Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/OUT/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Carioca abre filial em Búzios
Aproveitando que o diretor de arte Eduardo "Dudu" Corrêa está morando em Búzios, a agência Carioca, presidida por Sérgio de Paula, decidiu montar com ele um escritório naquela cidade, dando apoio a trabalhos criados para a prefeitura local. A Carioca-Búzios, conta de Paula, já começa a veicular, na próxima semana, uma campanha de 5 anúncios estimulando o turismo na cidade. A mídia programada cobre os jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil.

ABC suspende série anunciada pela Sony
A série de televisão "That Was Then", uma das atrações anunciadas no Brasil pelo canal a cabo Sony para a sua nova temporada a estrear em novembro, foi suspensa na última sexta-feira pela rede americana ABC, com apenas dois episódios exibidos. Segundo a rede, a audiência não foi suficiente para justificar a continuidade da produção, que deixa dois capítulos já gravados sem ir ao ar.
Esta não é a primeira vez que a Sony brasileira fica com a sua programação em apuros por cancelamentos ocorridos nos Estados Unidos. O mais recente foi o da série de suspense Pasadena, para a qual a emissora a cabo ainda insiste em colocar no ar chamadas mesmo a série tendo sido interrompida sem sequer solucionar o mistério prometido no primeiro episódio.

Rio Sul fará Vejinha ficar irreconhecível
A já desgastada brincadeira de veicular anúncio de cabeça para baixo vai ganhar um sopro de renovação na campanha da coleção Primavera-Verão 2003 do Rio Sul Shopping, que vai usar a estratégia na contracapa e em mais 6 páginas seqüenciais das edições da Veja Rio dos dias 20 e 27 de outubro. O objetivo é dar ao leitor a impressão de que está folheando uma outra revista, chamada "Vitrine Rio Sul", como reforço ao slogan "Você vai ficar irreconhecível" utilizado na campanha. A proposta da Salles D'Arcy, responsável pelo trabalho, é que mostrar, com situações do dia-a-dia, como uma mulher pode se transformar quando se veste bem.
Em um dos anúncios, a dona de um poodle não é reconhecida pelo animal. Nas outras situações, um bebê foge da mãe que lhe pede um abraço, um segurança de uma festa VIP barra a garota que carrega uma credencial que parece não ser a sua e o porteiro não libera a entrada de uma moradora do prédio.
A criação foi de Carlos Lopes e Rodolfo Sampaio, com atendimento de Darlene Furtado e Sérgio Malta, fotografia de Duda Carvalho e aprovação de Maria Amaral e Sérgio Pessoa. No casting, as modelos Katrina Seibert (Marylin), Sylvia Missagia (Mega), Francine Mello e Karen Vareschi (Elite).

Sandy & Junior também vão promover O Dia
Os irmãos Sandy e Junior -- que estrelam a nova campanha da Oi -- também estão na nova promoção do jornal O DIA, que firmou uma parceria com a Casio para até o dia 25 de outubro publicar cupons na segunda página do jornal para os leitores enviarem com desenhos da dupla. Os 10 melhores desenhos serão contemplados com um teclado da marca Sandy&Junior e os outros 100, com agendas eletrônicas da Casio.
A ação -- que foi a responsável pelo rompimento da agência Propeg com o seu cliente O Dia -- foi desenvolvida pela agência Elipse e terá anúncios de 1/2 página no DIA, além de spots de rádio. A direção de criação é de Felício Torres, com redação de João Roberto Gomes e Paulo Carvalho. Além disso, como parte do apoio à dupla Sandy & Junior, o jornal distribuiu 100 ingressos duplos para o show que eles fizeram dia 12 no Maracanã e 100 exemplares do CD internacional dos irmãos.

