Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/ABR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Benedita terá verba publicitária de R$ 3,4 milhões
Segundo revelou à Janela o novo Secretário de Comunicação do Governo do Rio, Chico Júnior, as 5 agências do Estado — Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB e Internad — terão uma verba publicitária de R$ 3,4 milhões, valor referente ao que sobrou do Governo Garotinho, para trabalhar a comunicação da fase de Benedita da Silva no poder, nos próximos 3 meses: "É o que teremos para a propaganda institucional do Governo, pois a propaganda não pode passar do dia 6 de julho, segundo a lei eleitoral", explica Chico Júnior.

Agências cariocas se preparam para o EBAP
Caio Valli, presidente da Abap-Rio e vice-presidente da Artplan, está convocando os donos de agências cariocas para um almoço no próximo dia 15 de maio, às 12:30h, no Hotel Sofitel, para um debate sobre a posição do setor sobre os temas a ser discutidos no 5º EBAP-Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 27 e 29 de maio.
Durante o almoço, também serão definidas as comissões das quais os publicitários cariocas participarão. Estas são as 8 disponíveis:

  • Relações com Agências-Anunciantes: abordará a participação em concorrências governamentais e da iniciativa privada, além de campanhas especulativas e acordo entre agências.
  • Relações com Agências-Veículos: discutirá a comercialização das novas mídias, a nova metodologia de pesquisa, o relacionamento comercial e as Normas-Padrão, a presença do capital internacional nos veículos e o "cerco" dos bureaus de mídia ao mercado brasileiro.
  • Ativação do Mercado Publicitário: debaterá sobre a recessão e as oportunidades oferecidas pelas crises e a importância das campanhas de valorização de marcas.
  • Defesa das Normas-Padrão da Atividade Publicitária: O que falta acontecer para que o acordo de agências, anunciantes e veículos seja acatado efetivamente pelo mercado?
  • Defesa de Liberdade de Expressão Comercial: Falará sobre as ameaças à liberdade de anunciar e a criação do fórum permanente de defesa de liberdade de expressão comercial.
  • Relações Governamentais: Sobre a emenda à lei 8666, a representação em Brasília e a regionalização das verbas federais
    Assuntos Administrativos e Financeiros: terá sob o seu guarda-chuva assuntos como remuneração, rentabilidade, taxas, e os aspectos legais e econômicos das licitações e concorrências.
  • Assuntos Regionais: terá como pauta o enxugamento dos mercados regionais, a presença de multinacionais e as relações agências-governos estaduais e municipais.

Segundo Caio Valli (Artplan), presidente do capítulo carioca da ABAP, o convite para os associados será gratuito, mas as agências não associadas terão de pagar R$ 60,00. As inscrições devem ser feitas através da secretária-executiva da Abap-Rio, Laura Rocha, pelos telefones (21) 2552-0496 ou 2551-7849.

DPZ-Rio ganha conta da Camel
O escritório carioca da DPZ é o novo dono da conta da Camel, atendida anteriormente pela agência paulista Issa Design. Segundo Camilla Oliveira, diretora de atendimento da conta da Souza Cruz, a mudança ocorreu por força de um "alinhamento, já que temos as contas do Carlton, Hollywood, Souza Cruz institucional, entre outras". Para assumir a supervisão de atendimento da Camel, a agência contratou a publicitária Flava Vianna, que tem passagens pela Shell e Thompson-Rio.
A primeira ação para o novo cliente será o 'Camel Conections', evento fechado para convidados, que estréia em Belo Horizonte, e depois segue, ao longo do ano, para São Paulo, Porto Alegre e Rio. Camila revelou que a estratégia é "trabalhar o ponto de venda como ponto de experiência, oferecendo interatividade e possibilitando o contato mais próximo do consumidor com o marca, de forma a trazer diferenciação no ponto de venda". Ela acrescentou ainda que "também faz parte da nossa estratégia criar eventos fechados para convidados, maiores de 18 anos e fumantes".

CCRJ encerra hoje inscrições de prêmio
Terminam hoje as inscrições para o 1º Prêmio CCRJ de Propaganda. O objetivo do concurso é incentivar os alunos de publicidade e recém formados, que não estão no mercado, a criar um anúncio divulgando a cidade como um bom lugar para se fazer negócios. Os 23 vencedores ganharão estágios no departamento de criação das agências cariocas.
Álvaro Rodrigues, redator da Giovanni FCB responsável pelo prêmio, avisa que as inscrições feitas pelos Correios serão aceitas desde que o material seja postado até esta sexta-feira. Qualquer dúvida, os interessados devem entrar em contato com Igor (CCRJ) através dos números (21) 2221-5859 ou 2242-9857.

