do grupo Young & Rubicam leva a conta da Cultura Inglesa, ex-Ogilvy, em disputa com Contemporânea e a V&S.

OUTUBRO

PASSARALHO VOA SOLTO - O escritório carioca da J.Walter Thompson corta inúmeros profissionais, entre os quais seu vice-presidente de criação Bob Gueiros. E o Infoglobo, responsável pelos jornais O Globo e Extra, também dispensou profissionais do seu alto escalão, como Paulo Éboli, diretor de mercado, Renato Maurício Prado, diretor executivo do Extra, e Cláudio Duek, diretor financeiro do Infoglobo.
PRODUTORAS LANÇAM ENTIDADE - É oficializado no Rio o Grupo de Produtores do Rio de Janeiro- GPRio, para valorizar produtoras de comerciais e de fonogramas do mercado.
MUDANÇAS NA MAGOO - Poucas semanas após a morte do fundador da produtora Mister Magoo, Ney Torres, deixam a empresa a produtora Andréa Oliveira, o diretor Paulo Neto e o designer Kiko Poggi para abrir a Tá Na Lata Filmes. Algum tempo depois também deixou a produtora Mário Nakamura, que dirigia o atendimento.
O DIA SEM PROPEG - A Propeg-Rio abriu mão da conta do jornal O Dia, que foi para a agência Elipse, do publicitário Paulo Maldonado.
COMEÇA A DISPUTA PELA BR - A conta da Petrobras, avaliada entre R$ 60 e R$ 80 milhões e que está concentrada na DPZ, atrai 14 concorrentes. Apesar da promessa de definição em 2002, o ano terminaria sem resultados.

NOVEMBRO

SALLES COM IBEU - A Salles D'Arcy conquistou a conta do IBEU em disputa G/Staff e Propeg.
AGÊNCIA SEM COMISSÃO - Álvaro Gabriel, o Alvinho, Armando Madeira e Eduardo Forbes lançam a Cooperativa de Comunicação, agência que se propõe a trabalhar sem honorários de veiculação ou produção.
GUTO DEIXA CALIA-RIO - Menos de um ano depois de vender sua Commente para a Calia Assumpção, o publicitário Guto Graça deixa a empresa para levar suas contas para a agência Portfólio.

DEZEMBRO

AD HOC REDUZ ESTRUTURA - André Pedroso deixa a direção de criação da AdHoc — pertencente ao grupo Young & Rubicam — para assumir o mesmo cargo na Energia, braço de varejo da Young, em São Paulo.
COLUNISTAS JULGAM PROMOÇÃO-RIO - A Hartmann Promoções é a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 8o Prêmio Promoção Rio de Janeiro. A Animus Design Estratégico levou o título de Empresa de Design do Ano. Além deles, receberam GrandPrix Marcus Borges, da Multinational, como Empresário de Promoções do Ano, e Luciana Gelli, da DPZ, como Profissional de Promoções do Ano. E a BR é homenageada como Cliente do Ano.

MKTMIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
27/12, sexta-feira: Flávio Mello (Diretor de Operações da Logomark), Francisco Borghoff (Vice-Presidente Sênior da Interativa), Fred Coutinho (Redator da DPZ), Théo Pilar Drummond (Diretor de Planejamento da Agência 3);
28/12, sábado: Alexandre Delconde (Dir.de Criação e Operações da Eco), Eduardo Barbato (Diretor de Criação da W/9+d), Enio Castro, Edgard Figueira (Atendimento da Salles D'Arcy), Fábio "Caveira" Augusto (Diretor de Arte da 100%), Daniel Moraes (Diretor de Arte da Doctor);
29/12, domingo: Mônica Maligo (Redatora da McCannErickson), Edenilson Colares (Auxiliar de Mídia da Agência 3), Guilherme Carneiro de Holanda;
30/12, segunda-feira: Flávio Vargens (Diretor de Criação da
Óbvio), Rodolpho Jannotti (Diretor de Criação da Speroni), Sami Berman (ex-Caio), Eugênio Carmo (Diretor da Homewebbing/Casa da Criação)