Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/ABR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas Rio divulga indicados aos Grand Prix
As agências Contemporânea, Giovanni FCB, Propeg e Salles D'Arcy vão disputar o título de Agência do Ano do 21º Prêmio Colunistas Rio, segundo comunicado divulgado pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, promotora do concurso. As indicações são resultado de votação do mercado publicitário, feita através da Internet, e análise dos jornalistas especializados que participam da entidade.
Este é o primeiro ano em que a Abracomp leva ao público os nomes dos candidatos aos Grandes Prêmios do Colunistas. O objetivo, segundo a entidade, "é dar o mérito às principais empresas e profissionais do mercado, além de permitir que os indicados possam apresentar aos jurados mais subsídios para a escolha dos grandes vencedores".
Estes foram os indicados aos Grand Prix nas demais categorias:
Publicitário do Ano: Adilson Xavier (Giovanni FCB), Armando Strozenberg (ABP e Contemporânea), Cyd Alvarez (Propeg) e Pedro Feyer (NBS).
Profissional de Propaganda do Ano: Fernando Mazzarolo (Coca-Cola), João Bosco Franco (Contemporânea), Orlei "Passarinho" Gonçalves (Nova Onda) e Rodolfo Sampaio (Salles D'Arcy).
Anunciante do Ano: Coca-Cola, Light, Telefônica Celular e Telemar.
Veículo do Ano: Cemusa, Extra, O Dia e Rádio Cidade.
O julgamento do Colunistas Rio será realizado no próximo dia 7 de maio, no Rio. Participarão como jurados Armando Ferrentini (Editora Referência), Elisa Araújo (Blue Bus), Cláudia Penteado (Advertising Age), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Nelson Vasconcelos (O Globo).

Shoppings se preparam para disputar Dia das Mães
Os maiores shoppings do Rio estão prestes a lançar suas estratégias para o Dia das Mães. O Barrashopping, líder do setor, irá veicular entre os dias 3 e 11 de maio um filme de 30" para divulgar o conceito "Ser mãe é isso. Se sentir completa, mesmo antes do filho nascer". Criado pela Artplan e produzido pela Yes, o filme mostra a mãe em várias situações dentro do shopping, buscando coisas diferentes e realizando seus desejos. A criação é de Jorge Falsfein, Otávio Mello, Marcos Apóstolo, Roberto Vilhena, com direção de criação de Marcos Apóstolo e Chico Abreia.
O Botafogo Praia Shopping, por sua vez, dá início esta sexta à veiculação de sua campanha que levará o título "Sua mãe merece mais que um presente". O objetivo é divulgar uma promoção através da qual, de 26 de abril até 12 de maio, as notas fiscais com valores acima de R$ 100 poderão ser trocadas por um necessaire exclusivo. A campanha, composta por outdoors, busdoors, mídia impressa e spot (criado pela Speedball), usará o mesmo conceito do filme institucional veiculado em março, no qual pés de modelos passeando, fazendo compras ou sentados no cinema eram os personagens principais. Agora entrarão em cena, pés de uma mulher e de um bebê. A criação é de Socorro Machado, com direção de criação de Beth Rocha, da DiretaCom.
O Rio Sul, apesar de não revelar a sua estratégia, adiantou à Janela, através da sua assessoria de imprensa, que também baseará sua comunicação em uma promoção, fazendo com que as consumidoras que optem por comprar no shopping sejam presenteadas com um brinde "que ainda está sendo definido". A comunicação será feita pela Salles D'Arcy, agência do Rio Sul.

Guanabara entra no clima da Copa
Os Supermercados Guanabara pegaram uma carona na Copa do Mundo e entraram em campo com uma promoção criada pela Millenn. A campanha "Show de Bola" traz o ator Eri Johnson imitando o craque Romário, fazendo gols e embaixadinhas para convidando o público a fazer compras no valor mínimo de R$ 20,00 e concorrer a 6 mil ingressos para um show no ATL Hall, dia 02 de junho, com Harmonia do Samba, Leonardo e Zeca Pagodinho.
Para a comunicação foram desenvolvidos filmes de 30" e 15", com veiculação na TV Globo e SBT, spots e jingles para rádio criados pela produtora Nova Onda, além de anúncios de jornal, peças para os pontos-de-venda, como cartazes, faixas e folhetos de ofertas, outdoors e peças para o mobiliário urbano.
A criação é de Johnny Soares e Paulo Gatti, com direção de criação de Maurício Marquez, que também assina a direção dos filmes de TV ao lado do diretor da Aquarela Filmes, Toth Brondi.