Conar sai da briga entre 100% e NeoGama
A novela mexicana sobre as campanhas parodiadas da Telelistas (criada pela 100%) e da concorrente Listel (criada pela NeoGama) chegou ao final. O Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária chegou a conclusão de que não tem condições de julgar a favor ou contra nenhuma das duas agências. Segundo o diretor-presidente de operações da 100%, Juan Vicente, o Conar alegou que "as datas de veiculação das campanhas são muito próximas: colocamos na mídia no dia 28 de outubro, enquanto a NeoGama veiculou dia 10 de novembro". Isso quer dizer que ambas as agências têm a liberdade de usar a frase 'Quem Procura Acha Aqui', "deixando ao bom senso de cada empresa a tarefa de não confundir o consumidor", explica Juan, que não pretende veicular mais tal campanha, a menos que seja uma decisão da empresa:
- Fomos prejudicados por conta do Conar ter liberado as duas campanhas sem ter dado prazo para a 100% dar início a produção do filme, enquanto o comercial da Listel já estava sendo veiculado em várias praças. A Telelistas, como líder de mercado, não tem o menor interesse em repetir o argumento de quem não é líder. É bom não sermos confundidos com a Listel.
Novas contas
Juan Vicente conta que ele e seu sócio Gustavo Bastos no momento estão mais envolvidos com as duas novas contas em sua carteira de clientes - TG3 Consultoria Empresarial e Maikai, rede de lojas de tênis e material esportivo. A TG3 já terá campanha na Gazeta Mercantil na próxima semana, e a Maikai, entra no Dia das Mães na Veja Rio.

Terra Mobile mostra seus diferenciais em campanha
A Ad/Hoc-Rio está lançando a campanha do Terra Mobile no mercado do sul, num primeiro momento e, em breve, deve trazê-la para Rio e São Paulo.
Segundo André Pedroso, diretor de criação da agência, os 5 anúncios "apresentam para o consumidor os diversos serviços do Terra Mobile para personalizar o celular, desde toques musicais diferenciados, ícones até serviços de informação de economia, esporte e lazer". O anúncio destaca que o produto é perfeito para quem gosta de ícones.
O esforço também conta com ações em rádio e ponto de venda. A criação é de André Pedroso, David Tabalipa, Marcelo Conde e José Luis Vaz (atual NBS), com direção de criação de André Pedroso. A fotografia é de Duda Carvalho.

Proview faz festa de 15 anos e contrata diretor fixo
A produtora de filmes carioca Proview está completando 15 anos de vida este mês. Para comemorar, promove dia 29 de abril um "festão", como revelou à Janela o diretor-presidente Sérgio Horovitz. A festa de debutante será na boate Baronete (ex-Hippo), em Ipanema, a partir das 20:00h, e contará com a presença de profissionais do mercado publicitário.
A grande novidade é o convite. As agências, produtoras e empresas começarão a receber no final desta semana um kit com uma camiseta com velcro e 150 letrinhas. Isto porque os convidados terão que criar frases para colar em suas camisetas a fim de concorrer à prêmios. O publicitário dono da frase mais criativa ganhará uma viagem Rio-Cannes-Rio e 2 profissionais de empresas que tiverem as melhores idéias receberão, cada um deles, um DVD player.
Nova estratégia
Também em comemoração aos seus 15 anos, a Proview decidiu contratar um diretor de filmes fixo. A produtora passará a vender como diretor principal Duda Vaisman, que era free-lancer, e dirigia muitos comerciais para a TV Zero. Segundo Horovitz, "uma produtora com diretor fixo é mais fácil de fechar negócios, já que Duda vai participar de todo o processo criativo junto com a criação, fazendo com que o job tenha uma única cara".