Nem só de publicidade vive o homem
Mario Barreto e o campeão André BarrosPra refrescar a cabeça com a crise do mercado, aumenta o número de publicitários que estão buscando atividades alternativas, conjuntamente ou não com a publicidade.
O produtor de computação Mario Barreto, da Imagina, por exemplo, está inaugurando uma coluna sobre motociclismo de competição, batizada de "Canal Livre by Mário Barreto" e colocada no ar no site www.riogp.com.br, o site oficial do Moto GP no Brasil.
Mário é motociclista desde os 14 anos, foi piloto de competição na modalidade motocross e mais recentemente chefe de equipe por várias temporadas do Campeonato Brasileiro de Supersport. Atualmente está muito mais ligado ao mundo da Motovelocidade e usa diariamente uma de suas duas motocicletas italianas, uma Aprilia SR50 Valentino Rossi Réplica ou uma rara (no Brasil) Aprilia RSV Mille, da qual só existem 2 exemplares no país. Ele conta que muitos publicitários são também amantes do motociclismo, como por exemplo Marcos Calvi, Rodrigo Dellamare, Marcelo Gorodicht, Marcelo Duarte e muitos outros".
Se Barreto conseguiu compatibilizar as duas atividades, a publicitária Rose Schechter desistiu do setor. Depois de 25 anos na mídia, os mais recentes na 100% e na Binder, resolveu abrir uma loja de jóias e bijuterias com o nome de "Forever" (como os diamantes, imagino) e instalada na Rua Gonçalves Dias, 89 Loja E. Rose está torcendo, porém, que a crise acabe, para que seus antigos colegas de publicidade possam ter como comprar jóias com ela. Se a crise não acabar, que pelo menos comprem as bijuterias. O telefone da Forever é 2232-5700.

Boa Bronha premia seus anúncios eróticos.
O falecido site erótico Boa Bronha está anunciando o resultado dos vencedores do seu concurso de publicidade erótica, criado como uma tentativa de divulgar o site antes de seu criador sentir-se impotente para mantê-lo no ar. :)
O concurso teve jurados do mercado publicitário do porte de um Celso Loducca, Eugênio Mohallen e Rui Branquinho, analisando quase 900 peças enviadas. O site conta que a categoria Página Dupla foi um sucesso com 835 peças inscritas, 49 delas escolhidas para o shortlist. Como nas categorias Banners teve poucas inscrições e a Livre (para jogos, vídeos, etc.) não teve nenhuma, a organização decidiu criar o Prêmio Brochada contendo as piores peças enviadas. Os vencedores, cujas peças estão em www.boabronha.com, foram Marcelo Daldoce e Roberto Kilciauskas (1º lugar), Arício Fortes e Saulo Arruda Mendes (2º) e Juan Mazzola e Marcos Toledo (3º).

Ubrafe cataloga feiras de 2003 no Brasil
Já está à disposição dos fornecedores de feiras de negócios o Calendário 2003 da UBRAFE-União Brasileira dos Promotores de Feiras, com a relação de 142 eventos que os associados da entidade realizarão no próximo ano. Segundo a Ubrafe, a expectativa do setor é de que em 2003 as feiras recebam três mil empresas a mais que este ano, ocupando 2,4 milhões de m2 em 20 pavilhões brasileiros, o que aponta um crescimento de 20% em tamanho sobre 2002.
Outro indicador das perspectivas de negócios do setor está na própria comercialização do guia, que teve 90 páginas de publicidade comercializadas, 51% a mais que na edição deste ano. A tiragem do Calendário é de 8.000 exemplares e pode ser adquirido junto à Ubrafe (tel.: 11-3120.7099) nos formatos livro (R$ 35,00) e CD-ROM (R$ 25,00). Em breve, estará disponível na íntegra para consulta gratuita no site www.ubrafe.org.br.

Reforços do Mercado
SCRIPT (RJ) - A agência carioca contratou para o seu atendimento Caio Leitão, que estava na WM&S, de Wesley Marine. Na Script ele será responsável pela supervisão das contas do Lance, Spoletto e Ibmec.
CASA DA CRIAÇÃO (RJ) - Contratou Mário Magalhães para atuar no desenvolvimento do novo produto da Atlântica, conta conquistada pela agência em parceria com a Grottera no mês passado. Nos últimos oito anos Mário teve seu foco profissional voltado para novas estratégias para o mercado imobiliário do Rio de Janeiro e Niterói. Ele iniciou sua carreira na Caio Domingues, onde começou como assistente de produção gráfica e saiu como executivo Senior de atendimento de contas como Laboratório Merck, Cepacol, Xerox e Touring Club, onde assumiu os cargos de Gerente de Promoções de Vendas e Superintendente de Marketing durante 12 anos. Depois de uma passagem pelo Sistema Bloch de Rádio criou a Multimeios em 1997.