ANJ define seu 1º Prêmio de Criação
A Lew Lara foi a grande vencedora do 1º Prêmio ANJ de Criação Publicitária. Além de ter ganho a etapa regional de São Paulo, foi considerada a Vencedora Nacional. O melhor anúncio veiculado no ano passado, criado para a COMGÁS, traz a frase — "Prepare-se. O gás natural vai chegar até você". Os criativos Margit Junginger e Luis Fernando Zenari e os mídias Elaine Vieira e Fabio Cesarini foram premiados com quatro passagens aéreas para Londres.
Na Região Rio de Janeiro, o trabalho vencedor foi "Esperar você nove meses foi fácil...", da Taco, criado pela agência Script Marketing. Os criadores da peça foram Javier Posada, Fábio Seidl, Daniela Bogado e Rodrigo Derenne.
Na Região Norte/Nordeste, ganhou a peça "Um fenômeno de Moto", da Auge Motos, desenvolvida pela agência Lebre Comunicação, de Fortaleza. Na Região Centro Oeste com MG e ES, o vencedor foi o anúncio "Ponha mais tempero no seu Natal", da Salade Verte, criado pela agência Prisma Propaganda, de Vitória. E na Região Sul, a melhor peça foi "Os brasileiros estão vendo a França de outra maneira", criada pela Agência Master Publicidade, de Curitiba, para a TIM.

Wox coloca cervejas importadas na mídia
A Wox Comunicação acaba de conquistar a conta no Brasil das cervejas Corona (mexicana) e Stella Artois (belga), que terão como representante oficial no país a importadora Belgian Beer Paradise Brasil. As cervejas chegam para competir com o segmento de importadas e terão como público-alvo as classes A e AB.
A agência fará toda a campanha de lançamento das cervejas, incluindo material de ponto de venda. Segundo o diretor da Wox, Pedro Varella, "iremos tropicalizar o conceito da Corona (concorrente direta da também mexicana Sol) e Stella, de forma a adaptá-las ao mercado brasileiro".

CCSP dá partida na escolha do 27º Anuário
Começa esta sexta-feira, em São Paulo o julgamento do Festival do 27º Anuário do Clube de Criação de São Paulo (CCSP). Até o próximo dia 29 de abril, o júri escolherá, entre 5 mil peças inscritas, o shortlist, que ganhará exposição, dias 3 e 4 de maio, no MuBE, de São Paulo (Av. Europa, 218).
A votação das medalhas acontecerá dia 5, exatamente na véspera da festa de premiação, que acontecerá dia 6, segunda-feira, também no MuBE, mas só para convidados.

InVent entrega conta para Orango
A Orango, agência carioca fundada esse ano por Marcelo Almeida e Vivian Mayrink, foi a vencedora da concorrência pela conta da InVent — holding de empresas de Internet, que "incuba" os sites O Elefante, Central de Desejos, Comunique-se, MundoMedia, O Carteiro e Via Global. Segundo a diretora de novos negócios da InVent, Vanessa Buchheim, a seleção foi difícil, já que participaram da licitação as agências Artplan, Doctor, Casa da Criação, Domani, G/Staff, entre outras:
— Os principais fatores que pesaram na decisão foram o profundo conhecimento do mercado de Internet, a capacidade de oferecimento de um atendimento personalizado e muito próximo a todas as empresas e compromisso com o resultado, além de agilidade.
A Orango, que já tinha desenvolvido alguns jobs de oportunidade para a holding, passará a desenvolver campanhas online e offline, alinhadas com o perfil e objetivos de cada unidade de negócios. A verba publicitária para os próximos dois anos é de mais de R$ 2 milhões. A concorrência foi aberta em janeiro desse ano, quando a InVent rompeu com a Thompson. O primeiro trabalho da Orango será a campanha de lançamento do novo investimento da holding — Orelha Digital.

