Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/AGO/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Lachtermacher reativa a Laxmi
O nome Laxmi — que identificava a agência fundada por George Ellis — está voltando ao mercado publicitário carioca esta semana com a associação de Ellis ao criador Sílvio Lachtermacher (foto). Há cerca de um mês, Sílvio anunciou que estava deixando a sociedade que tinha com Sérgio de Paula e Fernando Rocha na agência Comunicação Carioca para abrir sua empresa, especializada na área imobiliária.
Na Carioca, Lachtermacher já era o responsável por este setor, cuidando tanto das contas que o acompanham desde os tempos em que comandava a CP&F, como a Construtora São Fernando, quanto as levadas para lá pelo próprio George Ellis, como a Gafisa. Todo este núcleo imobiliário da Carioca está acompanhando o criativo no novo empreendimento, que também terá, na sociedade, a equipe que já trabalhava junta desde os tempos da antiga Laxmi: Roberto Azevedo, Ligia Bassoul, Tila Gribel e Chico Magalhães.
A nova Laxmi volta a funcionar no seu antigo endereço, na Av.Ataulfo de Paiva, 527 gr.605, no Leblon, com o telefone 2512-8688.

Sérgio Silva se associa à Scorcelli
O ex-diretor da Young & Rubicam no Rio, Sérgio Silva (foto), se associou ao ex-companheiro dos tempos de Standard Ogilvy, Edson Scorcelli, na agência que este fundou em 1999.
Com a associação, a nova agência ganha o nome de S/Scorcelli Comunicação, tendo Silva como presidente e responsável pelas áreas de planejamento e atendimento, aproveitando a experiência que ele trouxe de outras agências nas quais trabalhou. Edson Scorcelli continua comandando a criação.
Aproveitando a mudança societária, a empresa também muda de endereço, saindo do Cittá América para o Barra Space Center (Av. das Américas 1155 conjunto 710, com os telefones 2492-1018 e 2492-1519). Entre suas contas estão La Mole, Farinha Pura Supermercados, Men' Station e Curso Oxford. Atualmente, a agência ainda participa da concorrência dos catálogos Hermes e comemora a conquista da conta da revista My Rio, publicação trimestral do Rio Convention Bureau produzida e editada pela TABA Editora.

Mercado de absorventes ganha competidor fluminense
Com uma verba em torno de R$ 1,2 milhão aplicada principalmente em revistas femininas, a indústria de fraldas Aloés & Aloés — sediada em Tribobó, no Estado do Rio — entra no mercado no último trimestre deste ano no segmento de absorventes, disputando com multinacionais como Johnson & Johnson e Procter & Gamble. Com campanha criada pela Comunicação Carioca, a quem foi entregue a conta, a Alóes & Alóes utilizará a marca Confiance para o produto, iniciando a sua distribuição nos mercados do Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Dirigida por empresários evangélicos, a Alóes & Alóes mantém fábricas em Tribobó e Piraí, tendo se firmado nos últimos anos no mercado de fraldas, com marcas que aproveitam licenciamentos como Looney Tunes e Gugu Liberato (este na fralda Kids By Gugu). A sua verba de marketing anual, para o mix de produtos, está avaliada em R$ 3 milhões.

Via começa a veicular para Veritas
A Via Comunicação está lançando a sua primeira campanha para a recém-conquistada conta da Agrivale Industrial Vale Sul, empresa responsável pela produção da aguardente Veritas, que se posiciona como concorrente das cachaças premium "Havana" e "Nega Fulô".
Fundada em maio de 2001 por Carlos Alberto Castro Araújo no atendimento e Daniel Pels na Criação, a Via tem trabalhado para clientes como Allied Domecq (Projetos Especiais), Coca-Cola (Merchandising), Savaget (Promoções e Eventos) e Wella (Projetos especiais).
Na divulgação da Veritas, a agência estará veiculando anúncios de página simples, em um primeiro momento na revista Náutica, com o conceito de que "as coisas boas da vida são normalmente aproveitadas por um seleto grupo de pessoas que se diferenciam por saber apreciar a qualidade nos produtos que lhe são oferecidos". Nesta primeira fase também estão previstos materiais de PDV e mídia "on line".

Caverna no centro do Rio vira locação
A velha Praça da República, onde Deodoro despachou a Monarquia brasileira, virou locação para um curioso comercial da Internad para o seu cliente Sonoleve. A equipe da produtora Proview localizou na praça — atualmente cercada de camelôs e por onde praticamente só trafegam cotias, gatos e gansos — a réplica de uma caverna, obra de um arquiteto francês do século passado, que caiu como uma luva para colocar a família pré-histórica que estrela o filme. Nele, os flintstones brasileiros só conseguem dormir bem depois de receberem na dita caverna seus colchões Sonoleve.
Criado por Mickey Moura (na foto com os atores do filme) e Robson Souza, o trabalho vai ao ar esta quinta-feira, 22, nas emissoras do Rio, com direção de Marcelo Taranto, caracterização de Vavá Torres e figurino de Patrícia Nunes. A trilha sonora é da Zuêra.

Regional Leste da Coca entra na NBS
A agência NBS, do Grupo Interamericano (o mesmo que controla a agência Propeg) vai oficializar a notícia que já vazou na imprensa especializada sobre a conquista da conta dos distribuidores Coca-Cola da Região Leste: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Os primeiros trabalhos já saem em setembro, para promover um festival de rock que acontece na capital mineira.

Casa fica fora da Vale
A Casa da Criação distribuiu comunicado esta quarta-feira informando que não vai participar da concorrência aberta pela Companhia Vale do Rio Doce para sua conta de endomarketing. A conta é atendida pela Casa da Criação há 18 meses e o contrato vence em outubro de 2002.
Noel de Simone Jr., diretor da agência, explicou à Janela que o objetivo do seu comunicado é proteger a imagem da Casa da Criação quando for divulgado o resultado da concorrência, não dando margem a interpretações errôneas, pela imprensa especializada, de que ela tivesse perdido a disputa.