Agenda do Mercado
Mais alguns eventos programados para o mercado carioca em outubro:
Dias 21 a 25: Comunicativa 2002-6ª Edição, a Semana de Comunicação na Universidade Estácio de Sá, no Campus Rebouças (Rua do Bispo, 83 Rio Comprido - RJ), com palestras de mais de 20 profissionais das áreas de jornalismo, publicidade, marketing promocional, pesquisa e produção. Entre eles, Lula Vieira, Bussunda, Luiz Vieira, Marcelo Gorodicht e Ronaldo Conde. As sessões são de 09:00h às 12:30h e das 19:00 às 22:00h. A organização é dos alunos da Estácio, através da Sapiens, sua agência-júnior. Mais informações na Central de Informações da Estácio pelo telefone (21) 2563-0000.
Dia 26: Curso de Publicidade para o Terceiro Setor, promovido pelo Centro Nacional de Estudos e Projetos (CNEP)na Faculdades Hélio Alonso - FACHA (Rua Muniz Barreto, 51 - Botafogo), das 9:00h às 18:00h. Com conceitos básicos de publicidade, propaganda, marketing e comunicação, para orientar profissionais no uso da publicidade para captar recursos. O curso será ministrado por Octávio Giannini, sócio diretor da agência BelmontCom. Informações pelo telefone (21) 2223-0290 ou pelo site www.cnep.org.br.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
18/10, sexta-feira:
Juvenil dos Santos (Diretor da Blue Light), Patrícia Barbieri (Gerente de Mídia da Ogilvy), Renata Curado (Diretora de Arte da V&S), Ricardo Galhardo (Diretor de Arte da Eco);
19/10, sábado: Axel Chaves (Diretor Geral da Mix Marketing), Dorinho, Jorginho Abicalil (Diretor da Tape Spot), Alexandre Leão (Redator da Doctor), Paulo Amendoeira (Diretor de Arte da V&S);
20/10, domingo: Vanessa Seil (Diretora de Contas da Ronson);
21/10, segunda-feira: Álvaro Gabriel, Cláudio Bojunga, Renata Giese (Redator da Propeg Rio);
22/10, terça-feira: Alda Corrêa da Costa, Beth Meger (Diretora Geral da Nsa), Mário Nakamura (Diretor de Atendimento da Mister Magoo);
* ESTRÉIA NO MERCADO - A centenária Drogaria Pacheco, que nunca havia trabalhado com agência de publicidade, entregou a sua conta para a Contemporânea. A primeira campanha já entra no ar esta sexta-feira, 18 de outubro, comemorando o Dia do Médico com peças impressas, filme e spot. A Pacheco está entre as cinco maiores redes do país, tem 200 lojas em todo o estado do Rio de Janeiro e em Juiz de Fora.
* EM PRODUÇÃO - O GPRio marcou sua próxima reunião para o dia 22 de outubro, às 18:30h. O local será os Estúdios Mega, na rua Macedo Sobrinho, 68 - Humaitá.
* EDUCATIVO - A S/Scorcelli começou esta semana a veicular para o Colégio Everest Internacional. TV, Revista e Jornal são os principais veículos.
* BELA SACADA - Foi da Giovanni,FCB de São Paulo a belo trabalho veiculado esta quinta-feira na imprensa para o celular Colors da Samsung. A ação foi veiculada na Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Valor Econômico, no canto de três páginas ímpares com as cores se irradiando em sequência e colorindo as matérias. A criação foi de Bob Kincey e Carol Freire, com direção de criação de Aaron Sutton e contou com o apoio dos mídias Fernando Sales e Cristiano César.
* SAMBA DO PUBLICITÁRIO DOIDO - Nesse desaparecimento internacional da D'Arcy a partir da compra pela Publicis, dá pra imaginar a Salles D'Arcy sendo fechada, com todas as suas contas indo pra Publicis.Norton??!! Não é por acaso que nenhuma das duas quer dar declarações oficiais! Acho que nem os executivos delas têm idéia do que vai acontecer no Brasil...