Carioca traz falas típicas da publicitários em anúncios do Festival Português
A Comunicação Carioca acaba de criar anúncios para o 3º Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, que acontecerá em Figueira da Foz, em Portugal, entre os dias 16 e 18 de maio. As duas peças mostram falas típicas do dia-a-dia das agências de publicidade na boca de pessoas comuns. Em uma delas, um juiz de futebol anula um gol "chupado" porque "já viu um igualzinho". No final, a frase - 'O Festival vai ser tão exigente quanto o mercado'.
No outro anúncio, uma senhora observa o netinho, mas comenta que se a filha e o genro virassem a noite dava para ter feito um filho melhor, e assina 'O Festival vai ser tão exigente quanto seu diretor de criação'. A criação é de Adriano Matos e Bruno de Almeida, sob direção de criação de Silvio Lachtermacher.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
19/04, sexta-feira: Eduardo Corrêa (diretor de arte), Kiko Fiore (Diretor Presidente da Fiore);
20/04, sábado: João Carlos Olivieri (Agência3), Maria "Dinha" Abraços (Supervisora de Contas da DPZ);
21/04, domingo: Carlos Paiva (Diretor da Zohar), Marcelo Amarante (VP Operações da Scope), Marcelo Lages Bittencourt (Diretor de Criação da ID&A), Otto Pajunk (Diretor de Mídia da Artplan), Wesley Marine (Diretor Presidente da WM&S);
22/04, segunda-feira: Márcia Aguiar (Gerente de Contas da Fischer América Rio);
23/04, terça-feira: Marcelo Araripe, Alessandro Thomazini (Atendimento da Aquarela);
24/04, quarta-feira: Paola Mirandola, Lilian June (Gerente de Mídia da Fischer América Rio);
25/04, quinta-feira: Ângelo Ferrari (Diretor da Agência3);
* LARES REFEITOS - Passado o rompimento da sociedade na produtora Atmosfera do produtor Mário Nakamura com o diretor Líbero Saporetti, cada um já encontrou seu caminho. Enquanto este fecha exclusividade com Sérgio Cardoso, na produtora Armazém de Filmes, Naka se associa à Mister Magoo Filmes, do produtor Ney Torres, que, numa coincidência curiosa, é ex-sócio de Cardoso. Nakamura leva para o staff da Magoo os diretores de filmes Stella Rizzo e Marcos Felipe Delfino.
* ELEIÇÃO - O Grupo de Mídia do Rio abre processo eleitoral para a escolha de sua nova diretoria no final desse mês. O presidente Luiz Fernando Novaes (DPZ) e grande parte da diretoria atual irão se candidatar à reeleição. Como nos últimos anos o cargo tem sido alternado entre ele e o outro grande batalhador pela mídia carioca, Antônio Jorge Pinheiro, é muito provável que a reeleição seja fato consumado.
* MAMA ÁFRICA - Os criadores das campanhas publicitárias que conquistarem os grandes prêmios nas categorias Turismo e Ecologia no XI FIPTUR (Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia) serão premiados com duas passagens aéreas para a exótica África do Sul, oferecidas pela SAA- South African Airways. À cada agência premiada caberá definir qual dos criativos terá a sorte grande. As inscrições para o XI FIPTUR-- estão abertas até o dia 10 de maio e podem ser feitas através do site www.fiptur.com.br. O evento acontecerá nos dia 15, 16 e 17 de maio no Sofitel Rio.
* COMUNICAÇÃO - Ivandel Godinho (InPress Porter Novelli) assumiu a 2ª Vice-presidência da ABRACOM-Associação Brasileira das Agências de Comunicação, criada esta semana para reunir empresas de relações públicas e assessoria de imprensa. O presidente é João Rodarte, da CDN - Cia de Notícias).
* NOVA GERAÇÃO - Com investimento de R$16 milhões, a Telefônica Celular já está oferecendo seus aparelhos da Geração 2,5G, por enquanto voltada para quem precisa de Internet no celular. A empresa estima que 12% da sua base de clientes utilizarão a nova tecnologia até o fim de 2003.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.

Reforços da Semana
100%Propaganda (RJ) -
Contratou Anita Linetzky (foto à esquerda) para a coordenação do atendimento nacional da Telelistas Brasil. Anita acumula passagens pela Provarejo, Contemporânea, Lintas, Doctor, entre outras.
Age (SP) - Claudia Giunta Bohçali (ex-Loducca, DPZ e Almap) entra como supervisora de planejamento.
Datamidia,FCBi (SP) - Contratou Eliane Parras para reforçar o grupo que atende a Nívea. A profissional já atuou na Cidade Internet, Submarino, Mandic e Ogilvy & Mather.
DM9DDB (SP) - Chegam à agência o redator Fabio Victoria e o diretor de arte Felipe Cama. Ambos deixam a Salles D'Arcy.
F/Nazca (SP) - Entram mais quatro profissionais para trabalhar com o Hipermercado Extra. Os redatores Hermes Zambini (ex-Grey, Thompson e Futura) e Mariana Youssef (ex-Ogilvy e Guimarães), o assistente de arte Ricardo Prado (ex-Master, Leo Burnett e Salles) e a executiva de contas Marcela Calfat (ex-DM9).
Fallon (SP) - Contratou Paulo Diehl como novo diretor de arte. O criativo já trabalhou na DM9DDB, e, em Madri, na Young & Rubicam e na Cathedral.
Giovanni FCB (DF) - Promoveu o redator Humberto Junqueira (ex-Publicis/D&M, Oficina de Criação, Ratto Propaganda e Club Comunicação) à direção de criação da agência em Brasília. Seguindo o novo formato no departamento de criação iniciado no Rio, que excluiu as duplas de criação, Junqueira será responsável por um grupo de 8 criativos.
Integrada (RS) - A agência gaúcha contratou Letícia Rosa (ex-Martins+Andrade e Upper) como nova diretora de arte.
NeoGama (SP) - Contratou para o atendimento Joana Tikhomiroff, que já trabalhou na Leo Burnett de São Paulo e na McCann de Nova York. Atuará no grupo de Paulo Celso Freitas, atendendo as contas de Mitsubishi e Eletropaulo.
O Dia (RJ) - Mário Reis, que vinha atuando como superintendente das rádios FM O Dia e MPB FM assumiu o Departamento de Marketing de todo o Grupo O Dia, no lugar de Fernando Pinheiro, que agora está na Band, em São Paulo.
Player Filmes (SP) - Tatiana Shibuya e Rodrigo Pedreira deixam a sociedade da Showlivre Company para montar a Player Filmes, uma produtora on e off line.
Script (RJ) - O redator Fabio Seidl (ex-Fischer e Cult) volta à agência depois de 3 meses em que esteve no projeto da nova agência de Gláucio Binder (Binder).