CaradeCão cria núcleo de fotonovela
A produtora carioca CaradeCão criou, exclusivamente para atender ao jornal Extra, um núcleo de produção de fotonovela. Com estúdio localizado em Botafogo, zona sul do Rio, a equipe contará com a produção executiva de Luiz Leitão.
Com campanha publicitária da Contemporânea, a fotonovela "Segredos de Família" estréia na próxima segunda-feira (29) no suplemento Sessão Extra, e será veiculada de segunda a sábado por dois meses. Com muita intriga, trama e paixão — características típicas de fotonovela — "o tema central será um família de subúrbio envolvida com problemas de desemprego, com primeiro namorado da filha, com o avô rebelde, entre outras divertidas confusões", revela Leitão.
Como no ano passado, o projeto conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A direção é de Gustavo Machado e Cris Amorim; a fotografia é de Guilherme Mendonça Rodrigues; o roteiro é de Anabela Arkham, e o responsável pelo design gráfico é Dandalo Gabriele.

Michelin sorteia aulas de Fittipaldi
Com verba de R$2,5 milhões, a Michelin, de pneus, lançou uma promoção, na qual o piloto Emerson Fittipaldi dará aulas de direção no autódromo de Interlagos aos vencedores, que também poderão ganhar 3 carros Citröen Xsara Picasso. Segundo a gerente da marca Michelin, Daniele Lucas, "a expectativa é de incremento de 15% nas vendas".
Daniele também explicou à Janela que a promoção com o piloto tem o objetivo de aumentar o fluxo comercial, mas também "colaborar para o posicionamento da marca, aumentando sua notoriedade".
Para divulgar a promoção, a empresa está veiculando uma campanha, criada pela G/Staff, que traz Fittipaldi como garoto propaganda. Produzido pela Mister Magoo, o filme "Freio de Mão" (30") mostra o piloto em um Xsara Picasso. Ele puxa o freio de mão e acelera ao máximo, sem sair do lugar, para gastar os pneus o mais rápido possível, e diz — "Você também vai fazer de tudo para trocar logo de pneu".
A criação é de Marcelo Giannini, Marcelo Noronha e Alexandre Abu, com direção de criação de Giannini. A direção do filme ficou a cargo de Paulo Netto e a produtora de som é a Nova Onda. A aprovação do cliente foi de Daniele Lucas.