Embelleze embeleza artistas aposentados
A fabricante de produtos de beleza Embelleze, de Nova Iguaçu, no Estado do Rio, inaugurou esta semana seu projeto Bem-Estar Embelleze & Julinho do Carmo, patrocinando um Salão de Beleza no Retiro dos Artistas, no qual os 43 atores e atrizes aposentados que residem no local poderão continuar cuidando de sua aparência com a mesma vaidade de seus tempos de ribalta.
Este não é o primeiro projeto social da Embelleze, empresa com 33 anos de mercado. Ela desenvolve ações em comunidades carentes no Rio (na Mangueira, Comendador Soares e no Jardim Botânico) e em São Paulo, na Cohab de Carapicuíba. "Nós buscamos desenvolver o bem-estar e a auto-estima das pessoas por intermédio da beleza, pois acreditamos que assim estamos contribuindo para um mundo melhor", explica Jomar Beltrame, gestor nacional de Marketing do Sistema Embelleze. .

Monsanto Design abre mão da conta do Via China
A Monsanto Design, que agora também é agência de publicidade, design e Web design acaba da abrir mão da conta do Via China Restaurante e Delivery. Em carta enviada ao cliente e assinada pelo diretor de criação Felipe Monsanto, a agência abre mão da conta por considerar demasiadamente desgastada a relação com o cliente.
Segundo Hélio Morgado, atendimento da agência, o contrato só acabaria no fim do ano, "mas foi encerrado antecipadamente pela agência". No entanto, ele conta que ao mesmo tempo a agência conquistou outro cliente, e está desenvolvendo jobs para Halliburton Company.

Tudo azul no JB com a V&S
Com um crescimento de 10% em sua circulação, alcançando 82 mil exemplares aos domingos, o Jornal do Brasil está comemorando a saída do vermelho em sua operação, segundo conta o diretor de marketing do veículo, Marco Aurélio Vitale.
Aproveitando a entrada no azul — naturalmente não considerando o passivo anterior da empresa — o JB voltou a acertar o seu relacionamento com a agência V&S, que retorna ao atendimento da conta de publicidade da área de classificados do jornal.
CONSÓRCIO
Esta semana, também, o Jornal do Brasil anunciou, em conjunto com o jornal O Dia e a revista Forbes, a montagem de um consórcio de mídia, coordenado por Fernando Portella, vice-presidente de O Dia, jornal cujas oficinas já tem rodado as edições do JB, como parte do acordo operacional firmado entre os dois veículos em 1999. A despeito do aprofundamento do acordo, a linha editorial de cada jornal será mantida, assim como as redações estarão separadas.

MKT MIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
23/08, sexta-feira: Gustavo Bragança, Homero Pacheco Fernandes, José Henrique Fonseca (Diretor da Conspiração), Paulo Netto (Diretor de Cena da Mister Magoo), Patrícia Siqueira Campos, Aline Sales (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
24/08, sábado: Affonso Vianna (Diretor Presidente da Sima);
25/08, domingo: Antonino Brandão (Diretor de Atendimento da NBS), Biafrão (Elzemar de Oliveira), Rique Nitzsche (Diretor de Criação da Animus), Ubirajara Lins (Diretor de Atendimento da Luz), Andréa Saade (Gerente de Marketing da Oficina da Imagem);
26/08, segunda-feira: Júlio César Peixoto (Diretor de Operações da Stilo), Mitizy Olive Kuppermann, Nádia Delmar (Executiva de Contas da Salles D'Arcy), Marcelo Mendes;
27/08, terça-feira: Orlando Aguiar;
28/08, quarta-feira: Ayrton Camargo (Diretor da Ayrton Virtual Images), Fábio Mello (Diretor de Criação da Móbile), Marcelo Soutto Mayor, Renato Portugal;
29/08, quinta-feira: Caetano Magliano (Dir.Presidente de Operações da Cm), Clementino Fraga Neto, Sérgio Machado;

REFORÇOS DO MERCADO
Editora Taba (RJ) - Ricardo Saboya acaba de assumir na empresa como diretor comercial e de Marketing.
F/Nazca (RJ) - O redator Ricardo Jones (foto) deixa a Salles para compor dupla com o diretor de arte Carlos "Russo" Di Célio, que também é diretor de criação da agência no Rio. Jones foi um dos 10 criadores mais premiados no Colunistas Rio de 2001.

AGENDA DO MERCADO
25 a 28/AGOSTO: Encontro Anual do Comitê de Tecnologia da ANJ - Associação Nacional de Jornais, no Sheraton Rio Hotel, com diversos palestrantes nacionais e internacionais. As inscrições estão abertas na Liberman Consultoria & Eventos. Informações com Rose Liberman, pelo telefone (21) 2522-7277 ou no site da ANJ (www.anj.org.br), na área de eventos.
28/AGOSTO: Último dia de inscrição para o 1º Prêmio de Criatividade em Rádio do Grupo de Profissionais de Rádio do Rio de Janeiro. O regulamento está em www.riogpr.com.br (N.R.em 03/03/2006: link atualmente desativado)
29/AGOSTO: "A construção de marcas e o processo de geração de demanda" - Palestra do publicitário Noel De Simone, sócio da agência carioca Casa da Criação, na Expolazer 2002. Promoção da Adibra - Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil. No Expo Center Norte, em São Paulo.
22 a 28/JUNHO: Cannes confirma para estas datas o Lions 2003, o 50th International Advertising Awards. Informações pelo site www.canneslions.com.