Kraft também quer Romário na seleção
A Giovanni FCB-Rio veiculou esta semana um anúncio de oportunidade do biscoito Club Social, da Kraft, mandando um recado para Felipão convocar Romário para a Copa do Mundo.
A peça traz a frase tema da campanha, só que com uma pequena adaptação. A idéia é associar a praticidade do biscoito, que possui uma embalagem de bolso, ao apelido do craque.
Com veiculação no jornal O Globo e na revista Caras, o esforço teve criação de Álvaro Rodrigues e Gustavo Vellozo, com direção de criação de Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Campos.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ —
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
26/04, sexta-feira: José Antônio Blanco, Wanderlei Gonçalves (Dir.de Atendimento da Nova Onda), André de Botton (Diretor da Dínamo Design), Karla Vilella (Assist.Planejamento de Mídia da Contemporânea);
27/04, sábado: André Silveira, Franklin Mandim Pereira (Diretor da Up Rio), Mauro Vilarde, Rozane Braga, Felipe Joffily (Assistente de Direção da Tec Cine), Daniel Duarte (Redator da Doctor);
28/04, domingo: Alberto Luz (Diretor Presidente da Luz), Gustavo Tirre (Diretor de Criação da Publicis.Norton), Julianna Guimarães, Luiz Felix (Coordenador de Mídia da V&S), Rosa Fernandes (Produtora de Elenco da Tec Cine), Pedro Utzeri (Diretor de Arte da Leo Burnett), Cristina Gonçalves de Souza (Diretora de Arte da Dalle Brasil);
29/04, segunda-feira: Kiko Fernandes (Diretor da Speedball), Flávio Henrique Medeiros (Redator da Propeg Rio);
30/04, terça-feira: Francisco José "Franzé" Martins (Diretor de Operações da Artplan);
01/05, quarta-feira: Alícia Osborne (Diretora de Arte da Contemporânea), Jorge Barros, Jorge Murtinho, Fabiana Floret;
02/05, quinta-feira: Miguel L. de Barros Barreto (Diretor da XL);
* CLIENTE SEGURO - A agência carioca conquistou a conta da Infoalarm, empresa de tecnologia de segurança patrimonial, para casas e empresas, através de alarmes e sistemas informatizados de segurança.
* CASE GARANTIDO - O case "Programa Gasolina Garantida", da Esso, foi o único de uma empresa sediada no Rio de Janeiro a aparecer entre os 37 cases selecionados pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) para o seu prêmio Top de Marketing 2002. A 32ª edição do evento contou com a inscrição de 184 cases.
* LAVADA - A agência carioca Siacom passa a atender a conta do Rio da lavanderia 5 A Sec. O primeiro job será a criação de toda a comunicação da 10ª loja da rede no Arpoador.
* INFOCONTAS - Após ganhar a conta da The Notebook One, a agência carioca também conquistou a outra empresa do Grupo — One System — de sistemas de automação comercial.
* MÍDIA EXTERIOR - A carioca Cândido&Ortiz passa a ser a representante comercial exclusiva da Ponte S/A e Via Lagos, que já eram seus clientes, também em mídia exterior, incluindo backlights, painel eletrônico e sampling. Para atender o novo segmento a agência criou um departamento comercial específico, além de ter contratado como contato comercial Camila Morais, que já trabalhou no Jornal Metro, SP door e Terra. Márcia Torres, atendimento da Cândido&Ortiz, assume também a supervisão comercial do novo departamento.
* JOVENS CRIADORES — Alexandre Abu, da G/Staff, e Bruno Almeida, da Comunicação Carioca, venceram a disputa dos Young Creatives do Rio, ganhando o direito de ir para Cannes com tudo pago. Além dos dois, ficaram no shortlist Daniela Moura, Daniel Japa, Luiz Felipe Raposo e Fábio Rodrigues.
* ALGO NO AR —
O que faz uma ligação interurbana para São Paulo não conseguir ser completada pelo 23 da Intelig mas só pelo 21 da Embratel? Tenho tido esse problema com frequência cada vez maior. São realmente grandes os mistérios nas telecomunicações brasileiras.
* NA PAZ — Com o trabalho "Cantos da Terra", o conhecido compositor e jinglista Naire está chegando ao 5º CD de seu selo Sonergia Music, com composições do que alguns chamam de New Age e ele chama de Música Terapêutica. A relação dos trabalhos de Naire está no site www.sonergia.com.br.
* EXPEDIENTE — A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand

Reforços da Semana
5.6 Filmes (SP) —
Marquinhos Fernandes, mais conhecido como MC Fernandes, é o mais novo diretor de filmes da produtora. Fernandes recebeu recentemente o I Prêmio Jovem Brasileiro de melhor programa jovem da TV brasileira, pelo "Zapping Zone", programa dirigido por ele e exibido no Disney Channel e SBT.
Cine21 (SP) — Jean Benoit "JB" Crepon, diretor de cena e de fotografia da produtora, passa a ser diretor associado de Raul Dória e Clóvis Mello.
Estadão e Jornal da Tarde (SP) — Myriam Castanheira Perrella (ex-Caio Domingues & Associados e Marplan Brasil) assume a coordenação de marketing dos jornais.
Player Filmes (SP) — Tatiana Shibuya e Rodrigo Pedreira deixam a sociedade da Showlivre Company para montar a Player Filmes, uma produtora on e off line.
Script (RJ) — O redator Fabio Seidl (ex-Fischer e Cult) volta à agência depois de 3 meses em que esteve no projeto da nova agência de Gláucio Binder (Binder).
Speedball (RJ) — Júlia Comodo e Carolina Oliveira chegam para aumentar a interação entre a produtora de fonogramas, as produtoras de vídeo e as agências de publicidade. Júlia, ex-Multishow, será supervisora de atendimento e finanças. Carolina ficará responsável pelo novo departamento de comunicação eletrônica, disponibilizando serviços e gerando conteúdo para o site www.speedball.com.br.
Sun MRM (SP) — Gabriela Salles de Barros (ex-UPgrade) será a executiva de conta da agência de marketing direto e de relacionamento. Gabriela atenderá Consul, Brastemp e AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).